Prova de Administração Pública 15 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Pública. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Administração Burocrática E Administração Gerencial.
- Administração De Materiais.
- Administração De Recursos Humanos.
- Administração Direta.
- Administração Indireta.
- Administração Orçamentária.
- Administração Pública: Do Modelo Racional-Legal Ao Paradigma Pós-Burocrático.
- Agências Executivas.
- Agências Reguladoras.
- Agentes Públicos.
- Análise E Desenvolvimento Organizacional.
- Análise Swot.
- Anulação E Revogação Dos Atos Administrativos.
- Atendimento Ao Público.
- Atos Administrativos - Conceito, Requisitos, Elementos, Atributos, Classificação, Espécies.
- Auditoria E Fiscalização.
- Avaliação De Desempenho Funcional.
- Balanced Scorecard.
- Bens Público.
- Burocracia Ocidental Moderna.
- Capital Social.
- Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
- Cartão De Pagamentos Do Governo Federal (Cpgf).
- Ciclo De Gestão Do Governo Federal.
- Ciclo PDCA.
- Ciência Política.
- Clima Organizacional.
- Código Civil.
- Código De Conduta Da Alta Administração Federal.
- Código De Ética Do Servidor Público Federal.
- Comunicação.
- Comunicacao Institucional.
- Comunicação Na Gestão Pública E Gestão De Redes Organizacionais.
- Comunicação No Serviço Público.
- Conceitos, Elementos E Poderes Do Estado.
- Contratos Administrativos: Conceito, Características E Formalização - Requisição.
- Controle Da Administração Pública - Tipos E Formas De Controle - Controle Interno E Externo - Controle Pelos Tribunais De Contas - Controle Judiciário.
- Convergências E Diferenças Entre A Gestão Pública E A Gestão Privada.
- Cultura Organizacional.
- Decreto 0027-2005.
- Decreto Nº 2.271-1997.
- Departamentalização.
- Descentralização Administrativa.
- Desconcentração.
- Desestatização.
- Despesas Públicas.
- Empreendedorismo Governamental.
- Empreendedorismo Governamental E Novas Lideranças No Setor Público.
- Entidades Políticas E Administrativas - Natureza Jurídica E Características.
- Entidades Políticas E Administrativas.
- Espécies Da Administração Indireta ? Características - Regime Jurídico, Classificação E Espécies.
- Estratégia De Crescimento.
- Estratégia De Sobrevivência.
- Estratégia Organizacional.
- Estrutura Administrativa: Conceito, Elementos, Poderes Do Estado.
- Estrutura Organizacional.
- Estruturação Da Máquina Administrativa No Brasil Desde 1930: Dimensões Estruturais E Culturais.
- Ética No Exercício Da Função Pública.
- Ética, Públicidade Da Administração Pública.
- Evolução Dos Modelos/Paradigmas De Gestão: A Nova Gestão Pública.
- Excelência Nos Serviços Públicos.
- Execução Do Contrato Administrativo: Direito E Obrigação Das Partes, Acompanhamento, Inexecução Do Contrato: Causas Justificadoras, Conseqüências Da Inexecução, Revisão, Rescisão E Suspensão Do Contrato.
- Experiências De Reformas Administrativas.
- Funçoes Do Governo.
- Fundamentos Do Setor De Telecomunicacoes.
- Garantia Contratual.
- Gerenciamento De Projetos.
- Gestão De Conflitos.
- Gestão De Conhecimento.
- Gestão De Contratos.
- Gestão De Processos.
- Gestão De Qualidade.
- Gestão De Resultados Na Produção De Serviços Públicos.
- Gestão Do Desempenho.
- Gestão Estratégica.
- Gestão Publica.
- Gestão Pública Empreendedora.
- Gestão Pública Versus Gestão Privada.
- Governabilidade, Governança E Accountability.
- Governo E Administração Pública.
- Governo Eletrônico E Transparência.
- Implementação De Políticas Públicas.
- Improbidade Administrativa.
- Lei Complementar Nº 123-2006 - Estatuto Da Micro E Pequena Empresa.
- Lei N° 9.790-99 - Organizações Da Sociedade Civil De Interesse Público.
- Lei Nº 0811-04.
- Lei Nº 101-2000 - Lei De Responsabilidade Fiscal.
- Lei Nº 8666-93.
- Lei Nº 9.637-1998.
- Lei Nº 9.784-1999.
- Lei Nº 9.873-1999.
- Licitação.
- Liderança.
- Modelos Teóricos De Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático E Gerencial.
- Motivação.
- Mudanças Institucionais: Conselhos, Organizações Sociais E Oscip.
- Natureza Jurídica E Características.
- Noções De Cidadania.
- Noções De Processos Licitatórios.
- Novas Tecnologias Gerenciais E Organizacionais E Sua Aplicação Na Administração Pública.
- O Paradigma Do Cliente Na Gestão Pública.
