Prova do BACEN Area 1 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação no concurso do BACEN - Nível Médio - Técnico do Banco Central - Area 1, para nível médio.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Português
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Atualidades
- Raciocínio Lógico
- Contabilidade
- Gestão Pessoas
- Administração Materiais
- #2183
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BACEN
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 61 -
A teoria que sustenta que a motivação individual e os resultados melhoram quando são dadas às pessoas oportunidades de participar com maior envolvimento e poder decisório no seu trabalho e nas metas a ele pertinentes denomina-se
- a) empowerment.
- b) fatores de Herzberg.
- c) job enlargement.
- d) job enrichment.
- e) grade gerencial.
- #2184
- Banca
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- BACEN
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- Múltipla escolha
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(1,0) 62 -
O processo de treinamento é composto de quatro etapas:
- a) diagnóstico de necessidades; definição de recursos; aplicação e acompanhamento.
- b) programação; organização dos recursos disponíveis; implantação ou realização do treinamento em si e avaliação dos resultados.
- c) elaboração do conteúdo; escolha de recursos; convocação e aplicação.
- d) comunicação aos participantes; definição das dinâmicas; aplicação e avaliação de reação.
- e) levantamento de necessidades; análise das necessidades; definição de indicadores de aprendizagem e implantação da programação de treinamento.
- #2185
- Banca
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(1,0) 63 -
Um funcionário, ao entrar numa organização, passa por um treinamento cujo objetivo é a apresentação da empresa e dos direitos e deveres do funcionário. Observe as alternativas e assinale aquela cujas ações atendem apenas a esses objetivos.
- a) Assistir a um vídeo sobre a empresa e participar de um café da manhã com os funcionários novos.
- b) Visitar as instalações do escritório e participar de uma gincana com a participação dos novos funcionários.
- c) Participar de um almoço com os funcionários de seu setor e receber explicações sobre o manual com regras e informações úteis.
- d) Visitar as instalações da empresa e receber explicações sobre aspectos trabalhistas e sobre as atribuições de seu cargo.
- e) Promover um encontro dos novos funcionários para esclarecer dúvidas sobre seus deveres e obrigações e convidá-los para um café da manhã com o diretor da área.
- #2186
- Banca
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(1,0) 64 -
Uma empresa do setor elétrico decidiu realizar um esforço planejado para desenvolvimento de seus novos colaboradores, tendo como base os seguintes parâmetros: . cada novo integrante acompanhará, necessariamente, um colaborador mais experiente em suas atividades; . durante períodos estabelecidos, o novo colaborador em desenvolvimento atuará em diversas áreas ou cargos da empresa; . o desempenho direto e 'mentorado' de cargos, normalmente, permite o desenvolvimento direto de habilidades e comportamentos. Esses parâmetros são característicos de um treinamento
- a) utodirigido.
- b) de orientação.
- c) a distância.
- d) em sala de aula.
- e) m serviço.
- #2187
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(1,0) 65 -
Gestão estratégica por competências implica
- a) mapear as competências técnicas dos funcionários e realocar cada um de acordo com sua especialização.
- b) focar o planejamento estratégico da organização na melhoria do comportamento dos funcionários frente aos desafios da globalização.
- c) integrar ao planejamento da organização os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à realização das suas metas.
- d) adequar a política de remuneração da organização ao nível de competência formal dos funcionários, de acordo com o mercado.
- e) incorporar ao planejamento estratégico da organização as competências das organizações parceiras com foco na missão principal.
- #2188
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(1,0) 66 -
Competências básicas são as características pessoais essenciais para o desenvolvimento das atividades organizacionais e que diferenciam o desempenho das pessoas. Sobre as competências exigidas pelas empresas nos novos ambientes de negócios, assinale a alternativa INCORRETA:
- a) As pessoas devem contribuir construtivamente e, para tanto, devem ter condições de aprender continuamente.
- b) Os funcionários devem pensar criativamente, solucionar problemas e analisar situações, fazer perguntas e esclarecer o que não compreendam para sugerir melhorias.
- c) Existe a necessidade de pessoas treinadas em um conjunto de habilidades que levem em conta um ambiente competitivo global, mutável e volátil.
- d) O bom desempenho funcional significa executar um conjunto de tarefas repetitivas e estanques e a qualificação é restrita a cada tarefa em particular.
