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Simulado AL-MT | Repórter Cinematográfico | CONCURSO

Simulado AL-MT | Repórter Cinematográfico

SIMULADO AL-MT | REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AL-MT para o cargo de Repórter Cinematográfico .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso AL-MT. Estas questões são especificamente para o cargo de Repórter Cinematográfico , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AL-MT | Repórter Cinematográfico contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AL-MT.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#104175
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 16 - 

Texto

Portas fechadas

A história oferece uma certeza: não tem passaporte para o futuro econômico e social o país que não for capaz de fazer parte do mundo da inovação. Para ingressar neste mundo, o país deve abrir pelo menos cinco portas.

A primeira é ter universidades e institutos de pesquisas, públicos e privados, com padrões internacionais, convivendo com o setor produtivo em um robusto Sistema Nacional do Conhecimento e da Inovação, interagindo com os qualificados centros científicos e tecnológicos do mundo.

A segunda envolve as empresas. Não entra no mundo da inovação o país cujos empresários se limitem a produzir apenas o que é inventado fora, porque têm aversão a investimentos em pesquisas e desenvolvimento ou porque o setor público despreza a inovação ao não vincular seus financiamentos à criatividade da empresa. Para entrar no mundo da inovação é necessário que os incentivos fiscais e financeiros exijam contrapartida criativa das empresas beneficiadas.

A terceira porta trata da estabilidade institucional. Não é possível o país ser inovador se professores e pesquisadores são obrigados a parar por falta de recursos ou salários ou se leis instáveis mudam constantemente as regras de funcionamento dos centros de pesquisa. Da mesma forma, não há como um país ser inovador se seus empresários não souberem quais leis nortearão o funcionamento da economia, a política fiscal, o grau de abertura comercial e de intervenção estatal.

Uma quarta e decisiva porta para o mundo da inovação é a educação básica de qualidade máxima e equivalente para todas as crianças e jovens. Cada criança que não aprende idiomas, regras básicas das ciências e da matemática é um capital inovador interrompido.

Mas a mais necessária porta para o mundo da inovação é a vontade nacional de dar um salto para ingressar no seleto conjunto de países inovadores. O Brasil não parece ter a vontade para fazer hoje os sacrifícios necessários para entrar em um mundo inovador, daqui a 20 ou 30 anos. Nossa mentalidade imediatista e obscurantista não olha a longo prazo, nem dá valor aos produtos da inteligência, mantendo fechadas as portas que nos separam do mundo da inovação.

(Cristovam Buarque)

Inferem‐se algumas críticas a partir da leitura do terceiro parágrafo. A única crítica que aí não é feita é

  • a) falta de criatividade de nossos empresários.
  • b) pouca ousadia empresarial no Brasil.
  • c) financiamentos públicos mal dirigidos.
  • d) empresas beneficiadas por apadrinhamento político.
  • e) desprezo governamental pela inovação.
#104176
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 17 - 

Texto

Portas fechadas

A história oferece uma certeza: não tem passaporte para o futuro econômico e social o país que não for capaz de fazer parte do mundo da inovação. Para ingressar neste mundo, o país deve abrir pelo menos cinco portas.

A primeira é ter universidades e institutos de pesquisas, públicos e privados, com padrões internacionais, convivendo com o setor produtivo em um robusto Sistema Nacional do Conhecimento e da Inovação, interagindo com os qualificados centros científicos e tecnológicos do mundo.

A segunda envolve as empresas. Não entra no mundo da inovação o país cujos empresários se limitem a produzir apenas o que é inventado fora, porque têm aversão a investimentos em pesquisas e desenvolvimento ou porque o setor público despreza a inovação ao não vincular seus financiamentos à criatividade da empresa. Para entrar no mundo da inovação é necessário que os incentivos fiscais e financeiros exijam contrapartida criativa das empresas beneficiadas.

A terceira porta trata da estabilidade institucional. Não é possível o país ser inovador se professores e pesquisadores são obrigados a parar por falta de recursos ou salários ou se leis instáveis mudam constantemente as regras de funcionamento dos centros de pesquisa. Da mesma forma, não há como um país ser inovador se seus empresários não souberem quais leis nortearão o funcionamento da economia, a política fiscal, o grau de abertura comercial e de intervenção estatal.

Uma quarta e decisiva porta para o mundo da inovação é a educação básica de qualidade máxima e equivalente para todas as crianças e jovens. Cada criança que não aprende idiomas, regras básicas das ciências e da matemática é um capital inovador interrompido.

Mas a mais necessária porta para o mundo da inovação é a vontade nacional de dar um salto para ingressar no seleto conjunto de países inovadores. O Brasil não parece ter a vontade para fazer hoje os sacrifícios necessários para entrar em um mundo inovador, daqui a 20 ou 30 anos. Nossa mentalidade imediatista e obscurantista não olha a longo prazo, nem dá valor aos produtos da inteligência, mantendo fechadas as portas que nos separam do mundo da inovação.

(Cristovam Buarque)

Para ingressar neste mundo...”. Sobre o emprego da forma do demonstrativo sublinhada é correto afirmar que

  • a) poderia ser substituída adequadamente por “nesse”.
  • b) refere‐se a um lugar, ou seja, ao mundo que nos envolve.
  • c) liga‐se ao termo mais próximo, entre dois citados anteriormente.
  • d) justifica‐se por sua ligação com o tempo presente.
  • e) foi selecionado por referir‐se a um termo futuro.
#104177
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MT
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(1,0) 18 - 

Com base na Constituição Brasileira de 1988, em relação à veiculação de determinados produtos na programação das emissoras de televisão, analise as afirmativas a seguir.

I. Estabelece meios legais para que as pessoas se defendam da propaganda comercial de serviços nocivos ao meio ambiente.

II. Estabelece que, diferentemente dos medicamentos, a propaganda comercial de terapias não está sujeita a advertências sobre seus riscos.

III. Estabelece que peças publicitárias para a venda de pesticidas como agrotóxicos e sprays caseiros, estão livres de restrições legais.

Assinale:

  • a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • b) se apenas a afirmativa II estiver correta.
  • c) se apenas a afirmativa III estiver correta.
  • d) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • e) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
#104178
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(1,0) 19 - 

Sobre o CONAR, assinale a afirmativa correta.

  • a) Aplica multas monetárias ao anunciante e à agência.
  • b) Suspende, mas não modifica, comerciais e anúncios.
  • c) Defende as campanhas informativas e pouco criativas.
  • d) Regulamenta a propaganda segundo princípio éticos.
  • e) Investe em processos lentos, pouco ágeis e retrógrados.
#104179
Banca
FGV
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AL-MT
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(1,0) 20 - 

Para a produção de uma peça gráfica, leva‐se em conta o formato, o número de cores, a gramatura do papel, a quantidade a ser produzida e os acabamentos.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A gramatura do papel tem influência direta no resultado final e no orçamento.

II. A gramatura sempre indica a procedência das fibras que compõem o papel.

III. Quanto maior a gramatura, mais grosso, opaco e pesado será o papel.

Assinale:

  • a) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • d) se apenas a afirmativa III estiver correta.
  • e) se apenas a afirmativa II estiver correta.