- O Processo De Modernização Da Administração Pública.
- Orçamento Participativo.
- Orçamento Programa.
- Organização Administrativa Brasileira.
- Organização Administrativa Da União.
- Organização Administrativa: Centralização, Descentralização, Concentração E Desconcentração.
- Organização Do Estado E Da Administração Pública.
- Órgãos E Entidades Da Administração Federal - Natureza E Competências - Reformas Do Estado - Princípios E Instrumentos.
- Oscips.
- Parcerias Publico-Privadas.
- Planejamento Estratégico.
- Planejamento Organzacional.
- Plano Diretor Para A Reforma Do Aparelho Do Estado.
- Poder E Dominação.
- Poderes Administrativos (Vinculado, Discricionário, Hierárquico, Disciplinar, Regulamentar E De Polícia) - Características E Formas De Atuações.
- Poderes E Deveres Do Administrador Público.
- Polítca Nacional De Meio Ambiente.
- Política Fiscal; Contratos E Convênios; Plano De Contas.
- Políticas Públicas E Desenvolvimento Sustentável.
- Princípios Da Administração Pública.
- Princípios Fundamentais Da Administração Pública.
- Princípios Orçamentários.
- Procedimentos Com Correspondência.
- Processo Administrativo.
- Processo Administrativo No Âmbito Da Administração Pública Federal: Lei N.º 9.784/99.
- Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
- Programa Nacional De Gestão Pública E Desburocratização.
- Projetos.
- Protocolo E Correspondência.
- Qualidade Na Administração Pública.
- Qualidade Total.
- Recursos Humanos.
- Redação.
- Reengenharia.
- Reforma Administrativa.
- Reforma E Revitalizacao Do Estado.
- Regime Dos Servidores Públicos Federais: Admissão, Demissão, Concurso Público, Estágios Probatórios, Vencimento Básico, Licença, Aposentadoria.
- Relações Públicas.
- Resoluções.
- Resoluções Do Cnj.
- Responsabilidade Civil Da Administração Pública.
- Responsabilidade Socioambiental.
- Servidores Públicos - Regime Jurídico ? Características - Direitos E Deveres - Responsabilidades.
- Siape.
- Sistema Integrado De Administração De Serviços Gerais (Siasg).
- Tecnologia Da Informacao Na Administracao Publica.
- Transparência.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #3873
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(1,0) 1 -
No cumprimento estrito do princípio da legalidade, o agente público só pode agir
- a) quando não houver custo elevado para a administração pública.
- b) se tiver certeza de não ferir interesses privados.
- c) de acordo com a consciência do cumprimento do dever.
- d) epois de consultados seus superiores hierárquicos.
- e) nos termos estabelecidos explicitamente pela lei.
- #3874
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(1,0) 2 -
Entre as funções administrativas no processo organizacional, o controle compreende a
- a) emissão de ordens, instruções, comunicação, motivação, liderança e coordenação.
- b) definição de objetivos, o diagnóstico da situação e um prognóstico a partir das informações diagnosticadas.
- c) definição de missão, visão, metas estratégicas e cenários prospectivos.
- d) efinição de padrões, avaliação do desempenho, comparação do desempenho com o padrão estabelecido e ação corretiva.
- e) definição de metas, controle de processos, correção de procedimentos e feedback do processo.
- #3875
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(1,0) 3 -
A característica básica da departamentalização funcional é
- a) o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa.
- b) a diferenciação lógica de acordo com as funções, seguindo o princípio da especialização ocupacional.
- c) a estabilização de organizações que requerem desempenho constante e repetitivo de tarefas rotineiras.
- d) o desenvolvimento do foco nas variáveis do ambiente externo.
- e) a maior formalização da estrutura administrativa levando a uma hierarquia de autoridade com maior número de níveis.
- #3876
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(1,0) 4 -
Uma gestão adequada do desempenho em uma organização pressupõe que
- a) os funcionários aceitem punições de acordo com o desempenho de cada um, caso necessário.
- b) os funcionários já tenham as competências correspondentes aos desafios que lhes serão propostos.
- c) o gestor deixe clara a razão da sua implantação e determine quais são os resultados esperados.
- d) todos os que estão envolvidos no processo estejam bem treinados para alcançar as metas propostas.
- e) a organização estabeleça previamente remunerações adequadas ao melhor desempenho esperado.
- #3877
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(1,0) 5 -
Em relação a conceito de Orçamento Público, considere as afirmativas abaixo: I. O Orçamento Público é uma lei formal, isto é, ela obriga o Poder Público a realizar uma despesa autorizada pelo Legislativo. II. O Orçamento Público é uma lei temporária, pois tem vigência limitada a quatro anos. III. O conceito tradicional ou clássico de Orçamento Público compreende apenas a fixação da despesa e a previsão da receita, sem nenhuma espécie de planejamento das ações do governo. IV. O Orçamento Público é uma lei especial que possui processo legislativo diferenciado e trata de matéria específica. V. O orçamento-programa é um plano de trabalho que estabelece objetivos e metas a serem implementados, bem como a previsão dos custos a ele relacionados. Estão corretas, SOMENTE:
- a) II e IV.
