Prova de Administração Financeira e Orçamentária 11 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Ações E Debêntures.
- Administração Do Capital De Giro.
- Administração Financeira - Conceito E Objetivos.
- Administração Financeira No Setor Público.
- Alavancagem E Endividamento.
- Análise De Balanços.
- Análise De Investimentos.
- Apreciação De Matérias Em Regime De Urgência.
- Apt (Arbitrage Pricing Theory).
- Aro (Antecipação De Receita Orçamentária).
- Auditoria.
- Balanço Financeiro.
- Balanço Orçamentário.
- Balanço Patrimonial.
- Bens Públicos.
- Ciclo Orçamentário.
- Classificação Da Receita E Da Despesa Orçamentária Brasileira.
- Classificação De Gastos Públicos.
- Classificação Orçamentária De Receita Pública Por Categoria Econômica No Brasil.
- Conceitos E Normas Da Afo.
- Conceituação E Classificação De Receita Pública.
- Conta Única Do Tesouro Nacional.
- Contabilidade Pública: Conceito, Objetivo E Regime; Campo De Aplicação; Legislação Básica (Lei N 4.320, De 17 De Março De 1964 E Decreto N 93.872, De 23 De Dezembro De 1986, Legislação Complementar E Suas Alterações, Se Houver).
- Controle Da Execução Orçamentária.
- Controle Externo.
- Controle Interno.
- Convênios.
- Créditos Adicionais.
- Créditos Orçamentários.
- Custos E Despesas.
- Decisões De Investimentos.
- Decreto 93.872-86.
- Descentralização De Créditos Orçamentários E Recursos Financeiros.
- Despesa Extra-Orçamentária.
- Despesa Pública: Categorias, Estágios.
- Despesas De Exercícios Anteriores.
- Diretrizes Orçamentárias.
- Dívida Ativa.
- Dívida Pública Brasileira.
- Dotações Orçamentárias.
- Elaboração Da Programação Financeira.
- Elaboração De Orçamento Empresarial.
- Emendas E Alterações A Loa.
- Empenho Da Despesa.
- Estágios Da Receita E Da Despesa Orçamentária.
- Execução Da Receita E Da Despesa Orçamentária.
- Falhas De Mercado.
- Finanças Públicas.
- Fiscalização Contábil E Financeira.
- Fluxo De Caixa.
- Fontes De Financiamento A Longo Prazo.
- Função Financeira Nas Organizações.
- Gru.
- Instrumentos De Planejamento.
- Intervenção Na Atividade Econômica.
- Inversões Financeiras.
- Lei De Diretrizes Orçamentárias ? Ldo.
- Lei De Responsabilidade Fiscal.
- Lei Nº 10.028-2000 - Infrações Administrativas À Lei De Finanças Públicas.
- Lei Nº 10.180-2001.
- Lei Nº 4.320-1964.
- Lei Nº 6.404-1976.
- Lei Nº 9.430-1996.
- Lei Orçamentária Anual ? Loa.
- Limites Constitucionais E Legais.
- Liquidez X Rentabilidade.
- Método Capm (Capital Asset Pricing Model).
- Métodos, Técnicas E Instrumentos Do Orçamento Público; Normas Legais Aplicáveis.
- Modelos Econômicos.
- O Ciclo Orçamentário.
- Obz (Orçamento Base Zero).
- Orçamento De Custeio.
- Orçamento De Investimento.
- Orçamento Empresarial ? Conceitos.
- Orçamento Empresarial ? Finalidade.
- Orçamento Na Constituição Federal.
- Orçamento Participativo.
- Orçamento Programa.
- Orçamento Público No Brasil.
- Orçamento-Programa.
- PIB.
- Planejamento E Orçamento Governamental.
- Planejamento No Orçamento-Programa.
- Plano Plurianual ? Ppa.
- Pnd.
- Política Fiscal.
- Políticas.
- Portaria Mpog 42.
- Princípios Orçamentários.
- Processo Orçamentário.
- Programação Orçamentária E Financeira.
- Projeto De Lei De Crédito Adicional.
- Projetos E Programas.
- Proposta Orçamentária.
