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Simulado Alimentos, Nutrientes e Nutrição | CONCURSO

Simulado Alimentos, Nutrientes e Nutrição

Simulado Alimentos, Nutrientes e Nutrição

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Este Simulado Alimentos, Nutrientes e Nutrição foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Alimentos, Nutrientes e Nutrição
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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Questões Alimentos, Nutrientes e Nutrição

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#244731
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Alimentos, Nutrientes e Nutrição
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(1,0) 1 - 

Nos olhos, a presença de mancha de Bitot, xerose (conjuntival e da córnea) e queratomalácia indicam deficiência de

  • a) ferro.
  • b) vitamina A.
  • c) vitamina C.
  • d) proteínas.
  • e) folato.
#244732
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Alimentos, Nutrientes e Nutrição
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(1,0) 2 - 

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um grupo importante de proteínas conjugadas são as glicoproteínas, que estão presentes na superfície celular (como a tanino), fazem parte de proteínas estruturais (como os ribossomos), são hormônios (como o neutrófilo) ou receptores de membrana (como os sais minerais).

II. As vitaminas são essenciais na transformação de energia, ainda que não sejam fontes. Elas intervêm na regulação do metabolismo, favorecem respostas imunológicas e atuam na proteção ao organismo.

III. O intestino grosso realiza a absorção de água e de certos eletrólitos, além da síntese de determinadas vitaminas pelas bactérias intestinais.

Marque a alternativa CORRETA:

  • a) Nenhuma afirmativa está correta.
  • b) Está correta a afirmativa II, apenas.
  • c) Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.
  • d) Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
  • e) Todas as afirmativas estão corretas.
#244733
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(1,0) 3 - 

Analise as afirmativas abaixo em relação às carências nutricionais.
1. O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) contempla todas as crianças de 6 a 24 meses de idade, gestantes e mulheres no pós-parto e pós-aborto. 2. O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) preconiza que as gestantes recebam 40 mg de ferro elementar, diariamente, a partir do 2o trimestre gestacional. 3. O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA) tem o objetivo de reduzir e controlar a hipovitaminose A, a mortalidade e a morbidade em crianças de 6 a 59 meses de idade, por meio da suplementação profilática medicamentosa (megadoses) de vitamina A, administrada via endovenosa. 4. A Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS) deve contemplar, prioritariamente, crianças de 6 a 24 meses de idade acompanhadas na APS e beneficiárias de programas de transferência de renda, bem como as crianças indígenas de 6 a 59 meses assistidas diretamente pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). 5. Considerando que a dosagem de Ferro no sachê de micronutrientes do NutriSUS é baixa (10 mg), pode-se utilizar, concomitantemente, a suplementação de sulfato ferroso com segurança.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • b) São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
  • c) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
  • d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • e) São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
#244734
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(1,0) 4 - 

Na nutrição humana, o peixe constitui fonte de proteínas de alto valor biológico com um balanceamento de aminoácidos essenciais, os quais o organismo humano não consegue sintetizar e necessitam serem ingeridos prontos. Com a determinação da composição química do pescado é possível classificá-los entre os grandes grupos de alimentos, de acordo com os teores de água, lipídeos, proteínas e minerais. Sobre o tema, assinale a afirmativa incorreta.

  • a) A fibra muscular do peixe apresenta maior digestibilidade que a da carne vermelha, no entanto, é mais fácil de ser atacada por bactérias.
  • b) O percentual proteico é menor que na carne sanguínea (escura) do que na carne branca (ordinária), verificando-se o contrário com relação aos lipídeos.
  • c) Uma vez que o valor biológico de uma proteína é em função da qualidade dos aminoácidos presentes, o alto valor nutritivo atribuído ao pescado tem sido comprovado e justificado, sendo classificado como de primeira ordem pela riqueza em aminoácidos.
  • d) A água é o constituinte em maior proporção do pescado, tendo uma relação inversamente proporcional com a quantidade de gordura do mesmo. Peixes magros apresentam maior quantidade de água, com 83%, enquanto que peixes gordos têm em torno de aproximadamente 58%.
  • e) O músculo do peixe é pobre em proteínas miofibrilares e rico em proteínas do estroma, sendo a conjugação das fibras menos compacta, razão por ser mais frágil que os músculos dos mamíferos.
#244735
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(1,0) 5 - 

