Processando...

Simulado AL-SP | Analista Legislativo - Cirurgião Dentista | CONCURSO

Simulado AL-SP | Analista Legislativo - Cirurgião Dentista

SIMULADO AL-SP | ANALISTA LEGISLATIVO - CIRURGIÃO DENTISTA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AL-SP para o cargo de Analista Legislativo - Cirurgião Dentista.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso AL-SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Legislativo - Cirurgião Dentista, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AL-SP | Analista Legislativo - Cirurgião Dentista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AL-SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#105185
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Os enxaguatórios bucais são considerados na prevenção de cárie e gengivite, tendo uma ação coadjuvante no controle do biofilme bacteriano. Pode-se afirmar corretamente que

  • a) os bochechos são capazes de atingir os microrganimos subgengivais, tendo também ação, embora limitada, no tratamento do periodontite.
  • b) a incorporação do copolímero Gantrez na fórmula dos enxaguatórios à base de Triclosan aumentam seu potencial bactericida.
  • c) a incorporação do copolímero Gantrez na fórmula dos enxaguatórios à base de Triclosan aumentam seu potencial bactericida.
  • d) o digluconato de clorexidina é bactericida e considerado, o “padrão-ouro” dos agentes antimicrobianos.
  • e) os óleos essenciais são agentes bactericidas, seguros e eficazes no tratamento da gengivite, dispensando a utilização de fio dental.
#105186
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Paciente de 12 anos de idade, sexo masculino, sofreu um acidente de bicicleta e foi levado primeiro ao hospital e depois à clinica odontológica, cerca de 9 horas após o acidente. A criança apresentava hematomas lábio-nasais e maxilares, laceração da mucosa labial e gengival na região maxilar superior, com luxação e hipermobilidade dos incisivos centrais. No exame radiográfico detectou-se fratura do tecido ósseo vestibular, porém não houve fratura da raiz dos incisivos, apenas o deslocamento das raízes para vestibular e, consequentemente, a projeção das coroas para palatino. A sequência correta de procedimentos para a manutenção da integridade dos dentes incisivos centrais, em função e estética, é

  • a) exodontia cirúrgica dos dentes incisivos, posto que foram deslocados do alvéolo e colocação de enxerto ósseo para preservar o máximo de tecido ósseo possível.
  • b) reposicionamento cirúrgico dos dentes e contenção por dois meses, posterior tratamento endodôntico e correção cirúrgica da retração dos tecidos mucogengivais, se houver necessidade.
  • c) contenção dos dentes incisivos por quatro semanas, posterior tratamento endodôntico e ortodôntico para reposicionamento correto dos dentes incisivos na arcada maxilar.
  • d) reposicionamento cirúrgico dos dentes e contenção por seis meses, não havendo necessidade do tratamento endodôntico.
  • e) reposicionamento cirúrgico dos dentes incisivos e enxerto gengival livre para correção da laceração gengival, contenção por oito semanas e posterior tratamento endodôntico.
#105187
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Sobre a classificação e tratamento das lesões endo-perio, pode-se afirmar corretamente que

  • a) o diagnóstico diferencial nas lesões endodônticas primárias é a ausência de profundidade de sondagem e a polpa vital.
  • b) na lesão periodontal primária, o diagnóstico diferencial consiste na presença da polpa infectada e necrótica.
  • c) o principal fator a ser considerado para o diagnóstico diferencial entre a lesão primária endodôntica com envolvimento periodontal e a lesão primária periodontal com envolvimento endodôntico é o comprimento da raiz.
  • d) na lesão combinada verdadeira é necessário apenas o tratamento periodontal, já que a possibilidade de contaminação do tecido pulpar pelas bactérias periodontopatogênicas no forame apical é controverso na literatura.
  • e) a exacerbação aguda da lesão endodôntica primária pode ser confundida, no exame clínico, com o abscesso periodontal.
#105188
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Para a restauração com amálgama ou resina composta de cavidades médias e profundas, é correto afirmar sobre os materiais preconizados para a proteção do complexo dentino-pulpar, que

