Processando...

Simulado AL-MT | Repórter Cinematográfico | CONCURSO

Simulado AL-MT | Repórter Cinematográfico

SIMULADO AL-MT | REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AL-MT para o cargo de Repórter Cinematográfico .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso AL-MT. Estas questões são especificamente para o cargo de Repórter Cinematográfico , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AL-MT | Repórter Cinematográfico contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AL-MT.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#104156
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Conforme o Código de Ética Funcional do Servidor Público Civil do estado do Mato Grosso, é vedado ao servidor público as atitudes listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale‐a.

  • a) Abster‐se, de forma absoluta, de exercer sua função, com finalidade estranha ao interesse público.
  • b) Prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores públicos.
  • c) Usar de artifícios para procrastinar o exercício regular de direito por qualquer pessoa.
  • d) Deixar de utilizar avanços técnicos e científicos.
  • e) Alterar ou deturpar o teor de documentos.
#104158
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

De acordo com Regimento Interno da Assembleia Legislativa do estado do Mato Grosso, a sessão extraordinária poderá ser convocada

  • a) pelo Presidente da Assembleia, de ofício.
  • b) por ato subscrito por um quinto, no mínimo, dos membros da Assembleia Legislativa.
  • c) por deliberação da Assembleia Legislativa, a requerimento verbal de qualquer deputado.
  • d) por um quarto dos membros do Colégio de Líderes.
  • e) a qualquer tempo, por requerimento de deputado.
#104160
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Analise o fragmento a seguir.

“...essas células são também chamadas células‐mãe ou células estaminais. São células muito simples que têm a capacidade de se diferenciar em qualquer tipo de célula, formando qualquer tipo de tecido e podem ser classificadas em embrionárias e adultas. Em países onde estudos com essas células são permitidos, elas estão sendo utilizadas, em caráter experimental, no tratamento de diversas doenças como câncer, doenças do coração, doenças hepáticas, Alzheimer, diabetes, doenças renais, entre tantas outras.

(Adap. de http://www.brasilescola.com/bi... fragmento refere‐se às

  • a) células‐tronco.
  • b) células‐base.
  • c) células‐membro.
  • d) células‐ativas.
  • e) células‐passivas.
#104162
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Produzida a partir da força dos ventos – é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aerogeradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico.”

(Ministério do Meio Ambiente, mma.gov.br/clima/energia/energias‐renovaveis/)

O fragmento acima refere‐se à energia

  • a) hidrelétrica.
  • b) nuclear.
  • c) solar.
  • d) eólica.
  • e) térmica.
#104163
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

“...eclodiu a revolta nativista que transformou a pacata comunidade cuiabana em feras à cata de portugueses, a quem chamavam bicudos. Em Cuiabá, a ‘Sociedade dos Zelosos da Independência’ organizou a baderna, visando a invasão das casas e comércios de portugueses.”

(http://www.mteseusmunicipios.c... um movimento de revolta que ocorreu no contexto do Período Regencial brasileiro, na então Província de Mato Grosso, atuais Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Constitui‐se num reflexo da então crescente rivalidade entre portugueses e brasileiros.[...]” (Wikipédia.org)

Os fragmentos acima aludem à revolta conhecida como

  • a) A Chacina.
  • b) A Rusga.
  • c) A Rebelião do Pantanal.
  • d) O Impasse da Chapada.
  • e) A Revolta Planaltina.
#104165
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A divisão do estado de Mato Grosso em dois estados, com a consequente criação do estado de Mato Grosso do Sul ocorreu

  • a) na República Velha, em 1906.
  • b) na Era Vargas, em 1930.
  • c) no Estado Novo, em 1942.
  • d) no Regime Militar, em 1977.
  • e) na Nova República, em 1987.
#104166
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Ao subir ao poder, em 1930, Getulio Vargas procurou combater as estruturas de sustentação criadas pela política do ‘café‐com‐leite’, e para isso desenvolveu uma série de mecanismos que visavam reorganizar o Estado.

[...]

