Prova de Administração 23 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FCC, tanto para nível médio como superior da matéria Administração. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- A Organização Como Um Sistema Social.
- Abordagem Sistêmica Da Administração.
- Abordagens Contingenciais Da Eficácia Organizacional.
- Acompanhamento Fisico-Financeiro De Projetos.
- Adaptação.
- Adhocracia.
- Administração Da Produção.
- Administração De Operações E Da Qualidade.
- Administração De Pessoal E Recursos Humanos.
- Administração De Vendas.
- Administração Do Desempenho.
- Administração Estratégica.
- Administração Financeira.
- Administração Geral.
- Agente Administrativo.
- Ambiente Organizacional.
- Análise De Processos De Trabalho.
- Análise Dos Ambientes Interno E Externo.
- Análise Ou Descrição Do Trabalho.
- Aprendizagem Organizacional.
- As Novas Tecnologias E Seus Impactos Na Administração Organizacional.
- Avaliação De Desempenho.
- Avaliação De Documentos.
- Avaliação De Produtividade.
- Balanced Scorecard (Bsc).
- Benchmarking.
- Boa Governança E Accountability.
- Brainstorming.
- Burocracia.
- Cálculos.
- Capm.
- Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
- Características, Técnicas, Ferramentas.
- Cargos E Salários.
- Clima Organizacional.
- Comércio Eletrônico.
- Comércio Exterior.
- Comportamento Humano Nas Organizações.
- Comportamento Organizacional: Motivação E Desempenho.
- Comunicação Interpessoal E Intergrupal.
- Comunicação.
- Conceito De Empregado E Empregador, Contrato Individual De Trabalho, Interrupção, Suspensão E Extinção De Contrato De Trabalho, Trabalho Em Condições Insalubre E Periculosas.
- Conceitos E Aplicações Gerais Da Administração.
- Conhecimentos De Administração E De Administração Gerencial.
- Conhecimentos De Processos De Iso 9000 ? Sistemas De Qualidade.
- Construção De Indicadores De Desempenho.
- Consumerismo.
- Contrato Administrativo.
- Contrato De Gestão.
- Controladoria.
- Controle - Importância E Fundamentos.
- Controle Administrativo.
- Cronograma Financeiro.
- Cultura Brasileira.
- Cultura Organizacional.
- Decisões Programadas.
- Delegação.
- Departamentalização.
- Descentralização E Desconcentração.
- Desenvolvimento De Rh.
- Desenvolvimento Organizacional.
- Desenvolvimento Sustentável.
- Dinâmica Das Organizações.
- Downsizing.
- Eficiência, Eficácia E Efetividade.
- Eliminação De Desperdícios.
- Empreendedorismo.
- Ênfase No Cliente.
- Equipes.
- Estatística.
- Estratégia Empresarial.
- Estratégias De Marketing.
- Estratégias De Rh.
- Estrutura E Estratégia Organizacional.
- Estrutura E Projeto Organizacional.
- Estrutura Organizacional.
- Estruturas E Modelos De Controle.
- Ética E Responsabilidade.
- Execução Das Atividades.
- Ferramentas Da Qualidade.
- Flexibilidade Organizacional.
- Fluxograma.
- Forças Competitivas.
- Funções (Planejamento, Organização, Direção E Controle).
- Funções Administrativas.
- Funções E Habilidades Do Administrador.
- Fundamentos E Evolução Da Administração.
- Gerenciamento De Desempenho.
- Gestão Ambiental.
- Gestão Contemporânea.
- Gestão Da Informação E Do Conhecimento.
- Gestão Da Produção.
- Gestão Da Qualidade.
- Gestão De Contratos.
- Gestão De Custos.
- Gestão De Documentos - O Ciclo Vital Dos Documentos: Arquivos Correntes, Intermediários E Permanentes.
- Gestão De Documentos - Organização E Métodos - Administração De Processos.
- Gestão De Processos.
- Gestão De Recursos.
- Gestão Do Conhecimento.
- Gestão Do Relacionamento Com Clientes.
- Gestão Estratégica.
- Gestão Participativa.
- Gestão Por Desempenho.
- Governança.
- Habilidades Interpessoais.
- História Da Administração.
