Prova SES-DF - Sistema Único de Saúde 1 - Questões e Simulados (Edital 2014) | CONCURSO
Questões ou Simulados conforme Edital do Concurso Secretária de Saúde do Distrito Federal 2014
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Secretária de Saúde do Distrito Federal.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca IADES, para nível Médio do cargo de Técnico em Saúde. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Secretária de Saúde do Distrito Federal.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Sistema Único de Saúde 1 do concurso Secretária de Saúde do Distrito Federal.
- Questões da Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) – princípios, diretrizes e arcabouço legal.
- Questões do Controle Social no SUS.
- Questões do Resolução no 453/ 2012, do Conselho Nacional de Saúde. Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.
- Questões da Constituição Federal, artigos de 194 a 200.
- Questões da Lei Orgânica da Saúde – Lei no 8.080/1990, Lei no 8.142/1990 e Decreto Presidencial no 7.508/2011.
- Questões das Determinantes Sociais da Saúde.
- Questões do Sistemas de Informação em Saúde.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Sistema Único de Saúde 1.
- #35897
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Identifique com V ou F, conforme o caso, as afirmativas verdadeiras e falsas.
I - A direção do SUS, em cada esfera de governo, é composta pelo órgão setorial do Poder Executivo e pelo respectivo Conselho de Saúde, nos termos das Leis nos 8.080/90 e 8.142/90.
II - Os Conselhos de Saúde são órgãos de controle do Sistema Único de Saúde pela sociedade, nos níveis municipal, estadual e federal, criados para permitir que a população possa interferir na gestão da saúde, defendendo os interesses da coletividade, para que sejam estes atendidos pelas ações governamentais.
III - A municipalização da saúde, estabelecida pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei Federal nº 8.080/90, compreende: a) a habilitação dos Municípios para assumir a responsabilidade parcial pela gestão do sistema de saúde em seu território (Sistema de Gestão Plena, anterior à criação do Pacto pela Saúde, firmado em 2006); b) a centralização da gerência das ações e serviços de saúde para os Municípios.
IV - A Carta Magna não prevê que a execução do serviço de saúde deva ser diretamente feita pelo Estado, ainda que mantido o dever de prestá-lo.
V - A Constituição Federal dispõe que a assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
A alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, é a:
- a) V V F F V.
- b) V V V V F.
- c) F V F V F.
- d) V F F F V.
- e) V V F V V.
- #35898
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 2 -
Conforme estabelece a Lei Federal nº. 8080/1990, existem critérios que deverão ser utilizados pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, para que sejam estabelecidos os valores que serão aplicados em programas e projetos. Dos diversos critérios citados na Lei, após análise técnica, identifique o INCORRETO:
- a) Perfil demográfico da região.
- b) Perfil epidemiológico da população a ser coberta.
- c) Níveis de participação do setor de saúde, nos orçamentos estaduais e municipais.
- d) Previsão de despesas no plano mensal, após investimentos através de bens de capital.
- e) Desempenho técnico, econômico e financeiro no período anterior.
- #35899
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 3 -
O atual Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, definido em seu texto legal (Lei nº 8.080/90). A vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporciona
- a) o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas exclusivas de prevenção de DSTs.
- b) o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas terapêuticas de doenças infectocontagiosas.
- c) o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores condicionantes de saúde individual, com a finalidade de adotar as medidas de prevenção, controle de endemias e desenvolvimento coletivo de tecnologias.
- d) o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
- e) N.D.A
- #35900
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 4 -
Os municípios, para receberem os recursos de que trata o Art.3º, da Lei 8.142, de 28 de Dezembro de 1990, deverão contar, dentre outros, com:
- a) Fundo de amparo ao trabalhador e relatório de gestão.
- b) Fundo de Saúde, Conselho Municipal, Plano Privado e Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).
- c) Fundo de Saúde, Conselho de Saúde, Plano de Saúde e Relatórios de Gestão.
- d) Fundo de Amparo ao Trabalhador e Plano de Carreira, Cargos e salários (PCCS).
- e) N.D.A
- #35901
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 5 -
De acordo com a Constituição Federal, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e constituem um sistema único,
- a) ao qual compete, dentre outras atribuições, participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunubiológicos, hemoderivados e outros insumos.
- b) ao qual compete, dentre outras atribuições, controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde, excluída a fiscalização de alimentos para o consumo humano.
- c) que será financiado unicamente com recursos da seguridade social, advindos da arrecadação das contribuições sociais previstas na Constituição Federal.
- d) do qual as instituições privadas não poderão participar, ainda que de forma complementar.
- e) que será organizado de forma centralizada, sendo dirigido unicamente pela União.
- #35902
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 3
(1,0) 6 -
A respeito da saúde, integrante da seguridade social, é CORRETO dizer:
- a) As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - centralização, com direção única em cada esfera de governo; II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; III - participação da comunidade.
- b) A saúde é direito de todos que não possam custeá-la e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
- c) O sistema único de saúde será financiado com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.
- d) As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, sem preferências.
- e) É permitida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com ou sem fins lucrativos.
- #35903
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 2
(1,0) 7 -
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, quanto a Saúde, é INCORRETO afirmar:
- a) Os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir, independente de concurso e/ou licitação, agentes comunitários de saúde e agentes de combate quando das endemias.
- b) É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.
- c) É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
- d) As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, mediante contrato de direito público ou convênio.
- e) N.D.A
- #35904
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 8 -
Sobre ao direito à saúde, é CORRETO afirmar que:
- a) o acesso gratuito às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação é assegurado textualmente na Constituição da República.
- b) as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede centralizada e hierarquizada e constituem um sistema único.
- c) a assistência à saúde é livre à iniciativa privada, mas a participação direta ou indireta de empresas estrangeiras é vedada, exceto nos casos previstos em lei.
- d) dentre as diretrizes do sistema único de saúde, constam o atendimento integral, com prioridade para as atividades de recuperação de doenças, sem prejuízo dos serviços assistenciais e a participação da comunidade.
- e) ante a hierarquização constitucional do sistema único de saúde, compete privativamente à União legislar sobre proteção e defesa da saúde, mas a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios possuem competência material comum para cuidar da saúde e assistência pública.
- #35905
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Com base no que rege a Constituição da República, analise as afirmativas a seguir, em relação à Saúde:
I. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
II. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com a diretriz da descentralização, com direção única em cada esfera de governo.
III. As ações e serviços públicos de saúde constituem um sistema único, organizado de acordo com a diretriz do atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.
Assinale
- a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas,
- b) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
- c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas,
- d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
- e) se nenhuma afirmativa estiver correta.
- #35906
- Banca
- IADES
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- SES-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 10 -
O artigo 198 da Constituição Federal define o Sistema Único de Saúde – SUS, constituído por uma rede regionalizada e hierarquizada, integrada por ações e serviços públicos de saúde.
Assinale a alternativa CORRETA, sobre as diretrizes que organizam o SUS.
- a) Participação da comunidade
- b) Atendimento integral, com prioridade para os serviços assistenciais, sem prejuízo das atividades preventivas
- c) Atendimento equitativo, com prioridade aos mais necessitados
- d) Descentralização, com direção compartilhada em cada esfera de governo
- e) Regionalização, com verticalidade gerencial e adstrição de clientela