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Simulado AL-SP | Analista Legislativo – Taquígrafo | CONCURSO

Simulado AL-SP | Analista Legislativo – Taquígrafo

SIMULADO AL-SP | ANALISTA LEGISLATIVO – TAQUÍGRAFO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AL-SP para o cargo de Analista Legislativo – Taquígrafo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso AL-SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Legislativo – Taquígrafo, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AL-SP | Analista Legislativo – Taquígrafo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AL-SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#105165
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-SP
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(1,0) 1 - 

A carta-testamento deixada por Getúlio Vargas no dia de sua morte, a 24 de agosto de 1954, vem a ser a peça retórica mais contundente que o então denominado “Pai dos Pobres” terá produzido durante toda a sua vida política. Contrapartida dramática da sua morte, seria ela a arma pela qual o polêmico e contraditório político iria tentar revolver a encenação de seus últimos dias.

Postos assim, nesses termos, parecerá ao leitor que estou reduzindo os últimos dias de Vargas a uma simples manifestação histriônica. Em termos, sim. Mas não se trata de uma simplificação. A teatralidade a que esse fato remete tem um significado que transcende seu aparente artifício.

Pensada na função, digamos, psicológica que aquela missiva poderia vir a ter sobre seus destinatários, ela não difere muito do que são, em sua grande maioria, as cartas dos suicidas. Resultado aparente de um esforço de explicitação das causas que teriam levado o autor ao ato definitivo, na verdade, ela tenta fazer cair sobre os agentes da morte o peso de seus próprios atos. É uma peça que, valendo-se desse processo de culpabilização, tenta dar um sentido e uma fecundidade ao autoaniquilamento (via de regra, o indivíduo que comete, junto com a própria morte, uma carta “aos que ficam”, deve acreditar no poder transfigurador de seu próprio ato). Pensando dessa forma, é que dá para admitir a aproximação entre esse tipo de suicídio e a cena teatral. A morte para o seu “sujeito” não é o fim, mas sim, é parte decisiva de uma vida que continua, e sobre a qual fatalmente seu ato incidirá. A vida continuará, mas será outra.

(Haquira Osakabe, A carta-testamento ou a cena final de Getúlio Vargas. In: Prezado senhor, prezada senhora: estudos sobre cartas. Org. Walnice Galvão, Nádia Battella Gotlib. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p.373 e 374)

Na estruturação do terceiro parágrafo, o segmento que exprime a circunstância que determina a validade de futura afirmação é:

  • a) Pensada na função [...] psicológica que aquela missiva poderia vir a ter sobre seus destinatários...
  • b) Resultado aparente de um esforço de explicitação das causas que teriam levado o autor ao ato definitivo...
  • c) É uma peça que [...] tenta dar um sentido e uma fecundidade ao autoaniquilamento...
  • d) ... dá para admitir a aproximação entre esse tipo de suicídio e a cena teatral.
  • e) A morte para o seu “sujeito” não é o fim...
#105166
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(1,0) 2 - 

A carta-testamento deixada por Getúlio Vargas no dia de sua morte, a 24 de agosto de 1954, vem a ser a peça retórica mais contundente que o então denominado “Pai dos Pobres” terá produzido durante toda a sua vida política. Contrapartida dramática da sua morte, seria ela a arma pela qual o polêmico e contraditório político iria tentar revolver a encenação de seus últimos dias.

Postos assim, nesses termos, parecerá ao leitor que estou reduzindo os últimos dias de Vargas a uma simples manifestação histriônica. Em termos, sim. Mas não se trata de uma simplificação. A teatralidade a que esse fato remete tem um significado que transcende seu aparente artifício.

Pensada na função, digamos, psicológica que aquela missiva poderia vir a ter sobre seus destinatários, ela não difere muito do que são, em sua grande maioria, as cartas dos suicidas. Resultado aparente de um esforço de explicitação das causas que teriam levado o autor ao ato definitivo, na verdade, ela tenta fazer cair sobre os agentes da morte o peso de seus próprios atos. É uma peça que, valendo-se desse processo de culpabilização, tenta dar um sentido e uma fecundidade ao autoaniquilamento (via de regra, o indivíduo que comete, junto com a própria morte, uma carta “aos que ficam”, deve acreditar no poder transfigurador de seu próprio ato). Pensando dessa forma, é que dá para admitir a aproximação entre esse tipo de suicídio e a cena teatral. A morte para o seu “sujeito” não é o fim, mas sim, é parte decisiva de uma vida que continua, e sobre a qual fatalmente seu ato incidirá. A vida continuará, mas será outra.