- Impacto Do Ambiente Nas Organizações ? Visão Sistêmica.
- Indicadores De Produtividade.
- Inovação Incremental.
- Instituição, Organização E Empresa.
- Instrumentos E Ferramentas De Controle Do Desempenho Da Organização.
- Iso 9000.
- Liderança.
- Liderança: Tipos De Abordagens.
- Logística E Transportes.
- Macroeconomia.
- Marketing.
- Marketing De Serviços.
- Marketing Internacional.
- Matriz Bcg.
- Meio Ambiente.
- Método Gerencial.
- Métodos De Classificação Dos Documentos.
- Modelo Contingencial De Administração.
- Modelo De Gestão.
- Modelos Organizacionais.
- Motivação E Liderança.
- Mudança E Inovação.
- Mudança Organizacional.
- Nível De Serviço: Atendimento, Pontualidade E Flexibilidade.
- Noções De Elaboração, Análise, Avaliação E Gerenciamento De Projetos.
- Noções De Estatística Descritiva.
- Noções De Psicologia E Sociologia Organizacional.
- Noções De Recursos Humanos: Clt, Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
- Normas E Procedimentos.
- Novas Tecnologias Gerenciais: Reengenharia E Qualidade; Impactos Sobre A Configuração Das Organizações Públicas E Sobre Os Processos De Gestão.
- Ongs.
- Orçamento Público.
- Organização E Métodos: Análise Organizacional; Instrumentos De Pesquisa; Layout; Análise De Processos; Distribuição Do Trabalho; Fluxogramas; Formulários; Anuais; Estruturas Organizacionais E Departamentalização; Organogramas; Sistemas De Informações Gerenciais.
- Organização No Trabalho.
- Organização, Sistemas E Métodos.
- Organizações.
- Organizações De Aprendizagem.
- Organizações Formais Modernas.
- Organograma.
- Paradigmas.
- Payback.
- PDCA.
- Pensamento Econômico.
- Pesquisa De Mercado.
- Planejamento.
- Planejamento Baseado Em Cenários.
- Planejamento Estratégico.
- Planejamento Estratégico Empresarial.
- Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
- Planejamento Organizacional.
- Planejamento Organizacional: Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
- Plano De Carreira.
- Plano De Remuneração.
- Plano Diretor De Reforma Do Aparelho Do Estado.
- Poder E Influência. Comunicação.
- Política De Compras.
- Política Salarial.
- Pregão Eletrônico.
- Preocupação Com A Qualidade.
- Preservação De Documentos.
- Principais Ferramentas Da Qualidade.
- Princípio De Deming.
- Princípios E Sistemas De Administração Federal.
- Processo Administrativo.
- Processo De Controle.
- Processo De Negociação.
- Processo Decisório.
- Processo Grupal Nas Organizações.
- Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
- Produtividade, Eficiência, Eficácia E Efetividade.
- Projetos.
- Projetos De Investimentos Nas Empresas.
- Qualidade E Produtividade Nas Organizações.
- Qualidade Total.
- Recrutamento E Seleção De Pessoal.
- Reengenharia.
- Reforma Do Estado.
- Relação Chefe/Subordinado.
- Relação Cliente/Fornecedor.
- Relação Organização ? Ambiente.
- Relações Com Empregados.
- Relações Humanas.
- Remuneração E Benefícios.
- Remuneração Por Competências.
- Repouso Semanal, Férias, Licença Paternidade E Maternidade, Repouso Semanal Remunerado, 13º Salário, Encargos Sociais E Previdenciários , Imposto De Renda, Etc.
- Responsabilidade Social.
- Responsabilidade Sócio-Ambiental.
- Riscos.
- Segmentação De Mercado.
- Segurança Da Informação.
- Serviços.
- Sistema De Gestão Ambiental (Sga).
- Sistemas De Informação Gerencial.
- Sociedades Anonimas.
- Técnica Gut.
- Tecnologia Da Informação (Ti).
- Tecnologia Da Informação, Organização E Cidadania Da Administração.
- Temas Contemporâneos Da Administração.
- Teoria Da Contingência.
- Teoria Da Hierarquia Das Necessidades De Maslow.
- Teoria Dos Dois Fatores.
- Teoria Dos Sistemas.
- Teoria Estruturalista Da Administração.