Para governar os estados, Vargas nomeou interventores federais, que deviam exercer tanto o Poder Executivo quanto o Legislativo, com os mesmos poderes que cabiam ao governo provisório.

[...]

A situação se agravou mais ainda, quando em 9 de julho de 1932, os paulistas iniciaram a Revolução Constitucionalista.”

(www.educacional.com.br/.../Liv... relação à crise de 1932, analise as afirmativas a seguir.

I. São Paulo esperava a adesão das elites mineiras e gaúchas, mas, na realidade, somente contou com a participação de um pequeno destacamento, proveniente do sul de Mato Grosso, comandado pelo general Bertoldo Klinger.

II. O apoio do sul de Mato Grosso à causa paulista estava associado à divisão do estado uma vez que, no decorrer da Revolução Constitucionalista, o sul de Mato Grosso se separou, criando o Estado de Maracajú.

III. A Revolução Constitucionalista durou três meses. Após ter derrotado o movimento em São Paulo, Vargas controlou o movimento separatista do sul de Mato Grosso.

Assinale:

  • a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#104167
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Dois números inteiros diferentes são escolhidos aleatoriamente entre os inteiros de 1 a 13.

A probabilidade de que o produto desses dois números seja ímpar é

  • a) 1/2
  • b) 6/13
  • c) 7/13
  • d) 7/26
  • e) 19/26
#104168
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Um quadrado e um hexágono regular têm o mesmo perímetro.

Sejam Q e H as áreas dos círculos circunscritos ao quadrado e ao hexágono, respectivamente.

A razão Q/H é

  • a) 1
  • b) 9/8
  • c) √3/2
  • d) 3/2
  • e) 2√3 /3
#104169
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Suponha que o valor da expressão 5x/6 - x/2 seja um número inteiro.

O valor de x é necessariamente

  • a) positivo.
  • b) par.
  • c) múltiplo de 3.
  • d) múltiplo de 6.
  • e) múltiplo de 12.
#104170
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Seja D a diferença entre a soma dos 2013 primeiros números pares positivos e a soma dos 2013 primeiros números ímpares positivos.

O valor de D é

  • a) -2013.
  • b) −1.
  • c) 0.
  • d) 1.
  • e) 2013.
#104171
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Texto

Portas fechadas

A história oferece uma certeza: não tem passaporte para o futuro econômico e social o país que não for capaz de fazer parte do mundo da inovação. Para ingressar neste mundo, o país deve abrir pelo menos cinco portas.

A primeira é ter universidades e institutos de pesquisas, públicos e privados, com padrões internacionais, convivendo com o setor produtivo em um robusto Sistema Nacional do Conhecimento e da Inovação, interagindo com os qualificados centros científicos e tecnológicos do mundo.

A segunda envolve as empresas. Não entra no mundo da inovação o país cujos empresários se limitem a produzir apenas o que é inventado fora, porque têm aversão a investimentos em pesquisas e desenvolvimento ou porque o setor público despreza a inovação ao não vincular seus financiamentos à criatividade da empresa. Para entrar no mundo da inovação é necessário que os incentivos fiscais e financeiros exijam contrapartida criativa das empresas beneficiadas.

A terceira porta trata da estabilidade institucional. Não é possível o país ser inovador se professores e pesquisadores são obrigados a parar por falta de recursos ou salários ou se leis instáveis mudam constantemente as regras de funcionamento dos centros de pesquisa. Da mesma forma, não há como um país ser inovador se seus empresários não souberem quais leis nortearão o funcionamento da economia, a política fiscal, o grau de abertura comercial e de intervenção estatal.

Uma quarta e decisiva porta para o mundo da inovação é a educação básica de qualidade máxima e equivalente para todas as crianças e jovens. Cada criança que não aprende idiomas, regras básicas das ciências e da matemática é um capital inovador interrompido.

Mas a mais necessária porta para o mundo da inovação é a vontade nacional de dar um salto para ingressar no seleto conjunto de países inovadores. O Brasil não parece ter a vontade para fazer hoje os sacrifícios necessários para entrar em um mundo inovador, daqui a 20 ou 30 anos. Nossa mentalidade imediatista e obscurantista não olha a longo prazo, nem dá valor aos produtos da inteligência, mantendo fechadas as portas que nos separam do mundo da inovação.