- e) Dá-se ênfase à comunicação e ao compartilhamento das idéias na busca pela melhoria nos processos de trabalho.
- #2189
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(1,0) 67 -
Um dos principais objetivos da Gestão de Pessoas por Competências é
- a) permitir separar os aspectos de habilidades, potencial, desempenho e desenvolvimento do profissional.
- b) proporcionar o alinhamento das competências individuais às estratégias organizacionais.
- c) possibilitar maior especialização de atuação, atendendo, por meio da restrição da mobilidade funcional, às necessidades da nova gestão.
- d) priorizar o cargo em vez do profissional, de maneira a aproveitar os recursos disponíveis aos resultados do negócio.
- e) direcionar o foco de atuação nos processos e no desenvolvimento da organização.
- #2190
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(1,0) 68 -
Uma distribuidora de combustíveis contratou um headhunter para preencher uma posição de gerente de produto. Ao longo do processo de recrutamento, foram utilizadas diversas estratégias para tentar superar certas dificuldades, caracterizadas por: . quantidade insuficiente de candidatos; . falta de competição entre os candidatos; . elevadas pretensões salariais. Essa situação é característica de um mercado
- a) de trabalho em procura.
- b) de trabalho em oferta.
- c) de RH em procura.
- d) e RH em oferta.
- e) m equilíbrio.
- #2191
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(1,0) 69 -
No processo de recrutamento, seleção e contratação de novos empregados, uma falha pode resultar na contratação de uma pessoa 'errada' para a vaga. Quando o entrevistador assume que todas as características de um candidato são boas, embora apenas uma ou duas sejam, ocorre uma falha no processo denominada
- a) efeito halo.
- b) projeção.
- c) supersimplificação.
- d) conclusões impulsivas.
- e) xpectativas exageradas.
- #2192
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(1,0) 70 -
Na seleção de pessoas, o teste que avalia a habilidade de manipular objetos e utilizar ferramentas é chamado de teste de aptidão
- a) racional.
- b) visual.
- c) ognitiva ou mental.
- d) psicomotora.
- e) multifatorial.
- #2193
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(1,0) 71 -
Assinale o item que não faz parte das rotinas do Protocolo.
- a) Receber a correspondência.
- b) Abrir a correspondência ostensiva.
- c) Encaminhar a correspondência sigilosa aos respectivos destinatários.
- d) Avaliar os documentos de acordo com os valores primário e secundário.
- e) Receber dos vários setores os documentos a serem redistribuídos.
- #2194
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(1,0) 72 -
No que diz respeito ao procedimento de categorização dos documentos sigilosos, a classificação dos documentos na categoria de ultrassecretos cabe
- a) o diretor do órgão em que esteja arquivado o documento e aos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.
- b) apenas aos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.
- c) ao presidente e ao vice-presidente da República, ministro de Estado e equiparados, e aos comandantes da marinha, do exército e da aeronáutica.
- d) ao diretor e às demais autoridades do órgão em que esteja arquivado o documento.
- e) aos ministros de Estado e às autoridades com função de direção e chefia.
- #2195
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(1,0) 73 -
Quanto aos arquivos correntes, assinale a alternativa correta.
- a) São formados pelos documentos arquivísticos em tramitação.
- b) Não têm restrição à consulta.
- c) A destinação final deles é sempre a eliminação.
- d) São constituídos sempre de documentos em suporte papel.
- e) São sempre do gênero textual.
- #2196
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(1,0) 74 -
A padronização é uma forma de normalização e constitui um conjunto metódico e preciso de condições a serem satisfeitas. Um dos objetivos da padronização é
- a) diminuir a variedade de materiais de mesma classe e o número de itens no estoque.
- b) adquirir materiais de diversos fornecedores e níveis de qualidade variáveis.
- c) permitir a aquisição de pequenos lotes de materiais com preço fixo independente da quantidade comprada.
- d) permitir o aumento do custo de estocagem, aumentando o arranjo físico do almoxarifado.
- e) proporcionar o aumento do número de concorrências e de fornecedores.
- #2197
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(1,0) 75 -
Uma distribuidora de combustíveis prevê vendas de R$ 1.700.000,00 em 2011, e o gerente fixou a produtividade mínima de cada vendedor em R$ 85.000,00. Se o turnover anual de vendedores é da ordem de 50%, o número ótimo de vendedores para 2011 é
- a) 12
- b) 15
- c) 20
- d) 24
- e) 30