- b) I, II e IV.
- c) III, IV e V.
- d) I, II, III e IV
- e) II, III, IV e V.
- #3878
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(1,0) 6 -
O Ciclo PDCA tem como objetivo
- a) melhoria contínua de processos de gestão.
- b) a definição dos objetivos estratégicos da organização.
- c) o aceleramento da qualificação do quadro funcional.
- d) o aperfeiçoamento do benchmarking da organização.
- e) a melhoria do ambiente concorrencial da organização.
- #3879
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(1,0) 7 -
Com relação à administração direta e indireta, assinale a opção incorreta.
- a) Os ministérios são órgãos autônomos que compõem a estrutura direta da administração pública federal.
- b) A administração indireta é constituída de serviços atribuídos a pessoas jurídicas diversas da União, públicas ou privadas, vinculadas a um ministério, mas administrativa e financeiramente autônomas.
- c) Administração direta é o conjunto de órgãos integrados na estrutura administrativa da União. A exemplo, tem-se o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Controladoria-Geral da União, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, entre outros.
- d) As pessoas jurídicas integrantes da administração indireta autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista apresentam pontos em comum: são criadas por lei específica, possuem personalidade jurídica e patrimônio próprios.
- e) A administração indireta existe não somente no Poder Executivo como também nos Poderes Judiciário e Legislativo.
- #3880
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(1,0) 8 -
A Administração Federal compreende, dentre outra, a Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e
- a) das Autarquias.
- b) dos Ministérios.
- c) das Empresas Públicas.
- d) as Sociedades de Economia Mista.
- e) das Fundações Públicas.
- #3881
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(1,0) 9 -
Considerando a Organização Administrativa Brasileira, é correto afirmar que
- a) União, os Estados-membros, o Distrito Federal e os Municípios são entidades estatais.
- b) o Brasil é uma confederação formada pela união indissolúvel dos Estados-membros, dos Municípios e do Distrito Federal.
- c) os poderes e competências dos Municípios são delimitados por ato do Presidente da República.
- d) as empresas públicas e as sociedades de economia mista integram a administração direta da União, dos Estados-membros e dos Municípios.
- e) Os Ministérios são órgãos autônomos, unipessoais, integrantes da administração indireta, porém vinculados à Presidência da República.
- #3882
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(1,0) 10 -
Os órgãos públicos
- a) são classificados como entidades estatais.
- b) têm autonomia política.
- c) têm personalidade jurídica.
- d) são soberanos.
- e) são centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais.
- #3883
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(1,0) 11 -
Considere as seguintes assertivas: I. Os órgãos públicos são centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem. II. No tocante a Administração Indireta, na descentralização administrativa existe subordinação hierárquica entre a pessoa jurídica incumbida do serviço público e a pessoa política instituidora. III. Somente por Lei Específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação. Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I.
- b) I e III.
- c) II.
- d) II e III.
- e) III.
- #3884
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(1,0) 12 -
De acordo com a Resolução nº 70 do Conselho Nacional da Justiça, no tema 'eficiência operacional' o projeto catalogado do 'plenário virtual' é do
- a) Supremo Tribunal Federal.
- b) Tribunal Superior do Trabalho.
- c) Tribunal Superior Eleitoral.
- d) Superior Tribunal de Justiça.
- e) Tribunal de Justiça do Acre.
- #3885
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(1,0) 13 -
De acordo com a Resolução nº 49 do Conselho Nacional de Justiça, o núcleo de estatística e gestão estratégica será composto por servidores com diversas formações acadêmicas, sendo indispensável servidor com formação em
- a) ciência da informação.
- b) administração.
- c) economia.
- d) ireito.
- e) statística.
- #3886
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- 1
(1,0) 14 -
Para os fins do Decreto-Lei nº 200/67, autarquia é
- a) entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.
- b) a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criada por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa.
- c) o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
- d) a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa.
- e) a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com fins lucrativos, criada por lei, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção.
- #3887
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(1,0) 15 -
Na gestão pública, o Administrador deverá
- a) dar preferência ao expropriado para poder reaver o bem expropriado, frente a pagamento de valor atual, quando o bem não for utilizado para o fim da expropriação ou obras e serviços públicos.
- b) considerar que a parceria público-privada, instituída pela Lei n.º 11.079/04, é contrato de direito privado de concessão patrocinada.
- c) observar que a contraprestação da administração pública nos contratos de parceria público-privada não poderá envolver a outorga de direitos dominicais.
- d) exigir a constituição de sociedade de propósito específica antes da licitação, para atender o objeto da parceria público-privada.
- e) considerar que a norma específica veta a modalidade de arbitragem na solução de conflito na parceria público-privada.