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Prova de Administração Financeira e Orçamentária 11 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração Financeira e Orçamentária 11 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Ações E Debêntures.
  2. Administração Do Capital De Giro.
  3. Administração Financeira - Conceito E Objetivos.
  4. Administração Financeira No Setor Público.
  5. Alavancagem E Endividamento.
  6. Análise De Balanços.
  7. Análise De Investimentos.
  8. Apreciação De Matérias Em Regime De Urgência.
  9. Apt (Arbitrage Pricing Theory).
  10. Aro (Antecipação De Receita Orçamentária).
  11. Auditoria.
  12. Balanço Financeiro.
  13. Balanço Orçamentário.
  14. Balanço Patrimonial.
  15. Bens Públicos.
  16. Ciclo Orçamentário.
  17. Classificação Da Receita E Da Despesa Orçamentária Brasileira.
  18. Classificação De Gastos Públicos.
  19. Classificação Orçamentária De Receita Pública Por Categoria Econômica No Brasil.
  20. Conceitos E Normas Da Afo.
  21. Conceituação E Classificação De Receita Pública.
  22. Conta Única Do Tesouro Nacional.
  23. Contabilidade Pública: Conceito, Objetivo E Regime; Campo De Aplicação; Legislação Básica (Lei N 4.320, De 17 De Março De 1964 E Decreto N 93.872, De 23 De Dezembro De 1986, Legislação Complementar E Suas Alterações, Se Houver).
  24. Controle Da Execução Orçamentária.
  25. Controle Externo.
  26. Controle Interno.
  27. Convênios.
  28. Créditos Adicionais.
  29. Créditos Orçamentários.
  30. Custos E Despesas.
  31. Decisões De Investimentos.
  32. Decreto 93.872-86.
  33. Descentralização De Créditos Orçamentários E Recursos Financeiros.
  34. Despesa Extra-Orçamentária.
  35. Despesa Pública: Categorias, Estágios.
  36. Despesas De Exercícios Anteriores.
  37. Diretrizes Orçamentárias.
  38. Dívida Ativa.
  39. Dívida Pública Brasileira.
  40. Dotações Orçamentárias.
  41. Elaboração Da Programação Financeira.
  42. Elaboração De Orçamento Empresarial.
  43. Emendas E Alterações A Loa.
  44. Empenho Da Despesa.
  45. Estágios Da Receita E Da Despesa Orçamentária.
  46. Execução Da Receita E Da Despesa Orçamentária.
  47. Falhas De Mercado.
  48. Finanças Públicas.
  49. Fiscalização Contábil E Financeira.
  50. Fluxo De Caixa.
  51. Fontes De Financiamento A Longo Prazo.
  52. Função Financeira Nas Organizações.
  53. Gru.
  54. Instrumentos De Planejamento.
  55. Intervenção Na Atividade Econômica.
  56. Inversões Financeiras.
  57. Lei De Diretrizes Orçamentárias ? Ldo.
  58. Lei De Responsabilidade Fiscal.
  59. Lei Nº 10.028-2000 - Infrações Administrativas À Lei De Finanças Públicas.
  60. Lei Nº 10.180-2001.
  61. Lei Nº 4.320-1964.
  62. Lei Nº 6.404-1976.
  63. Lei Nº 9.430-1996.
  64. Lei Orçamentária Anual ? Loa.
  65. Limites Constitucionais E Legais.
  66. Liquidez X Rentabilidade.
  67. Método Capm (Capital Asset Pricing Model).
  68. Métodos, Técnicas E Instrumentos Do Orçamento Público; Normas Legais Aplicáveis.
  69. Modelos Econômicos.
  70. O Ciclo Orçamentário.
  71. Obz (Orçamento Base Zero).
  72. Orçamento De Custeio.
  73. Orçamento De Investimento.
  74. Orçamento Empresarial ? Conceitos.
  75. Orçamento Empresarial ? Finalidade.
  76. Orçamento Na Constituição Federal.
  77. Orçamento Participativo.
  78. Orçamento Programa.
  79. Orçamento Público No Brasil.
  80. Orçamento-Programa.
  81. PIB.
  82. Planejamento E Orçamento Governamental.
  83. Planejamento No Orçamento-Programa.
  84. Plano Plurianual ? Ppa.
  85. Pnd.
  86. Política Fiscal.
  87. Políticas.
  88. Portaria Mpog 42.
  89. Princípios Orçamentários.
  90. Processo Orçamentário.
  91. Programação Orçamentária E Financeira.
  92. Projeto De Lei De Crédito Adicional.
  93. Projetos E Programas.
  94. Proposta Orçamentária.
  95. Receita Extraorçamentária
  96. Receita Orçamentária
  97. Receita Pública: Categorias, Fontes, Estágios E Dívida Ativa.
  98. Receitas E Despesas Orçamentárias E Extra-Orçamentárias: Interferências Passivas E Mutações Ativas; Plano De Contas Da Administração Federal; Sistemática Dos Eventos.
  99. Regime De Caixa.
  100. Rentabilidade E Liquidez.
  101. Responsabilidade Fiscal.
  102. Restos A Pagar.
  103. Resultado Do Exercício.
  104. Siafi.
  105. Sidor.
  106. Sistema Federativo.
  107. Suprimento De Fundos.
  108. Teorias Orçamentárias.
  109. Tipos De Créditos Orçamentários.
  110. Tipos Ou Técnicas De Orçamento.
  111. Transferência Correntes E Transferência De Capital.
  112. Tribunais De Contas.
  113. Tributos.
  114. Valor Do Dinheiro No Tempo E Risco X Retorno.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#3798
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
2
médio

