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Prova de Português 21 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Português 21 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Acentuação Gráfica.
  2. Adequação Vocabular: Antônimos, Sinônimos, Homônimos, Parônimos, Hiperônimos, Hipônimos.
  3. Anáfora E Dêixis.
  4. Coesão E Coerência.
  5. Compreensão E Interpretação De Textos.
  6. Compreensão Textual.
  7. Concordância Nominal E Verbal.
  8. Conjunção.
  9. Coordenação E Subordinação.
  10. Crase.
  11. Denotação E Conotação.
  12. Emprego Das Classes De Palavras.
  13. Emprego De Tempos E Modos.
  14. Emprego Do Sinal Indicativo De Crase.
  15. Estilística: Figuras De Estilo (De Palavras, De Sintaxe, De Pensamento); Estilística Do Som, Estilística Da Palavra, Estilística Da Frase, Estilística Da Enunciação.
  16. Estrutura Do Vocábulo.
  17. Estrutura E Organização Do Texto.
  18. Estrutura Interna Dos Gêneros: Ofício, Memorando, Requerimento, Relatório, Parecer.
  19. Figuras De Linguagem.
  20. Flexão Nominal E Verbal.
  21. Fonética E Fonologia: Relações Entre Ortografia, Fonética E Fonologia: Letras E Grafemas; Encontros Vocálicos E Consonantais; Dígrafos; Sílabas; Acento Tônico; Ortografia.
  22. Fonologia.
  23. Formação De Palavras Composição E Derivação.
  24. Frase: Discurso Direto, Discurso Indireto, Discurso Indireto Livre; Adequação Semântica E Adequação Sintática.
  25. Funções Morfossintáticas Da Palavra Se.
  26. Léxico-Semântica: Ambigüidade E Polissemia.
  27. Morfologia.
  28. Nexos Oracionais.
  29. Níveis De Linguagem: Língua Padrão, Coloquial E Vulgar.
  30. Organização Textual: Texto: Assunto, Tema, Tese, Título, Ponto De Vista, Argumentação; Coesão E Coerência; Referenciação.
  31. Ortografia E Semântica.
  32. Ortografia.
  33. Parágrafo: Construção E Desenvolvimento.
  34. Pontuação.
  35. Pronomes: Emprego, Formas De Tratamento E Colocação.
  36. Radicais E Afixos.
  37. Reconhecimento De Classe De Palavras, Nome, Pronome, Verbo, Preposições E Conjunções, Pronomes, Colocação, Uso, Formas Pronominais De Tratamento.
  38. Redação.
  39. Redação De Correspondências Oficiais.
  40. Redação Oficial.
  41. Reescritura De Frases: A Norma Culta De Língua Portuguesa.
  42. Reescritura De Texto.
  43. Regência Nominal E Verbal.
  44. Relação De Causa E Consequência.
  45. Semântica, Sinonímia E Antonímia.
  46. Separação De Sílabas.
  47. Significação Das Palavras.
  48. Sinonímia, Antonímia, Homonímia, Parônima, Hiperonímia, Hiponímia; Eponímia; Campos Semânticos E Famílias Lexicais. Neologismos. Estrangeirismos E Empréstimos.
  49. Sintaxe Da Oração E Do Período.
  50. Sintaxe.
  51. Técnica De Resumo De Frases E Textos.
  52. Termos Da Oração.
  53. Tipo De Predicação.
  54. Tipologia Textual.
  55. Uso Dos Pronomes De Tratamento.
  56. Valor Lógico E Sintático Das Conjunções.
  57. Variação Lingüística: Sistema, Norma E Uso.
  58. Vozes Do Verbo.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#5803
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Matéria
Português
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médio

(1,0) 1 - 

Está plenamente adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:

  • a) As leis de perfeição teriam por objeto mais a bondade do homem que as seguisse do que a da sociedade na qual fossem observadas.
  • b) As leis de perfeição tinham por objeto mais a bondade dos homens que as seguir do que a da sociedade na qual serão observadas.
  • c) As leis de perfeição terão por objeto mais a bondade dos homens que as tivessem seguido do que a da sociedade na qual terão sido observadas.
  • d) As leis de perfeição teriam por objeto mais a bondade do homem que as siga do que a da sociedade na qual têm sido observadas.
  • e) As leis de perfeição terão tido por objeto mais a bondade do homem que viesse a segui-las do que a da sociedade na qual fossem observadas.
#5804
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fácil

(1,0) 2 - 

As leis religiosas têm mais sublimidade; as leis civis dispõem de mais extensão. A respeito da construção da frase acima, é correto afirmar que

