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Prova de Administração Pública 15 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração Pública 15 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Pública. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Administração Burocrática E Administração Gerencial.
  2. Administração De Materiais.
  3. Administração De Recursos Humanos.
  4. Administração Direta.
  5. Administração Indireta.
  6. Administração Orçamentária.
  7. Administração Pública: Do Modelo Racional-Legal Ao Paradigma Pós-Burocrático.
  8. Agências Executivas.
  9. Agências Reguladoras.
  10. Agentes Públicos.
  11. Análise E Desenvolvimento Organizacional.
  12. Análise Swot.
  13. Anulação E Revogação Dos Atos Administrativos.
  14. Atendimento Ao Público.
  15. Atos Administrativos - Conceito, Requisitos, Elementos, Atributos, Classificação, Espécies.
  16. Auditoria E Fiscalização.
  17. Avaliação De Desempenho Funcional.
  18. Balanced Scorecard.
  19. Bens Público.
  20. Burocracia Ocidental Moderna.
  21. Capital Social.
  22. Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
  23. Cartão De Pagamentos Do Governo Federal (Cpgf).
  24. Ciclo De Gestão Do Governo Federal.
  25. Ciclo PDCA.
  26. Ciência Política.
  27. Clima Organizacional.
  28. Código Civil.
  29. Código De Conduta Da Alta Administração Federal.
  30. Código De Ética Do Servidor Público Federal.
  31. Comunicação.
  32. Comunicacao Institucional.
  33. Comunicação Na Gestão Pública E Gestão De Redes Organizacionais.
  34. Comunicação No Serviço Público.
  35. Conceitos, Elementos E Poderes Do Estado.
  36. Contratos Administrativos: Conceito, Características E Formalização - Requisição.
  37. Controle Da Administração Pública - Tipos E Formas De Controle - Controle Interno E Externo - Controle Pelos Tribunais De Contas - Controle Judiciário.
  38. Convergências E Diferenças Entre A Gestão Pública E A Gestão Privada.
  39. Cultura Organizacional.
  40. Decreto 0027-2005.
  41. Decreto Nº 2.271-1997.
  42. Departamentalização.
  43. Descentralização Administrativa.
  44. Desconcentração.
  45. Desestatização.
  46. Despesas Públicas.
  47. Empreendedorismo Governamental.
  48. Empreendedorismo Governamental E Novas Lideranças No Setor Público.
  49. Entidades Políticas E Administrativas - Natureza Jurídica E Características.
  50. Entidades Políticas E Administrativas.
  51. Espécies Da Administração Indireta ? Características - Regime Jurídico, Classificação E Espécies.
  52. Estratégia De Crescimento.
  53. Estratégia De Sobrevivência.
  54. Estratégia Organizacional.
  55. Estrutura Administrativa: Conceito, Elementos, Poderes Do Estado.
  56. Estrutura Organizacional.
  57. Estruturação Da Máquina Administrativa No Brasil Desde 1930: Dimensões Estruturais E Culturais.
  58. Ética No Exercício Da Função Pública.
  59. Ética, Públicidade Da Administração Pública.
  60. Evolução Dos Modelos/Paradigmas De Gestão: A Nova Gestão Pública.
  61. Excelência Nos Serviços Públicos.
  62. Execução Do Contrato Administrativo: Direito E Obrigação Das Partes, Acompanhamento, Inexecução Do Contrato: Causas Justificadoras, Conseqüências Da Inexecução, Revisão, Rescisão E Suspensão Do Contrato.
  63. Experiências De Reformas Administrativas.
  64. Funçoes Do Governo.
  65. Fundamentos Do Setor De Telecomunicacoes.
  66. Garantia Contratual.
  67. Gerenciamento De Projetos.
  68. Gestão De Conflitos.
  69. Gestão De Conhecimento.
  70. Gestão De Contratos.
  71. Gestão De Processos.
  72. Gestão De Qualidade.
  73. Gestão De Resultados Na Produção De Serviços Públicos.