(1,0) 1 - 

O recurso financeiro colocado pela Secretaria do Tesouro Nacional à disposição do órgão ou Ministério, através da Conta Única, para atender a necessidades financeiras do orçamento, denomina-se:

  • a) repasse;
  • b) destaque;
  • c) verba;
  • d) cota;
  • e) dotação.
#3799
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
3
médio

(1,0) 2 - 

O instrumento pelo qual a Unidade Orçamentária programa, no tempo, o pagamento das despesas autorizadas na Lei Orçamentária denomina-se:

  • a) plano de aplicação;
  • b) cronograma orçamentário;
  • c) cronograma de desembolso;
  • d) plano orçamentário;
  • e) programação de desembolso.
#3800
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 3 - 

As despesas correntes passíveis de contingenciamento são denominadas:

  • a) não contingenciáveis;
  • b) de imposição;
  • c) obrigatórias por imposição legal;
  • d) obrigatórias de caráter continuado;
  • e) discricionárias.
#3801
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 4 - 

As despesas referentes ao cumprimento de sentenças judiciais são classificadas na função

  • a) Administração.
  • b) Encargos Especiais.
  • c) Judiciária.
  • d) Essencial à Justiça.
  • e) Segurança Pública.
#3802
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 5 - 

De acordo com o Anexo da Portaria MOG nº 42/99, as subfunções Atenção Básica e Vigilância Sanitária estão vinculadas à função

  • a) Saúde.
  • b) Administração.
  • c) Assistência Social.
  • d) Previdência Social.
  • e) Direitos da Cidadania.
#3803
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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1
médio

(1,0) 6 - 

De acordo com a Lei nº 4.320/64, as receitas correntes são constituídas, entre outras, pelas Receitas Patrimoniais. Classificam-se como Receita Patrimonial

  • a) alienação e a venda de bens móveis.
  • b) as taxas pelo exercício de poder de polícia.
  • c) a multa e os juros de mora das contribuições.
  • d) os impostos sobre a propriedade territorial rural.
  • e) os juros de aplicações financeiras.
#3804
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
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médio

(1,0) 7 - 

Em um governo municipal, um exemplo de receita de capital é aquela oriunda

  • a) do recebimento de tributos inscritos em dívida ativa.
  • b) da arrecadação de Impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza.
  • c) de transferências para a aquisição de equipamentos hospitalares.
  • d) e multas e juros de mora sobre tributos em atraso.
  • e) de transferências do Fundo de Participação dos Municípios.
#3805
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 8 - 

Para a aquisição de um equipamento de telefonia, a prefeitura do município WE utilizou recursos oriundos de operações de crédito consignadas na Lei Orçamentária Anual e cujo prazo de pagamento era de 10 meses. Nesse caso, de acordo com a Lei nº 4.320/64 e a Lei nº 101/2000, o valor obtido com a operação de crédito deveria ser classificado como

  • a) despesa de exercícios futuros.
  • b) receita orçamentária.
  • c) receita extraorçamentária.
  • d) passivo financeiro.
  • e) despesa orçamentária.
#3806
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
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médio

(1,0) 9 - 

As contribuições previdenciárias descontadas da folha de pagamentos dos funcionários de uma prefeitura que, posteriormente, deverão ser pagas a quem de direito, constituem

