Simulado ADAGRO | Assistente de Defesa Agropecuária | CONCURSO
SIMULADO ADAGRO | ASSISTENTE DE DEFESA AGROPECUÁRIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso ADAGRO para o cargo de Assistente de Defesa Agropecuária.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Upenet/IAUPE para o concurso ADAGRO. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente de Defesa Agropecuária, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ADAGRO | Assistente de Defesa Agropecuária contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso ADAGRO.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #101628
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(1,0) 1 -
Acerca das relações de referenciação e substituição entre partes do texto, analise as afirmativas a seguir.
1. No trecho: “E que isso nos trará mais satisfação a longo prazo.” (1° parágrafo), o termo destacado resume a ideia “gastar dinheiro com algo palpável e durável, em vez de gastá-lo com eventos e experiências que passam e não voltam nunca mais”.
2. No trecho: “A ciência se propôs a estudar essa questão mais uma vez (...)” (2° parágrafo), o termo sublinhado é empregado para referir o tema: “o que traz felicidade?”
3. Em: “A ciência se propôs a estudar essa questão mais uma vez, comparando a felicidade provinda da aquisição de bens materiais àquela que vem das experiências” (2° parágrafo), o termo sublinhado retoma, implicitamente, “questão”.
4. Releia: “Quem partilha dessa mesma linha de pensamento é o diretor Roko Belie, responsável pelo documentário Happy ('“Feliz”, em português). No vídeo, ele se dispõe a conhecer as mais diversas culturas do mundo (...)”. Entre as palavras “documentário” e “vídeo”, a associação de sentidos permite a substituição entre elas.
Estão CORRETAS, apenas:
- a) 1 e 2.
- b) 1,2 e 4.
- c) 1 e 3.
- d) 2,3 e 4.
- e) 3 e 4.
- #101629
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(1,0) 2 -
Observe o emprego das normas de regência em:
“Gilovich atenta para o fato de que é mais fácil nos conectarmos a pessoas”.
As normas de regência também estão cumpridas em:
- a) “Gilovich atenta para o fato de que é mais fácil nos espelharmos a pessoas”.
- b) “Gilovich observa o fato de que é mais fácil nos mantermos unidos a pessoas”.
- c) “Gilovich chama a atenção pelo fato que é mais fácil nós considerarmos pessoas”
- d) “Gilovich discute a hipótese que é mais comum nos adaptarmos com as pessoas”.
- e) “Gilovich esclarece o fato que é mais fácil nós confiarmos de pessoas”.
- #101630
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(1,0) 3 -
“Nós compramos coisas para ficarmos felizes”. Nesse trecho do Texto 1, está evidente uma relação semântica de
- a) comparação.
- b) concessão.
- c) finalidade.
- d) proporcionalidade.
- e) tempo.
- #101631
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(1,0) 4 -
Releia o trecho a seguir.
“A ciência se propôs a estudar essa questão mais uma vez, comparando a felicidade provinda da aquisição de bens materiais àquela que vem das experiências - viagens, aprendizados, tempo com a família e amigos, por exemplo. Então, agora temos uma resposta para a pergunta: é mais feliz quem faz compras ou quem viaja?” (2° parágrafo)
Considerando as relações sintático-semânticas entre o enunciado: “Então, agora temos uma resposta para a pergunta: é mais feliz quem faz compras ou quem viaja?” e a parte que o antecede, os termos sublinhados podem ser substituídos, sem alteração dos sentidos, respectivamente, por:
- a) Mas ainda/ nesse momento.
- b) Não obstante/ em breve.
- c) Porém/ antigamente.
- d) Porque/ no futuro.
- e) Portanto/ hoje.
- #101632
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(1,0) 5 -
O modo como está proposto o título do Texto 1 [Gaste seu dinheiro com experiências, não apenas com coisas] evidencia que o autor, nesse segmento, intenciona dialogar com o seu leitor na perspectiva de fazê-lo
- a) adquirir um produto.
- b) conhecer um fato.
- c) entender um conceito.
- d) mudar uma prática.
- e) usufruir de um momento.
- #101633
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(1,0) 6 -
Uma das mais formas mais produtivas de argumentar é por meio do contraste de idéias. Assinale os trechos em que esse princípio aparece em evidência.
1. “(...) é melhor gastar nosso dinheiro com algo palpável, com longa duração, em vez de gastá-lo com eventos e experiências que passam e não voltam nunca mais.” (1° parágrafo)
2. “A felicidade é muitas vezes considerada o grande objetivo da vida e, portanto, (...) o principal indicativo de saúde e desenvolvimento de uma sociedade.” (2° parágrafo)
3. “Então, agora temos uma resposta para a pergunta: é mais feliz quem faz compras ou quem viaja?” (2° parágrafo)
4. “Thomas Gilovich (...) estudou e acompanhou pessoas após a compra de algo grande, que as fez feliz, e concluiu que bens materiais trazem felicidade, mas por um período limitado de tempo.” (3° parágrafo)
Estão CORRETOS:
- a) 1, 2 e 3, apenas.
