Processando...

Prova UNILAB-UFC - Enfermagem 6 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova UNILAB-UFC - Enfermagem 6 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso UNILAB-UFC.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca CCV-UFC, para nível Médio do cargo de Técnico em Enfermagem. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes UNILAB-UFC.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Enfermagem 6 do concurso UNILAB-UFC.

  1. Questões de O exercício profissional da enfermagem.
  2. Questões de Educação para saúde. O atendimento de enfermagem em casos de urgência e emergência.
  3. Questões de Primeiros socorros.
  4. Questões de Biossegurança.
  5. Questões de Administração de medicamentos: métodos e vias, diluições de drogas e soluções, intoxicação por medicamentos.
  6. Questões de Assistência de enfermagem em programas especiais: doenças sexualmente transmissíveis/AIDS, Imunizações, Hipertensão, Diabetes, Tuberculose, Hanseníase e Saúde do Trabalhador.
  7. Questões de Assistência de Enfermagem na saúde da criança, adolescente e do idoso.
  8. Questões de Lei do exercício Profissional – Lei nº 7.498/86. Código de ética dos Profissionais de Enfermagem.
  9. Questões de Lei nº 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
  10. Questões de Lei nº 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.
  11. Questões de Sinais vitais. Procedimentos básicos de enfermagem. Princípios e métodos de assepsia e esterilização. Assistência de enfermagem a pacientes com problemas respiratórios, cardiovasculares e gastrointestinais.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Enfermagem 6.

#27698
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

Conforme a Lei n° 7.498, no seu Art.7°, são técnicos de enfermagem os titulares do:

  • a) diploma de Técnico de Enfermagem, expedido de acordo com a legislação da Aben Nacional e confirmado pelo Coren.
  • b) certificado registrado e regulamentado conforme as normas brasileiras que regulamentam os diplomas de nível Técnico.
  • c) diploma ou do certificado de Técnico de Enfermagem, expedido de acordo com a legislação e registrado pelo órgão competente.
  • d) diploma ou do certificado de Técnico de Enfermagem, expedido de acordo com as normas da Universidade que foi responsável pela sua formação.
  • e) diploma ou do certificado legalmente conferido pelos professores e pelo reitor, registrado em virtude de acordo de intercâmbio cultural ou revalidado no Brasil como diploma de Técnico de Enfermagem.
#27699
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

P.C é técnica de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva, trabalha à noite. Sempre muito ativa e participativa, nunca dorme nos plantões e executa várias ações sem solicitar a ajuda dos integrantes da equipe, pois afirma perder muito tempo quando vai chamar os colegas que estão dormindo. Ao terminar o plantão, costuma pedir ao médico e a enfermeira que assinem os procedimentos que ela realizou e que não eram de sua competência. Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, assinale a alternativa que melhor se adequa aocaso acima.

  • a) art. 48 – prescrever medicamentos ou praticar ato cirúrgico, exceto os previstos na legislação vigente e em caso de emergência.
  • b) art. 49 – executar a assistência de enfermagem sem o consentimento do cliente ou seu representante legal, exceto em iminente risco de vida.
  • c) art. 50 – executar prescrições terapêuticas quando contrárias à segurança do cliente.
  • d) art. 64 – assinar as ações de enfermagem que não executou, bem como permitir que outro profissional assine as que executou.
  • e) art. 70 – ser conivente com crime, contravenção penal ou ato praticado por membro da Equipe de Trabalho, que infrinja postulado ético profissional.
#27700
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Assinale a alternativa que indica corretamente um dos princípios a que se refere o Art. 7ºda Lei nº 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências: “As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios....”.

  • a) I – universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
  • b) II – integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços curativos e individuais, exigidos para cada caso, em todos os níveis de complexidade do sistema.
  • c) III – promoção da saúde visando à autonomia das pessoas com necessidades especiais.
  • d) IV – igualdade da assistência à saúde, com privilégios somente para pessoas com necessidades especiais.
  • e) V – direito à formação das pessoas assistidas em relação à saúde.
#27701
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

Conforme a Lei nº 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências, Art. 4ºPara receberem os recursos, de que trata o art. 3º desta lei, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com:

  • a) I –Fundo de Saúde; II – Conselho de Saúde, com composição paritária de acordo com o Decreto nº 99.438, de 7 de agosto de 1990; III –plano de saúde.
  • b) I –Fundo de Saúde; II – Conselho de Saúde, com composição paritária de acordo com o Decreto nº 99.438, de 7 de agosto de 1990; III - plano de saúde; IV –relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4ºdo art. 33da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990.
  • c) I –Fundo de Saúde; II – Conselho de Saúde, com composição paritária de acordo com o Decreto nº 99.438, de 7 de agosto de 1990; III –plano de saúde; IV –relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4ºdo art. 33da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990; V –contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento.
  • d) I –Fundo de Saúde; II – Conselho de Saúde, com composição paritária de acordo com o Decreto nº 99.438, de 7 de agosto de 1990; III – plano de saúde; IV - relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4ºdo art. 33da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990; V – contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento; VI – Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação; VII – Comissão de licitação para avaliar os orçamentos.
  • e) I – Fundo de Saúde; II – Conselho de Saúde, com composição paritária de acordo com o Decreto nº 99.438, de 7 de agosto de 1990; III – plano de saúde; IV – relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4ºdo art. 33da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990; V – contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento; VI – Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.
#27702
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

No que diz respeito aos aspectos a serem considerados na avaliação dos sinais vitais pela equipe de enfermagem, é correto afirmar que:

  • a) são fatores que influenciam na respiração: doenças, idade, estresse, preocupação, posição corpórea, exercício físico, genética, atividade laboral e metabolismo.
  • b) quando palpado, o pulso permite avaliar: a frequência cardíaca (frequência da pulsação), o ritmo cardíaco (regularidade das batidas) e a amplitude ou intensidade (quantidade de sangue bombeado).
  • c) os sinais vitais devem ser mensurados na admissão; antes e depois de procedimentos invasivos; antes e depois da administração de medicamentos cardiovasculares e/ou respiratórios e de produtos hemoterápicos; e sempre que o paciente julgar necessário.
  • d) a febre possui características que diferem de acordo com o padrão da elevação da temperatura corporal. Assim, a febre pode ser intermitente (elevada por um ou mais dias), remitente (aumenta em alguns períodos do dia) e recorrente (elevada por alguns dias alternando com várias horas de temperatura normal).
  • e) a leitura da pressão arterial é falsamente alta quando: o manguito é muito grande, o manguito fica preso de forma muito larga; há esvaziamento rápido do manguito, causando congestão venosa no membro em que está sendo aferida; a coluna de mercúrio está reta, e quando as mensurações são realizadas em horários inadequados.
#27703
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 - 

Quanto aos métodos de esterilização, é correto afirmar:

  • a) os agentes físicos mais utilizados são o vapor saturado sob pressão e o calor seco.
  • b) o processo de esterilização que oferece maior segurança é o vapor saturado sob pressão em estufa.
  • c) os agentes químicos mais utilizados são o glutaraldaído, o formoldeído, o nitróxido de sódio e o óxido de etileno.
  • d) a escolha do processo de esterilização depende da natureza do artigo, do tipo de material disponível no serviço e do tamanho do objeto a ser esterilizado.
  • e) os artigos a serem esterilizados por produtos químicos devem ser lavados e secados e depois imersos na solução, em recipiente aberto durante todo o processo.
#27704
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

No que diz respeito à realização de curativos, ação básica de enfermagem, assinale a alternativa correta.

  • a) Na ferida limpa, deve ser realizada a limpeza no sentido da área menos contaminada para a mais contaminada, de fora para dentro da incisão e também deve secar a incisão e as laterais de baixo para cima.
  • b) A ferida aberta deve ser lavada com soro fisiológico 0,9% e solução antisséptica e removidos mecanicamente os possíveis tecidos desvitalizados com o uso do alginato de cálcio.
  • c) O curativo com filme semipermeável é indicado nas feridas abertas com ou sem infecção e na prevenção de úlceras de decúbito.
  • d) O curativo adesivo de hidropolímero deve ser utilizado em feridas infectadas, queimaduras de 1º e 2º graus, fixação de cateteres e prevenção de úlceras de decúbito.
  • e) O curativo ideal deve permitir umidade entre a ferida e a cobertura, absorver o excesso de exsudato, diminuir a dor local, sustentar e imobilizar o local lesado, promover isolamento térmico, proteger o ferimento da contaminação, permitir a utilização de medicamentos de ação local ou tópica, comprimir vasos sanguíneos seccionados, proporcionar conforto físico e psicológico para o cliente e permitir que as trocas sejam feitas sem traumatizar o tecido cicatricial novo.
#27705
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

A insuficiência respiratória aguda é um problema que se instala rapidamente e existe quando há troca gasosa pulmonar deficiente. Sobre isso, assinale a alternativa correta.