  • a) o verbo dispor foi empregado no mesmo sentido que assume na frase A solidão dispõe o homem à melancolia.
  • b) da comparação entre leis civis e leis religiosas, expressa pelo termo mais, resulta a superioridade inconteste de uma delas.
  • c) entre os dois segmentos separados pelo ponto e vírgula estabelece-se uma relação de sentido equivalente ao da expressão ao passo que.
  • d) entre os dois segmentos separados por ponto e vírgula estabelece-se uma relação de sentido equivalente ao da expressão por conseguinte.
  • e) o verbo dispor foi empregado no mesmo sentido que assume na frase O sacristão dispôs o altar para a missa.
#5805
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médio

(1,0) 3 - 

Atente para as seguintes afirmações: I. A bondade do indivíduo e as virtudes coletivas são instâncias que se ligam entre si, de modo inextricável e em recíproca dependência. II. A diferença de princípios permite distinguir entre o que há de respeitável nos ideais religiosos e o que se elege como um bem comum nas leis civis. III. Tanto no âmbito das leis civis quanto no das religiosas, o objetivo último é o mesmo: o aprimoramento moral do indivíduo. Em relação ao texto, está correto o que se afirma em

  • a) I, II e III.
  • b) I e II, apenas.
  • c) II e III, apenas.
  • d) I e III, apenas.
  • e) II, apenas.
#5806
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(1,0) 4 - 

Atentando-se para a primeira frase e considerando-se o conjunto do texto, os termos sublimidade e extensão dizem respeito, respectivamente, ao caráter

  • a) místico dos evangelhos canônicos e materialista dos textos da jurisprudência.
  • b) de espiritualidade das normas religiosas e de abrangência social do direito civil.
  • c) dogmático das convicções de fé e libertário das legislações constitucionais.
  • d) ivino dos postulados cristãos e humanista da declaração dos direitos humanos.
  • e) de profundidade das certezas místicas e de superficialidade da ordem jurídica.
#5807
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(1,0) 5 - 

Assinale a opção em que, ao ser transcrito, o fragmento do editorial adaptado da Revista Veja, de 4 de agosto, 2010, desrespeitou a gramática da norma culta.

  • a) Assim, resistiu as intempéries desencadeadas pela crise internacional e continua no rumo certo. Os indicadores são tão bons que uma bravata se espalhou pelos cinco continentes como se for realidade.
  • b) O Brasil vai muito bem graças ao permanente compromisso com a estabilidade, o dinamismo da iniciativa privada, a racionalidade e a regulação avançada do efi ciente sistema bancário.
  • c) Um dos resultados é que entidades fi lantrópicas dos países de fato ricos estão desistindo de investir em projetos sociais brasileiros, enquanto aumentam suas verbas para aqueles em andamento na África.
  • d) Segundo ela, o Brasil se tornou uma nação rica, de Primeiro Mundo, que não precisa da ajuda de ninguém e ainda empresta dinheiro aos países ricos.
  • e) Certos clichês comportam verdades. Um deles é o de que o Brasil é um país de contrastes. Pegue-se o caso dos indicadores gerais de economia.
#5808
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difícil

(1,0) 6 - 

Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de O Estado de S. Paulo, Editorial, de 1/6/2010. Assinale a opção em que não foram inseridos erros gramaticais e o trecho foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

  • a) Os consumidores pagam juros maiores porque obtém crédito com prazos maiores e prestações menores. Alguns fatos recentes estão contribuindo para um aumento da demanda, assim como, das pressões infl acionárias.
  • b) A economia brasileira vive um processo de aquecimento que as últimas modifi cações da conjuntura estão agravando. O aquecimento tem sua origem no inchaço cada vez maior da demanda doméstica, que até agora não foi afetada pelo aumento da taxa Selic.
  • c) política de 'bondades' do governo, em vigor nos últimos meses, veio se acrescentar à do Legislativo, que se aproveita do período eleitoral para propor medidas mais condescendentes. Isso aumenta perigosamente o poder aquisitivo da população.
  • d) Chegamos, agora, a uma situação de quase pleno emprego, em que os salários não são mais determinados pela qualifi cação da mão de obra, mas pela difi culdade de contratar os trabalhadores necessários. O resultado é um aumento salarial duradouro, cujo peso na formação de preços.
  • e) claro que a indústria tem difi culdades em acompanhar o ritmo de crescimento da demanda doméstica, recorrendo para isso à importações, que nem sempre têm preços menores do que os apresentados pela produção nacional.
#5809
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Português
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médio

(1,0) 7 - 

Uma economia obsoleta pode manter e até multiplicar empregos, por vezes com recurso ao mercado informal, ______(a)_______a lógica da mais-valia absoluta. ______(b)______ do sistema produtivo e consequente difi culdade crescente de gerar excedentes para o social. Uma economia moderna tende a poupar empregos, pelo menos os obsoletos, mas pode______(c)______, na possível formação de consumo de massa disponível para a maioria, no barateamento e melhoria da qualidade dos produtos, _______(d)_______ um excedente econômico muito mais considerável. Sua aplicação social adequada será, então, questão de cidadania, _____(e)_____ a uma redistribuição de renda, não a produção econômica como tal. (Pedro Demo, Desafi os modernos da educação, p. 35-36, com adaptações) Assinale a opção em que as duas possibilidades para preenchimento do texto preservam sua correção gramatical e coerência argumentativa.

