Prova Tribunal de Justiça-GO - Noções de Administração Pública 2 - Questões e Simulados (Edital 2014) | CONCURSO
"Questões ou Simulados conforme Edital do Concurso Tribunal de Justiça-GO 2014
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior/Médio do concurso Tribunal de Justiça-GO.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca FGV, para nível Superior/Médio do cargo de Vários. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Tribunal de Justiça-GO.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Noções de Administração Pública 2 do concurso Tribunal de Justiça-GO.
- Questões de Administração Pública – Paradigmas da Administração Pública e reformas administrativas: Administração Pública burocrática; estado do bem-estar social; a nova gestão pública; princípios; fundamentos. Formulação e avaliação de políticas públicas: Estado e políticas públicas; o processo de política pública; as instituições e as políticas públicas; arranjos institucionais e política pública. Planejamento público: planos; programas de governo; processo orçamentário; Plano Plurianual – PPA; Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO; Lei Orçamentária Anual – LOA. Flexibilização da ação estatal: parcerias público-privadas; consórcios; terceirização; redes e parcerias com organizações da sociedade civil. Governança: princípios da governança; fundamentos e governança pública. governabilidade; accountability. Gestão por resultados no setor público: metodologias de gestão; avaliação de programas e projetos públicos; indicadores de desempenho.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Noções de Administração Pública 2."
(1,0) 1 -
Governança, no setor público,
I. é um fenômeno mais amplo que governo; abrange as instituições governamentais, mas implica também em mecanismos informais, de caráter não- governamental.
II. implica principalmente mecanismos formais, de caráter governamental, que fazem com que as pessoas e as organizações dentro da sua área de atuação tenham uma conduta determinada, satisfaçam suas necessidades e respondam às suas demandas.
III. refere-se a padrões de articulação e cooperação entre atores sociais e políticos e arranjos institucionais que coordenam e regulam transações dentro e através das fronteiras do sistema econômico.
IV. diz respeito às condições sistêmicas e institucionais sob as quais se dá o exercício do poder, tais como as características do sistema político, a forma de governo, as relações entre os Poderes e o sistema de intermediação de interesses.
V. é a capacidade do governo para identificar problemas críticos e formular políticas adequadas ao seu enfrentamento.
Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I e III.
- b) II, III e IV.
- c) I, IV e V.
- d) II, IV e V.
- e) III e V.
- #36371
- Banca
- FGV
- Matéria
- Administração Pública
- Concurso
- TJ-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O desafio do Estado brasileiro pressupõe uma tarefa de transformação que exige a redefinição de seus papéis, funções e mecanismos de funcionamento interno. Este processo impõe novas exigências à sociedade como um todo. Assinale a opção correta entre as seguintes afirmações sobre governança.
- a) A governança consiste na própria autoridade política ou legitimidade possuída pelo Estado para apresentar à sociedade civil e ao mercado um amplo projeto para determinada nação.
- b) A governança é composta das condições sistêmicas nas quais se edifica um projeto de Estado e sociedade.
- c) A governança visa não apenas superar a crise do Estado e do seu aparelho, mas também cooperar na superação do atual quadro social persistente em nosso país.
- d) A governança é a capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas políticas, ou seja, os aspectos adjetivos/ instrumentais da governabilidade.
- e) As principais fontes e origens da governança são os cidadãos e a cidadania organizada.
- #36372
- Banca
- FGV
- Matéria
- Administração Pública
- Concurso
- TJ-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A respeito da Gestão por Resultados, considere: I. O planejamento estratégico deve orientar a atuação administrativa amparada em uma visão de longo prazo.II. Pressupõe a definição de missão,visão, objetivos,metas e indicadores. III. Contempla, obrigatoriamente, o estabelecimento de contrato de gestão, com a fixação de metas de desempenho e duração mínima de 2 anos. Está correto o que consta em :
- a) II e III, apenas
- b) III, apenas.
- c) I, II e III.
- d) I e II, apenas.
- e) I e III, apenas.
- #36373
- Banca
- FGV
- Matéria
- Administração Pública
- Concurso
- TJ-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Assinale a alternativa INCORRETA quanto à caracterização da gestão por resultados no setor público.