Atendendo às boas práticas de distribuição percentual dos macronutrientes em relação ao VET (% kcal), é correto afirmar que as proteínas devem ser de

  • a) 5 a 8%.
  • b) 10 a 15%.
  • c) 15 a 20%
  • d) 25 a 30%.
  • e) 55 a 60%.
#244736
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(1,0) 6 - 

Na gestação, os micronutrientes são fundamentais para manutenção da saúde e promoção do desenvolvimento de um feto saudável. As necessidades de folato estão aumentadas pois atua em várias funções, EXCETO:

  • a) Desenvolvimento uterino
  • b) Desenvolvimento da placenta
  • c) Aumento do crescimento fetal
  • d) Aumento do número de leucócitos
  • e) Desenvolvimento do tubo neural
#244737
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(1,0) 7 - 

Assinale a alternativa correta em relação ao nutriente água.

  • a) Água é um nutriente essencial para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção. É lentamente absorvida, movendo-se livremente através das membranas pelo processo de fusão.
  • b) Responsável pela composição eletrolítica e de micronutrientes do organismo, a água se desloca ativa e continuamente entre os diferentes compartimentos do organismo, o que causa uma desidratação.
  • c) Uma das principais funções da água é a manutenção da temperatura corporal através da transpiração: entretanto, o processo de evaporação das gotículas de suor não requer energia.
  • d) A água está presente predominantemente nos músculos, representando aproximadamente de 65 a 75% do peso da massa muscular. Por esse motivo atletas têm maior percentual de água corporal, ao contrário dos idosos nos quais a água tende a diminuir.
  • e) A água representa 55-65% do peso corporal, variando conforme a quantidade de gordural corporal e a idade, mas não variando segundo o sexo.
#244738
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(1,0) 8 - 

A água está presente nos alimentos em duas frações-água livre e ligada. De acordo com as propriedades de cada fração, marque a opção correta.

  • a) A água livre apresenta as mesmas propriedades químicas da água pura.
  • b) A água ligada aos constituintes alimentares é facilmente congelável e removida por meio de secagem.
  • c) A água ligada apresenta mobilidade reduzida e disponível para o crescimento de microrganismos, e meio para as reações químicas.
  • d) A água ligada está relacionada com a atividade de água dos alimentos.
  • e) A água livre não congela a -40 ºC.
#244739
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(1,0) 9 - 

No que se refere à importância da água para a vida humana, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A água ajuda na manutenção da temperatura corporal; em ambientes quentes, a transpiração favorece a perda de calor. II – A água constitui a maior parte do peso do corpo humano. III – A água transporta nutrientes para as células e remove os metabólitos produzidos por elas. A água permite que o sangue seja fluido e chegue a todos os órgãos.

  • a) Apenas o item I é verdadeiro.
  • b) Apenas o item II é verdadeiro.
  • c) Apenas o item III é verdadeiro.
  • d) Apenas os itens II e III são verdadeiros.
  • e) Todos os itens são verdadeiros.
#244740
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(1,0) 10 - 

A alimentação saudável deve atender aos princípios ou “leis da alimentação” da quantidade, da qualidade, da adequação e da harmonia, suprindo de forma equilibrada o total calórico e de nutrientes necessários ao organismo, respeitando:

  • a) a prática alimentar adequada aos aspectos sociais do indivíduo;
  • b) as diferenças individuais ou coletivas relativas às características biológicas;
  • c) a prática das informações técnicas, seu preparo efetivo;
  • d) as abordagens educativas e pedagógicas;
  • e) a promoção do autocuidado.