Prova de Gestão de Pessoas 14 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FCC, tanto para nível médio como superior da matéria Gestão de Pessoas. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- A Função Do Órgão De Gestão De Pessoas: Atribuições Básicas E Objetivos, Políticas E Sistemas De Informações Gerenciais.
- Abordagem Comportamental.
- Absenteísmo.
- Administração De Recursos Humanos.
- Administração Pública.
- Ambiente Organizacional.
- Análise E Descrição De Cargos.
- Aprendizagem Organizacional.
- Atendimento Ao Público.
- Avaliação De Desempenho: Objetivos, Métodos, Vantagens E Desvantagens.
- Banco De Dados De Gestão De Pessoas.
- Bancos De Dados E Sistemas De Informações De Recursos Humanos.
- Benefícios E Serviços.
- Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
- Capital Intelectual.
- Cargos E Salários.
- Classificação Das Escolas De Administração.
- Clima E Cultura Organizacional.
- Clima Organizacional.
- Competência Interpessoal.
- Competências.
- Comportamento Organizacional.
- Comportamento Organizacional - Clima E Cultura Organizacional, Comunicação Organizacional, Liderança, Equipes De Trabalho.
- Comportamento Organizacional: Relações Indivíduo/Organização, Motivação, Liderança, Desempenho.
- Comunicação.
- Conceitos, Importância, Relação Com Os Outros Sistemas De Organização.
- Conflitos Organizacionais.
- Controle Da Administração Pública.
- Cultura Organizacional.
- Decisão.
- Departamentalização.
- Descentralização ? Delegação.
- Desenvolvimento E Treinamento De Pessoal: Levantamento De Necessidades, Programação, Execução E Avaliação.
- Desenvolvimento Organizacional ? DO.
- Desenvolvimento.
- Educação Corporativa.
- Eficácia, Eficiência E Efetividade.
- Empowerment.
- Endomarketing.
- Ensino À Distância.
- Equilíbrio Organizacional.
- Equipamentos De Proteção.
- Equipes.
- Ergonomia.
- Estatística.
- Estilos De Administração.
- Estratégias.
- Estrutura Organizacional.
- Ética Organizacional.
- Feedback.
- Fluxo De Informações.
- Gerenciamento De Conflitos.
- Gestão De Competências.
- Gestão De Conflitos.
- Gestão De Desempenho: Avaliação De Desempenho, Feedback, Reconhecimento, Elementos Que Favorecem Desempenho De Equipes.
- Gestão De Pessoas.
- Gestão De Pessoas Com Foco Em Resultados.
- Gestão De Processos.
- Gestão Do Tempo.
- Gestão Estratégica.
- Gestão Participativa.
- Gestão Por Competências - Mapeamento E Avaliação.
- Habilidade Conceitual.
- Legislação Trabalhista.
- Liderança.
- Motivação.
- Mudança Organizacional.
- O Papel Da Área De Recursos Humanos.
- Pensamento Sistêmico.
- Planejamento.
- Planos De Carreira.
- Poder.
- Política Nacional De Desenvolvimento De Pessoal.
- Principais Modelos De Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático, Nova Gestão Pública E Papéis Doestado.
- Processos Organizacionais.
- Psicologia Aplicada Às Organizações.
- Qualidade De Vida No Trabalho.
- Recrutamento E Seleção - Formas De Recrutamento, Perfil Do Candidato, Perfil Do Posto, Técnicas Seletivas.
- Recursos Humanos.
- Relação De Causa E Consequência.
- Relacionamento Interpessoal.
- Relações Humanas.
- Relatórios.
- Remuneração.
- Remuneração & Benefícios.
- Responsabilidade De Linha E Função De Staff.
- Rotatividade De Pessoas ? Turnover.
- Seleção De Pessoas.
- SIG - Sistema Integrado De Gestão.
- Sistemas Administrativos.
- Socialização Organizacional.
- Subsistemas De Rh.
