Prova de Português 10 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FGV, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Acentuação Gráfica.
- Adequação Vocabular: Antônimos, Sinônimos, Homônimos, Parônimos, Hiperônimos, Hipônimos.
- Anáfora E Dêixis.
- Coesão E Coerência.
- Compreensão E Interpretação De Textos.
- Compreensão Textual.
- Concordância Nominal E Verbal.
- Conjunção.
- Coordenação E Subordinação.
- Crase.
- Denotação E Conotação.
- Emprego Das Classes De Palavras.
- Emprego De Tempos E Modos.
- Emprego Do Sinal Indicativo De Crase.
- Estilística: Figuras De Estilo (De Palavras, De Sintaxe, De Pensamento); Estilística Do Som, Estilística Da Palavra, Estilística Da Frase, Estilística Da Enunciação.
- Estrutura Do Vocábulo.
- Estrutura E Organização Do Texto.
- Estrutura Interna Dos Gêneros: Ofício, Memorando, Requerimento, Relatório, Parecer.
- Figuras De Linguagem.
- Flexão Nominal E Verbal.
- Fonética E Fonologia: Relações Entre Ortografia, Fonética E Fonologia: Letras E Grafemas; Encontros Vocálicos E Consonantais; Dígrafos; Sílabas; Acento Tônico; Ortografia.
- Fonologia.
- Formação De Palavras Composição E Derivação.
- Frase: Discurso Direto, Discurso Indireto, Discurso Indireto Livre; Adequação Semântica E Adequação Sintática.
- Funções Morfossintáticas Da Palavra Se.
- Léxico-Semântica: Ambigüidade E Polissemia.
- Morfologia.
- Nexos Oracionais.
- Níveis De Linguagem: Língua Padrão, Coloquial E Vulgar.
- Organização Textual: Texto: Assunto, Tema, Tese, Título, Ponto De Vista, Argumentação; Coesão E Coerência; Referenciação.
- Ortografia E Semântica.
- Ortografia.
- Parágrafo: Construção E Desenvolvimento.
- Pontuação.
- Pronomes: Emprego, Formas De Tratamento E Colocação.
- Radicais E Afixos.
- Reconhecimento De Classe De Palavras, Nome, Pronome, Verbo, Preposições E Conjunções, Pronomes, Colocação, Uso, Formas Pronominais De Tratamento.
- Redação.
- Redação De Correspondências Oficiais.
- Redação Oficial.
- Reescritura De Frases: A Norma Culta De Língua Portuguesa.
- Reescritura De Texto.
- Regência Nominal E Verbal.
- Relação De Causa E Consequência.
- Semântica, Sinonímia E Antonímia.
- Separação De Sílabas.
- Significação Das Palavras.
- Sinonímia, Antonímia, Homonímia, Parônima, Hiperonímia, Hiponímia; Eponímia; Campos Semânticos E Famílias Lexicais. Neologismos. Estrangeirismos E Empréstimos.
- Sintaxe Da Oração E Do Período.
- Sintaxe.
- Técnica De Resumo De Frases E Textos.
- Termos Da Oração.
- Tipo De Predicação.
- Tipologia Textual.
- Uso Dos Pronomes De Tratamento.
- Valor Lógico E Sintático Das Conjunções.
- Variação Lingüística: Sistema, Norma E Uso.
- Vozes Do Verbo.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #13874
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A escolha, a decisão, que é manifestação de nossa liberdade, só é possível tendo por fundamento o mundo axiológico. Considerando o contexto da frase, o vocábulo sublinhado tem significado equivalente a:
- a) das normas.
- b) dos mercados.
- c) dos indivíduos.
- d) as liberalidades.
- e) das verdades.
- #13875
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Com relação aos terceiro e quarto parágrafos, analise as afirmativas a seguir. I. O objetivo principal do terceiro parágrafo é conceituar regras técnicas e normas éticas. II. O plano do terceiro parágrafo inclui uma exemplificação para sustentar a tese anteriormente explicitada. III. O início do quarto parágrafo apresenta uma conclusão acerca das ideias apresentadas no terceiro. Assinale:
- a) se somente a afirmativa I estiver correta.
- b) se somente a afirmativa II estiver correta.
- c) se somente a afirmativa III estiver correta.
- d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
- #13876
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A partir da tese defendida pelo autor, é correto afirmar que:
- a) ética é condicionante da existência humana e fundamenta qualquer tipo de ação que envolva uma escolha entre 'certo' e 'errado'.
- b) o conceito de ética aplica-se sobretudo aos seres humanos que praticam atos de natureza técnica e atuam profissionalmente.
- c) a violência entre animais brutos decorre da inexistência de uma noção ética que regule suas relações.
- d) as noções de 'bom' e 'mau' estão na base das organizações sociais, sejam elas humanas ou não.
- e) o princípio ético que orienta os atos técnicos está menos nos seus resultados e mais na própria concepção desses atos.
- #13877
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir: I. Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento 'digníssimo'. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação. II. Em comunicações oficiais, é correto usar o vocativo 'Excelentíssimo Senhor Senador'. III. É recomendável evitar expressões como 'Tenho a honra de'. Assinale:
- a) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
- b) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
- c) se todas as afirmativas estiverem corretas.
- d) se nenhuma afirmativa estiver correta.
- e) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- #13878
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
As questões a seguir referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal. Contemporaneamente, os fechos para comunicação, com base nos manuais citados, são:
- a) somente 'atenciosamente' e 'respeitosamente'.
