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Simulado ALESE | Analista Legislativo – Psicologia | CONCURSO

Simulado ALESE | Analista Legislativo – Psicologia

SIMULADO ALESE | ANALISTA LEGISLATIVO – PSICOLOGIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso ALESE para o cargo de Analista Legislativo – Psicologia.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso ALESE. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Legislativo – Psicologia, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ALESE | Analista Legislativo – Psicologia contém um total de 15 questões de concursos com um tempo estimado de 45 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso ALESE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#105650
Banca
FCC
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Matérias Diversas
Concurso
ALESE
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(1,0) 1 - 

O Conselho Federal de Psicologia coordenou uma Inspeção Nacional de Direitos Humanos em locais de internação para usuários de drogas, executada em 2011, que gerou o Relatório da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos: locais de internação para usuários de drogas. O objetivo da inspeção foi levantar a situação do atendimento às pessoas que apresentam problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, para identificar os abusos, maus-tratos e violações de direitos humanos. Essa inspeção buscou também saber se os locais seguem padrões de tratamento de acordo com os princípios éticos e técnicos da Psicologia. Dentre as conclusões a que chegaram está o fato de que a maioria dessas práticas assenta-se sobre princípios morais e religiosos, adotando a opção por um credo, pela fé religiosa, como recurso de tratamento. Segundo o Relatório dessa inspeção, isso gera situações de constrangimento com homossexuais, travestis, lésbicas ou outros considerados como portadores de uma sexualidade desviante, e viola um direito: a escolha de

  • a) outra instituição, por exemplo, a hospitalar, ou a opção pelo livre tratamento.
  • b) outra forma de viver ou a opção por continuar na drogadição.
  • c) outro credo ou a opção de não adotar nem seguir nenhuma crença religiosa.
  • d) outro discurso ou a opção por posições alucinatoriamente desviantes.
  • e) outro contexto situacional ou a opção por trabalhos reparadores.
#105651
Banca
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Matéria
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(1,0) 2 - 

Um dos pressupostos ou referenciais da psicoterapia de orientação analítica é que ela tem um foco na transferência, ou seja, considera que

  • a) barreiras emocionais ao crescimento psicológico e à resolução de sintoma são esperadas no curso do tratamento.
  • b) os indivíduos se relacionam com base em expectativas, emoções e crenças sobre as interações internalizadas com seus cuidadores no passado.
  • c) o desenvolvimento inicial da criança é crítico para a estruturação de padrões duradouros de perceber, pensar, sentir e conduzir-se.
  • d) o material clínico de crianças é mais primitivo em suas origens e, então, mais difícil de ser entendido.
  • e) é importante verificar a intensidade das ansiedades mobilizadas pela identificação com figuras parentais e pelas presenças vivas e ativas da sexualidade.
#105652
Banca
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(1,0) 3 - 

A terapia familiar sistêmica com o paciente e sua família enfatiza a importância

  • a) do paciente ser colocado numa posição de “observador-participante”, enquanto os demais conversam com o terapeuta para focar na questão-problema.
  • b) da presença de um terapeuta expert que conduza o diálogo durante as sessões terapêuticas, de modo a escolher para a família a direção a seguir.
  • c) do contexto para a compreensão dos problemas do ser humano, que estão em inter-relação uns com os outros.
  • d) de se conhecer as histórias individuais e identificar quem melhor pode auxiliar o paciente a acolher e tratar os seus sintomas.
  • e) do paciente ser respeitado em sua dor, mas também acolher as técnicas terapêuticas, submetendo-se a elas sem resistência.
#105653
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(1,0) 4 - 

As técnicas cognitivas procuram instrumentar os terapeutas para o trabalho de identificação, análise e reestruturação do sistema de crenças dos clientes. No primeiro momento, o terapeuta ajuda o cliente a identificar os pensamentos e as crenças que estão relacionados com as emoções e os comportamentos trazidos como queixas. No segundo momento, o cliente é ajudado a analisar os pensamentos para testar a validade ou utilidade deles, segundo a lógica própria do cliente, e não a do terapeuta. No terceiro momento, o terapeuta acompanha o cliente na identificação e na reformulação das