- b) 1 e 3, apenas.
- c) 1, 3 e 4, apenas.
- d) 2, 3 e 4, apenas.
- e) 1,2,3 e 4.
- #101634
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(1,0) 7 -
Analise as relações de sentido apresentadas a seguir.
1. No trecho: “é melhor gastar nosso dinheiro com algo palpável” (1° parágrafo), o autor quer dizer: ‘é melhor gastar nosso dinheiro com coisas intangíveis’.
2. Em: “Thomas Gilovich (...) estudou e acompanhou pessoas após a compra de algo grande” (3° parágrafo), o segmento sublinhado pode ser substituído por ‘caminhou ao lado de pessoas’, sem alteração dos sentidos.
3. No trecho: “é mais fácil nos conectarmos a pessoas devido a experiências do que devido a bens materiais em comum” (4° parágrafo), o segmento destacado equivale a ‘nos relacionarmos com’.
4. O trecho: “O investimento em novas experiências (...) é bom até quando é ruim.” (4° parágrafo) equivale semanticamente a: ‘O investimento em novas experiências (...) é bom, mesmo quando é ruim.’.
Estão CORRETAS
- a) 1 e 3.
- b) 1 e 4.
- c) 2 e 3.
- d) 2 e 4.
- e) 3 e 4.
- #101635
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(1,0) 8 -
Na perspectiva do autor do Texto 1, o estado de felicidade genuína:
- a) compreende experimentar situações inusitadas.
- b) depende da conquista de uma boa situação econômica.
- c) envolve, necessariamente, poder viajar com amigos.
- d) inclui o compartilhamento de vivências significativas.
- e) significa, geralmente, a busca pelo prazer do consumo.
- #101636
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(1,0) 9 -
Considerando o tema, assinale a alternativa que apresenta um título que sintetize a ideia global do Texto 1.
- a) A conquista de uma felicidade verdadeira
- b) Uma sociedade que tem gosto pelo gasto
- c) Adaptar-se a novas situações para ser feliz
- d) O dinheiro é o “seguro” para a felicidade plena
- e) Tempo para ganhar dinheiro, dinheiro para ser feliz
- #101637
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(1,0) 10 -
Sabe-se que a análise laboratorial começa com a coleta de amostra, que poderá ser coleta oficial ou coleta de rotina, a qual é executada pelo controle de qualidade da indústria de alimentos.
Quanto às amostras de leite UHT integral, recomenda-se que
- a) as amostras para análise físico-químicas deverão ser acondicionadas separadas das amostras para análise microbiológica em quantidade mínima de 500g ou 1.000 ml.
- b) quando o peso unitário não atingir o mínimo estabelecido, poderão ser fracionadas amostras de outras embalagens, até se estabelecer o mínimo.
- c) todas as amostras que chegam ao laboratório em condições diferentes das preconizadas de armazenamento, para que se mantenha a temperatura do produto, não poderão ser recusadas pelo laboratório, mesmo sendo coleta oficial do órgão competente.
- d) não há necessidade de encaminhamento de amostras para o laboratório com a indicação precisa dos tipos de análises a serem realizados.
- e) o tempo decorrido entre a coleta de amostra e sua chegada ao laboratório não deverá ultrapassar 72 horas para análise de leite UHT.
- #101638
- Banca
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(1,0) 11 -
Os Planos de Contingência determinados pelo Ministério da Agricultura, no âmbito do SUASA, visam à erradicação de determinada doença ou praga no país.
Sobre isso, é CORRETO afirmar que
- a) os Planos de Contingência de controle de emergência para doenças e pragas de impacto serão elaborados de forma preventiva e constituirão prioridades para as instâncias Municipal, Estadual e Federal.
- b) o Ministério da Agricultura elaborou um Plano de Contingência que inclui todos os programas sanitários.
- c) os Planos de Contingência são executados pelos produtores a qualquer momento, sem a necessidade da notificação da doença aos órgãos fiscalizadores.
- d) o sacrifício de animais, acometidos por doenças de notificação obrigatória, deve ser realizado de imediato, independente do método de abate preconizado pela Comissão de Bem-Estar Animal.
- e) a avaliação de risco e controle de trânsito caberá à instância municipal de saúde pública.
- #101639
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(1,0) 12 -
O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) foi instituído através da Lei N° 8.171, de 17 de janeiro de 1991, com adesão dos Órgão Oficiais Agropecuários dos Estados da Federação. O SUASA funciona de forma integrada, para garantir a sanidade agropecuária, desde o local de produção primária até a colocação do produto final no mercado interno ou externo. Para assegurar a garantia da qualidade dos produtos de origem animal e vegetal, o Ministério da Agricultura estabeleceu normas específicas de Defesa Agropecuária.
