Prova de Português 51 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca UFG, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Acentuação Gráfica
- Coesão e Coerência
- Compreensão e Interpretação de Textos
- Concordância Nominal e Verbal
- Conjunções - Português
- Crase
- Emprego das Classes de Palavras
- Emprego dos Tempos e Modos Verbais
- Figuras de Linguagem
- Flexão Nominal e Verbal
- Fonologia
- Funções Morfossintáticas da Palavra SE
- Interpretação de Textos - Português
- Literatura - Português
- Ortografia e Semântica
- Pontuação
- Português
- Português - Geral
- Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
- Redação
- Redação Oficial
- Reescritura de Texto
- Regência Nominal e Verbal
- Relação de Causa e Consequência
- Significação das Palavras
- Sintaxe da Oração e do Período
- Tipologia Textual
- Vozes do verbo
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #18811
- Banca
- UFG
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
No primeiro parágrafo, o texto traz várias definições de amor materno. Essas definições ajudam a reforçar
- a) o fator cultural desencadeador do processo bioquímico envolvido na maternidade.
- b) o preconceito contra a exaltação poética do amor materno.
- c) a hipótese de que o amor de mãe corresponde a uma criação humana.
- d) a unanimidade a respeito da superioridade desse amor.
- #18812
- Banca
- UFG
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Segundo o texto, a oxitocina também está associada à produção de dopamina, o neurotransmissor responsável pelo controle do sistema de recompensa. Esse sistema diz respeito
- a) à repetição de experiências afetivas.
- b) ao equilíbrio entre emoção e razão.
- c) ao descaso do parceiro após a relação sexual.
- d) à oposição entre mito e realidade.
- #18813
- Banca
- UFG
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Considerando-se o gênero e os modos de organização, o texto “A substância do amor”
- a) filia-se ao discurso publicitário e persuade o leitor a reagir para obter oxitocina no organismo.
- b) apresenta-se como um relatório e descreve as principais funções dos neurotransmissores.
- c) dialoga com o discurso científico e utiliza a literatura como suporte retórico.
- d) tem características de uma crônica e narra o cotidiano afetivo da mãe com o bebê.
- #18814
- Banca
- UFG
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O projeto argumentativo do texto defende uma tese a respeito do amor materno. Essa tese tem como contra-argumento as ideias que relacionam
- a) contato físico e nível de oxitocina, de Renato Sabbatini.
- b) amor materno e mito, defendidas por Elisabeth Badinter.
- c) contrações uterinas e oxitocina.
- d) sexo e dopamina.
- #18815
- Banca
- UFG
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
No trecho “Se houver contato físico entre os dois, os níveis da substância vão às alturas”, entre as duas orações é estabelecida uma relação de
- a) condição, marcada pela presença da palavra “se”.
- b) causa, estabelecida por “vão às alturas”.
- c) comparação, evidenciada pela palavra “entre”.
- d) proporção, explicitada por “níveis da substância”.
- #18816
- Banca
- UFG
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O texto mostra que a atuação da oxitocina não se restringe ao amor materno. Para mostrar essa amplitude, a autora utiliza o recurso da
- a) repetição do termo “oxitocina” ao longo do texto.
- b) seleção de voz de autoridades científicas.
- c) comparação - funções cerebrais e coeficiente de inteligência.
- d) gradação – amor materno, amizade, amor romântico e sexo.
- #18817
- Banca
- UFG
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
No último parágrafo, o trecho “Se ele vai ligar ou não no dia seguinte, já é outra história” contribui para que, no plano enunciativo,
- a) haja uma quebra na maneira como a autora se constitui como locutora.
- b) aconteça uma subestimação dos interlocutores, como exige um texto de opinião.
- c) ocorra a marca explícita dos interlocutores.
- d) apareça um interlocutor universal.
- #18818
- Banca
- UFG
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Pronomes auxiliam na progressão argumentativa. No primeiro parágrafo do texto, o pronome “ele”, repetido várias vezes, tem um mesmo referente. Que referente é esse?
- a) Para-choque de caminhão
- b) Amor de mãe
- c) Escritor francês
- d) Momento histórico