  • a) cognições consideradas por ele como disfuncionais ou mentalistas.
  • b) emoções consideradas por ele como funcionais ou realistas.
  • c) crenças consideradas por ele como disfuncionais ou irrealistas.
  • d) fantasias consideradas por ele como funcionais ou presentistas.
  • e) tendências consideradas por ele como funcionais ou realistas.
#105654
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(1,0) 5 - 

Na abordagem rogeriana, o terapeuta oferece ao cliente um relacionamento por meio do qual este pode testar sua própria realidade e aquele serve como modelo de uma pessoa autêntica, de modo que o cliente confie nele e possa descobrir se suas antecipações ou defesas são justificadas. Essa abordagem terapêutica é conhecida por

  • a) Terapia Centrada no Cliente.
  • b) Promoção de Saúde.
  • c) Acompanhamento Terapêutico.
  • d) Terapia Automotivadora.
  • e) Terapia de Base Motivacional.
#105655
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(1,0) 6 - 

Carl Gustav Jung propôs-se a elaborar uma tipologia psicológica e, após numerosas observações, chegou a dois tipos fundamentais de atitudes humanas chamando-as de introversão e extroversão, isto é, Jung descobriu que cada indivíduo pode ser caracterizado como sendo primeiramente

  • a) concentrado em seus próprios pensamentos e sentimentos no mundo interior.
  • b) puramente racional ou emocional.
  • c) capaz de manter ambas as atitudes ao mesmo tempo, se for necessário.
  • d) capaz de desenvolver percepção e julgamento moral.
  • e) orientado ou para seu interior ou para o exterior.
#105656
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(1,0) 7 - 

Sigmund Freud propôs três instâncias − id, ego e superego − como componentes do aparelho psíquico, distanciando-se, então, de um modelo neurológico. Dentre as atribuições do ego encontra-se a tarefa de

  • a) executar três funções: consciência, auto-observação e formação de ideias éticas.
  • b) atuar como censor ou juiz das atividades e pensamentos.
  • c) funcionar como depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos construtos que constituem as inibições da personalidade.
  • d) garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade.
  • e) agir para restringir, proibir ou julgar a atividade consciente.
#105657
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(1,0) 8 - 

Os psicólogos da saúde, atualmente, realizam uma variedade ampla de atividades em um hospital ou clínica, sendo que as intervenções de tratamento abrangem todos os domínios da saúde. No domínio psicológico, os psicólogos da saúde aplicam intervenções cognitivas e comportamentais. As intervenções comportamentais incluem

  • a) inocular o estresse para diminuir a ansiedade em relação a um procedimento médico iminente, o tratamento cognitivo-comportamental para a depressão e o controle da raiva para pacientes de doenças cardiovasculares que sejam hostis.
  • b) ensinar técnicas para melhorar a comunicação entre paciente e profissional da saúde, desenvolver um programa de modificação do comportamento para modificar hábitos insalubres e ajudar os pacientes a desenvolver habilidades de autoadministração, como injeções diárias de insulina.
  • c) estabelecer grupos de apoio para aqueles que sofrem de doenças crônicas, proporcionar orientação para as famílias de pacientes terminais e conduzir exercícios de dramatização com adolescentes a fim de “inoculá-los” socialmente contra a pressão dos amigos para que participem de comportamento de risco.
  • d) treinar os futuros médicos e enfermeiros sobre a importância dos fatores psicossociais na adesão e recuperação do paciente e promover o tratamento cognitivo-atitudinal para ansiedade e fobias.
  • e) intervir diretamente para auxiliar pacientes que estejam enfrentando procedimentos difíceis, por meio de Grupos de Apoio e psicoterapia familiar, oferecendo a continência adequada aos impulsos depressivos.
#105658
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(1,0) 9 - 

Ao contrário do começo do século XX, na era pré-antibióticos, em que as principais causas de morte eram doenças infecciosas agudas (tuberculose, gripe, pneumonia), contemporaneamente, são frequentes as doenças cardíacas, o câncer e o AVC. Richard O. Straub (2005), estudioso da Psicologia da Saúde, aponta que estes problemas crônicos, muitas vezes, estão enraizados em emoções negativas, comportamentos insalubres (como fumar, beber, má nutrição e inatividade), alienação social e má administração do estresse, de modo que são, em parte, “doenças