- Teoria Geral De Administração.
- Teorias Administrativas: Principais Escolas.
- Terceirização (Outsourcing).
- Tomada De Decisão.
- Trabalho Em Equipe.
- Trabalho Noturno, Jornada De Trabalho.
- Treinamento E Desenvolvimento.
- Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
- Turbulência.
- Unidade Organizacional.
- Valor Econômico Agregado.
- Vendas.
- Vpl Valor Presente Líquido.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #11178
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Quanto às vantagens da utilização dos fluxogramas, é INCORRETO afirmar que
- a) permitem compreender ou estabelecer, com clareza e facilidade as relações entre as unidades simples ou complexas de trabalho.
- b) possibilitam identificar, no órgão em estudo, as relações que possam ser eliminadas ou devam ser alteradas.
- c) facilitam a identificação das fases de execução que ficariam mais bem situadas em outro ponto do fluxo de trabalho.
- d) permitem identificar e suprimir os movimentos inúteis de um elemento qualquer, como por exemplo, um documento.
- e) possibilitam caracterizar a forma pela qual uma posição se relaciona com as demais dentro do órgão, isto é, seu nível de responsabilidade.
- #11179
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Entre as ferramentas de planejamento à disposição do administrador aquela que representa graficamente por meio de uma matriz a relação entre as atividades/decisões mais significativas de um projeto (formadas pelas linhas da matriz) e os principais cargos/áreas/funções envolvidas (as colunas), é
- a) o cronograma.
- b) o organograma linear.
- c) o funcionograma.
- d) o fluxograma.
- e) a matriz funcional.
- #11180
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Considere os sistemas de informação do tipo: I. ESS, de suporte executivo, incorporam informações resumidas dos sistemas MIS e DSS e servem para tomada de decisões não estruturadas. II. MIS, de informações gerenciais, dependem dos sistemas TPS para obter seus dados e são orientados para eventos externos. III. DSS, de suporte a decisão, são interativos para serem utilizados diretamente pelos usuários e usam sofisticadas ferramentas de modelagem e análise. IV. TPS, de processamento de transações, são centrais para o negócio e servem para o nível operacional da organização. Está correto o que consta APENAS em
- a) I, II e III.
- b) I, II e IV.
- c) I, III e IV.
- d) II, III e IV.
- e) III e IV.
- #11181
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A característica central dos modelos de gestão baseados na qualidade total tem o foco
- a) nos usuários/clientes dos produtos e serviços.
- b) no aperfeiçoamento contínuo do processo produtivo.
- c) na melhoria do desempenho, com base nas melhores práticas dos competidores.
- d) no aprendizado e inovação contínuos por meio da experiência.
- e) no alinhamento entre processos gerenciais e estratégias de longo prazo.
- #11182
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Com relação ao processo de mudança organizacional, assinale a alternativa correta.
- a) A mudança organizacional é um processo induzido de fora para dentro da organização para evitar a resistência dos seus membros.
- b) Tanto na perspectiva Taylorista como na Teoria da Contingência a mudança organizacional depende do envolvimento e aceitação dos novos objetivos organizacionais por parte dos seus membros.
- c) O medo e a incerteza com relação ao processo de mudança organizacional podem se manifestar como resistência e devem ser levados em consideração no seu planejamento.
- d) A cultura organizacional é um obstáculo e deve ser transformada previamente para que o processo de mudança tenha sucesso.
- e) A perspectiva da mudança organizacional vê as organizações como máquinas feitas de partes que se interligam, cada uma desempenhando um papel claramente definido no funcionamento do todo.
- #11183
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O custo de oportunidade de um projeto é determinado pela
- a) identificação do ativo com a melhor Relação Benefício- Custo do mercado dentre o grupo de ativos com o mesmo nível de risco que o do projeto.
- b) diferença entre a TIR (Taxa Interna de Retorno) do projeto em análise e a TIR média dos projetos da empresa.
- c) identificação do ativo com maior retorno dentre o grupo de ativos do mercado de capitais com o mesmo nível de risco que o do projeto.
- d) comparação entre o Valor Presente Líquido (VPL) esperado para o projeto em análise e o VPL médio dos projetos na carteira da empresa.
