Prova de Administração 22 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FCC, tanto para nível médio como superior da matéria Administração. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- A Organização Como Um Sistema Social.
- Abordagem Sistêmica Da Administração.
- Abordagens Contingenciais Da Eficácia Organizacional.
- Acompanhamento Fisico-Financeiro De Projetos.
- Adaptação.
- Adhocracia.
- Administração Da Produção.
- Administração De Operações E Da Qualidade.
- Administração De Pessoal E Recursos Humanos.
- Administração De Vendas.
- Administração Do Desempenho.
- Administração Estratégica.
- Administração Financeira.
- Administração Geral.
- Agente Administrativo.
- Ambiente Organizacional.
- Análise De Processos De Trabalho.
- Análise Dos Ambientes Interno E Externo.
- Análise Ou Descrição Do Trabalho.
- Aprendizagem Organizacional.
- As Novas Tecnologias E Seus Impactos Na Administração Organizacional.
- Avaliação De Desempenho.
- Avaliação De Documentos.
- Avaliação De Produtividade.
- Balanced Scorecard (Bsc).
- Benchmarking.
- Boa Governança E Accountability.
- Brainstorming.
- Burocracia.
- Cálculos.
- Capm.
- Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
- Características, Técnicas, Ferramentas.
- Cargos E Salários.
- Clima Organizacional.
- Comércio Eletrônico.
- Comércio Exterior.
- Comportamento Humano Nas Organizações.
- Comportamento Organizacional: Motivação E Desempenho.
- Comunicação Interpessoal E Intergrupal.
- Comunicação.
- Conceito De Empregado E Empregador, Contrato Individual De Trabalho, Interrupção, Suspensão E Extinção De Contrato De Trabalho, Trabalho Em Condições Insalubre E Periculosas.
- Conceitos E Aplicações Gerais Da Administração.
- Conhecimentos De Administração E De Administração Gerencial.
- Conhecimentos De Processos De Iso 9000 ? Sistemas De Qualidade.
- Construção De Indicadores De Desempenho.
- Consumerismo.
- Contrato Administrativo.
- Contrato De Gestão.
- Controladoria.
- Controle - Importância E Fundamentos.
- Controle Administrativo.
- Cronograma Financeiro.
- Cultura Brasileira.
- Cultura Organizacional.
- Decisões Programadas.
- Delegação.
- Departamentalização.
- Descentralização E Desconcentração.
- Desenvolvimento De Rh.
- Desenvolvimento Organizacional.
- Desenvolvimento Sustentável.
- Dinâmica Das Organizações.
- Downsizing.
- Eficiência, Eficácia E Efetividade.
- Eliminação De Desperdícios.
- Empreendedorismo.
- Ênfase No Cliente.
- Equipes.
- Estatística.
- Estratégia Empresarial.
- Estratégias De Marketing.
- Estratégias De Rh.
- Estrutura E Estratégia Organizacional.
- Estrutura E Projeto Organizacional.
- Estrutura Organizacional.
- Estruturas E Modelos De Controle.
- Ética E Responsabilidade.
- Execução Das Atividades.
- Ferramentas Da Qualidade.
- Flexibilidade Organizacional.
- Fluxograma.
- Forças Competitivas.
- Funções (Planejamento, Organização, Direção E Controle).
- Funções Administrativas.
- Funções E Habilidades Do Administrador.
- Fundamentos E Evolução Da Administração.
- Gerenciamento De Desempenho.
- Gestão Ambiental.
- Gestão Contemporânea.
- Gestão Da Informação E Do Conhecimento.
- Gestão Da Produção.
- Gestão Da Qualidade.
- Gestão De Contratos.
- Gestão De Custos.
- Gestão De Documentos - O Ciclo Vital Dos Documentos: Arquivos Correntes, Intermediários E Permanentes.
- Gestão De Documentos - Organização E Métodos - Administração De Processos.
- Gestão De Processos.
- Gestão De Recursos.
- Gestão Do Conhecimento.
- Gestão Do Relacionamento Com Clientes.
- Gestão Estratégica.
- Gestão Participativa.
- Gestão Por Desempenho.
- Governança.
- Habilidades Interpessoais.
- História Da Administração.
- Impacto Do Ambiente Nas Organizações ? Visão Sistêmica.
- Indicadores De Produtividade.
- Inovação Incremental.
- Instituição, Organização E Empresa.
- Instrumentos E Ferramentas De Controle Do Desempenho Da Organização.
- Iso 9000.
- Liderança.
- Liderança: Tipos De Abordagens.
- Logística E Transportes.
- Macroeconomia.
- Marketing.
- Marketing De Serviços.
- Marketing Internacional.
- Matriz Bcg.
- Meio Ambiente.
- Método Gerencial.
- Métodos De Classificação Dos Documentos.
- Modelo Contingencial De Administração.
- Modelo De Gestão.
- Modelos Organizacionais.
- Motivação E Liderança.
- Mudança E Inovação.
- Mudança Organizacional.
- Nível De Serviço: Atendimento, Pontualidade E Flexibilidade.
- Noções De Elaboração, Análise, Avaliação E Gerenciamento De Projetos.
- Noções De Estatística Descritiva.
- Noções De Psicologia E Sociologia Organizacional.
- Noções De Recursos Humanos: Clt, Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
- Normas E Procedimentos.