(Haquira Osakabe, A carta-testamento ou a cena final de Getúlio Vargas. In: Prezado senhor, prezada senhora: estudos sobre cartas. Org. Walnice Galvão, Nádia Battella Gotlib. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p.373 e 374)

Considerando que há elementos gramaticais ou lexicais por meio dos quais o locutor manifesta determinada atitude em relação ao conteúdo do seu próprio enunciado, a alternativa em que se reconhece, mediante o elemento destacado, o esforço de atenuação do que é dito é:

  • a) Pensada na função, digamos, psicológica...
  • b) ...ela não difere muito ...
  • c) ...do que são, em sua grande maioria, as cartas dos suicidas.
  • d) ...causas que teriam levado o autor ao ato definitivo...
  • e) ...ela tenta fazer cair sobre os agentes da morte o peso de seus próprios atos.
#105167
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(1,0) 3 - 

A carta-testamento deixada por Getúlio Vargas no dia de sua morte, a 24 de agosto de 1954, vem a ser a peça retórica mais contundente que o então denominado “Pai dos Pobres” terá produzido durante toda a sua vida política. Contrapartida dramática da sua morte, seria ela a arma pela qual o polêmico e contraditório político iria tentar revolver a encenação de seus últimos dias.

Postos assim, nesses termos, parecerá ao leitor que estou reduzindo os últimos dias de Vargas a uma simples manifestação histriônica. Em termos, sim. Mas não se trata de uma simplificação. A teatralidade a que esse fato remete tem um significado que transcende seu aparente artifício.

Pensada na função, digamos, psicológica que aquela missiva poderia vir a ter sobre seus destinatários, ela não difere muito do que são, em sua grande maioria, as cartas dos suicidas. Resultado aparente de um esforço de explicitação das causas que teriam levado o autor ao ato definitivo, na verdade, ela tenta fazer cair sobre os agentes da morte o peso de seus próprios atos. É uma peça que, valendo-se desse processo de culpabilização, tenta dar um sentido e uma fecundidade ao autoaniquilamento (via de regra, o indivíduo que comete, junto com a própria morte, uma carta “aos que ficam”, deve acreditar no poder transfigurador de seu próprio ato). Pensando dessa forma, é que dá para admitir a aproximação entre esse tipo de suicídio e a cena teatral. A morte para o seu “sujeito” não é o fim, mas sim, é parte decisiva de uma vida que continua, e sobre a qual fatalmente seu ato incidirá. A vida continuará, mas será outra.

(Haquira Osakabe, A carta-testamento ou a cena final de Getúlio Vargas. In: Prezado senhor, prezada senhora: estudos sobre cartas. Org. Walnice Galvão, Nádia Battella Gotlib. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p.373 e 374)

O texto propõe que uma carta-testamento e uma cena teatral sejam consideradas

  • a) atos independentes, mas semelhantes, visto seu poder de provocar a liberação de fortes emoções reprimidas.
  • b) realizações análogas, quando tanto o suicídio, como a cena teatral têm motivação política.
  • c) processos que se valem, ambos, da culpabilização, que lhes faz adquirir caráter simbólico.
  • d) produções humanas afins, no que diz respeito a sua possibilidade de produzir sentidos que ultrapassem os limites que as constituem.
  • e) procedimentos culturais associados, no caso de a cena teatral implicar a fatalidade típica das cartas de suicidas.
#105168
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(1,0) 4 - 

A carta-testamento deixada por Getúlio Vargas no dia de sua morte, a 24 de agosto de 1954, vem a ser a peça retórica mais contundente que o então denominado “Pai dos Pobres” terá produzido durante toda a sua vida política. Contrapartida dramática da sua morte, seria ela a arma pela qual o polêmico e contraditório político iria tentar revolver a encenação de seus últimos dias.

Postos assim, nesses termos, parecerá ao leitor que estou reduzindo os últimos dias de Vargas a uma simples manifestação histriônica. Em termos, sim. Mas não se trata de uma simplificação. A teatralidade a que esse fato remete tem um significado que transcende seu aparente artifício.