  • a) do manejo afetivo”.
  • b) do comportamento”.
  • c) da esfera mental”.
  • d) do estilo de vida”.
  • e) de falta estrutural”.
#105659
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(1,0) 10 - 

Em uma Unidade de Saúde, a psicóloga Cláudia observou que as pessoas lidam com condições adversas à saúde de maneiras diferentes, apresentando um estilo no lidar com doenças e ferimentos. Ao acompanhar o paciente Jorge, Cláudia observou que seu estilo de enfrentamento estava voltado para o problema, pois o paciente buscava informações ativamente, consultava o médico, pesquisava os sintomas e tinha verificado o histórico familiar em busca de sinais de vulnerabilidade genética à sua condição. A Psicologia da Saúde aponta que esse estilo de enfrentamento é denominado

  • a) cooperativo.
  • b) paliativo.
  • c) preocupação emocional.
  • d) atitudinal.
  • e) instrumental.
#105660
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(1,0) 11 - 

Na administração da técnica projetiva Casa, Árvore e Pessoa (H-T-P), após o término da execução dos desenhos, ou seja, a fase

  • a) principal, inicia-se uma fase complementar, denominada Reflexiva.
  • b) artística, inicia-se uma fase conceitual, denominada Interpretação.
  • c) gráfica, inicia-se uma fase verbal, denominada Inquérito.
  • d) avaliativa, inicia-se uma fase investigativa, denominada Apuração.
  • e) produtiva, inicia-se uma fase interpretativa, denominada Conclusão.
#105661
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(1,0) 12 - 

No Teste de Apercepção Temática (TAT), a análise das verbalizações do sujeito, obtidas por intermédio das histórias contadas pelo examinando, permite o reconhecimento de dados significativos, sendo possível interpretá-los. Cabe ressaltar que, para Murray (1977), interpretar significa traduzir os motivos (problemas, necessidades, pressões, entre outros) encontrados no repertório das histórias, em termos de fatores

  • a) internos e externos da personalidade do sujeito.
  • b) multidimensionais e culturais do entorno relacional do examinando.
  • c) endógenos e exógenos à vida mental do examinando.
  • d) favoráveis e corporeamente desfavoráveis à dinâmica de personalidade revelada.
  • e) intrapsíquicos, mediativos e transpessoais.
#105662
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(1,0) 13 - 

Ocampo e colegas (1981) apontam a importância de considerar a questão da mobilização ou não da ansiedade na distribuição sequencial das técnicas a serem utilizadas no processo psicodiagnóstico. Sugerem que, pressupondo certo grau de ansiedade no paciente que inicia um processo de testagem, sejam utilizadas, nesse momento, técnicas

  • a) de autorrelato.
  • b) gráficas.
  • c) de relaxamento.
  • d) mediadoras.
  • e) investigativas.
#105663
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(1,0) 14 - 

O psicólogo Paulo redigiu um parecer psicológico respeitando as diretrizes instituídas pelo Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica (Resolução CFP n° 007/2003). Como psicólogo parecerista, analisou o problema apresentado, respondeu a alguns quesitos e identificou outros para os quais não havia dados para a resposta. Neste caso, Paulo escreveu

  • a) “aguarda aprofundamento”.
  • b) “prejudicado”.
  • c) “aguarda evolução”.
  • d) “sem elementos de convicção”.
  • e) “desqualificado”.
#105664
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ALESE
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(1,0) 15 - 

A psicóloga Clara foi intimada por um juiz de uma Vara de Família do Tribunal de Justiça a prestar depoimento em um caso em que atuava como psicoterapeuta de uma criança de 7 anos, no qual a mãe da criança estava acusando o pai de ter realizado maus-tratos à criança. Clara, após ter consultado o Código de Ética Profissional do Psicólogo, entendeu que

  • a) poderia prestar informações, por ser requisitada em juízo, considerando o previsto nesse Código.
  • b) não poderia prestar informações, pois é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional, em qualquer hipótese.
  • c) não seria possível prestar depoimento porque romperia o sistema de confidencialidade com a criança.
  • d) poderia prestar informações em juízo, desde que a criança permitisse.
  • e) poderia prestar informações em juízo, desde que a criança e seus pais assinassem um Termo de Consentimento.