(Cristovam Buarque)

O texto desta prova se inclui entre os de tipo expositivo, de caráter jornalístico. Assinale a alternativa que indica a característica mais marcante desse texto lido, que o insere nesse gênero textual.

  • a) Clareza estrutural.
  • b) Imparcialidade informativa.
  • c) Intertextualidade literária.
  • d) Coloquialidade linguística.
  • e) Citações científicas.
#104172
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Texto

Portas fechadas

A história oferece uma certeza: não tem passaporte para o futuro econômico e social o país que não for capaz de fazer parte do mundo da inovação. Para ingressar neste mundo, o país deve abrir pelo menos cinco portas.

A primeira é ter universidades e institutos de pesquisas, públicos e privados, com padrões internacionais, convivendo com o setor produtivo em um robusto Sistema Nacional do Conhecimento e da Inovação, interagindo com os qualificados centros científicos e tecnológicos do mundo.

A segunda envolve as empresas. Não entra no mundo da inovação o país cujos empresários se limitem a produzir apenas o que é inventado fora, porque têm aversão a investimentos em pesquisas e desenvolvimento ou porque o setor público despreza a inovação ao não vincular seus financiamentos à criatividade da empresa. Para entrar no mundo da inovação é necessário que os incentivos fiscais e financeiros exijam contrapartida criativa das empresas beneficiadas.

A terceira porta trata da estabilidade institucional. Não é possível o país ser inovador se professores e pesquisadores são obrigados a parar por falta de recursos ou salários ou se leis instáveis mudam constantemente as regras de funcionamento dos centros de pesquisa. Da mesma forma, não há como um país ser inovador se seus empresários não souberem quais leis nortearão o funcionamento da economia, a política fiscal, o grau de abertura comercial e de intervenção estatal.

Uma quarta e decisiva porta para o mundo da inovação é a educação básica de qualidade máxima e equivalente para todas as crianças e jovens. Cada criança que não aprende idiomas, regras básicas das ciências e da matemática é um capital inovador interrompido.

Mas a mais necessária porta para o mundo da inovação é a vontade nacional de dar um salto para ingressar no seleto conjunto de países inovadores. O Brasil não parece ter a vontade para fazer hoje os sacrifícios necessários para entrar em um mundo inovador, daqui a 20 ou 30 anos. Nossa mentalidade imediatista e obscurantista não olha a longo prazo, nem dá valor aos produtos da inteligência, mantendo fechadas as portas que nos separam do mundo da inovação.

(Cristovam Buarque)

No período “Nossa mentalidade imediatista e obscurantista não olha a longo prazo, nem dá valor aos produtos da inteligência, mantendo fechadas as portas que nos separam do mundo da inovação”.

Sobre a estruturação sintática do fragmento acima, assinale a afirmativa correta.

  • a) O período é composto por três orações.
  • b) Todas as orações do período, exceto a primeira, são reduzidas.
  • c) No período há orações coordenadas e subordinadas.
  • d) A última oração do período é subordinada substantiva.
  • e) A última oração do período é subordinada adverbial.
#104173
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Texto

Portas fechadas

A história oferece uma certeza: não tem passaporte para o futuro econômico e social o país que não for capaz de fazer parte do mundo da inovação. Para ingressar neste mundo, o país deve abrir pelo menos cinco portas.

A primeira é ter universidades e institutos de pesquisas, públicos e privados, com padrões internacionais, convivendo com o setor produtivo em um robusto Sistema Nacional do Conhecimento e da Inovação, interagindo com os qualificados centros científicos e tecnológicos do mundo.

A segunda envolve as empresas. Não entra no mundo da inovação o país cujos empresários se limitem a produzir apenas o que é inventado fora, porque têm aversão a investimentos em pesquisas e desenvolvimento ou porque o setor público despreza a inovação ao não vincular seus financiamentos à criatividade da empresa. Para entrar no mundo da inovação é necessário que os incentivos fiscais e financeiros exijam contrapartida criativa das empresas beneficiadas.

