Simulado AGEHAB | Analista Técnico – Administrador | CONCURSO
SIMULADO AGEHAB | ANALISTA TÉCNICO – ADMINISTRADOR
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AGEHAB para o cargo de Analista Técnico – Administrador.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE para o concurso AGEHAB . Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Técnico – Administrador, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AGEHAB | Analista Técnico – Administrador contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AGEHAB .
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #102310
- Banca
- FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AGEHAB-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Considerando as áreas funcionais das organizações, julgue os itens abaixo.
I. A área da administração da produção trata da especificação e acúmulo dos elementos de entrada, que se referem, basicamente, a decisões quanto aos equipamentos, instalações físicas, matéria-prima e mão de obra.
II. O sistema global da função financeira está baseado apenas na decisão de alocação de recursos financeiros para projetos de investimento com benefícios futuros.
III. Ao definir estratégias para a área de marketing, a organização deve analisar cada uma das variáveis existentes no ambiente de mercado que têm poder de influenciar os resultados pretendidos.
IV. A administração de marketing deve se preocupar, tão somente em fazer a prospecção de clientes potenciais para determinado produto ou serviço.
Estão CORRETOS apenas os itens
- a) II, III e IV.
- b) I, II e III.
- c) I e III.
- d) III e IV.
- e) I, III e IV.
- #102311
- Banca
- FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AGEHAB-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A respeito dos tipos de organizações segundo Mintzberg, julgue os itens abaixo como V (verdadeiros) ou F (falsos).
I. Na organização empresarial, a cúpula estratégica é a parte mais importante.
II. A estrutura da organização diversificada tende a ser democrática, mas oferece dificuldades de coordenação e incertezas quanto à definição de responsabilidades.
III. Na organização inovadora, ou adhocracia, a parte mais importante é o pessoal que faz pesquisa e desenvolvimento, ou que trabalha com o conhecimento.
IV. As organizações “máquina” não possuem parte mais importante, nem mecanismos de coordenação geral, e são caracterizadas pelo conflito.
V. A organização profissional é dominada por especialistas com treinamento avançado, que apreciam a autonomia.
Assinale a sequência CORRETA.
- a) F – V – F – F – F
- b) V – F – V – F – V
- c) F – F – V – F – F
- d) V – V – F – V – V
- e) V – F – F – F – V
- #102312
- Banca
- FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AGEHAB-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Considere as características abaixo:
1. Ênfase na estrutura organizacional, nas pessoas e no ambiente.
2. Organização formal e informal.
3. Sistema orgânico.
4. Homem organizacional
Assinale a alternativa que indica a teoria administrativa que está sendo caracterizada:
- a) Teoria Clássica
- b) Teoria da Burocracia
- c) Teoria Contingencial
- d) Teoria Estruturalista
- e) Teoria Neoclássica
- #102313
- Banca
- FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AGEHAB-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
“A partir dos trabalhos de dinâmica de grupo desenvolvidos por Kurt Lewin, ainda na sua fase de impulsionador da Teoria das Relações Humanas, com a divulgação do livro de Chester Barnard e dos estudos de George Homans sobre sociologia funcional de grupo, culminando com a publicação do livro de Herbert Simon sobre o comportamento administrativo, novas ideias passam a dominar a teoria administrativa” (CHIAVENATO, 2000).
O texto acima retrata as bases iniciais da abordagem comportamental da Administração. Em relação a esse período, pode-se afirmar:
- a) Frederick Herzberg formulou a Teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho.
- b) Ford por meio da racionalização da produção, idealizou a linha de montagem, que permitiu a produção em série.
- c) Segundo a tipologia de Etzioni, nas organizações normativas o poder baseia-se no consenso sobre objetivos e métodos da organização.
- d) Lawrence e Lorsch propõem um modelo de diagnóstico e ação para o desenvolvimento organizacional.
- e) Para McGregor a Teoria X está baseada em premissas sem preconceitos a respeito da natureza humana.
