Questões de Psicologia do Desenvolvimento para Concursos Diversos | CONCURSO
QUESTÕES DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO PARA CONCURSOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos ao exame da Assunto Concursos, através de simulados para Assunto Concursos, provas e questões da Assunto Concursos.
PÚBLICO ALVO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação em concursos que cobram a matéria de Psicologia Psicologia do Desenvolvimento.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Concursos Diversos que foi organizado pela Bancas Diversas. Estas questões são de Psicologia, contendo o assunto de Psicologia do Desenvolvimento que foram extraídas de concursos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Questões de Psicologia do Desenvolvimento para Concursos Diversos contém um total de 20 questões da Assunto Concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento nestas matérias.
RANKING
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES na matéria de Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DA PROVA
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O Questões de Psicologia do Desenvolvimento para Concursos Diversos
Para realizar este o simulado você deverá realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado de Questões de Psicologia do Desenvolvimento para Concursos Diversos você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Concursos Diversos é aqui!
- #143999
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A respeito da avaliação neuropsicológica, julgue o item subsequente.
Os instrumentos ou testes utilizados na avaliação psicológica são adotados conforme padrão já estabelecido; ou seja, eles independem da faixa etária do paciente.
- #144000
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Um jovem de 14 anos de idade vive desde os 10 anos de idade em uma comunidade onde é perseguido por um grupo de jovens de sua idade, que já morava nas redondezas quando ele chegou com sua família. Esses jovens correm atrás dele para assustá-lo, colocam-lhe apelidos, jogam pedras nele e, não raro, o espancam em grupo, chegando a machucá-lo muito. Os pais do jovem são humildes, pouco assertivos e temem a reação que os outros pais possam ter caso eles tomem alguma iniciativa contra os jovens agressores. O agredido está sobressaltado, assusta-se com muita frequência, tem muita dificuldade para iniciar o sono e quando dorme tem sonhos perturbados. Está começando, também, a mostrar uma agressividade com acessos de cólera, que nunca apresentou antes.
Acerca do caso acima relatado, da violência e de eventos traumáticos na infância e na adolescência, julgue o item.
Todas as respostas descritas no comportamento do jovem agredido são compatíveis com consequências decorrentes de exposição a eventos traumáticos ou exposição a violência na infância e na juventude.
- #144001
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Acerca do atendimento psicológico de crianças e adolescentes, julgue o seguinte item.
Nas crianças com bom rendimento em outras áreas de sua vida e que até então não apresentaram motivos para preocupação, pode-se aguardar que o sintoma desapareça espontaneamente na fase seguinte do desenvolvimento. É preciso estar atento para não banalizar uma dificuldade e achar que acolher as ansiedades dos pais e orientá-los quanto aos entraves esperados para a idade em que se encontra a criança seja suficiente para que eles próprios auxiliem seus filhos.
- #144002
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Os grupos de crianças e adolescentes que se encontram nas ruas vêm sendo melhor caracterizados a partir de diversos estudos que procuram especificar categorias de envolvimento do adolescente com a rua e a sua vinculação afetiva com a família de origem. Julgue o item que se segue, acerca das conclusões desses estudos.
Apenas algumas criança envolvem-se profundamente com a rua, sendo constatado o uso de drogas, o envolvimento com gangues e o contato com instituições de atendimento.
- #144003
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Os grupos de crianças e adolescentes que se encontram nas ruas vêm sendo melhor caracterizados a partir de diversos estudos que procuram especificar categorias de envolvimento do adolescente com a rua e a sua vinculação afetiva com a família de origem. Julgue o item que se segue, acerca das conclusões desses estudos.
Um quinto das crianças que trabalham nas ruas mantêm os vínculos familiares, freqüentam escola e apresentam envolvimento expressivo com atividades marginais.
- #144004
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Os grupos de crianças e adolescentes que se encontram nas ruas vêm sendo melhor caracterizados a partir de diversos estudos que procuram especificar categorias de envolvimento do adolescente com a rua e a sua vinculação afetiva com a família de origem. Julgue o item que se segue, acerca das conclusões desses estudos.
Existem as crianças de rua que não têm contato com a família, têm fortes tendências para atividades ilegais, muitos orgulham-se de seu “trabalho” como assaltantes ou ladrões, apresentando grande envolvimento com drogas.
- #144005
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Os grupos de crianças e adolescentes que se encontram nas ruas vêm sendo melhor caracterizados a partir de diversos estudos que procuram especificar categorias de envolvimento do adolescente com a rua e a sua vinculação afetiva com a família de origem. Julgue o item que se segue, acerca das conclusões desses estudos.
Avaliações do funcionamento emocional e cognitivo de uma amostra dessas crianças permitiu constatar que as crianças “de rua” revelam inteligência mais elevada do que se poderia esperar dada a sua origem, falta de escolaridade e circunstâncias de vida.
- #144006
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Considerando a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner e as estratégias de gestão de pessoas, julgue o item subsequente.