    • a) a utilização apenas do verniz é suficiente, já que reduz a microinfiltração e a permeabilidade do amálgama e da resina.
    • b) pode-se utilizar apenas a hibridização, pois os adesivos promovem a necrose superficial do esmalte e consequente formação de dentina reparadora.
    • c) se deve forrar a cavidade primeiro com cimento de hidróxido de cálcio, e depois utilizar os adesivos dentinários que neutralizam a coloração do cimento, contribuindo para a estética da restauração.
    • d) o forramento com ionômero de vidro têm vantagens em relação ao cimento de hidróxido de cálcio porque promove o selamento dos túbulos dentinários e tem ação anticariogênica.
    • e) o cimento de fosfato de zinco é o melhor material para o vedamento e proteção do complexo dentino-pulpar.
    #105189
    Banca
    FCC
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AL-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    Em relação ao cemento radicular, pode-se afirmar corretamente que


      • a) os cementoblastos e cementoclastos estão localizados no ligamento periodontal.
      • b) somente contém cementócitos nas regiões cervicais da raiz.
      • c) constitui parte do periodonto de proteção.
      • d) Possui fibras colágenas extrínsecas ao longo de toda a superfície radicular.
      • e) é um tecido semelhante ao tecido ósseo, porém bem mais inorgânico.
      #105190
      Banca
      FCC
      Matéria
      Matérias Diversas
      Concurso
      AL-SP
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 6 - 

      O grande problema que envolve o câncer bucal diz respeito à falta de diagnóstico precoce. Portanto, o rastreamento do câncer da cavidade bucal pode ser útil para detectar lesões na população idosa. As estratégias de implementação da campanha de prevenção do câncer bucal em idoso do Estado de São Paulo constituem:

      • a) aproveitamento de outra campanha consolidada (vacinação contra a gripe) para atingir o público alvo.
      • b) capacitação de profissionais, cirurgiões-dentistas, para inspeção da cavidade bucal do idoso com o objetivo de detectar lesões dentárias.
      • c) atividades educativas, o idoso recebe informações sobre hábitos nocivos como tabagismo e alcoolismo, mas não sobre a higienização de próteses.
      • d) realização de grupos de orientação para os familiares dos idosos sobre autocuidado e autoexames.
      • e) redução do número de serviços dirigidos ao diagnóstico bucal (Centro de Especialidades Odontológicas − CEOs).
      #105191
      Banca
      FCC
      Matéria
      Matérias Diversas
      Concurso
      AL-SP
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 7 - 

      Paciente do sexo feminino, 47 anos de idade, relata estar sentindo dor na região do primeiro pré-molar superior direito. No exame radiográfico observa-se que a raíz do dente 15 tem tratamento endodôntico e está com fratura oblíqua abaixo do terço médio, com uma imagem sugestiva de um defeito ósseo de três paredes: mesial, distal e apical. A conduta adequada para esta paciente consiste em

      • a) exodontia do dente 15, enxerto gengival livre e esperar a cicatrização dos tecidos para o posterior planejamento da prótese.
      • b) deslocamento apical do retalho e confecção de coroa protética.
      • c) exodontia do dente 15 e colocação de um implante de carga imediata.
      • d) cirurgia parendodôntica para o tratamento da fratura da raiz
      • e) moldagem para confecção de provisório, exodontia do dente 15, aplicação da técnica de regeneração tecidual guiada para preenchimento do alvéolo com tecido ósseo, visando a colocação posterior de implante.
      #105192
      Banca
      FCC
      Matéria
      Matérias Diversas
      Concurso
      AL-SP
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 8 - 

      Paciente do sexo feminino, 47 anos de idade, relata estar sentindo dor na região do primeiro pré-molar superior direito. No exame radiográfico observa-se que a raíz do dente 15 tem tratamento endodôntico e está com fratura oblíqua abaixo do terço médio, com uma imagem sugestiva de um defeito ósseo de três paredes: mesial, distal e apical. A conduta adequada para esta paciente consiste em