De acordo com isso, é CORRETO afirmar que
- a) a agroindústria familiar não necessita de registro nos Órgãos de Fiscalização Agropecuária, podendo os produtos serem comercializados nos centros consumidores.
- b) o registro de propriedade é o único passo para atenção à sanidade agropecuária com participação da sociedade organizada.
- c) as estratégias e as políticas de promoção da sanidade agropecuária não podem ser descentralizadas para os Estados da Federação, uma vez que apenas o órgão legislador (MAPA) tem o poder de tomada de ações fiscalizatórias
- d) as três instâncias do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária desenvolvem ações de mobilização, articulação e organização local
- e) a aplicação da análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle visa, apenas, à prevenção de risco microbiológico no sistema.
- #101640
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(1,0) 13 -
A notificação de doenças de notificação obrigatória foi regulamentada através do Decreto N° 24.548, de 1934. A lista dessas doenças foi alterada pela Instrução Normativa N° 50, de 2013.
Com base nessa Instrução Normativa, assinale a alternativa CORRETA.
- a) A notificação de suspeita ou ocorrência de doenças da lista somente deverá ser feita por médico veterinário dos órgãos fiscalizadores do sistema agropecuário.
- b) A notificação de doença somente se dará para os agentes listados na Instrução Normativa n° 50, independente se for doença exótica ou doença emergente no país.
- c) A notificação da suspeita somente ocorrerá após o diagnóstico laboratorial, em laboratório oficial ou da rede de diagnóstico do Ministério da Agricultura.
- d) A lista de doenças de notificação obrigatória poderá ser revista pelo Departamento de Saúde Animal somente de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal.
- e) A notificação de suspeita ou ocorrência de doença é obrigatória para qualquer cidadão.
- #101641
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(1,0) 14 -
Quais medidas devem ser adotadas quando da notificação de uma suspeita de ocorrência da Doença de Newcastle e da Influenza Aviária?
1. Interdição da propriedade ou do estabelecimento avícola, abertura de FORM COM, adoção de medidas sanitárias específicas, com imediata colheita de amostras para remessa ao laboratório da rede oficial, ou quando autorizado pelo MAPA, para laboratório credenciado pelo MAPA para esse fim, acompanhado de uma via do FORM COM.
2. Registro de todas as categorias de aves, indicando-se o número de aves mortas, com e sem sinais clínicos da(s) doença(s) por categoria.
3. Manutenção das aves nos locais de alojamento ou confinadas em outros locais estabelecidos a critério do fiscal federal agropecuário ou do médico veterinário oficial, onde possam permanecer isoladas, sendo proibida a sua movimentação.
4. Controle pelo fiscal federal agropecuário ou pelo médico veterinário oficial de qualquer movimento de pessoas, animais, veículos, carnes, carcaças, detritos, dejetos, camas, fômites e estruturas que possam propagar a(s) doença(s).
5. Utilização dos meios adequados de desinfecção nas entradas e saídas de cada instalação do estabelecimento avícola, de acordo com a recomendação do IBAMA.
Estão CORRETAS
- a) 1, 2 e 3, apenas.
- b) 2, 3 e 4, apenas.
- c) 3, 4 e 5, apenas.
- d) 1,4 e 5, apenas.
- e) todas.
- #101642
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(1,0) 15 -
Nos estabelecimentos avícolas de reprodução, os ovos deverão ser colhidos em intervalos frequentes, em recipientes limpos e desinfetados, conforme descrito abaixo:
1. Após a colheita, os ovos limpos deverão ser desinfectados no mais breve espaço de tempo possível, devendo ser armazenados em local específico e mantidos à temperatura entre 13°C (treze graus celsius) e 25°C (vinte e cinco graus celsius) e umidade relativa do ar entre 70%(setenta por cento) e 85%(oitenta e cinco por cento).
2. Os ovos sujos, quebrados ou trincados deverão ser colhidos em recipientes separados e não poderão ser destinados à incubação.
3. Os ovos deverão ser expedidos diretamente da sala de estocagem da granja ao incubatório.
4. Os ovos deverão ser transportados em veículos fechados apropriados, em bandejas, carrinhos e caixas em bom estado de conservação e previamente desinfetados antes de cada embarque; as caixas e bandejas, quando forem de papelão, deverão ser de primeiro uso.
5. As aves de l(um) dia deverão ser expedidas diretamente do incubatório ao local de destino.
6. O veículo transportador deverá ser limpo e desinfetado antes de cada embarque.
Estão CORETOS os itens
- a) 1, 2 e 3, apenas.
- b) 1,2, 3 e 5, apenas.
- c) 2, 3 e 4, apenas.
- d) 3, 5 e 6, apenas.
- e) todos.