  • a) O quadro clínico na insuficiência respiratória aguda é apresentado por dispneia, cianose, icterícia, confusão mental e arritmia cardíaca.
  • b) As causas mais comuns da insuficiência respiratória aguda são a asma, a embolia pulmonar, a pneumonia, a enterocolite e a cetoacidose.
  • c) Na insuficiência respiratória aguda, o sangue venoso que retorna aos pulmões consegue ser adequadamente arterializado, mas ocorre alteração na gasometria arterial.
  • d) A gasometria arterial na insuficiência respiratória aguda mostra que a tensão arterial de dióxido de carbono (PaCO2) excede 50 mmHg, ou a tensão arterial de oxigênio (PaO 2) é inferior a 60 mmHg, no caso de o paciente estar respirando em ar ambiente.
  • e) A insuficiência respiratória aguda pode ser dividida em dois tipos: Tipo I (hipoxêmico) e Tipo II (hipoxêmico, hipercápnico), que são respectivamente insuficiência respiratória por déficit de ventilação, com frequência de origem mecânica, e insuficiência respiratória por déficit de oxigenação, com frequência de origem parenquimatosa.
#27706
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) pode ser definida como uma situação clínica na qual o desempenho do coração encontra-se inadequado para atender às necessidades metabólicas teciduais, ou seja, o coração torna-se incapaz de bombear uma quantidade suficiente de sangue para suprir as demandas do organismo. Diante desta definição, é correto afirmar:

  • a) a insuficiência cardíaca congestiva descompensada é subdividida em diferentes síndromes: choque cardiogênico, edema agudo de pulmão, crise hipertensiva e cetoacidose.
  • b) os fatores de risco para insuficiência cardíaca congestiva são hipertensão arterial, diabete melito, idade avançada, sobrepeso/obesidade, dislipidemia, leucemia e arritmia cardíaca.
  • c) existem apenas dois fatores que podem causar a descompensação da insuficiência cardíaca congestiva a falta de adesão ao tratamento (causa mais frequente) e a presença de episódios de isquemia do miocárdio.
  • d) o quadro clínico na insuficiência cardíaca congestiva pode apresentar dispneia, ortopneia, tosse, fadiga, intolerância ao esforço, oligúria, nictúria, caquexia, confusão, agitação, sonolência, coma, estase jugular, ascite, hepatoesplenomegalia e edema periférico.
  • e) são cuidados de enfermagem na insuficiência cardíaca congestiva: fazer monitorização eletrocardiográfica, deixar o paciente em posição de Jackknife, estabelecer acesso venoso central, efetuar raioX de tórax, fazer controle rigoroso da diurese e monitorar sinais vitais.
#27707
Banca
CCV-UFC
Matéria
Enfermagem
Concurso
UNILAB-UFC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 - 

A pancreatite é uma inflamação do pâncreas e dos tecidos retroperitoneais circundantes. A aparência do pâncreas pode variar desde levemente edematosa, que geralmente é benigna, até hemorrágica e necrosante, que é grave e, não raro, mortal. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

  • a) São considerados critérios prognósticos de Glasgow, após 48 horas de evolução, a presença de três ou mais dos seguintes critérios: idade maior que 45 anos, glicemia maior que 150 mg/dl, uréia maior que 80 mg/dl e albuminemia menor que 2,1 g/dl.
  • b) As principais características clínicas são a dor na parte superior do abdome, de início súbita, em faixa e de forte intensidade; concentrações elevadas de amilase plasmática e de lipase pancreática e presença de amilase no líquido pleural.
  • c) O tratamento consiste apenas em controlar a dor e realizar reposição líquida e monitorização da PVC e da diurese.
  • d) Os exames solicitados mais frequentemente são gasometria, raio X simples de abdome e tomografia de tórax.
  • e) As principais causas são a calculose biliar, alcoolismo, diabetes e hipertensão.