Pensada na função, digamos, psicológica que aquela missiva poderia vir a ter sobre seus destinatários, ela não difere muito do que são, em sua grande maioria, as cartas dos suicidas. Resultado aparente de um esforço de explicitação das causas que teriam levado o autor ao ato definitivo, na verdade, ela tenta fazer cair sobre os agentes da morte o peso de seus próprios atos. É uma peça que, valendo-se desse processo de culpabilização, tenta dar um sentido e uma fecundidade ao autoaniquilamento (via de regra, o indivíduo que comete, junto com a própria morte, uma carta “aos que ficam”, deve acreditar no poder transfigurador de seu próprio ato). Pensando dessa forma, é que dá para admitir a aproximação entre esse tipo de suicídio e a cena teatral. A morte para o seu “sujeito” não é o fim, mas sim, é parte decisiva de uma vida que continua, e sobre a qual fatalmente seu ato incidirá. A vida continuará, mas será outra.

(Haquira Osakabe, A carta-testamento ou a cena final de Getúlio Vargas. In: Prezado senhor, prezada senhora: estudos sobre cartas. Org. Walnice Galvão, Nádia Battella Gotlib. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p.373 e 374)

No segundo parágrafo,

  • a) a flexão de número em Postos assim e em nesses termos denota que ambas as expressões remetem diretamente aos acontecimentos citados nas frases anteriores.
  • b) o citado leitor remete com exclusividade a leitores da carta-testamento, fato que faz essa interlocução se realizar no âmbito da familiaridade de interesses.
  • c) a frase Mas não se trata de uma simplificação fragiliza a argumentação, pois, já tendo assumido a redução, o autor nada apresenta que torne aquela afirmação coerente.
  • d) a presença de histriônica, teatralidade e artifício exemplifica o mecanismo de coesão textual realizado por meio de palavras que apresentam traços semânticos comuns.
  • e) em A teatralidade a que esse fato remete, a substituição da forma verbal por “gera”, sem outras alterações, mantém a correção e o sentido originais.
#105169
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(1,0) 5 - 

A carta-testamento deixada por Getúlio Vargas no dia de sua morte, a 24 de agosto de 1954, vem a ser a peça retórica mais contundente que o então denominado “Pai dos Pobres” terá produzido durante toda a sua vida política. Contrapartida dramática da sua morte, seria ela a arma pela qual o polêmico e contraditório político iria tentar revolver a encenação de seus últimos dias.

Postos assim, nesses termos, parecerá ao leitor que estou reduzindo os últimos dias de Vargas a uma simples manifestação histriônica. Em termos, sim. Mas não se trata de uma simplificação. A teatralidade a que esse fato remete tem um significado que transcende seu aparente artifício.

Pensada na função, digamos, psicológica que aquela missiva poderia vir a ter sobre seus destinatários, ela não difere muito do que são, em sua grande maioria, as cartas dos suicidas. Resultado aparente de um esforço de explicitação das causas que teriam levado o autor ao ato definitivo, na verdade, ela tenta fazer cair sobre os agentes da morte o peso de seus próprios atos. É uma peça que, valendo-se desse processo de culpabilização, tenta dar um sentido e uma fecundidade ao autoaniquilamento (via de regra, o indivíduo que comete, junto com a própria morte, uma carta “aos que ficam”, deve acreditar no poder transfigurador de seu próprio ato). Pensando dessa forma, é que dá para admitir a aproximação entre esse tipo de suicídio e a cena teatral. A morte para o seu “sujeito” não é o fim, mas sim, é parte decisiva de uma vida que continua, e sobre a qual fatalmente seu ato incidirá. A vida continuará, mas será outra.

(Haquira Osakabe, A carta-testamento ou a cena final de Getúlio Vargas. In: Prezado senhor, prezada senhora: estudos sobre cartas. Org. Walnice Galvão, Nádia Battella Gotlib. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p.373 e 374)

No primeiro parágrafo, o autor, ao

  • a) nomear a missiva de Getúlio Vargas de carta-testamento, dispõe que ela trata, em conformidade com a lei, da disponibilização dos bens materiais do político aos seus familiares, depois de sua morte.
  • b) referir-se à carta de Getúlio Vargas como peça retórica, indicia, já no início do texto, que atribuirá a ela um valor irrisório.
  • c) usar a expressão vem a ser, manifesta uma antevisão (tal como em “Sabia que, no futuro, viria a ser um grande cirurgião”), presságio, nesse caso, comprovado por estudos posteriores.
  • d) mencionar “Pai dos Pobres”, apresenta o qualificativo atribuído a Getúlio Vargas, segundo o texto, no próprio dia de sua morte.
  • e) empregar a forma terá produzido, exprime probabilidade quanto ao fato passado.
#105170
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(1,0) 6 - 