  • a) mas tende a prestigiar /enquanto tende ao prestígio
  • b) A exploração capitalista acrescenta ao sucateamento / À exploração capitalista acrescenta-se o sucateamento
  • c) podem oferecer relativa compensação aos ganhos de produtividade / pode oferecer relativa compensação nos ganhos de produtividade
  • d) advindo disso / o que gera
  • e) porque é esta que leva / porque segundo esta leva
#5810
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difícil

(1,0) 8 - 

As revoluções inglesas do século XVII foram, na verdade, marcos políticos importantes do avanço de ideias libertárias e igualitárias. Deixaram como resultado um núcleo fundamental de direitos individuais, os direitos civis, que foi sendo ampliado (Roberto Freire, Vilma Figueiredo & Caetano de Araújo. Estado e democracia. In: Contemporâneos do Futuro, p. 50-51, com adaptações) O texto foi transcrito com erro gramatical em

  • a) As ideias de liberdade e igualdade não se deteram 
  • b) no entanto, no espaço individual, mas invadiram a esfera política. O marco fundamental aqui foi
  • c) a criação e o funcionamento de instituições representativas. A autoridade é, assim, necessária para a vida em sociedade, mas só será 
  • d) legítima se fundada no consentimento daqueles sobre os quais
  • e) é exercida
#5811
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(1,0) 9 - 

Assinale a opção em que o trecho constitui continuação gramaticalmente correta, coesa e coerente para o segmento abaixo. Levantamento da Fundação Dom Cabral mostrou que em 2/3 das 76 maiores companhias do País há falta de pessoal qualifi cado que elas não conseguem encontrar no mercado. Há vagas abertas para engenheiros, eletricistas, carpinteiros, técnicos em operação e manutenção, secretárias, profi ssionais de Tecnologia da Informação, fi nanças, vendas e até motoristas, em todo o País. Mas, dadas as defi ciências educacionais, muitas vagas não podem ser preenchidas. (O Estado de S. Paulo, Editorial, 29/5/2010)

  • a) Porquanto a Vale abriu um curso de pósgraduação para engenheiros nas áreas de pelotização, ferrovias, portos e mineração, concedendo bolsa integral e pagando R$ 3 mil por mês para alunos que serão contratados após o término das aulas.
  • b) No entanto, o professor responsável pelo levantamento considera a escassez de trabalhadores qualifi cados uma restrição de gravidade comparável à da falta de infraestrutura, e também impede maior crescimento da economia.
  • c) Conquanto, a demanda interna, aliada a essa crise econômica internacional, está atraindo de volta parte dos 3,3 milhões de brasileiros que emigraram, sobretudo para a América do Norte, Europa e Japão. Mais de 400 mil pessoas estão voltando para trabalhar no Brasil.
  • d) Embora a escassez de trabalhadores preparados decorre, em geral, dessa baixa qualidade da educação pública e privada, em todos os níveis, e à pouca preocupação de grande parte das universidades em formar pessoal para atender à demanda do mercado de trabalho. Nos últimos dez anos, crescemos abruptamente, mas ao mesmo tempo não demos valor à formação escolar.
  • e) Assim, pelos números do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), calcula-se que mais de 2 milhões de empregos formais serão abertos neste ano, mas a maioria dos contratados terá baixa qualifi cação e baixos salários.
#5812
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médio

(1,0) 10 - 

A frase em que se apresenta adequado e uniforme o tratamento pessoal e verbal é:

  • a) Vimos, por este intermédio, solicitar a Vossa Senhoria que vos digneis a acolher e enviar ao Juiz da 4a Vara os autos do processo em tela.
  • b) Viemos, por este intermédio, solicitar que Vossa Excelência se digneis a acolher o parecer do processo em tela e enviá-lo ao Juiz da 4a Vara.
  • c) Vimos, por este instrumento, solicitar-vos que acolhais o parecer que dispomos sobre o processo, e encaminhá-lo ao Juiz da 4a Vara.
  • d) Vêm aqui, por este recurso, solicitar-vos os interessados que Vossa Excelência remetais o parecer do processo em tela ao Juiz da 4a Vara.
  • e) Vimos, por este dispositivo, solicitar que Vossa Senhoria acolha e encaminhe ao Juiz da 4a Vara os autos do referido processo.
#5813
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fácil