- Receita Extraorçamentária
- Receita Orçamentária
- Receita Pública: Categorias, Fontes, Estágios E Dívida Ativa.
- Receitas E Despesas Orçamentárias E Extra-Orçamentárias: Interferências Passivas E Mutações Ativas; Plano De Contas Da Administração Federal; Sistemática Dos Eventos.
- Regime De Caixa.
- Rentabilidade E Liquidez.
- Responsabilidade Fiscal.
- Restos A Pagar.
- Resultado Do Exercício.
- Siafi.
- Sidor.
- Sistema Federativo.
- Suprimento De Fundos.
- Teorias Orçamentárias.
- Tipos De Créditos Orçamentários.
- Tipos Ou Técnicas De Orçamento.
- Transferência Correntes E Transferência De Capital.
- Tribunais De Contas.
- Tributos.
- Valor Do Dinheiro No Tempo E Risco X Retorno.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #3798
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- 2
(1,0) 1 -
O recurso financeiro colocado pela Secretaria do Tesouro Nacional à disposição do órgão ou Ministério, através da Conta Única, para atender a necessidades financeiras do orçamento, denomina-se:
- a) repasse;
- b) destaque;
- c) verba;
- d) cota;
- e) dotação.
- #3799
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- 3
(1,0) 2 -
O instrumento pelo qual a Unidade Orçamentária programa, no tempo, o pagamento das despesas autorizadas na Lei Orçamentária denomina-se:
- a) plano de aplicação;
- b) cronograma orçamentário;
- c) cronograma de desembolso;
- d) plano orçamentário;
- e) programação de desembolso.
- #3800
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- 1
(1,0) 3 -
As despesas correntes passíveis de contingenciamento são denominadas:
- a) não contingenciáveis;
- b) de imposição;
- c) obrigatórias por imposição legal;
- d) obrigatórias de caráter continuado;
- e) discricionárias.
- #3801
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(1,0) 4 -
As despesas referentes ao cumprimento de sentenças judiciais são classificadas na função
- a) Administração.
- b) Encargos Especiais.
- c) Judiciária.
- d) Essencial à Justiça.
- e) Segurança Pública.
- #3802
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(1,0) 5 -
De acordo com o Anexo da Portaria MOG nº 42/99, as subfunções Atenção Básica e Vigilância Sanitária estão vinculadas à função
- a) Saúde.
- b) Administração.
- c) Assistência Social.
- d) Previdência Social.
- e) Direitos da Cidadania.
- #3803
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(1,0) 6 -
De acordo com a Lei nº 4.320/64, as receitas correntes são constituídas, entre outras, pelas Receitas Patrimoniais. Classificam-se como Receita Patrimonial
- a) alienação e a venda de bens móveis.
- b) as taxas pelo exercício de poder de polícia.
- c) a multa e os juros de mora das contribuições.
- d) os impostos sobre a propriedade territorial rural.
- e) os juros de aplicações financeiras.
- #3804
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(1,0) 7 -
Em um governo municipal, um exemplo de receita de capital é aquela oriunda
- a) do recebimento de tributos inscritos em dívida ativa.
- b) da arrecadação de Impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza.
- c) de transferências para a aquisição de equipamentos hospitalares.
- d) e multas e juros de mora sobre tributos em atraso.
- e) de transferências do Fundo de Participação dos Municípios.
- #3805
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(1,0) 8 -
Para a aquisição de um equipamento de telefonia, a prefeitura do município WE utilizou recursos oriundos de operações de crédito consignadas na Lei Orçamentária Anual e cujo prazo de pagamento era de 10 meses. Nesse caso, de acordo com a Lei nº 4.320/64 e a Lei nº 101/2000, o valor obtido com a operação de crédito deveria ser classificado como
- a) despesa de exercícios futuros.
- b) receita orçamentária.
- c) receita extraorçamentária.
- d) passivo financeiro.
- e) despesa orçamentária.
- #3806
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(1,0) 9 -
As contribuições previdenciárias descontadas da folha de pagamentos dos funcionários de uma prefeitura que, posteriormente, deverão ser pagas a quem de direito, constituem
- a) receita extraorçamentária.
- b) receita orçamentária.
- c) despesa extraorçamentária.
