Simulado ALESE | Analista Legislativo – Arquitetura | CONCURSO
SIMULADO ALESE | ANALISTA LEGISLATIVO – ARQUITETURA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso ALESE para o cargo de Analista Legislativo – Arquitetura.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso ALESE. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Legislativo – Arquitetura, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ALESE | Analista Legislativo – Arquitetura contém um total de 15 questões de concursos com um tempo estimado de 45 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso ALESE.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #105635
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ALESE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Considere as patologias de revestimento cerâmicos e as causas descritas abaixo. Patologias: a. Destacamento. b. Eflorescência. c. Trincas.
Causas: I. Percolação da água utilizada na construção ou originária de infiltrações que transportam para a superfície do revestimento os sais solúveis existentes nas placas cerâmicas, os componentes da alvenaria, da argamassa de emboço, da argamassa de fixação ou da argamassa de rejuntamento. II. Falta de um projeto de revestimento bem detalhado, erros nas fases de execução, assentamento realizado sobre base ainda úmida também por imperícia no assentamento. III. Esforços de tração e flexão decorrentes da acomodação da estrutura e também da variação térmica. IV. Lavagem inadequada com material agressivo às juntas de dilatação.
Associam-se a, b e c, respectivamente, a
- a) IV, I e II.
- b) I, II e III.
- c) III, II e I.
- d) II, I e III.
- e) II, IV e I.
- #105636
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ALESE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado − PDUI é instrumento que
- a) fixa diretrizes exclusivamente para questões de moradia em regiões metropolitanas e aglomerações urbanas instituídas pelos estados.
- b) substitui o Plano Diretor dos Municípios e deverá ser revisado a cada dez anos, fazendo prevalecer o interesse local e gerando um planejamento definido a respeito da autonomia dos municípios.
- c) visa a embasar o crescimento dos municípios pertencentes à mesma região metropolitana ou ao mesmo aglomerado urbano e deverá conter diretrizes quanto ao uso e ocupação do solo urbano e às normas para a articulação das políticas intersetoriais.
- d) tem como objetivo garantir a articulação interfederativa no ato de planejamento e execução das políticas públicas relacionadas ao Meio Ambiente e à Sustentabilidade do município.
- e) visa a embasar uma série de atividades e orientações para incorporar requisitos essenciais estabelecidos pela Política Nacional de Mobilidade (Lei nº 12.587/2012) ao plano do município.
- #105637
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ALESE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O consumo diário de água de um edifício residencial constituído de 10 pavimentos-tipo com 3 apartamentos por pavimento e 5 pessoas por apartamento, considerando que cada pessoa consome 200 litros por dia, é, em m3
- a) 30.
- b) 30.000.
- c) 200.
- d) 300.
- e) 3.000.
- #105638
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ALESE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Considere as informações abaixo: I. A produção mensal será de 3 pavimentos. II. Consumo de blocos vazados cerâmicos: tem estimativa de 1,5 m2 de parede por cada 1 m2 de área de piso da laje. III. Blocos vazados cerâmicos 20 cm × 20 cm × 10 cm. IV. Fator de segurança de estoque = 1,5. V. Mês com 4 semanas.
Para a produção de alvenaria de vedação vertical com espessura de 10 cm, em uma obra constituída por lajes de 240 m2, o número mínimo de blocos disponível no estoque semanal do canteiro deve ser:
- a) 20.250.
- b) 10125.
- c) 6.750.
- d) 13.500.
- e) 27.000.
- #105639
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ALESE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável − DOTS é
- a) um modelo conhecido por utilizar a informatização em prol do desenvolvimento das cidades, repensando o uso de espaços urbanos para tornar a região mais eficiente e sustentável.
- b) uma política que estimula o uso do solo para moradias em toda a área periférica das cidades e procura evitar grandes concentrações nas áreas próximas às estações e terminais de transporte público.
- c) um padrão de crescimento urbano aprovado pelo poder público local e que promove principalmente o espraiamento das cidades de forma sustentável em áreas exclusivas com maior quantidade de áreas verdes.
- d) um modelo de planejamento e desenho urbano voltado ao transporte público, que tem como objetivo construir bairros compactos e de alta densidade, oferecer às pessoas diversidade de usos, serviços e espaços públicos seguros e atrativos, favorecendo a interação social.
- e) uma proposta que permite a ocupação urbana apenas em cinturões verdes e a expansão das cidades por meio de um plano bem estruturado ao invés de permitir que se espalhem de modo desordenado.