A terceira porta trata da estabilidade institucional. Não é possível o país ser inovador se professores e pesquisadores são obrigados a parar por falta de recursos ou salários ou se leis instáveis mudam constantemente as regras de funcionamento dos centros de pesquisa. Da mesma forma, não há como um país ser inovador se seus empresários não souberem quais leis nortearão o funcionamento da economia, a política fiscal, o grau de abertura comercial e de intervenção estatal.

Uma quarta e decisiva porta para o mundo da inovação é a educação básica de qualidade máxima e equivalente para todas as crianças e jovens. Cada criança que não aprende idiomas, regras básicas das ciências e da matemática é um capital inovador interrompido.

Mas a mais necessária porta para o mundo da inovação é a vontade nacional de dar um salto para ingressar no seleto conjunto de países inovadores. O Brasil não parece ter a vontade para fazer hoje os sacrifícios necessários para entrar em um mundo inovador, daqui a 20 ou 30 anos. Nossa mentalidade imediatista e obscurantista não olha a longo prazo, nem dá valor aos produtos da inteligência, mantendo fechadas as portas que nos separam do mundo da inovação.

(Cristovam Buarque)

Assinale a alternativa em que a substituição da forma verbal sublinhada por uma forma nominal está incorreta.

  • a) “o país que não for capaz de ingressar neste mundo” / de ingresso.
  • b) “convivendo com o setor produtivo” / em convivência.
  • c) “interagindo com os mais qualificados” /em interagência.
  • d) “Para entrar no mundo da inovação” / Para entrada.
  • e) “professores e pesquisadores são obrigados a parar” / a paradas.
#104174
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Texto

Portas fechadas

A história oferece uma certeza: não tem passaporte para o futuro econômico e social o país que não for capaz de fazer parte do mundo da inovação. Para ingressar neste mundo, o país deve abrir pelo menos cinco portas.

A primeira é ter universidades e institutos de pesquisas, públicos e privados, com padrões internacionais, convivendo com o setor produtivo em um robusto Sistema Nacional do Conhecimento e da Inovação, interagindo com os qualificados centros científicos e tecnológicos do mundo.

A segunda envolve as empresas. Não entra no mundo da inovação o país cujos empresários se limitem a produzir apenas o que é inventado fora, porque têm aversão a investimentos em pesquisas e desenvolvimento ou porque o setor público despreza a inovação ao não vincular seus financiamentos à criatividade da empresa. Para entrar no mundo da inovação é necessário que os incentivos fiscais e financeiros exijam contrapartida criativa das empresas beneficiadas.

A terceira porta trata da estabilidade institucional. Não é possível o país ser inovador se professores e pesquisadores são obrigados a parar por falta de recursos ou salários ou se leis instáveis mudam constantemente as regras de funcionamento dos centros de pesquisa. Da mesma forma, não há como um país ser inovador se seus empresários não souberem quais leis nortearão o funcionamento da economia, a política fiscal, o grau de abertura comercial e de intervenção estatal.

Uma quarta e decisiva porta para o mundo da inovação é a educação básica de qualidade máxima e equivalente para todas as crianças e jovens. Cada criança que não aprende idiomas, regras básicas das ciências e da matemática é um capital inovador interrompido.

Mas a mais necessária porta para o mundo da inovação é a vontade nacional de dar um salto para ingressar no seleto conjunto de países inovadores. O Brasil não parece ter a vontade para fazer hoje os sacrifícios necessários para entrar em um mundo inovador, daqui a 20 ou 30 anos. Nossa mentalidade imediatista e obscurantista não olha a longo prazo, nem dá valor aos produtos da inteligência, mantendo fechadas as portas que nos separam do mundo da inovação.

(Cristovam Buarque)

Não entra no mundo da inovação o país cujos empresários se limitem a produzir apenas o que é inventado fora”.

Nesse caso, o problema com em empresários é

    • a) falta de criatividade.
    • b) interesse no lucro imediato.
    • c) ausência de incentivos fiscais.
    • d) pouca inteligência.
    • e) reduzida imaginação.