- #102314
- Banca
- FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AGEHAB-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Burns e Stalker realizaram uma pesquisa nas indústrias britânicas e, de acordo, com a relação existente entre as práticas administrativas e o ambiente externo destas organizações, classificaram- nas em dois tipos: mecanísticas e orgânicas. Nesse contexto, assinale a alternativa que contém apenas características das organizações orgânicas.
- a) Hierarquia rígida de autoridade baseada no comando único.
- b) Centralização das decisões na cúpula da organização.
- c) Estruturas organizacionais flexíveis e com pouca divisão do trabalho.
- d) Predomínio de sistemas rígidos de controle.
- e) Maior confiança nas regras e procedimentos formais.
- #102316
- Banca
- FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AGEHAB-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
“A definição de processo administrativo compreende as funções planejamento, organização, liderança, execução e controle” (MAXIMIANO, 2008). Acerca dessas funções, é CORRETO afirmar:
- a) O desenho da estrutura organizacional não permite visualizar a comunicação entre as diversas áreas funcionais.
- b) Os planos funcionais estabelecem a missão, os produtos e serviços a serem oferecidos, os clientes a serem atendidos e outros objetivos.
- c) O processo de definição da amplitude de controle se dá por meio da atribuição de tarefas a uma pessoa ou grupo de pessoas.
- d) O controle operacional produz informações especializadas, possibilitando o acompanhamento dos fatores externos que influenciam a organização.
- e) O processo de execução consiste em realizar atividades planejadas, envolvendo dispêndio de energia física e intelectual.
- #102319
- Banca
- FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AGEHAB-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
TEXTO B
O amor foi um dos grandes temas do filósofo Platão. Ele distinguia o amor físico, “superficial”, aquele em que o parceiro pouco importa, pois só a aventura interessa, do amor celeste, em que o amante ama o amado pela sua alma e o sexo entre eles é um elo forte. Esse amor celeste implica regras de conduta para evitar o comportamento intempestivo dos que se entregam ao amor superficial, também dito vulgar. Platão diz que o amante e o amado devem se cuidar para se tornar bons e sábios - virtuosos, enfim. Na Idade Média, com o surgimento dos trovadores (os poetas líricos), o amor se tornou um tema privilegiado nas conversas das cortes da Europa. [...]
O amor e suas variantes, o sucesso e o insucesso no amor, a fidelidade e a infidelidade são temas eternos. O que muda é a forma de lidar com o sentimento amoroso. Nós, hoje, não nos orientamos por regras prefixadas e também não inventaríamos os casos possíveis - acreditamos, pelo contrário, que cada caso é único, por mais que guarde semelhanças com outros. Com a descoberta do inconsciente, a ideia da particularidade de cada indivíduo se impôs. Sabemos que ninguém vive o amor da mesma maneira.
Também sabemos que o amor se apresenta como um enigma e nunca se deixa decifrar inteiramente - ele é indissociável do não saber. Assim, no começo dos anos 80, quando um editor me pediu que escrevesse um livro sobre o tema, eu aceitei a proposta - escrevi, porém, que não há como definir o sentimento amoroso. Usei, como epígrafe do livro, uma frase do poeta português Fernando Pessoa: “Anjo... de que matéria é feita a tua matéria alada?”.
Betty Milan IN: Revista Veja, Ed. 2151, 10 de fevereiro de 2010.
São exemplos de uma mesma função sintática os elementos destacados na opção:
- a) “Esse amor celeste implica regras de conduta...” “... e também não inventaríamos os casos possíveis...”
- b) “Com a descoberta do inconsciente, a ideia da particularidade de cada indivíduo se impôs.” “...aquele em que o parceiro pouco importa...”
- c) “... que o amor se apresenta como um enigma...” “O amor foi um dos grandes temas do filósofo Platão.”
- d) “...quando um editor me pediu que escrevesse...” “O que muda é a forma de lidar com o sentimento...”
- e) “...quando um editor me pediu que escrevesse...” “O que muda é a forma de lidar com o sentimento...”