(1,0) 11 - 

Ao se redigir um documento oficial, deve-se atentar para as seguintes recomendações: I. Praticar a concisão e a clareza, de modo a que poucas palavras possam trazer muita informação, não deixando dúvida quanto à significação do conjunto do texto. II. A comunicação oficial não exime o redator de manifestar claramente sua subjetividade, por meio de opiniões criativas e do posicionamento estritamente pessoal diante de uma questão. III. A formalidade da linguagem é uma característica imprescindível da redação oficial, fazendo-se notar, por exemplo, pela observância da norma culta e pelas formas protocolares de tratamento. Está correto o que consta APENAS em

  • a) I.
  • b) II.
  • c) III.
  • d) I e III.
  • e) II e III.
#5814
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2
difícil

(1,0) 12 - 

Quando a diferença entre os limites de ordem sociopragmática -------------------por regras convencionais e as restrições que afetam valores mais fundamentais e ------------------da existência se-------------------- , a sociedade está pronta para a experiência totalitária. Isso pode acontecer por via de uma acomodação gradual da liberdade a diversos tipos de controle social, e essa transição muitas vezes é sutil e imperceptível na dinâmica da vida coletiva. (http://revistacult.uol.com.br/home/2010/04/etica-e-situacoes-limite/) Os espaços do texto devem ser preenchidos, correta e respectivamente, com

  • a) estabelecida . constitutivos . diluem
  • b) estabelecidos . constitutivos . dilui
  • c) estabelecida . constitutivas . dilui
  • d) estabelecidos . constitutivos . diluem
  • e) stabelecida . constitutivo . diluem
#5815
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(1,0) 13 - 

Observe as frases, títulos de matérias da revista, e analise as afirmações. Por que o Brasil toma tanto Rivotril ; Cores que enganam seu cérebro ; (Superinteressante, julho de 2010). I. Na primeira frase, a figura de linguagem presente é a metonímia, já que o termo Brasil está empregado no lugar de brasileiros. II. Na segunda frase, a figura de linguagem presente é a hipérbole, já que o verbo enganar representa uma ação exagerada. III. Na primeira frase, sem alteração da ordem dos termos, também estaria correto o uso da forma Por quê. Está correto o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) III, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#5816
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1
difícil

(1,0) 14 - 

Cumprimento a redação da revista pela brilhante reportagem sobre a situação da perícia no Brasil. Muito bem feita e didática, a matéria ------------------- -------------------e apresenta uma noção do trabalho dos peritos que, com certeza, ---------------------muitos jovens a --------------------a profissão. De novo, parabéns e continuem nessa linha editorial, que agrada muito aos leitores. (Galileu, julho de 2010. Adaptado) Os espaços do texto devem ser preenchidos, correta e respectivamente, com

  • a) dismitifica . tabus . incentivarão . seguir
  • b) dismistifica . tabus . incentivarão . seguir
  • c) desmistifica . tabús . incentivará . seguirem
  • d) esmitifica . tabus . incentivará . seguirem
  • e) demistifica . tabús . incentivarão . seguirem
#5817
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1
fácil

(1,0) 15 - 

Assinale a alternativa na qual as frases 1 e 2 estão corretas, de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

  • a) 1. São 1062 escolas municipais no Rio. Multipliquem-se esse número por uma média de 600 alunos para terem-se ideia, do total de estudantes. 2. Ao completar 100 anos, o Hino Nacional Brasileiro sacode as escolas municipais do Rio de Janeiro.
  • b) 1. Os alunos tentam entoar, os 49 versos do nosso Hino Nacional. 2. Segundo uma resolução municipal, a cantoria é uma providência para atenderem a necessidade de resgatarem e despertarem no aluno valores cívicos.
  • c) 1. Em 1991, com a pulverização da União Soviética em quinze nações-estado, o presidente Boris Yeltsin adotou a 'Canção Patriótica', sem letra. 2. Nas escolas municipais do Rio de Janeiro, toda segunda-feira será dia de cantar o hino.
  • d) 1. A TV Bandeirantes lançou um concurso para premiar, quem conseguisse cantar o hino, sem erros, do começo ao fim. 2. O premio eram 500 reais.
  • e) 1. Quando a montanha de dinheiro se acumulou em 19 mil reais a equipe encontraram uma alma cívica capaz de recitar as oito estrofes e 49 versos. 2. O povo grego acharam prudente desbastarem as 158 estrofes originais de seu hino, deixando apenas duas.