  • a) receita extraorçamentária.
  • b) receita orçamentária.
  • c) despesa extraorçamentária.
  • d) passivo permanente.
  • e) dívida ativa.
#3807
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
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médio

(1,0) 10 - 

Em relação à Lei Orçamentária Anual (LOA) de um governo estadual é correto afirmar que

  • a) autorização para abertura de créditos adicionais especiais poderá ser incluída na LOA.
  • b) as operações de crédito por antecipação da receita orçamentária integrarão a receita prevista na LOA.
  • c) os orçamentos das autarquias e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público serão abrangidos pela LOA.
  • d) as funções educação, saúde e assistência social integrarão o orçamento da seguridade social.
  • e) todas as receitas e despesas das empresas de economia mista serão compreendidas pela LOA.
#3808
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
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médio

(1,0) 11 - 

Em 2009, durante o processo de planejamento e orçamento para os próximos exercícios financeiros, o gestor de um governo estadual foi informado que demandas trabalhistas foram ajuizadas e era previsto risco de condenação. As ações são de servidores pleiteando a incidência dos adicionais quinquenais sobre os vencimentos integrais. Neste caso, o governo estadual deveria

  • a) fazer a avaliação do passivo contingente no Anexo de Riscos Fiscais constante da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2X10, informando as providências a serem tomadas, caso se concretize.
  • b) fixar o valor a ser pago, caso a condenação se concretize, como despesa com pessoal e encargos sociais na proposta de Lei Orçamentária Anual de 2X10.
  • c) fixar o valor a ser pago, caso a condenação se concretize, como despesa com sentenças judiciais na proposta de Lei Orçamentária Anual 2X10.
  • d) fazer a avaliação do passivo contingente no Anexo de Riscos Fiscais constante da proposta do Plano Plurianual 2X10/2X13, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.
  • e) fazer a avaliação do passivo contingente no Relatório Resumido de Execução Orçamentária constante da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2X10, informando as providências a serem tomadas, caso se concretize.
#3809
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 12 - 

O elemento básico da estrutura do Orçamento-Programa é o programa que pode ser conceituado como um instrumento de

  • a) identificação da estrutura organizacional e administrativa governamental que se subdivide em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária .
  • b) programação, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.
  • c) organização da ação governamental visando à concretização dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos no plano plurianual.
  • d) programação, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.
  • e) identificação do maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público de cada esfera de governo.
#3810
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
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. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 13 - 

De acordo com a Constituição Federal de 1988, no processo de estudo e aprovação da Lei Orçamentária pelo Poder Legislativo, existe a possibilidade de o parlamentar propor emendas de despesa desde que, entre outras regras constitucionais, sejam indicados os recursos para viabilizá-las. Uma das fontes de recursos é

  • a) o excesso de arrecadação do exercício da apresentação da proposta orçamentária.
  • b) a anulação de despesa com pessoal e encargos sociais do projeto de lei orçamentária.
  • c) o superávit financeiro do exercício anterior à proposta orçamentária.
  • d) o superávit corrente do exercício de apresentação da proposta orçamentária.
  • e) a anulação de despesas com material de consumo do projeto de lei orçamentária.
#3811
Banca
. Bancas Diversas
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(1,0) 14 - 

A obrigatoriedade de transferência para os municípios de 50% do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios é uma exceção

  • a) o princípio orçamentário do equilíbrio.
  • b) proibição constitucional de não vinculação da receita de impostos.
  • c) regra de as receitas constarem na lei de orçamento pelos seus totais.
  • d) ao princípio orçamentário da anualidade.
  • e) ao princípio orçamentário da exclusividade.
#3812
Banca
. Bancas Diversas
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Administração Financeira e Orçamentária
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(1,0) 15 - 

A Lei nº 4.320/64 determina que a Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e da despesa, de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecendo, entre outros, o princípio da universalidade. Isso significa que a lei orçamentária

  • a) não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a qualquer elemento de despesa, exceções podendo ser feitas aos programas especiais de trabalho.
  • b) não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, exceto a autorização para abertura de créditos adicionais e a contratação de operações de crédito.
  • c) discriminará os valores de receitas e despesas para um período anual, inclusive para as despesas de capital.
  • d) compreenderá todas as receitas e todas as despesas próprias dos órgãos do governo ou da administração centralizada ou que por intermédio deles se devam realizar.
  • e) discriminará as receitas e despesas pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções, inclusive aquelas referentes às transferências intergovernamentais.