- #102321
- Banca
- FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AGEHAB-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
TEXTOA
O discurso foi excelente. Direto, sem ser raso. Técnico, sem ser chato. Sensível, sem ser piegas. No horário nobre da quarta-feira passada, o presidente Barack Obama falou durante 47 minutos em sessão conjunta do Congresso com o objetivo de virar o jogo a favor de sua proposta de reforma do sistema de saúde. Depois de promovê-la a prioridade número 1 de sua agenda doméstica, e vê-la ser estraçalhada nas inúmeras reuniões que deputados e senadores fizeram com eleitores no recesso parlamentar de agosto, Obama está sendo convidado a descer do palanque para ser apresentado à realidade. E a realidade é o avesso de sua utopia: a maioria, exatamente 51% na última pesquisa, é contra a reforma da saúde. Traduzindo: os americanos não querem um sistema público de saúde para competir com as empresas privadas e não gostam da ideia de o governo administrar o sistema atual para evitar abusos das seguradoras. Por trás disso, há uma mensagem cujas raízes remotam à história do país: a maioria dos americanos desconfia da honestidade, dos propósitos e da competência dos governos - qualquer governo.
Na superfície, o debate sobre a saúde nos Estados Unidos provoca divergências técnicas. Na proposta de Obama, todos os americanos serão obrigados a ter plano de saúde. Mas qual o leque mínimo dos benefícios? Obama promete que o governo vai subsidiar quem não puder comprar um plano. Mas de quanto será o subsídio? Obama disse, pela primeira vez, que o custo da reforma em dez anos será, no máximo, de 900 bilhões de dólares e o grosso do dinheiro virá da redução do desperdício e das fraudes. Mas de onde saiu o cálculo do que escorre pelo ralo do desperdício e das fraudes? Encerrado o discurso de Obama, a atenção da imprensa e dos políticos foi concentrada nessas dúvidas.
André Petry IN: Revista Veja, 16 de setembro de 2009.
Observe os seguintes fragmentos, transcritos do texto. Considere o contexto.
I. “O discurso foi excelente.”
II. “Na proposta de Obama, todos os americanos serão obrigados a ter plano de saúde.”
III. “Traduzindo: os americanos não querem um sistema público de saúde para competir com as empresas privadas e não gostam da ideia de o governo administrar o sistema atual para evitar abusos das seguradoras.”
Esses trechos exemplificam, respectivamente, a predominância das seguintes funções da linguagem:
- a) emotiva, referencial e metalinguística.
- b) referencial, emotiva e poética.
- c) metalinguística, referencial e emotiva.
- d) fática, poética e emotiva.
- e) fática, fática e emotiva.
- #102323
- Banca
- FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AGEHAB-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
TEXTOA
O discurso foi excelente. Direto, sem ser raso. Técnico, sem ser chato. Sensível, sem ser piegas. No horário nobre da quarta-feira passada, o presidente Barack Obama falou durante 47 minutos em sessão conjunta do Congresso com o objetivo de virar o jogo a favor de sua proposta de reforma do sistema de saúde. Depois de promovê-la a prioridade número 1 de sua agenda doméstica, e vê-la ser estraçalhada nas inúmeras reuniões que deputados e senadores fizeram com eleitores no recesso parlamentar de agosto, Obama está sendo convidado a descer do palanque para ser apresentado à realidade. E a realidade é o avesso de sua utopia: a maioria, exatamente 51% na última pesquisa, é contra a reforma da saúde. Traduzindo: os americanos não querem um sistema público de saúde para competir com as empresas privadas e não gostam da ideia de o governo administrar o sistema atual para evitar abusos das seguradoras. Por trás disso, há uma mensagem cujas raízes remotam à história do país: a maioria dos americanos desconfia da honestidade, dos propósitos e da competência dos governos - qualquer governo.
Na superfície, o debate sobre a saúde nos Estados Unidos provoca divergências técnicas. Na proposta de Obama, todos os americanos serão obrigados a ter plano de saúde. Mas qual o leque mínimo dos benefícios? Obama promete que o governo vai subsidiar quem não puder comprar um plano. Mas de quanto será o subsídio? Obama disse, pela primeira vez, que o custo da reforma em dez anos será, no máximo, de 900 bilhões de dólares e o grosso do dinheiro virá da redução do desperdício e das fraudes. Mas de onde saiu o cálculo do que escorre pelo ralo do desperdício e das fraudes? Encerrado o discurso de Obama, a atenção da imprensa e dos políticos foi concentrada nessas dúvidas.