  74. Gestão Do Desempenho.
  75. Gestão Estratégica.
  76. Gestão Publica.
  77. Gestão Pública Empreendedora.
  78. Gestão Pública Versus Gestão Privada.
  79. Governabilidade, Governança E Accountability.
  80. Governo E Administração Pública.
  81. Governo Eletrônico E Transparência.
  82. Implementação De Políticas Públicas.
  83. Improbidade Administrativa.
  84. Lei Complementar Nº 123-2006 - Estatuto Da Micro E Pequena Empresa.
  85. Lei N° 9.790-99 - Organizações Da Sociedade Civil De Interesse Público.
  86. Lei Nº 0811-04.
  87. Lei Nº 101-2000 - Lei De Responsabilidade Fiscal.
  88. Lei Nº 8666-93.
  89. Lei Nº 9.637-1998.
  90. Lei Nº 9.784-1999.
  91. Lei Nº 9.873-1999.
  92. Licitação.
  93. Liderança.
  94. Modelos Teóricos De Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático E Gerencial.
  95. Motivação.
  96. Mudanças Institucionais: Conselhos, Organizações Sociais E Oscip.
  97. Natureza Jurídica E Características.
  98. Noções De Cidadania.
  99. Noções De Processos Licitatórios.
  100. Novas Tecnologias Gerenciais E Organizacionais E Sua Aplicação Na Administração Pública.
  101. O Paradigma Do Cliente Na Gestão Pública.
  102. O Processo De Modernização Da Administração Pública.
  103. Orçamento Participativo.
  104. Orçamento Programa.
  105. Organização Administrativa Brasileira.
  106. Organização Administrativa Da União.
  107. Organização Administrativa: Centralização, Descentralização, Concentração E Desconcentração.
  108. Organização Do Estado E Da Administração Pública.
  109. Órgãos E Entidades Da Administração Federal - Natureza E Competências - Reformas Do Estado - Princípios E Instrumentos.
  110. Oscips.
  111. Parcerias Publico-Privadas.
  112. Planejamento Estratégico.
  113. Planejamento Organzacional.
  114. Plano Diretor Para A Reforma Do Aparelho Do Estado.
  115. Poder E Dominação.
  116. Poderes Administrativos (Vinculado, Discricionário, Hierárquico, Disciplinar, Regulamentar E De Polícia) - Características E Formas De Atuações.
  117. Poderes E Deveres Do Administrador Público.
  118. Polítca Nacional De Meio Ambiente.
  119. Política Fiscal; Contratos E Convênios; Plano De Contas.
  120. Políticas Públicas E Desenvolvimento Sustentável.
  121. Princípios Da Administração Pública.
  122. Princípios Fundamentais Da Administração Pública.
  123. Princípios Orçamentários.
  124. Procedimentos Com Correspondência.
  125. Processo Administrativo.
  126. Processo Administrativo No Âmbito Da Administração Pública Federal: Lei N.º 9.784/99.
  127. Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
  128. Programa Nacional De Gestão Pública E Desburocratização.
  129. Projetos.
  130. Protocolo E Correspondência.
  131. Qualidade Na Administração Pública.
  132. Qualidade Total.
  133. Recursos Humanos.
  134. Redação.
  135. Reengenharia.
  136. Reforma Administrativa.
  137. Reforma E Revitalizacao Do Estado.
  138. Regime Dos Servidores Públicos Federais: Admissão, Demissão, Concurso Público, Estágios Probatórios, Vencimento Básico, Licença, Aposentadoria.
  139. Relações Públicas.
  140. Resoluções.
  141. Resoluções Do Cnj.
  142. Responsabilidade Civil Da Administração Pública.
  143. Responsabilidade Socioambiental.
  144. Servidores Públicos - Regime Jurídico ? Características - Direitos E Deveres - Responsabilidades.
  145. Siape.
  146. Sistema Integrado De Administração De Serviços Gerais (Siasg).
  147. Tecnologia Da Informacao Na Administracao Publica.
  148. Transparência.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#3873
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 1 - 