- d) passivo permanente.
- e) dívida ativa.
- #3807
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(1,0) 10 -
Em relação à Lei Orçamentária Anual (LOA) de um governo estadual é correto afirmar que
- a) autorização para abertura de créditos adicionais especiais poderá ser incluída na LOA.
- b) as operações de crédito por antecipação da receita orçamentária integrarão a receita prevista na LOA.
- c) os orçamentos das autarquias e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público serão abrangidos pela LOA.
- d) as funções educação, saúde e assistência social integrarão o orçamento da seguridade social.
- e) todas as receitas e despesas das empresas de economia mista serão compreendidas pela LOA.
- #3808
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(1,0) 11 -
Em 2009, durante o processo de planejamento e orçamento para os próximos exercícios financeiros, o gestor de um governo estadual foi informado que demandas trabalhistas foram ajuizadas e era previsto risco de condenação. As ações são de servidores pleiteando a incidência dos adicionais quinquenais sobre os vencimentos integrais. Neste caso, o governo estadual deveria
- a) fazer a avaliação do passivo contingente no Anexo de Riscos Fiscais constante da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2X10, informando as providências a serem tomadas, caso se concretize.
- b) fixar o valor a ser pago, caso a condenação se concretize, como despesa com pessoal e encargos sociais na proposta de Lei Orçamentária Anual de 2X10.
- c) fixar o valor a ser pago, caso a condenação se concretize, como despesa com sentenças judiciais na proposta de Lei Orçamentária Anual 2X10.
- d) fazer a avaliação do passivo contingente no Anexo de Riscos Fiscais constante da proposta do Plano Plurianual 2X10/2X13, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.
- e) fazer a avaliação do passivo contingente no Relatório Resumido de Execução Orçamentária constante da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2X10, informando as providências a serem tomadas, caso se concretize.
- #3809
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(1,0) 12 -
O elemento básico da estrutura do Orçamento-Programa é o programa que pode ser conceituado como um instrumento de
- a) identificação da estrutura organizacional e administrativa governamental que se subdivide em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária .
- b) programação, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.
- c) organização da ação governamental visando à concretização dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos no plano plurianual.
- d) programação, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.
- e) identificação do maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público de cada esfera de governo.
- #3810
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(1,0) 13 -
De acordo com a Constituição Federal de 1988, no processo de estudo e aprovação da Lei Orçamentária pelo Poder Legislativo, existe a possibilidade de o parlamentar propor emendas de despesa desde que, entre outras regras constitucionais, sejam indicados os recursos para viabilizá-las. Uma das fontes de recursos é
- a) o excesso de arrecadação do exercício da apresentação da proposta orçamentária.
- b) a anulação de despesa com pessoal e encargos sociais do projeto de lei orçamentária.
- c) o superávit financeiro do exercício anterior à proposta orçamentária.
- d) o superávit corrente do exercício de apresentação da proposta orçamentária.
- e) a anulação de despesas com material de consumo do projeto de lei orçamentária.
- #3811
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(1,0) 14 -
A obrigatoriedade de transferência para os municípios de 50% do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios é uma exceção
- a) o princípio orçamentário do equilíbrio.
- b) proibição constitucional de não vinculação da receita de impostos.
- c) regra de as receitas constarem na lei de orçamento pelos seus totais.
- d) ao princípio orçamentário da anualidade.
- e) ao princípio orçamentário da exclusividade.
- #3812
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(1,0) 15 -
A Lei nº 4.320/64 determina que a Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e da despesa, de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecendo, entre outros, o princípio da universalidade. Isso significa que a lei orçamentária
- a) não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a qualquer elemento de despesa, exceções podendo ser feitas aos programas especiais de trabalho.
- b) não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, exceto a autorização para abertura de créditos adicionais e a contratação de operações de crédito.
- c) discriminará os valores de receitas e despesas para um período anual, inclusive para as despesas de capital.
- d) compreenderá todas as receitas e todas as despesas próprias dos órgãos do governo ou da administração centralizada ou que por intermédio deles se devam realizar.
- e) discriminará as receitas e despesas pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções, inclusive aquelas referentes às transferências intergovernamentais.