- #105640
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ALESE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A deterioração dos edifícios históricos decorre muitas vezes da infiltração de água em seus interiores. A respeito da restauração de peças de telhados danificados de edifícios históricos, considere: I. Podem ser utilizadas novas junções entre as peças de madeira com o auxílio de novas ferragens ou de vergalhões. II. Podem ser utilizadas técnicas e materiais tradicionais, empregar a própria matéria-prima ou materiais utilizados na época. III. Podem ser empregadas técnicas e materiais contemporâneos com uso de materiais novos que não eram fabricados ou encontrados na época em que o telhado foi construído. IV. As técnicas tradicionais são as mais criticadas, muitas vezes consideradas como um falso histórico, pois reproduzem uma peça antiga e “original”. Está correto o que se afirma em
- a) III e IV, apenas.
- b) II e IV, apenas.
- c) I e II, apenas.
- d) I, II e III, apenas.
- e) I, II, III e IV.
- #105641
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ALESE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Em Sergipe, o único bem inscrito na lista do Patrimônio Mundial da Unesco é
- a) a Praça São Francisco, na cidade de São Cristóvão, conjunto integrado por edifícios públicos e privados que representam o testemunho único do período durante o qual as coroas de Portugal e Espanha estiveram unidas, entre 1580 e 1640.
- b) o Conjunto Praça do Comércio e Antiga Alfândega de Aracaju, importante unidade aduaneira instalada em prédio com arquitetura eclética.
- c) o Conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Laranjeiras, que se destaca pelas igrejas, estilo barroco da arquitetura, paisagem e grutas.
- d) a Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Nossa Senhora do Socorro, que reúne influências jesuíticas portuguesas e organização das casas segundo normas tradicionais espanholas.
- e) o Conjunto arquitetônico da Casa de Tejupeba e Capela do Colégio, em Itaporanga d'Ajuda, que representa uma das primeiras realizações dos jesuítas na Colônia Portuguesa na América.
- #105642
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ALESE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Em relação ao layout de bibliotecas, considere: I. Em uma biblioteca para adultos, a primeira prateleira poderá ficar distante do chão de 10 a 15 cm; isso facilitará a limpeza e funcionará como garantia contra eventuais vazamentos. II. Em uma biblioteca infantil, a altura da primeira prateleira poderá ficar distante do chão entre 20 e 25 cm; isso facilitará a retirada de objetos, tais como lápis e brinquedos. III. Mesas grandes permitem maior flexibilidade do que as pequenas. IV. A área de leitura deve ser a mais iluminada, enquanto a área correspondente ao acervo pode ser mantida na sombra e, por ocasião do acesso, a iluminação ser acionada automaticamente ou mecanicamente. Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I, III e IV, apenas.
- b) I, II e IV, apenas.
- c) II e IV apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #105643
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ALESE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A fiscalização da execução dos serviços de impermeabilização deverá verificar, entre outros aspectos, a
- a) utilização exclusiva de impermeabilização elástica nas soleiras e rígida nos canteiros, paredes e outros pontos notáveis da obra.
- b) utilização exclusiva de impermeabilização elástica, não aprovando a utilização de impermeabilização rígida.
- c) proteção de ralos e seus bocais com recobrimento de mantas e pinturas impermeabilizantes.
- d) colocação reforçada de mantas nas falhas de concretagem e o recobrimento sobre os bocais nos ralos.
- e) recuperação prévia de falhas de concretagem e a colocação de golas ou bocais nos ralos.
- #105644
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ALESE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Para a identificação dos serviços geotécnicos necessários à elaboração do projeto da edificação, deverá ser elaborada
- a) planta com a representação do terreno de implantação, contendo a localização das sondagens a serem executadas.
- b) peça gráfica com o arranjo físico dos diversos elementos resistentes que constituem a estrutura.
- c) planta de implantação com a definição de todo o espaço externo e seu tratamento: caminhos, canteiros e divisórias de canteiros, e outros elementos, sempre com suas dimensões respectivas e elementos para locação .
- d) planta geral de todos os pavimentos, cotada, na escala adequada (mínimo 1:100).
- e) planta esquemática com a indicação das edificações e seus acessos de pedestres de veículos, devidamente cotados.
- #105645
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ALESE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Na ausência de normas definindo os diversos usos da tecnologia Building Information Modeling − BIM, alguns autores, como Eastman et al. (2011) e Karmeedan (2010), definem as capacidades multidimensionais como uma modelagem nD, assumindo a existência da capacidade infinita de usos que se possa dar a tais modelos de informação da construção. No BIM 5D,
- a) agregam-se os dados de manutenção e operação que têm como objetivo atender à fase mais longa do ciclo de vida das edificações, estendendo-se por muitos anos.