No cumprimento estrito do princípio da legalidade, o agente público só pode agir

  • a) quando não houver custo elevado para a administração pública.
  • b) se tiver certeza de não ferir interesses privados.
  • c) de acordo com a consciência do cumprimento do dever.
  • d) epois de consultados seus superiores hierárquicos.
  • e) nos termos estabelecidos explicitamente pela lei.
#3874
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 2 - 

Entre as funções administrativas no processo organizacional, o controle compreende a

  • a) emissão de ordens, instruções, comunicação, motivação, liderança e coordenação.
  • b) definição de objetivos, o diagnóstico da situação e um prognóstico a partir das informações diagnosticadas.
  • c) definição de missão, visão, metas estratégicas e cenários prospectivos.
  • d) efinição de padrões, avaliação do desempenho, comparação do desempenho com o padrão estabelecido e ação corretiva.
  • e) definição de metas, controle de processos, correção de procedimentos e feedback do processo.
#3875
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 3 - 

A característica básica da departamentalização funcional é

  • a) o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa.
  • b) a diferenciação lógica de acordo com as funções, seguindo o princípio da especialização ocupacional.
  • c) a estabilização de organizações que requerem desempenho constante e repetitivo de tarefas rotineiras.
  • d) o desenvolvimento do foco nas variáveis do ambiente externo.
  • e) a maior formalização da estrutura administrativa levando a uma hierarquia de autoridade com maior número de níveis.
#3876
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 4 - 

Uma gestão adequada do desempenho em uma organização pressupõe que

  • a) os funcionários aceitem punições de acordo com o desempenho de cada um, caso necessário.
  • b) os funcionários já tenham as competências correspondentes aos desafios que lhes serão propostos.
  • c) o gestor deixe clara a razão da sua implantação e determine quais são os resultados esperados.
  • d) todos os que estão envolvidos no processo estejam bem treinados para alcançar as metas propostas.
  • e) a organização estabeleça previamente remunerações adequadas ao melhor desempenho esperado.
#3877
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 5 - 

Em relação a conceito de Orçamento Público, considere as afirmativas abaixo: I. O Orçamento Público é uma lei formal, isto é, ela obriga o Poder Público a realizar uma despesa autorizada pelo Legislativo. II. O Orçamento Público é uma lei temporária, pois tem vigência limitada a quatro anos. III. O conceito tradicional ou clássico de Orçamento Público compreende apenas a fixação da despesa e a previsão da receita, sem nenhuma espécie de planejamento das ações do governo. IV. O Orçamento Público é uma lei especial que possui processo legislativo diferenciado e trata de matéria específica. V. O orçamento-programa é um plano de trabalho que estabelece objetivos e metas a serem implementados, bem como a previsão dos custos a ele relacionados. Estão corretas, SOMENTE:

  • a) II e IV.
  • b) I, II e IV.
  • c) III, IV e V.
  • d) I, II, III e IV
  • e) II, III, IV e V.
#3878
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 6 - 

O Ciclo PDCA tem como objetivo

  • a) melhoria contínua de processos de gestão.
  • b) a definição dos objetivos estratégicos da organização.
  • c) o aceleramento da qualificação do quadro funcional.
  • d) o aperfeiçoamento do benchmarking da organização.
  • e) a melhoria do ambiente concorrencial da organização.
#3879
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
3
médio

(1,0) 7 - 

Com relação à administração direta e indireta, assinale a opção incorreta.

