Processando...

Prova de Português 51 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Português 51 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca UFG, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. Acentuação Gráfica
  2. Coesão e Coerência
  3. Compreensão e Interpretação de Textos
  4. Concordância Nominal e Verbal
  5. Conjunções - Português
  6. Crase
  7. Emprego das Classes de Palavras
  8. Emprego dos Tempos e Modos Verbais
  9. Figuras de Linguagem
  10. Flexão Nominal e Verbal
  11. Fonologia
  12. Funções Morfossintáticas da Palavra SE
  13. Interpretação de Textos - Português
  14. Literatura - Português
  15. Ortografia e Semântica
  16. Pontuação
  17. Português
  18. Português - Geral
  19. Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
  20. Redação
  21. Redação Oficial
  22. Reescritura de Texto
  23. Regência Nominal e Verbal
  24. Relação de Causa e Consequência
  25. Significação das Palavras
  26. Sintaxe da Oração e do Período
  27. Tipologia Textual
  28. Vozes do verbo
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#18811
Banca
UFG
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

No primeiro parágrafo, o texto traz várias definições de amor materno. Essas definições ajudam a reforçar

 

  • a) o fator cultural desencadeador do processo bioquímico envolvido na maternidade.
  • b) o preconceito contra a exaltação poética do amor materno.
  • c) a hipótese de que o amor de mãe corresponde a uma criação humana.
  • d) a unanimidade a respeito da superioridade desse amor.
#18812
Banca
UFG
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Segundo o texto, a oxitocina também está associada à produção de dopamina, o neurotransmissor responsável pelo controle do sistema de recompensa. Esse sistema diz respeito

 

  • a) à repetição de experiências afetivas.
  • b) ao equilíbrio entre emoção e razão.
  • c) ao descaso do parceiro após a relação sexual.
  • d) à oposição entre mito e realidade.
#18813
Banca
UFG
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Considerando-se o gênero e os modos de organização, o texto “A substância do amor”

 

  • a) filia-se ao discurso publicitário e persuade o leitor a reagir para obter oxitocina no organismo.
  • b) apresenta-se como um relatório e descreve as principais funções dos neurotransmissores.
  • c) dialoga com o discurso científico e utiliza a literatura como suporte retórico.
  • d) tem características de uma crônica e narra o cotidiano afetivo da mãe com o bebê.
#18814
Banca
UFG
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

O projeto argumentativo do texto defende uma tese a respeito do amor materno. Essa tese tem como contra-argumento as ideias que relacionam

 

  • a) contato físico e nível de oxitocina, de Renato Sabbatini.
  • b) amor materno e mito, defendidas por Elisabeth Badinter.
  • c) contrações uterinas e oxitocina.
  • d) sexo e dopamina.
#18815
Banca
UFG
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

No trecho “Se houver contato físico entre os dois, os níveis da substância vão às alturas”, entre as duas orações é estabelecida uma relação de

 

  • a) condição, marcada pela presença da palavra “se”.
  • b) causa, estabelecida por “vão às alturas”.
  • c) comparação, evidenciada pela palavra “entre”.
  • d) proporção, explicitada por “níveis da substância”.
#18816
Banca
UFG
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

O texto mostra que a atuação da oxitocina não se restringe ao amor materno. Para mostrar essa amplitude, a autora utiliza o recurso da

 

  • a) repetição do termo “oxitocina” ao longo do texto.
  • b) seleção de voz de autoridades científicas.
  • c) comparação - funções cerebrais e coeficiente de inteligência.
  • d) gradação – amor materno, amizade, amor romântico e sexo.
#18817
Banca
UFG
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

No último parágrafo, o trecho “Se ele vai ligar ou não no dia seguinte, já é outra história” contribui para que, no plano enunciativo,

  • a) haja uma quebra na maneira como a autora se constitui como locutora.
  • b) aconteça uma subestimação dos interlocutores, como exige um texto de opinião.
  • c) ocorra a marca explícita dos interlocutores.
  • d) apareça um interlocutor universal.
#18818
Banca
UFG
Matéria
Português
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Pronomes auxiliam na progressão argumentativa. No primeiro parágrafo do texto, o pronome “ele”, repetido várias vezes, tem um mesmo referente. Que referente é esse?

 

  • a) Para-choque de caminhão
  • b) Amor de mãe
  • c) Escritor francês
  • d) Momento histórico