05/01/2012

Understand legal issues when using CBCT scans

by Stuart J. Oberman, USA

Dentists are legally and ethically obligated to do no harm to their patients. Improper diagnosis after using a CBCT (cone-beam computed tomography) does not align with this standard because delay of diagnosis leads to delay of treatment. This is not in the best interest of the patient because it can lead to an inferior prognosis. Also, not every patient requires a CBCT scan; therefore, it is the dentist’s responsibility to determine whether a CBCT scan is necessary by using reasonable, careful judgment in light of the patient’s medical and dental history and thorough examination. The dentist should do a cost-benefit analysis before requesting a CBCT scan. When doing so, the dentist should consider whether the likely benefit to the patient exceeds the ionizing radiation risk and the financial cost.

Dentists’ scope of legal responsibility to diagnose

When using CBCT, as with other diagnostic tools, the dentist’s responsibility is not limited to the area of interest being diagnosed or treated. The treating dentist is legally responsible for diagnosing any disease that falls within the scope of the dentist’s license, which is normally broad in scope, encompassing all diseases and lesions of the jaw and related structures. As for a dentist’s responsibility for diagnosing a disease that falls outside the scope of the dentist’s license, the answer is not clear. Thus, it is always a good idea to be cautious and assume the responsibility to recognize any abnormality that appears anywhere on the CBCT scan. If ... ART 1 ... dentist is unsure of ...ART 2... scan results, he or she should consult with ...ART 3... specialists in the field or refer ...ART 4... patient to ...ART 5... specialist.

A tradução adequada para delay, dentro do contexto, é

  • a) erro.
  • b) atraso.
  • c) exatidão.
  • d) previsão.
  • e) precariedade.
#105171
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(1,0) 7 - 

Recentemente, uma das principais descobertas científicas no campo da saúde demonstrou que

  • a) a vacina BCG para prevenção da tuberculose também é eficaz para a redução de casos da gripe H1N1 em sua fase viral.
  • b) várias doenças autoimunes, como o glaucoma, têm aumentado sua presença devido a fatores externos como o estresse.
  • c) medicamentos contra o HIV podem ser tão eficazes quanto os preservativos na prevenção da transmissão do vírus causador da AIDS.
  • d) o sistema imunológico humano pode ser reforçado com doses diárias de hormônios sintéticos e esteroides.
  • e) a presença de bactérias no corpo humano provoca desequilíbrios e problemas de saúde que podem levar à morte.
#105172
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(1,0) 8 - 

Em junho de 2012 ocorreu, na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável − a Rio+20. Para boa parte dos presentes, o resultado da reunião

  • a) reafirmou o compromisso das grandes potências com a redução das emissões de gases do efeito estufa, como foi o caso dos Estados Unidos.
  • b) foi considerado insatisfatório porque o documento final não apresentou avanços concretos para a resolução dos problemas ambientais.
  • c) destacou a necessidade de instituições, como o Banco Mundial e o FMI, passarem a ser gerenciados por representantes dos países emergentes.
  • d) modificou o status dos países em desenvolvimento que passaram a comandar as políticas ambientais nas Nações Unidas.
  • e) foi um avanço para a resolução de questões ambientais porque recuperou as propostas elaboradas do Protocolo de Quioto.
#105173
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(1,0) 9 - 

O Mercosul tem apresentado sucessivas crises que colocam em risco sua própria existência. Em junho de 2012, um novo fato envolvendo a atuação da diplomacia brasileira foi bastante discutida. Trata-se

  • a) da posição do Brasil de suspender o Paraguai do Mercosul após o impeachment do seu presidente Fernando Lugo.
  • b) da retirada dos brasileiros que vivem no Paraguai devido à onda de violência desencadeada pelos paraguaios.
  • c) do apoio brasileiro ao Uruguai que disputa com a Argentina a construção de uma refinaria às margens do rio da Prata.
  • d) da retirada oficial do apoio ao ingresso da Venezuela no bloco devido às divergências políticas com o presidente Chávez.
  • e) da negativa brasileira no sentido de aumentar o valor pago ao Paraguai pela energia gerada em Itaipu.
#105174
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(1,0) 10 - 

Nos últimos tempos, uma questão normalmente restrita à academia tem despertado um interesse crescente nos gabinetes de Brasília e nas rodas de economistas, empresários e executivos: a desindustrialização.