  • a) Os ministérios são órgãos autônomos que compõem a estrutura direta da administração pública federal.
  • b) A administração indireta é constituída de serviços atribuídos a pessoas jurídicas diversas da União, públicas ou privadas, vinculadas a um ministério, mas administrativa e financeiramente autônomas.
  • c) Administração direta é o conjunto de órgãos integrados na estrutura administrativa da União. A exemplo, tem-se o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Controladoria-Geral da União, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, entre outros.
  • d) As pessoas jurídicas integrantes da administração indireta — autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista — apresentam pontos em comum: são criadas por lei específica, possuem personalidade jurídica e patrimônio próprios.
  • e) A administração indireta existe não somente no Poder Executivo como também nos Poderes Judiciário e Legislativo.
#3880
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 8 - 

A Administração Federal compreende, dentre outra, a Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e

  • a) das Autarquias.
  • b) dos Ministérios.
  • c) das Empresas Públicas.
  • d) as Sociedades de Economia Mista.
  • e) das Fundações Públicas.
#3881
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 9 - 

Considerando a Organização Administrativa Brasileira, é correto afirmar que

  • a) União, os Estados-membros, o Distrito Federal e os Municípios são entidades estatais.
  • b) o Brasil é uma confederação formada pela união indissolúvel dos Estados-membros, dos Municípios e do Distrito Federal.
  • c) os poderes e competências dos Municípios são delimitados por ato do Presidente da República.
  • d) as empresas públicas e as sociedades de economia mista integram a administração direta da União, dos Estados-membros e dos Municípios.
  • e) Os Ministérios são órgãos autônomos, unipessoais, integrantes da administração indireta, porém vinculados à Presidência da República.
#3882
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 10 - 

Os órgãos públicos

  • a) são classificados como entidades estatais.
  • b) têm autonomia política.
  • c) têm personalidade jurídica.
  • d) são soberanos.
  • e) são centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais.
#3883
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 11 - 

Considere as seguintes assertivas: I. Os órgãos públicos são centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem. II. No tocante a Administração Indireta, na descentralização administrativa existe subordinação hierárquica entre a pessoa jurídica incumbida do serviço público e a pessoa política instituidora. III. Somente por Lei Específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação. Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I.
  • b) I e III.
  • c) II.
  • d) II e III.
  • e) III.
#3884
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 12 - 

De acordo com a Resolução nº 70 do Conselho Nacional da Justiça, no tema 'eficiência operacional' o projeto catalogado do 'plenário virtual' é do

  • a) Supremo Tribunal Federal.
  • b) Tribunal Superior do Trabalho.
  • c) Tribunal Superior Eleitoral.
  • d) Superior Tribunal de Justiça.
  • e) Tribunal de Justiça do Acre.
#3885
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 13 - 

De acordo com a Resolução nº 49 do Conselho Nacional de Justiça, o núcleo de estatística e gestão estratégica será composto por servidores com diversas formações acadêmicas, sendo indispensável servidor com formação em

  • a) ciência da informação.
  • b) administração.
  • c) economia.
  • d) ireito.
  • e) statística.
#3886
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 14 - 

Para os fins do Decreto-Lei nº 200/67, autarquia é

  • a) entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.
  • b) a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criada por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa.
  • c) o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
  • d) a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa.
  • e) a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com fins lucrativos, criada por lei, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção.
#3887
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 15 - 

Na gestão pública, o Administrador deverá

  • a) dar preferência ao expropriado para poder reaver o bem expropriado, frente a pagamento de valor atual, quando o bem não for utilizado para o fim da expropriação ou obras e serviços públicos.
  • b) considerar que a parceria público-privada, instituída pela Lei n.º 11.079/04, é contrato de direito privado de concessão patrocinada.
  • c) observar que a contraprestação da administração pública nos contratos de parceria público-privada não poderá envolver a outorga de direitos dominicais.
  • d) exigir a constituição de sociedade de propósito específica antes da licitação, para atender o objeto da parceria público-privada.
  • e) considerar que a norma específica veta a modalidade de arbitragem na solução de conflito na parceria público-privada.