Prova SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE APARECIDA DE GOIÂNIA - Pedagogia 2 - Questões e Simulados (Edital 2013) | CONCURSO
Questões ou Simulados conforme Edital do Concurso SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA 2013
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Várias, para nível Superior do cargo de Profissional Básico da Educação 1. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Pedagogia 2 do concurso SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA.
- Questões de TEORIAS PEDAGÓGICAS. 1.1. Teorias educacionais 1.2. Relação sociedade e educação. 1.3.Pensamento pedagógico brasileiro.
- Questões de CURRÍCULO (TEORIA E PRÁTICA). 2.1. Teorias curriculares. 2.2.Currículo, interdisciplinaridade e transversalidade. 2.3. Currículo e Avaliação.
- Questões de DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO. 3.1. Gestão e organização da sala de aula. 3.2. Planejamento educacional. 3.3. A função social do ensino e suas relações com os processos de ensinar e aprender.
- Questões de AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4.1. A avaliação no contexto das políticas educacionais e sua repercussão no processo ensino-aprendizagem. 4.2.Funções da avaliação escolar e a análise dos resultados. 4.3. Relações entre as avaliações em larga escala e o currículo escolar. 4.4. Práticas avaliativas: sujeitos, objetos e métodos da avaliação.
- Questões de ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA/LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL/POLÍTICAS EDUCACIONAIS 5.1. Bases legais que norteiam a educação brasileira. 5.2. As políticas educacionais e a construção da escola pública brasileira. 5.3. A organização e a estrutura dos sistemas de ensino no Brasil. 5.4. Políticas de Inclusão. 6. Questões de TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. 6.1. As tecnologias da comunicação e informação nas práticas educativas. 6.2. Mídias, tecnologias e práticas educativas. 6.3. O educador e as tecnologias da comunicação e informação.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Pedagogia 2.
- #25213
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- 2
(1,0) 1 -
É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças em idade escolar no ensino fundamental. Segundo a LDB 9394/96 e suas alterações, tal obrigatoriedade se faz
- a) a partir dos quatro anos de idade.
- b) entre zero e seis anos de idade.
- c) entre os sete e onze anos da criança.
- d) aos sete anos de idade da criança.
- #25214
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(1,0) 2 -
A forma como o ensino é concebido, o entendimento do que é aprender, do que é ensinar, do papel da escola está intimamente relacionado com a forma de avaliar. Portanto, uma mudança na avaliação dos processos de aprendizagem numa perspectiva da construção do conhecimento, exige que o professor tenha as seguintes concepções, EXCETO aquela na qual
- a) o sujeito que aprende é concebido como um ser crítico, criativo e participativo, com autonomia e capacidade de tomar decisões.
- b) o ensino privilegia a participação, o diálogo, a autonomia, a reflexão tanto por parte dos professores quanto dos alunos.
- c) o erro é visto como propiciador de aprendizagens e as dúvidas dos alunos altamente significativas e reveladoras de um envolvimento e exercício intelectuais.
- d) a avaliação é analisada à parte do processo de aprendizagem e de ensino, para posteriormente proporcionar tomada de decisões e diferentes aprendizagens.
- #25215
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(1,0) 3 -
Ao analisar os resultados de uma escola onde a maioria dos alunos não aprendeu a ler e a escrever, um Supervisor de Ensino articulou um processo de formação continuada para a equipe, tendo como referência, entre outros autores, Freire (1997).
Nesse processo, partiu das seguintes reflexões:
I. não há docência sem discência porque ensinar inexiste sem aprender.
II. existem saberes indispensáveis à prática docente de educadores (as) críticos (as), ou conservadores (as), porque são saberes demandados pela prática educativa em si mesma, independentemente de sua cor política ou ideológica.
III. a reflexão crítica sobre a prática é uma exigência da relação prática/teoria, sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática ativismo.
IV. a formação permanente implica aceitar que o formador é o sujeito dessa relação, e a ele cabe transferir os conhecimentos que detém.
V. é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.
Está de acordo com o pensamento de Freire (1997) o contido em
- a) I e V, apenas.
- b) I, II, IV e V, apenas.
- c) I, II, III e V, apenas.
- d) II, III, IV e V, apenas.
- #25216
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(1,0) 4 -
Uma boa avaliação, independente de ocorrer em ambientes escolares ou não-escolares depende da nítida correspondência dessa com o processo pedagógico vivenciado. Partindo dessa premissa, leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas:
I. A construção dos itens avaliativos deve ser deduzida diretamente dos objetivos formulados para o treinamento.
II. A finalidade imediata de um treinamento é a aprendizagem; o fato de que muitos treinamentos não possuem objetivos formulados em termos de desempenho impede que a avaliação eficaz ocorra.
III. Muitas vezes elabora-se um conjunto de itens avaliativos baseados numa amostragem do conteúdo incluído no programa.
IV. Assim, o controle do processo dificilmente fica nas mãos do avaliador, passando para as do especialista em conteúdo, o que impede uma apropriada construção e uma análise de itens avaliativos da aprendizagem.