André Petry IN: Revista Veja, 16 de setembro de 2009.
A conotação é o lugar em que ecoam as experiências culturais da comunidade de uma língua, na medida em que o uso da expressão e palavras revela juízo de valor de maneira marcante. Considerando essa afirmação de J. Carlos Azeredo, identifique o emprego da linguagem conotativa, preservando o contexto, nas opções a seguir.
- a) “... o presidente Barack Obama falou durante 47 minutos...”
- b) “Técnico, sem ser chato.”
- c) “... do que escorre pelo ralo do desperdício e das fraudes?”
- d) “Obama promete que o governo vai subsidiar...”
- e) “... a maioria dos americanos desconfia da honestidade, dos propósitos...”
- #102325
- Banca
- FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AGEHAB-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Com respeito ao procedimento do recurso administrativo disposto na Lei Estadual nº 13.800, de 18 de janeiro de 2001, é INCORRETO afirmar que:
- a) salvo disposição legal em contrário, o recurso tem efeito suspensivo.
- b) o recurso administrativo tramitará no máximo por três instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.
- c) o recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.
- d) o não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever o ato, se ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.
- e) os processos administrativos de que resultem sanções poderão ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando surgirem fatos novos ou circunstâncias relevantes suscetíveis de justificar a inadequação da sanção aplicada.
- #102327
- Banca
- FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AGEHAB-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Nas contratações de obras, serviços e compras, não se considera, para efeitos de contratação, conforme previsão do art. 56 da Lei 8.666/93, a seguinte modalidade de garantia:
- a) seguro-garantia.
- b) caução em dinheiro
- c) títulos da dívida pública, emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda.
- d) aval
- e) fiança bancária.
- #102328
- Banca
- FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AGEHAB-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Em relação ao regramento dos orçamentos previstos no art. 165 da Constituição Federal, tem-se que:
- a) o Poder Executivo publicará, semestralmente, relatório resumido da execução orçamentária.
- b) o Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.
- c) o Poder Executivo publicará, anualmente, relatório resumido da execução orçamentária.
- d) o Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada semestre, relatório resumido da execução orçamentária.
- e) o Poder Legislativo publicará, anualmente, relatório resumido da execução orçamentária.
- #102330
- Banca
- FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AGEHAB-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Nos termos do artigo 109 da Constituição Federal, as causas fundadas em tratado ou contrato da União com Estado estrangeiro ou organismo internacional serão processadas e julgadas pelo(s).
- a) Conselho Nacional de Justiça.
- b) Tribunais Regionais Federais.
- c) Supremo Tribunal Federal.
- d) Superior Tribunal de Justiça.
- e) Juizes Federais.
- #102332
- Banca
- FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AGEHAB-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Compete ao Superior Tribunal de Justiça julgar, em recurso especial, as causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão recorrida:
- a) contrariar tratado ou lei estadual, ou negar-lhes vigência.
- b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal.
- c) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal.
- d) julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face da Constituição Federal.
- e) julgar válida lei local contestada em face de lei federal.
- #102334
- Banca
- FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AGEHAB-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Acerca da Súmula Vinculante prevista no art. 103-A da Constituição Federal, é INCORRETO afirmar que:
- a) o Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, aprovar súmula vinculante.
- b) terá por objetivo a validade, a interpretação e a eficácia de normas determinadas, acerca das quais haja controvérsia atual entre órgãos judiciários ou entre esses e a administração pública que acarrete grave insegurança jurídica e relevante multiplicação de processos sobre questão idêntica.
- c) sem prejuízo do que vier a ser estabelecido em lei, a aprovação, revisão ou cancelamento de súmula poderá ser provocada por aqueles que podem propor a ação direta de inconstitucionalidade.
- d) terá efeito a partir de sua publicação na imprensa oficial.
- e) a aprovação, revisão ou cancelamento de súmula será provocada somente pela maioria relativa dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.