Processando...

Simulado AL-SP | Analista Legislativo - Cirurgião Dentista | CONCURSO

Simulado AL-SP | Analista Legislativo - Cirurgião Dentista

SIMULADO AL-SP | ANALISTA LEGISLATIVO - CIRURGIÃO DENTISTA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AL-SP para o cargo de Analista Legislativo - Cirurgião Dentista.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso AL-SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Legislativo - Cirurgião Dentista, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AL-SP | Analista Legislativo - Cirurgião Dentista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AL-SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#105200
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

Crianças com história prévia de asma ou bronquite frequente podem apresentar crise de broncoespasmo no consultório odontológico por dois motivos: pelo estresse psicológico (medo) ou por reação alérgica a odores ou corantes de substâncias utilizadas durante o tratamento dentário. A crise de asma é grave podendo levar à morte por asfixia. Os procedimentos a serem adotados diante da crise asmática são: parar o tratamento que esteja fazendo, deixar a cadeira semiereta,

  • a) e, aplicar oxigênio em cateter nasal e administrar (IM) bromopride na dose de 0,05 mL/dose, caso haja desmaio.
  • b) manter vias aéreas desobstruídas e administrar (IV) sulfato de atropina na dose de 0,01 a 0,03 mg/kg.
  • c) aplicar oxigênio em cateter nasal e administrar broncodilatador da própria criança, caso tenha, ou administrar (VO) glicocorticoide 1mg/kg/dose 1 vez ao dia.
  • d) utilizar broncodilatador dosimetrado e administrar (IV) naloxene na dose de 0,01 mg/kg.
  • e) aplicar oxigênio em máscara nasal e proceder Manobra de Heimlich.
#105201
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

Crianças com história prévia de asma ou bronquite frequente podem apresentar crise de broncoespasmo no consultório odontológico por dois motivos: pelo estresse psicológico (medo) ou por reação alérgica a odores ou corantes de substâncias utilizadas durante o tratamento dentário. A crise de asma é grave podendo levar à morte por asfixia. Os sinais e sintomas de uma crise de asma são:

  • a) formigamento ao redor da boca e face com sensação de calor e dificuldade respiratória.
  • b) palidez cutânea com sudorese fria e angioedema com edema faríngeo.
  • c) taquispneia (respiração rápida e ruidosa) e taquicardia/taquisfigmia (frequência de pulso rápido).
  • d) cianose de extremidades e/ou labial e vômitos.
  • e) sibilos e convulsão.
#105202
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento odontológico, mesmo que a queixa do paciente seja específica e pontual, o dentista deve ter em mente que os objetivos principais de uma adequada avaliação do paciente, antes do tratamento, deve lhe permitir: determinar o diagnóstico correto; conhecer as condições médicas preexistentes; descobrir doenças concomitantes; controlar emergência e por fim tratar o paciente da melhor forma possível. Deste modo, além de um acurado exame dos tecidos dentais e periodontais, é recomendado que o dentista execute um cuidadoso exame das estruturas da cavidade bucal, pois muitas doenças sistêmicas têm manifestações em tecidos intrabucais e o diagnóstico precoce destas é de relevante importância médica. São doenças sistêmicas com manifestação na cavidade bucal:

  • a) lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjögren e epicondilite lateral
  • b) pênfigo foliáceo, leucemia e doença renal crônica.
  • c) gengivite plasmocitária, tuberculose e diabetes mellitus.
  • d) neutropenia cíclica, lúpus eritematoso sistêmico e pênfigo vulgar.
  • e) esclerose lateral amiotrófica, doença renal crônica e escorbuto.
#105203
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Um paciente de 32 anos, sexo masculino, braquicéfalo, compareceu ao consultório com queixa de dor no elemento 15 quando oclui com o elemento antagonista e relatou que a dor cede com o uso de analgésicos. Na anamnese, foi apurado que a sintomatologia referida surgiu após alguns dias da colocação de uma coroa em porcelana no elemento 45 e vem se acentuando dia a dia. No exame clínico do elemento 15 foi observado que se trata de um dente hígido cuja análise oclusal mostrou a presença de contato prematuro discreto na fossa mesial e interferência oclusal pronunciada na vertente da cúspide mesial, ao movimento de lateralidade. O teste de percussão e vitalidade revelou, respectivamente, exacerbação da dor com duração prolongada de declínio e resposta positiva ao frio. O exame complementar radiográfico não apresentou imagem compatível com lesão periapical, embora um discreto aumento do espaço pericementário tenha sido observado. Nesse caso, o diagnóstico provável é

  • a) hiperalgia da dentina com polpa ilesa provocada por contato prematuro e interferência oclusal.
  • b) pulpite com lesão inflamatória irreversível da polpa dentária, provocada por contato prematuro e interferência oclusal.
  • c) pulpite com lesão inflamatória transicional, provocada por contato prematuro e interferência oclusal.
  • d) polpa necrosada provocada por contato prematuro e interferência oclusal.
  • e) pulpite com lesão inflamatória reversível da polpa dentária, provocada por contato prematuro e interferência oclusal.
#105204
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Em relação ao diagnóstico e ao tratamento da doença cárie, considere:

I. Manchas brancas, rugosas e opacas no esmalte ou o tecido dentinário amolecido e de cor marrom clara são características de lesões inativas e, desde modo, são indicados para reverter o processo de dano tecidual, procedimentos clínicos remineralizadores.

II. A cárie dentária é uma doença crônica, de longa duração e progressão lenta, para a maioria dos indivíduos de uma população. Este padrão pode ser modificado em indivíduos com alta atividade de cárie nas quais a velocidade de progressão aumenta sensivelmente.

III. O diagnóstico da doença cárie deve ser feito através de anamnese, exames clínico e radiográfico e, quando necessário, complementado com exames adicionais para avaliar a dieta, a saliva e a microflora cariogênica do paciente.

IV. Manchas brancas brilhantes ou pigmentadas e lisas e as cavidades com tecidos dentinários escurecidos e duros são caracterísiticas de lesão ativa. Deste modo, além da intervenção restauradora, exames adicionais para avaliar a dieta, a saliva e a microflora cariogênica devem ser complementados.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I e II.
  • b) I e IV.
  • c) I e III.
  • d) II e III.
  • e) II e IV.