(http://revistaepoca.globo.com/... o tema desindustrialização, é correto afirmar:

  • a) Quem nega o processo afirma que o que ocorre é uma desconcentração, isto é, as indústrias estão saindo de São Paulo em direção a outros estados.
  • b) Os que consideram a notícia exagerada afirmam que a indústria brasileira é uma das mais competitivas e lucrativas do mundo.
  • c) O assunto é negado por instituições, como a Fiesp, que destaca o crescimento de vários setores industriais nos cinco últimos anos.
  • d) Os que confirmam o processo destacam que houve uma queda da participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) do país.
  • e) O assunto é destacado como resultado da diminuição do consumo interno devido à concentração de renda e redução da classe média.
#105175
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(1,0) 11 - 

No campo científico, os alertas sobre o aquecimento global continuam preocupando a humanidade. O último, feito pela Nasa em agosto de 2012, indicou que

  • a) aumentou a umidade do ar em regiões tradicionalmente áridas como o norte da África.
  • b) submergiram várias ilhas situadas no oceano Pacífico, algumas delas habitadas.
  • c) aumentaram os abalos sísmicos nas áreas montanhosas do sul da Europa.
  • d) foram inundados poços de petróleo localizados no litoral do golfo do México.
  • e) ocorreu forte derretimento da camada de gelo que recobre o oceano Ártico.
#105176
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(1,0) 12 - 

Em maio de 2012, foi assinado pela Presidência da República, o decreto que instala a Comissão da Verdade. Um dos objetivos dessa Comissão é

  • a) investigar crimes contra a honra ocorridos a partir de 1980 e julgá-los em Tribunais estaduais de Justiça.
  • b) apurar violações dos direitos políticos de civis durante os anos de 1964 a 1985, no período da ditadura militar.
  • c) analisar as circunstâncias da tortura, morte e desaparecimento de presos políticos no Brasil, entre os anos de 1946 a 1988.
  • d) suspender os efeitos da “Lei de Anistia” promulgada no início dos anos de 1990 pelo Congresso Nacional.
  • e) atender às solicitações da Corte de Haia, órgão internacional de proteção às vítimas de violências políticas.
#105177
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(1,0) 13 - 

Um computador com o Microsoft Windows 7 em português possui um HD com duas partições identificadas pelas letras C e E. O Windows está instalado na partição C e a partição E é utilizada apenas para backup dos arquivos importantes dos usuários.

Considere que os arquivos da unidade C estejam visíveis em uma janela aberta sobre a área de trabalho. Ao clicar em um dos arquivos desta janela, arrastar e soltar em uma área vazia da área de trabalho,

  • a) será criado um atalho para o arquivo na área de trabalho.
  • b) o arquivo será movido para a área de trabalho.
  • c) o arquivo será enviado para a lixeira.
  • d) o arquivo será copiado para a área de trabalho.
  • e) o arquivo será carregado na memória pelo software que suporta seu formato.
#105178
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(1,0) 14 - 

Uma das definições para o conceito de ética corresponde ao “conjunto de princípios morais que devem ser respeitados no exercício de uma profissão”. Nesse sentido, a ética na Administração Pública, considerando o regime próprio a que se submete,

  • a) traduz-se na observância do princípio da legalidade.
  • b) corresponde ao conceito de probidade administrativa.
  • c) significa a busca do interesse público, ainda que em detrimento da legalidade em seu sentido estrito.
  • d) impõe o sigilo na atuação do servidor público e o zelo na administração de recursos públicos.
  • e) envolve, entre outros aspectos, a legalidade, a moralidade e a eficiência na atuação do agente público.
#105179
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(1,0) 15 - 

A alternativa que NÃO se coaduna com o conceito de qualidade na gestão pública, implementado a partir do início dos anos 90, com o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade – PBQP,

  • a) considera o cidadão como parte interessada e essencial no sucesso da gestão pública.
  • b) mobiliza e sensibiliza as organizações para melhoria do desempenho institucional.
  • c) busca transformar as organizações públicas, tornando-as mais preocupadas com seus processos burocráticos internos.
  • d) pressupõe, para efeito de avaliação do desempenho institucional das organizações públicas, a inclusão da satisfação do cidadão como item de verificação.
  • e) busca uma administração pública participativa, transparente, orientada para resultados e preparada para responder às demandas sociais.