- Teoria Da Burocracia.
- Teoria Das Organizações.
- Terceirização ? Outsourcing.
- Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #12393
- Banca
- FCC
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(1,0) 1 -
A principal diferença entre o modelo de gestão de recursos humanos e o de gestão de pessoas é a de que
- a) o foco passa a ser a modernização tecnológica da organização, a busca do consenso e a vantagem competitiva.
- b) as pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspirações e percepções singulares.
- c) as mudanças tornam-se rápidas, velozes, sem contiguidade com o passado, exigindo um processo de centralização da gestão voltada para o controle das turbulências e da imprevisibilidade.
- d) se baseia em valores como a racionalidade e a análise quantitativa; autonomia e independência corporativa e na integração vertical da estrutura organizacional.
- e) a cultura organizacional recebe forte impacto do mundo exterior e passa a privilegiar os sistemas homeostáticos, com foco na estabilização dos padrões de inovação da organização.
- #12394
- Banca
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(1,0) 2 -
Com relação à mudanças da cultura organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo. I. Elas são impossíveis, pois estas dependem de um consenso em todos os setores em relação à necessidade da mudança. II. Estas dependem essencialmente da transformação radical dos pressupostos cognitivos da cultura da organização. III. Elas devem focar inicialmente os produtos, as estruturas e os sistemas da empresa que podem ser mais facilmente modificados. IV. Estas são difíceis, mas não impossíveis, pois implicam em modificar concepções que são arraigadas no pensamento e no comportamento das pessoas. V. Elas devem, em primeiro lugar, eliminar aqueles que detêm poder na organização, mas não se interessam pela mudança. Estão corretas SOMENTE
- a) I e V.
- b) II, IV e V.
- c) I, II e III.
- d) I, II, III e V.
- e) III e IV.
- #12395
- Banca
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(1,0) 3 -
A gestão de desempenho tem como proposta
- a) definição de metas e objetivos; recursos necessários e indicadores de desempenho; o acompanhamento das atividades e a avaliação dos resultados.
- b) um processo contínuo de mútua avaliação entre os níveis hierárquicos e, mesmo, entre membros da organização e seus clientes.
- c) a análise integrada dos pontos fortes e fracos da organização, das oportunidades e das ameaças externas, resultando na elaboração de um cenário dentro do qual é avaliado o desempenho da organização.
- d) a definição de tetos de gastos, a responsabilização individualizada dos funcionários e a cobrança anual de resultados.
- e) avaliar o desempenho da organização em relação a quatro fatores: o financeiro, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento.
- #12396
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(1,0) 4 -
Com relação ao conceito de cultura organizacional é correto afirmar que ela
- a) o resultado de um acordo entre líderes e colaboradores que se expressa em normas formais que todos os membros da organização devem cumprir.
- b) expressa-se através de rituais, mitos, hábitos e crenças compartilhadas pelos membros de uma organização.
- c) resulta de um longo processo de adaptação às influências ambientais. As mudanças na cultura da organização dependem de mudanças nos fatores externos.
- d) expressa os valores e o estilo de ação dos seus líderes e são necessariamente incorporados pelos subordinados.
- e) refere-se ao conjunto de competências, atribuições e tarefas que se expres-sam em normas e regulamentos, e definem o tipo de visão, missão e estratégias de uma organização.
- #12397
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(1,0) 5 -
Quando se analisa o ambiente de tarefa de uma organização, deve-se levar em consideração, em primeiro lugar,
- a) os fatores políticos, econômicos, demográficos e ecológicos.
- b) as oportunidades, as ameaças, os recursos disponíveis, assim como as coações e contingências.
- c) os fatores tecnológicos, legais e sociais que influenciam toda organização.
- d) o ambiente macroecômico e o perfil dos concorrentes.
- e) os usuários, os fornecedores, assim como as agências reguladoras.