- b) agrega-se o componente tempo ao modelo 3D, possibilitando a visualização do modelo em diferentes estágios da construção.
- c) agrega-se a dimensão custo ao modelo tridimensional e cada elemento do projeto passa a ter vinculação a dados financeiros e econômicos.
- d) agrega-se a possibilidade de vincular as definições dos elementos gráficos do projeto ao cronograma da obra, impondo parâmetros de duração.
- e) agregam-se informações quanto a garantia dos produtos, planos de manutenção e dados de fabricantes e fornecedores.
- #105646
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ALESE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Segundo o Estatuto da Metrópole, a governança interfederativa deve
- a) implantar processo permanente e compartilhado de planejamento quanto ao desenvolvimento urbano exclusivamente nas áreas de moradia e mobilidade.
- b) respeitar os princípios de compartilhamento de interesse comum, extinguindo-se, assim, a autonomia dos entes da Federação.
- c) implantar sistema individualizado de alocação de recursos e prestação de contas.
- d) executar de forma independente as funções públicas com alocação de recursos próprios de cada ente da Federação.
- e) respeitar os princípios de prevalência do interesse comum, compartilhamento de responsabilidades e autonomia dos entes da Federação.
- #105647
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ALESE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Conforme estabelece a Lei Estadual nº 8.151/2016, para obtenção, junto aos órgãos municipais competentes, do "habite-se" ou do "aceite-se" da obra, e do "Alvará de Funcionamento" e suas respectivas renovações, os interessados deverão apresentar obrigatoriamente
- a) o competente Atestado de Regularidade, fornecido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe − CBMSE, podendo, este órgão, celebrar convênios nesse sentido com as prefeituras municipais.
- b) três vias do Memorial Descritivo do Projeto Contra Incêndio com todas as folhas enumeradas e assinadas pelo autor do projeto, sendo que a última também deve ser carimbada.
- c) três vias das ART e das RRT dos sistemas projetados, respectivos comprovantes de pagamento e todas as pranchas com assinaturas do responsável técnico e do proprietário.
- d) duas vias do Atestado de Autorização de Execução da Obra fornecido pela Prefeitura do Município.
- e) uma via do Memorial Descritivo do Projeto Contra Incêndio e uma via do Projeto de Arquitetura, ambos com todas as folhas numeradas.
- #105648
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ALESE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
O Conselho Federal de Psicologia coordenou uma Inspeção Nacional de Direitos Humanos em locais de internação para usuários de drogas, executada em 2011, que gerou o Relatório da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos: locais de internação para usuários de drogas. O objetivo da inspeção foi levantar a situação do atendimento às pessoas que apresentam problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, para identificar os abusos, maus-tratos e violações de direitos humanos. Essa inspeção buscou também saber se os locais seguem padrões de tratamento de acordo com os princípios éticos e técnicos da Psicologia. Dentre as conclusões a que chegaram está o fato de que a maioria dessas práticas assenta-se sobre princípios morais e religiosos, adotando a opção por um credo, pela fé religiosa, como recurso de tratamento. Segundo o Relatório dessa inspeção, isso gera situações de constrangimento com homossexuais, travestis, lésbicas ou outros considerados como portadores de uma sexualidade desviante, e viola um direito: a escolha de
- a) outra instituição, por exemplo, a hospitalar, ou a opção pelo livre tratamento.
- b) outra forma de viver ou a opção por continuar na drogadição.
- c) outro credo ou a opção de não adotar nem seguir nenhuma crença religiosa.
- d) outro discurso ou a opção por posições alucinatoriamente desviantes.
- e) outro contexto situacional ou a opção por trabalhos reparadores.
- #105649
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ALESE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Segundo o Estatuto da Metrópole, a governança interfederativa deve
- a) implantar processo permanente e compartilhado de planejamento quanto ao desenvolvimento urbano exclusivamente nas áreas de moradia e mobilidade.
- b) respeitar os princípios de compartilhamento de interesse comum, extinguindo-se, assim, a autonomia dos entes da Federação.
- c) implantar sistema individualizado de alocação de recursos e prestação de contas.
- d) executar de forma independente as funções públicas com alocação de recursos próprios de cada ente da Federação.
- e) respeitar os princípios de prevalência do interesse comum, compartilhamento de responsabilidades e autonomia dos entes da Federação.