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Prova de Pedagogia 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Pedagogia 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado/prova contém questões de concursos de várias bancas, tanto para nível médio como superior da matéria Pedagogia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos questões de concursos anteriores, conforme editais mais recentes.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES DE CONCURSOS de Pedagogia

  1. APM
  2. Avaliação da Aprendizagem
  3. Bases Legais da Educação Nacional
  4. Charlot - 2005
  5. Comunicação e à Interação Grupal no Processo de Planejamento
  6. Concepções Pedagógicas
  7. Controle Social de Ações Governamentais
  8. Currículo
  9. Cury (2003)
  10. Decreto 12.983/1978 - Estabelece o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres
  11. Deliberação CEE 01/1999
  12. Deliberação CEE 21/2001
  13. Desenvolvimento Infantil
  14. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  15. EaD (Educação a Distância) - Pedagogia
  16. Educação Continuada dos Profissionais da Escola
  17. Educação Espe
  18. Educação Profissional e Técnica
  19. EJA
  20. ENEM
  21. Específico do Estado de São Paulo
  22. Ética Profissional - Pedagogo
  23. Funções Socioculturais da Escola
  24. Hernández (1998)
  25. Interculturalidade
  26. Mecanismos de Participação
  27. Metodologia de Projetos e a Interdisciplinaridade
  28. Multiculturalismo
  29. Papel da Pedagogia nas Instituições
  30. Papel Político-Pedagógico da Escola
  31. Pedagogia - Geral
  32. Pedagogo
  33. Pesquisa Participante
  34. Piaget
  35. Planejamento de Ensino e seus Elementos Constitutivos
  36. Processo de Formação dos Professores
  37. Processo Educativo
  38. Projeto Pedagógico
  39. Proposta Curricular
  40. Schwartzman
  41. Sistema de Ensino Brasileiro
  42. Sistema Escolar
  43. Supervisão Escolar
  44. Tecnologia na Educação
  45. Tipos de Lideranças e às Relações Humanas no Trabalho
  46. Vygotsky
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado/prova de questões de concursos de Pedagogia.

#20425
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 1 - 

Considerando-se o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) sobre a oferta de educação profissional técnica de nível médio, é correto afirmar que a educação técnica articulada com o ensino médio deve ser desenvolvida

  • a) de forma integrada e oferecida somente a estudantes que já estejam cursando o ensino médio, de modo que adquiram, ao término do curso, habilitação técnico-profissional.
  • b) de forma integrada e oferecida ao estudante em uma mesma instituição de ensino, desde que ele esteja ingressando no ensino médio.
  • c) de forma concomitante, em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado.
  • d) de forma concomitante e oferecida somente a estudantes que já estejam cursando o ensino médio.
  • e) nenhuma das alternativas.
#20426
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

A respeito de bullying, assinale a opção correta.

  • a) Trata-se de um fenômeno que pouco interfere na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, sensorial e emocional das crianças e adolescentes, visto que, nessas fases, pode ser percebido como brincadeira que, normalmente, leva os sujeitos a reagirem intensamente em face dos desafios decorrentes de interações sociais.
  • b) Auxilia os alunos a demarcarem seu espaço tanto no ambiente escolar quanto na vida, já que todos os envolvidos são levados a repensar seus papéis sociais.
  • c) O quadro de bullying está caracterizado quando um aluno mais forte passa a perseguir, excluir e ridicularizar um colega, mesmo que seja uma única vez, demonstrando com essa atitude comportamento segregacionista.
  • d) Corresponde a um conjunto de atos agressivos e sistemáticos contra criança ou adolescente, sem motivação aparente, mas de forma intencional, protagonizado por um ou mais agressores; a interação entre vítima e agressor é caracterizada por desequilíbrio de poder e ausência de reciprocidade, tendo a vítima pouco ou quase nenhum recurso para evitar a agressão ou dela se defender.
  • e) Nenhuma das alternativas
#20427
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

É com o corpo que se tem capacidade de ver, ouvir, falar, perceber e sentir as coisas, portanto, o corpo expressa a linguagem. Nesse contexto, assinale a opção correta.

  • a) O corpo é responsável pela comunicação do indivíduo e do seu relacionamento com a vida e com os outros.
  • b) Os gestos são exemplos de interação verbal mediadora entre as relações humanas.
  • c) O ato da fala é uma ação do corpo e, por isso, integra a comunicação verbal e não verbal.
  • d) A percepção das coisas ocorre devido ao aspecto social do corpo.
  • e) Nenhuma das alternativas.
#20428
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

“Trata-se de um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado ou aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros.” O trecho refere-se 

  • a) a métodos da Escola Ativa de Dewey.
  • b) à Didática Magna de Comenius.
  • c) aos princípios gerais da Escola de Summerhill.
  • d) aos preceitos da Escola Anarquista no Brasil.
  • e) Nenhuma das alternativas
#20429
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 5 - 

Os defensores das teorias ambientalistas do desenvolvimento consideram que, quando um comportamento é associado a um determinado estímulo, ele tende a reaparecer quando estiverem presentes estímulos semelhantes. Esse fenômeno é denominado:

  • a) personalização
  • b) particularização
  • c) representação
  • d) generalização
  • e) interação
#20430
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 6 - 