- #12398
- Banca
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(1,0) 6 -
Trata-se de técnica de treinamento que é empregada em círculos de controle de qualidade (CCQ). O coordenador do grupo apresenta um determinado problema e o objetivo é fazer com que o grupo participe e que isso leve a uma coesão grupal para solução. A motivação do grupo é a própria participação para a solução de casos. Esta técnica de treinamento é denominada
- a) painel.
- b) psicodrama.
- c) estudo de caso
- d) seminário.
- e) brainstorming.
- #12399
- Banca
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(1,0) 7 -
No contexto de uma gestão de pessoas por competências, exercer a liderança é
- a) tomar decisões individualmente, focado nas tarefas que devem ser executadas com a maior competência possível.
- b) compartilhar as decisões, envolvendo os colaboradores por meio da consulta ou da delegação de tarefas a partir das competências de cada um.
- c) deixar que cada colaborador decida o que deve fazer com base nas suas competências individuais.
- d) persuadir os colaboradores de que suas decisões são as melhores e devem ser executadas sem questionamentos.
- e) seguir com rigor as diretrizes do planejamento, definindo com clareza as atribuições de cada colaborador.
- #12400
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(1,0) 8 -
Na mudança organizacional, conforme o modelo de Kurt Lewin, o processo por meio do qual um comportamento recentemente adquirido se integra, como comportamento padronizado, na personalidade do indivíduo e/ou nas suas relações emotivas relevantes, é denominado
- a) descongelamento.
- b) recongelamento.
- c) ação impulsora.
- d) mudança restritiva.
- e) integração.
- #12401
- Banca
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(1,0) 9 -
O conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um determinado momento ou situação, é denominado
- a) liderança situacional.
- b) padrão valorativo.
- c) cultura organizacional
- d) clima organizacional.
- e) cultura corporativa
- #12402
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(1,0) 10 -
Na gestão estratégica de pessoas, o conjunto de habilidades e tecnologias que permite a uma empresa oferecer um determinado benefício aos clientes é denominado
- a) implementação estratégica.
- b) cadeia de valor de competência.
- c) competência essencial.
- d) políticas de gestão de pessoas e habilidades.
- e) arquitetura organizacional.
- #12403
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(1,0) 11 -
A abordagem que prioriza a importância de compreender e conhecer os subordinados, seus pares e suas necessidades, de modo a motivá-los e a obter por meio deles melhores resultados denomina-se
- a) estruturalista.
- b) sistêmica.
- c) ontingencial.
- d) comportamental.
- e) mecanicista.
- #12404
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(1,0) 12 -
A capacidade de trabalhar com eficácia como membro de uma equipe e de conseguir esforços cooperativos nessa equipe na direção dos objetivos estabelecidos denominase habilidade
- a) conceitual ou de visão sistêmica.
- b) técnica.
- c) de relação interpessoal ou humana.
- d) e resolução de conflitos.
- e) de alocação de recursos.
- #12405
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(1,0) 13 -
A equipe de trabalho formada para resolver determinados assuntos ou problemas específicos, em bases temporárias, denomina-se
- a) comissão.
- b) equipe funcional.
- c) força-tarefa.
- d) equipe de comando.
- e) coaching.
- #12406
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(1,0) 14 -
O levantamento das necessidades de treinamento e desenvolvimento de trabalhadores diagnostica as carências cognitivas e inexperiências relativas ao trabalho em diferentes cenários. O cenário que representa situações em que a necessidade já está presente, ocasionando problemas reais, é denominado de
- a) teórico.
- b) prospectivo.
- c) reativo.
- d) metodológico.
- e) motivacional.
- #12407
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(1,0) 15 -
No sistema de avaliação de cargos, a variável que indica se um fator tem ou não a propriedade de atribuir valores diferenciados ao universo de cargos, por meio dos seus graus de intensidade, é a variável da
- a) pressão emocional.
- b) aplicabilidade.
- c) responsabilidade.
- d) fadiga mental.
- e) discriminação.