- b) preferencialmente 'atenciosamente' e 'cordialmente'
- c) somente 'cordialmente' e 'respeitosamente'.
- d) preferencialmente 'cordialmente' e 'respeitosamente'.
- e) somente 'atenciosamente' e 'cordialmente'.
- #13879
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Em relação ao Manual de Redação da Presidência da República, avalie os itens a seguir: I. O campo 'assunto' do formulário de mensagem de correio eletrônico deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente. II. Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei. III. Se necessário o arquivamento de fax, pode-se fazê-lo com o próprio papel de fax, não sendo necessário fazer cópia dele. Assinale:
- a) se apenas os itens I e III estiverem corretos.
- b) se todos os itens estiverem corretos.
- c) se apenas os itens II e III estiverem corretos.
- d) se apenas os itens I e II estiverem corretos.
- e) se nenhum item estiver correto.
- #13880
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise os itens a seguir: I. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. II. Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, obrigatoriamente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo. III. Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento. Assinale:
- a) se nenhum item estiver correto.
- b) se apenas os itens II e III estiverem corretos.
- c) se apenas os itens I e III estiverem corretos.
- d) se apenas os itens I e II estiverem corretos.
- e) se todos os itens estiverem corretos.
- #13881
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Na frase 'as ações que nós reproduzimos em nosso cotidiano', a regência do verbo em destaque(entre aspas) é a mesma de:
- a) Alguns 'atribuem' valor positivo ao famoso jeitinho.
- b) Essa crítica, sem dúvida, 'cabe' a todos os brasileiros.
- c) Prefiro' oposição inteligente a adesões inseguras.
- d) Sem dúvida, a noção de civismo 'está' na pauta de debates.
- e) O comodismo 'contamina' o indivíduo cansado de lutar em vão.
- #13882
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 9 -
De acordo com a norma padrão, o pronome relativo está corretamente empregado na seguinte alternativa:
- a) Esses são alguns autores sem cujas ideias ele jamais teria escrito o artigo.
- b) As características que um povo se identifica devem ser preservadas.
- c) Esse é o projeto cuja a meta principal é a reflexão sobre civismo no Brasil.
- d) Eis os melhores poemas nacionalistas os quais se tem conhecimento.
- e) Aqueles são os escritores cujos foram lançados os romances traduzidos.
- #13883
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A conjunção Contudo conecta:
- a) oração subordinada aditiva à oração principal: sempre há alguém falando.
- b) os parágrafos um e dois, introduzindo valor de consequência entre os fatos.
- c) os parágrafos um e dois, apresentando uma conclusão acerca do que se disse.
- d) a oração subordinada subjetiva à principal: é preciso notar.
- e) os parágrafos um e dois, informando contraste entre as ideias expostas.
- #13884
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
De acordo com a norma gramatical, o item em que se substituiu corretamente o complemento verbal 'entre aspas' por um pronome é:
- a) buscar 'a felicidade individual'/ buscar-la.
- b) preocupa 'certos conservadores'/ preocupa-lhes.
- c) localizará 'as raízes de nosso analfabetismo político'/ localizará elas.
- d) sabemos 'que é preciso uma educação politizada'/ sabemo-lo.
- e) tenhamos visto 'um momento'/ tenhamos-no visto.
- #13885
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
O emprego correto da vírgula verifica-se apenas em:
- a) A educação, saída ideal para diversos problemas sociais, requer empenho coletivo, e a sociedade deve oferecê-lo.
- b) A administração do dinheiro público que é bem de todos, precisa ser controlada, e regulada por leis adequadas.
- c) Embora sejam instrumentos democráticos as leis não garantem a ética na gestão pública, fato incontroverso no Brasil.
- d) claro, que se fôssemos levar a lei ao pé da letra, muitos sofreriam sanções diariamente.
- e) O tempo não para, as transformações sociais são urgentes mas há quem não perceba, que isso é evidente
- #13886
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Com relação aos processos de formação de palavras, analise as afirmativas a seguir: I. Na palavra jeitinho, o sufixo -inho significa 'diminuição'. II. Denomina-se composição o processo de formação da palavra utilitarista. III. A palavra analfabetismo forma-se por derivação prefixal e sufixal, a partir do radical alfabet-. Assinale:
- a) se somente a afirmativa I estiver correta.
- b) se somente a afirmativa II estiver correta.
- c) se somente a afirmativa III estiver correta.
- d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
- e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
- #13887
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Com relação à estruturação do texto e dos parágrafos, analise as afirmativas a seguir: I. O primeiro parágrafo introduz o tema, situando historicamente a origem da corrupção no Brasil. II. O terceiro parágrafo opõe a capacidade de criticar o outro à incapacidade de observar a própria forma de agir. III. Do quinto parágrafo deduz-se que uma educação politizada ensina que os fins não justificam os meios. Assinale:
- a) se somente a afirmativa I estiver correta.
- b) se somente a afirmativa II estiver correta.
- c) se somente a afirmativa III estiver correta.
- d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
- e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
- #13888
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
De acordo com o texto, é incorreto afirmar que:
- a) A concepção de democracia no Brasil inclui, contraditoriamente, a razão instrumental como filosofia.
- b) O fato de fazermos uso do jeitinho como instrumento é uma das evidências de nosso analfabetismo político.
- c) O conceito de Educação politizada implica a negação do modelo de civismo em voga na sociedade atual.
- d) A ideia de justiça social deve ter como corolário a noção de que a felicidade de um é a felicidade de todos.
- e) A equivalência entre bem público e sociedade é um dos pontos de partida para o sucesso da educação pública.