- a) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
- b) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
- c) Apenas a assertiva I está correta.
- d) Todas as assertivas estão corretas.
- #25217
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(1,0) 5 -
Mello (2004), em sua análise sobre a rede mundial de computadores, como tecnologia que faz diferença na construção do conhecimento e que requer mudanças no processo de ensino-aprendizagem, na organização da escola e na sala de aula, aborda a questão da preparação do professor para o uso inteligente desse instrumento na escola. O problema não é dizer que o professor não está preparado para esse novo paradigma curricular, mas identificar as razões dessa defasagem, para que a solução seja adequada, afirma a autora. Nesse sentido,
I. o despreparo da escola e sobretudo do professor ocorre em razão da falta de domínio dos objetos sociais do conhecimento que constituem o conteúdo de ensino e das formas de transposição didática desse conteúdo.
II. o maior problema nessa área é a falta de investimento na formação tecnológica do professor, tanto nos cursos de formação inicial, quanto no processo de formação continuada.
III. um professor com conhecimentos sólidos sobre sua área de especialidade e como ensiná-la, que possui uma cultura geral ampla e diversificada e uma auto- estima profissional pautada no sucesso, terá facilidade de atender às demandas educacionais de seus alunos ainda que estes estejam permanentemente conectados e que o professor nunca tenha ligado um computador.
IV. as novas tecnologias da informação devem ser utilizadas para melhorar a formação dos professores, criando oportunidades para que os docentes aprendam a aprender utilizando conhecimentos de sua área de especialidade.
Estão de acordo com os destaques dados pela autora as afirmações contidas em
- a) I e II, apenas.
- b) II e III, apenas.
- c) I, III e IV, apenas.
- d) II, III e IV, apenas.
- #25218
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(1,0) 6 -
No balanço que faz da Educação Escolar Brasileira do século XX, Mello (2004) afirma que o legado do uso didático-pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) é mais de esperança do que de realizações. Sua crítica aponta para o fato de que
- a) enquanto essa tecnologia encontra-se presente em quase todo o universo de escolas particulares, com experiências inovadoras sendo divulgadas, as escolas públicas carecem de recursos tecnológicos.
- b) as escolas públicas contam com esse aparato tecnológico, entretanto, a burocracia e a falta de verbas para sua manutenção acabam por inviabilizar o acesso de alunos e professores a esses equipamentos.
- c) a mídia de massa e a televisiva estão mais presentes nos discursos dos políticos, pois ainda não se encontra disponível para alunos e professores das escolas públicas do país, especialmente nas regiões norte e nordeste.
- d) as TICs estão mais presentes nos discursos dos políticos e nos sonhos dos professores do que no chão da escola de todos, no que se refere à conexão com o universo de informações hoje ao alcance dos mais privilegiados.
- #25219
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(1,0) 7 -
Numa relação professor-aluno cujo contrato didático seja construído a partir de laços de confiança, são atributos imprescindíveis
I. contar com os conhecimentos e as contribuições dos alunos, tanto no início das atividades quanto durante sua realização.
II. ajudar os estudantes a encontrar sentido no que estão pesquisando e estudando.
III. promover um clima, no qual a autoestima e o autoconceito fiquem minimizados.
IV. potencializar progressivamente a autonomia e a dependência dos estudantes na definição de objetivos para o trabalho.
Assinale
- a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
- b) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
- c) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
- d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
- #25220
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(1,0) 8 -
A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico, incluindo outras ações que implicam na própria formulação dos objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. Sendo parte de um processo maior, a avaliação pode ser formativa ou somativa. Considerando o enunciado, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A avaliação formativa é utilizada para uma apreciação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.
( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico, no sentido de acompanhamento do desenvolvimento e reorientação da aprendizagem do aluno.
( ) Tanto a avaliação somativa quanto a formativa, podem levar a processos de exclusão e classificação na dependência das concepções que norteiam o processo educativo.
( ) A avaliação formativa é aquela em que o professor deve estar atento aos processos e às aprendizagens dos seus alunos.
A sequência está correta em:
- a) V, F, V, F
- b) F, F, V, V
- c) V, V, F, F
- d) F, V, F, V
- #25221
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(1,0) 9 -
No regime de progressão continuada, as decisões a respeito da classificação dos alunos, ao final de cada ciclo letivo, ficam sob a autoridade pedagógica do
- a) respectivo professor, individualmente.
- b) Diretor da escola, após entrevistar o aluno.
- c) respectivo Conselho de Classe e Série.
- d) Conselho de Escola, em sessão extraordinária.
- #25222
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- 1
(1,0) 10 -
Os elementos constitutivos de uma proposta curricular são
- a) o que, quando e como ensinar e avaliar.
- b) para que, como e quando ensinar e avaliar.
- c) por que, para que e como ensinar e avaliar.
- d) o que, para que e como ensinar e avaliar.