- a) Promove a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos mediante um processo de melhoramento contínuo.
- b) Visa reconhecer, formar e ampliar conhecimentos de tal forma que o objetivo central seja a busca da eficiência do processo.
- c) Possui um sistema de informação que permite à sociedade monitorar a ação pública e identificar o serviço realizado, avaliando-o.
- d) Possui uma estratégia na qual se definem os resultados esperados por um organismo público, no que se refere à mudança social e à produção de bens e serviços.
- e) Possui sistemas de contratação de servidores de gerência pública, visando aprofundar a responsabilidade, o compromisso e a ação dos mesmos.
- #36374
- Banca
- FGV
- Matéria
- Administração Pública
- Concurso
- TJ-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Quando introduzida a gestão por resultado em uma organização pública, é importante evitar a
- a) definição de metas precisas que exijam constante avaliação e revisão dos planos.
- b) segmentação das metas em objetivos menores sob a responsabilidade de setores específicos.
- c) interdependência entre as metas de departamentos, favorecendo a autonomia gerencial.
- d) definição das responsabilidades pelos resultados em agentes específicos.
- e) ênfase na hierarquização da organização e os controles formais voltados a processos.
- #36375
- Banca
- FGV
- Matéria
- Administração Pública
- Concurso
- TJ-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O instrumento de planejamento estratégico de médio prazo que procura ordenar as ações do governo que levam ao atendimento dos objetivos e metas fixados para um período de quatro anos é definido como:
- a) Orçamento programa.
- b) Plano plurianual.
- c) Orçamento de atividades.
- d) Lei de diretrizes orçamentárias.
- e) Lei orçamentária de investimentos.
- #36376
- Banca
- FGV
- Matéria
- Administração Pública
- Concurso
- TJ-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
De acordo com o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da CF/88, os prazo de envio, pelo poder executivo ao legislativo,de (a) 4 meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro do mandato (31 de agosto); (b) 8 meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro (15 de abril); e (c) 4 meses antes do encerramento do exercício financeiro (31 de agosto), correspondem,respectivamente, aos projetos:
- a) PPA, LDO e LOA
- b) LDO, PPA e LOA
- c) LOA, PPA e LDO
- d) PPA, LOA e LDO.
- e) LDO, LOA e PPA
- #36377
- Banca
- FGV
- Matéria
- Administração Pública
- Concurso
- TJ-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
As disposições sobre equilíbrio entre receitas e despesas devem estar contidas
- a) na Lei Orçamentária Anual.
- b) na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
- c) no Plano Plurianual.
- d) no decreto de abertura de Créditos Adicionais.
- e) na programação financeira.
- #36378
- Banca
- FGV
- Matéria
- Administração Pública
- Concurso
- TJ-GO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A Constituição Federal de 1988 estabeleceu como instrumentos do planejamento público, três leis orçamentárias, que devem ser integradas entre si: Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA. Em relação aos instrumentos de planejamento definidos pela Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que
- a) a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO contempla a fixação da despesa e previsão da receita, compreendendo o Orçamento Fiscal, Orçamento de Investimentos e Orçamento da Seguridade Social.
- b) a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO estabelece normas e critérios para a limitação de empenho quando houver frustração das receitas orçamentárias em relação às previsões constantes do orçamento.
- c) o Plano Plurianual – PPA dispõe sobre normas relativas ao controle de custos na administração pública e à avaliação dos resultados de programas financiados com recursos dos orçamentos.
- d) o Plano Plurianual – PPA é elaborado conforme as disposições da Lei Orçamentária Anual – LOA e integra-se à Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO através da avaliação de programas já implementados.
- e) Nenhuma das alternativas anteriores.
(1,0) 10 -
Sobre o processo de planejamento e orçamento, considere:
I. A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração pública federal para as despesas relativas aos programas de curta duração.
II. A lei de diretrizes orçamentárias conterá, no mínimo, a discriminação da receita, por fontes, e da despesa, por elementos de despesa.
III. A lei de diretrizes orçamentárias disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
IV. A lei orçamentária anual conterá Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.
Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I e II.
- b) I e III.
- c) II e IV.
- d) IV.
- e) III.