Com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (Lei nº. 9394/96), que prevê que os estabelecimentos de ensino elaborem e executem sua proposta pedagógica, deixou explícita a ideia de que a escola não pode prescindir da reflexão sobre sua intencionalidade educativa. Assim sendo, o Projeto Pedagógico (PP) passou a ser objeto prioritário de estudo e discussão. Acerca desta premissa, NÃO é correto afirmar que: 

  • a) O PP é um conjunto de planos e projetos de professores que trata das diretrizes pedagógicas da instituição elaborados pelos especialistas da educação e executados pelos docentes.
  • b) O PP passou a ser uma carta de intenções e uma exigência de ordem administrativa, respeitando as normas comuns da nova LDB e as peculiaridades da comunidade escolar
  • c) O PP deve expressar a reflexão e o trabalho realizado em conjunto por todos os profissionais da escola no sentido de atender às diretrizes do Sistema Nacional de Educação, bem como as necessidades locais e específicas da clientela da escola.
  • d) O PP concretiza a identidade da escola e do oferecimento de garantias para um ensino de qualidade, configurando- se como um instrumento e processo de organização da escola.
  • e) O PP é um instrumento que permite clarificar a ação educativa da instituição educacional em sua totalidade.
#20431
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 7 - 

À Educação Básica, conforme a LDN, Lei nº. 9394/1996, é atribuída a função de garantir condições para que o aluno construa instrumentos que o capacitem para um processo de educação permanente. Para que isto ocorra, torna-se necessário:

1. Desenvolver no aluno, durante o processo de ensino-aprendizagem, a formação comum indispensável para o exercício da cidadania. 

2. Explorar metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação das hipóteses na construção do conhecimento. 

3. Possibilitar a aprendizagem para construir argumentação capaz de controlar resultados do processo. 

4. Desenvolver o espírito crítico, as potencialidades do trabalho individual, tanto quanto no coletivo. 

Estão corretas apenas as afirmativas: 

  • a) 1, 4
  • b) 1, 2, 4
  • c) 1, 3, 4
  • d) 2, 3, 4
  • e) 1, 2, 3, 4
#20432
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 8 - 

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), NÃO é correto afirmar que:

  • a) Foram elaborados para fornecer uma orientação geral e coerente do currículo, em âmbito nacional, visando a melhoria da qualidade de ensino.
  • b) Os PCN’s oferecem orientações pedagógicas e curriculares gerais, enquanto subsídios aos professores para refletirem e tomarem decisões, em nível local, sobre objetivos e conteúdos, formas metodológicas de atuação docente.
  • c) Os PCN’s são um ponto de partida, para que se possa articular objetivos e conteúdos com a cultura da escola e das salas de aula, envolvendo tudo o que um documento geral não pode prever, tais como: diversidade regional, decisões do professor, dinâmica das interações na sala , currículo oculto, entre outras.
  • d) Adotam o tratamento transversal, restringindo-os a uma área específica.
  • e) Os PCN’s definem a organização curricular, considerando a especificidade das áreas e disciplinas dentro de um todo integrado e a organização da escolaridade por ciclos.
#20433
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 9 - 

 

Os temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), estabelecem a comunicação entre as disciplinas escolares, buscando maior integração entre seus diferentes conhecimentos. 

Sobre a proposta desses temas, analise: 

I. Os temas transversais tomam a cidadania como eixo básico, pois tratam de questões que permeiam os assuntos que, embora abordados pelos currículos convencionais, não chegam a ser diretamente trabalhados, tais como a violência, a saúde, o uso dos recursos naturais e os preconceitos. 

II. São os temas transversais definidos nos PCN’s: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual e Pluralidade Cultural. 

III. Os temas transversais definidos nos PCN’s são abrangentes, não podendo, portanto sofrer adaptações conforme as peculiaridades da região. 

IV. A perspectiva transversal indica a possibilidade de transformação da prática pedagógica, ao propor um rompimento da atuação do professor isolado por área. 

Estão corretas apenas as afirmativas: 

 

  • a) I, II, IV
  • b) I, III, IV
  • c) II, III, IV
  • d) II, IV
  • e) III, IV
#20434
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 10 - 

O conhecimento é um produto da atividade social que se produz, se mantém e se difunde nos intercâmbios com outros. O empirismo, o inatismo e o construtivismo foram posições dominantes e que influenciaram a prática escolar na formação dos conhecimentos. De acordo com estas concepções, NÃO é correto afirmar que: 

  • a) A atividade educacional na concepção do empirismo consiste em transmitir conhecimentos ao aluno, que aprenderia e ficaria marcado por eles.
  • b) O inatismo afirma que nossa mente tem conhecimentos a priori ou inatos, sem os quais seria impossível conhecer.
  • c) O conhecimento, segundo o construtivismo, é o resultado da interação entre o sujeito e a realidade que o cerca. Ao agir sobre a realidade, o indivíduo constrói propriedades desta, ao mesmo tempo em que reorganiza sua própria mente.
  • d) As posições empiristas tendem a enfatizar a influência que os outros têm na formação do conhecimento, já que consideram que o conhecimento é uma cópia da realidade e, portanto, é algo que vem de fora. As posições inatistas, pelo contrário, dão mais ênfase ao sujeito e menos às condições exteriores.
  • e) Segundo a doutrina do inatismo, defendida por Jean Piaget, quando nascemos, nossa mente é como um quadro em branco, uma tábula rasa sobre a qual se vai escrevendo o resultado de nossas experiências que, dessa forma, acumular-se-ão dentro de nós.