- e) identificação do ativo com o menor custo de capital dentre os ativos com o mesmo nível de risco que o do projeto.
- #11184
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Com relação ao Planejamento Estratégico é correto afirmar que:
- a) tendo em vista reduzir a incerteza que predomina em ambientes competitivos, enfatiza metas precisas que podem ser alcançadas em curto prazo.
- b) seu foco central é a relação entre a análise ambiental externa e análise organizacional interna, tendo em vista a formulação de objetivos de longo prazo.
- c) envolve a organização como um todo, visando obter um preciso conhecimento das suas capacidades e recursos atuais, eliminando a incerteza do ambiente.
- d) pressupõe a separação entre fatores ambientais externos e internos, enfatizando os comportamentos estratégicos reativos das pessoas dentro da organização.
- e) por enfatizar a relação entre conhecimento técnico e capacidade de previsão, ele envolve de forma exclusiva a alta gerência da organização
- #11185
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Um fator fundamental para garantir a vantagem competitiva de empresas num ambiente globalizado é o desenvolvimento de estratégias de
- a) fidelização entre cliente e fornecedor.
- b) concentração e verticalização da relação entre cliente e fornecedor.
- c) redução dos preços médios dos fornecedores.
- d) emocratização das relações entre cliente e fornecedor.
- e) integração e parceria entre cliente e fornecedor.
- #11186
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
ISO 9000
- a) um conjunto de normas que só podem ser utilizadas por empresas grandes de caráter industrial.
- b) um pacote de softwares orientado para implantação de sistemas de qualidade em empresas do setor de informática.
- c) onfere qualidade a um produto (ou serviço), garantindo que o produto (ou serviço) apresentará sempre as mesmas características.
- d) fornece um certificado segundo o qual o produto avaliado terá maior qualidade que um outro similar sem a certificação.
- e) diz respeito apenas ao sistema de gestão da qualidade de uma empresa, e não às especificações dos produtos fabricados por esta empresa.
- #11187
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O formato organizacional que assegura maior flexibilidade é
- a) estrutura em redes de equipes.
- b) a estrutura funcional linear.
- c) o sistema orgânico homeostático.
- d) a estrutura matricial.
- e) a estrutura burocrática.
- #11188
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
De acordo com a visão sistêmica, as organizações contemporâneas eficazes devem ser sistemas
- a) homeostáticos.
- b) abertos.
- c) fechados.
- d) funcionais.
- e) hierarquizados.
- #11189
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Característica específica do planejamento organizacional tático é
- a) limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza e permitir a programação.
- b) lidar com elevados graus de incerteza em face das coações e contingências que não pode prever.
- c) incluir um grau reduzido de incerteza graças ao nível detalhado de programação e racionalização das atividades envolvidas.
- d) esafiar os níveis elevados de incerteza através da mobilização de fatores como a criatividade e a inovação.
- e) trabalhar com a lógica dos sistemas fechados visando alcançar elevado nível de regularidade e eficiência.
- #11190
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
O que diferencia o treinamento do desenvolvimento enquanto métodos de aprendizagem é que o primeiro
- a) exercita a repetição na prática e o segundo, visa o aperfeiçoamento do raciocínio abstrato.
- b) orienta-se para as habilidades e capacidades presentes e o segundo, foca habilidades e capacidades necessárias em cargos futuros.
- c) desenvolve habilidades técnicas e o segundo, competências comportamentais.
- d) enfatiza o conhecimento formal e o segundo, os conhecimentos tácitos.
- e) prioriza a mudança de comportamentos e o segundo, desenvolve a visão estratégica.
- #11191
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
A ferramenta de qualidade que permite acompanhar sistematicamente as variações de qualidade de um produto entre faixas de tolerância superior e inferior e a linha média é
- a) Carta de Controle.
- b) o Fluxograma.
- c) o Histograma.
- d) o Gráfico de Pareto.
- e) o Diagrama Espinha-de-Peixe.
- #11192
- Banca
- FCC
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Quando são abordados assuntos como a gramatura do papel, cores e suas necessidades, estamos nos referindo a uma análise de O&M sobre o
- a) Relatório.
- b) Formulário.
- c) Quadro de distribuição do trabalho.
- d) Organograma.
- e) Arranjo físico.