      • a) exodontia do dente 15, enxerto gengival livre e esperar a cicatrização dos tecidos para o posterior planejamento da prótese.
      • b) deslocamento apical do retalho e confecção de coroa protética.
      • c) exodontia do dente 15 e colocação de um implante de carga imediata.
      • d) cirurgia parendodôntica para o tratamento da fratura da raiz
      • e) moldagem para confecção de provisório, exodontia do dente 15, aplicação da técnica de regeneração tecidual guiada para preenchimento do alvéolo com tecido ósseo, visando a colocação posterior de implante.
      #105193
      Banca
      FCC
      Matéria
      Matérias Diversas
      Concurso
      AL-SP
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 9 - 

      Sobre a técnica de restauração atraumática das lesões de cárie, pode-se afirmar corretamente que

      • a) o método foi idealizado para atender somente as crianças com algum tipo de desvio de comportamento, e em consultório odontológico particular.
      • b) o material utilizado para restaurar a cavidade do dente é um adesivo resinoso, com flúor na composição.
      • c) o procedimento de remoção do tecido cariado é doloroso e, portanto, requer anestesia.
      • d) a remoção do tecido cariado é realizada manualmente e o selamento da cavidade, fóssulas e fissuras feito com ionômero de vidro.
      • e) nos casos em que há exposição da polpa, é necessário protegê-la com cimento a base de hidróxido de cálcio.
      #105194
      Banca
      FCC
      Matéria
      Matérias Diversas
      Concurso
      AL-SP
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 10 - 

      O plano de gerenciamento interno de resíduos de serviços de saúde (GIRSS) é um instrumento para orientação das ações relativas ao manejo dos resíduos, contemplando as etapas de geração, segregação, acondicionamento, coleta interna, armazenamento interno, transporte e destinação final.

      Em relação ao tratamento dos resíduos gerados no consultório odontológico,

      • a) os biológicos e/ou infectantes devem ser acondicionados em sacos plásticos transparentes, resistentes e impermeáveis.
      • b) os comuns devem ser acondicionados em sacos plásticos de qualquer cor e devem ser identificados.
      • c) os perfurantes e os cortantes devem ser descartados separadamente e imediatamente após o seu uso, em recipientes estanques, rígidos, com tampas e no local da sua geração, identificados com a inscrição “Perfurocortante”.
      • d) devem ser armazenados temporariamente em um contêiner, devidamente identificados, sem limite de horas de armazenamento.
      • e) devidamente acondicionados, devem ser armazenados em local de difícil acesso para a população, mesmo que dificulte o acesso ao serviço de coleta especial.
      #105195
      Banca
      FCC
      Matéria
      Matérias Diversas
      Concurso
      AL-SP
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 11 - 

      O plano de gerenciamento interno de resíduos de serviços de saúde (GIRSS) é um instrumento para orientação das ações relativas ao manejo dos resíduos, contemplando as etapas de geração, segregação, acondicionamento, coleta interna, armazenamento interno, transporte e destinação final.

      Em relação aos resíduos biológicos e/ou infectantes e resíduos químicos, gerados no consultório odontológico,

        • a) ambos representam baixo risco à saúde pública e ao meio ambiente.
        • b) resíduos biológicos são aqueles que apresentam risco à saúde pública ou ao meio ambiente por suas características químicas.
        • c) resíduos biológicos são sangue e hemocomponentes, materiais perfurantes e cortantes, materiais descartáveis que entram em contato com qualquer fluido do paciente.
        • d) resíduos químicos são medicamentos vencidos e contaminados, amálgamas, lâmpadas, papeis, vidros, saneantes e reveladores de filmes.
        • e) o gerenciamento desses resíduos do serviço de saúde, desde a geração até a disposição final, será de responsabilidade do serviço de saúde da prefeitura de cada Estado.
        #105196
        Banca
        FCC
        Matéria
        Matérias Diversas
        Concurso
        AL-SP
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 12 - 