Na gestão de pessoas, a inteligência lógico-matemática apresenta-se na capacidade de reconhecer fatos, relacionar elementos controversos e obter resultados que tenham sentido com os fatos relacionados.
- #144007
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Jean Piaget, Wallon e Vygotsky têm sido considerados como os representantes mais eminentes de um grupo de teóricos que procuram explicar a aprendizagem e o conhecimento humano dentro de uma linha histórica na qual o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e na reconstrução das estruturas cognitivas. Por isso, são considerados como interacionistas.
A. Prado Netto e O. S. Costa. Fragmentos de cultura. Goiânia,v. 27, n.º 2, abr./jun. 2017, p. 216‐224 (com adaptações).
A partir do texto acima, julgue o item.Para Vygotsky, o desenvolvimento é um processo que se dá de fora para dentro e é no processo ensino‐aprendizagem que ocorre a apropriação da cultura, a objetivação do homem, o consequente desenvolvimento do indivíduo e a transformação permanente do mundo.
- #144008
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Jean Piaget, Wallon e Vygotsky têm sido considerados como os representantes mais eminentes de um grupo de teóricos que procuram explicar a aprendizagem e o conhecimento humano dentro de uma linha histórica na qual o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e na reconstrução das estruturas cognitivas. Por isso, são considerados como interacionistas.
A. Prado Netto e O. S. Costa. Fragmentos de cultura. Goiânia,v. 27, n.º 2, abr./jun. 2017, p. 216‐224 (com adaptações).
A partir do texto acima, julgue o item.Para Piaget, os interesses dos adolescentes são diversos, mas imutáveis, por isso vivem dilemas cujo cerne se encontra no desejo de continuar dependendo do adulto e de romper com amigos, procurando, dessa forma, estabelecer sua moral individual, que tem como referência a moral dos adultos que o cercam.
- #144009
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Jean Piaget, Wallon e Vygotsky têm sido considerados como os representantes mais eminentes de um grupo de teóricos que procuram explicar a aprendizagem e o conhecimento humano dentro de uma linha histórica na qual o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e na reconstrução das estruturas cognitivas. Por isso, são considerados como interacionistas.
A. Prado Netto e O. S. Costa. Fragmentos de cultura. Goiânia,v. 27, n.º 2, abr./jun. 2017, p. 216‐224 (com adaptações).
A partir do texto acima, julgue o item.Vygotsky considera as relações sociais como constitutivas das funções psicológicas do homem, dando ênfase ao processo de internalização com base na linguagem como mecanismo que intervém no desenvolvimento das funções psicológicas complexas.
- #144010
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Jean Piaget, Wallon e Vygotsky têm sido considerados como os representantes mais eminentes de um grupo de teóricos que procuram explicar a aprendizagem e o conhecimento humano dentro de uma linha histórica na qual o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e na reconstrução das estruturas cognitivas. Por isso, são considerados como interacionistas.
A. Prado Netto e O. S. Costa. Fragmentos de cultura. Goiânia,v. 27, n.º 2, abr./jun. 2017, p. 216‐224 (com adaptações).
A partir do texto acima, julgue o item.No período pré‐operatório de desenvolvimento, segundo a teoria de Piaget, a criança consegue estabelecer relações de causa e efeito e de meio e fim, sequenciar ideias ou eventos, trabalhar com ideias simultaneamente e formar o conceito de números.
- #144011
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Jean Piaget, Wallon e Vygotsky têm sido considerados como os representantes mais eminentes de um grupo de teóricos que procuram explicar a aprendizagem e o conhecimento humano dentro de uma linha histórica na qual o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e na reconstrução das estruturas cognitivas. Por isso, são considerados como interacionistas.
A. Prado Netto e O. S. Costa. Fragmentos de cultura. Goiânia,v. 27, n.º 2, abr./jun. 2017, p. 216‐224 (com adaptações).
A partir do texto acima, julgue o item.Para Vygotsky, desde o nascimento, deve‐se buscar e valorizar somente a interação da criança com outras crianças, pois será essa interação que promoverá o desenvolvimento da linguagem e do pensamento.
- #144012
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Jean Piaget, Wallon e Vygotsky têm sido considerados como os representantes mais eminentes de um grupo de teóricos que procuram explicar a aprendizagem e o conhecimento humano dentro de uma linha histórica na qual o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e na reconstrução das estruturas cognitivas. Por isso, são considerados como interacionistas.
A. Prado Netto e O. S. Costa. Fragmentos de cultura. Goiânia,v. 27, n.º 2, abr./jun. 2017, p. 216‐224 (com adaptações).
A partir do texto acima, julgue o item.Piaget dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, sendo cada período caracterizado por aquilo que o indivíduo consegue fazer de melhor em determinadas faixas etárias.
- #144013
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Com relação à psicanálise no contexto do ensino‐aprendizagem, julgue o item.Para a psicanálise, o indivíduo imerso em um contexto cultural tem seu desenvolvimento movido por mecanismos de aprendizagem acionados externamente, sendo que a matéria‐prima desse desenvolvimento é encontrada fundamentalmente no mundo externo, nos instrumentos culturais construídos pela humanidade.