        Em relação à terapia antibiótica para prevenção contra endocardite bacteriana,

        • a) deve-se utilizar antibióticos bacteriostáticos.
        • b) a droga deve ser administrada em intervalos adequados, antes do tratamento, a fim de assegurar a concentração sanguínea máxima do medicamento.
        • c) a administração do antibiótico profilático deve ser interrompida depois do tratamento.
        • d) deve-se aplicar o método profilático padrão: 2 g de metronidazol, 1 hora antes do procedimento.
        • e) os portadores de válvulas cardíacas protéticas e pacientes que se submeteram a enxertos para derivação das artérias coronárias, apresentam um risco mínimo para essa doença.
        #105197
        Banca
        FCC
        Matéria
        Matérias Diversas
        Concurso
        AL-SP
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 13 - 

        Segundo o protocolo adotado pela Área Técnica de Saúde Bucal para subsidiar as ações de saúde bucal na rede municipal/SP, de Saúde, pacientes com necessidades especiais são aqueles que necessitam de cuidados especiais por tempo indeterminado, ou por parte de sua vida, e seu tratamento odontológico depende de eliminar ou contornar as dificuldades existentes em função de sua limitação. Nesse contexto, em termos de tratamentos odontológicos, são considerados, dentre outras, condições que exigem cuidados especiais por parte do profissional:

        • a) epilepsia; HIV; escoliose; e idosos.
        • b) osteoporose; hepatite; e imunossuprimidos.
        • c) diabetes; dependentes químicos; e deficientes visuais.
        • d) neoplasias; psicoses; obesidade; com transplante de órgãos.
        • e) distrofia muscular; com osteogênese imperfeita; e síndrome de Down.
        #105198
        Banca
        FCC
        Matéria
        Matérias Diversas
        Concurso
        AL-SP
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 14 - 

        São fatores que têm contribuído para tornar o uso de resinas compostas em dentes posteriores uma prática mais frequente:

        I. A sorpção de água que ajuda na resistência ao desgaste da restauração, tornando-a mais duradoura e compatível com o desgaste do material próximo daquele observado no esmalte dental.

        II. Baixo grau de contração garantindo um ótimo vedamento marginal, além de assegurar uma homogênea compactação da resina em cavidades amplas evitando estresse interno da resina e o aparecimento de fendas junto à parede gengival, em restaurações classe II e V.

        III. A preocupação cada vez maior por parte de muitos profissionais e pacientes com relação à aparência estética dos dentes.

        IV. A expressiva melhora obtida no campo dos polímeros para uso odontológico, que viabiliza um desgaste do material restaurador próximo ou menor do que aquele observado no esmalte dental.

        Está correto o que se afirma APENAS em

        • a) II e III.
        • b) I e II.
        • c) I e III.
        • d) I e IV.
        • e) III e IV.
        #105199
        Banca
        FCC
        Matéria
        Matérias Diversas
        Concurso
        AL-SP
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 15 - 

        O cirurgião-dentista encontra-se frequentemente frente a um dilema: quando adotar uma postura conservadora, tratando dentes comprometidos periodontalmente e, quando optar extraí-los e substituí-los por implantes osteointegrados. As decisões terapêuticas devem ser embasadas na avaliação de riscos que envolvem a manutenção ou a extração de um dente comprometido, assim como riscos inerentes à instalação do implante. Sob o ponto de vista periodontal, considera-se um dente com prognóstico desfavorável, quando há perda de

        • a) 75% ou mais do osso alveolar de suporte, perda de inserção clínica periodontal maior que 8 milímetros e mobilidade grau III.
        • b) 50% do osso alveolar de suporte, perda de inserção clínica periodontal igual ou menor que 6 milímetros e mobilidade grau II.
        • c) 25% do osso alveolar de suporte, perda de inserção clínica periodontal entre 4 a 6 milímetros e mobilidade grau II.
        • d) 50% do osso alveolar de suporte, perda de inserção clínica periodontal entre 4 a 6 milímetros, com raízes mesiodistal e/ou palatina aproximadas e mobilidade grau II.
        • e) 25% do osso alveolar de suporte, profundidade de sondagem de 6 milímetros e mobilidade grau I.