- Novas Tecnologias Gerenciais: Reengenharia E Qualidade; Impactos Sobre A Configuração Das Organizações Públicas E Sobre Os Processos De Gestão.
- Ongs.
- Orçamento Público.
- Organização E Métodos: Análise Organizacional; Instrumentos De Pesquisa; Layout; Análise De Processos; Distribuição Do Trabalho; Fluxogramas; Formulários; Anuais; Estruturas Organizacionais E Departamentalização; Organogramas; Sistemas De Informações Gerenciais.
- Organização No Trabalho.
- Organização, Sistemas E Métodos.
- Organizações.
- Organizações De Aprendizagem.
- Organizações Formais Modernas.
- Organograma.
- Paradigmas.
- Payback.
- PDCA.
- Pensamento Econômico.
- Pesquisa De Mercado.
- Planejamento.
- Planejamento Baseado Em Cenários.
- Planejamento Estratégico.
- Planejamento Estratégico Empresarial.
- Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
- Planejamento Organizacional.
- Planejamento Organizacional: Planejamento Estratégico, Tático E Operacional.
- Plano De Carreira.
- Plano De Remuneração.
- Plano Diretor De Reforma Do Aparelho Do Estado.
- Poder E Influência. Comunicação.
- Política De Compras.
- Política Salarial.
- Pregão Eletrônico.
- Preocupação Com A Qualidade.
- Preservação De Documentos.
- Principais Ferramentas Da Qualidade.
- Princípio De Deming.
- Princípios E Sistemas De Administração Federal.
- Processo Administrativo.
- Processo De Controle.
- Processo De Negociação.
- Processo Decisório.
- Processo Grupal Nas Organizações.
- Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
- Produtividade, Eficiência, Eficácia E Efetividade.
- Projetos.
- Projetos De Investimentos Nas Empresas.
- Qualidade E Produtividade Nas Organizações.
- Qualidade Total.
- Recrutamento E Seleção De Pessoal.
- Reengenharia.
- Reforma Do Estado.
- Relação Chefe/Subordinado.
- Relação Cliente/Fornecedor.
- Relação Organização ? Ambiente.
- Relações Com Empregados.
- Relações Humanas.
- Remuneração E Benefícios.
- Remuneração Por Competências.
- Repouso Semanal, Férias, Licença Paternidade E Maternidade, Repouso Semanal Remunerado, 13º Salário, Encargos Sociais E Previdenciários , Imposto De Renda, Etc.
- Responsabilidade Social.
- Responsabilidade Sócio-Ambiental.
- Riscos.
- Segmentação De Mercado.
- Segurança Da Informação.
- Serviços.
- Sistema De Gestão Ambiental (Sga).
- Sistemas De Informação Gerencial.
- Sociedades Anonimas.
- Técnica Gut.
- Tecnologia Da Informação (Ti).
- Tecnologia Da Informação, Organização E Cidadania Da Administração.
- Temas Contemporâneos Da Administração.
- Teoria Da Contingência.
- Teoria Da Hierarquia Das Necessidades De Maslow.
- Teoria Dos Dois Fatores.
- Teoria Dos Sistemas.
- Teoria Estruturalista Da Administração.
- Teoria Geral De Administração.
- Teorias Administrativas: Principais Escolas.
- Terceirização (Outsourcing).
- Tomada De Decisão.
- Trabalho Em Equipe.
- Trabalho Noturno, Jornada De Trabalho.
- Treinamento E Desenvolvimento.
- Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
- Turbulência.
- Unidade Organizacional.
- Valor Econômico Agregado.
- Vendas.
- Vpl Valor Presente Líquido.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #11163
- Banca
- FCC
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- Administração Geral
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(1,0) 1 -
O processo administrativo possue quatro funções básicas ? planejamento, organização, direção e controle. A função de controle é um processo cíclico composto de quatro fases:
- a) nálise dos resultados; definição de metas; ações de reforço para aplicação de boas práticas e acompanhamento.
- b) definição de objetivos; acompanhamento da execução; avaliação e ações de melhoria.
- c) acompanhamento da execução; identificação de inconformidades; definição de novos processos e implantação.
- d) monitoração dos processos definidos; identificação de inconsistências; implantação e avaliação.
- e) stabelecimento de padrões de desempenho; monitoração do desempenho; comparação do desempenho com o padrão e ação corretiva.
- #11164
- Banca
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(1,0) 2 -
A Matriz SWOT é composta por quatro itens de análise que auxiliam a identificar
- a) missão; valores; resultados esperados e competências.
- b) riscos; necessidades; ambiente de negócios e soluções.
- c) deficiências; grade de sucessos; áreas de foco e metas.
- d) resultados obtidos; dificuldades; boas práticas e desafios.
- e) pontos fortes; pontos fracos; oportunidades e ameaças.
- #11165
- Banca
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(1,0) 3 -
Indivíduos cuja necessidade principal é a de buscar a excelência, de lutar pelo sucesso em suas atividades, e que buscam fazer as coisas melhores e situações onde possam assumir a responsabilidade de encontrar soluções para os problemas, são considerados, de acordo com a Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland, como pessoas cujo motivo ou necessidade básica é a necessidade de
- a) poder.
- b) afiliação.
- c) realização.
- d) autoestima.
- e) segurança.
- #11166
- Banca
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(1,0) 4 -
Ao definir a estrutura organizacional de uma empresa, seus administradores devem considerar seis elementos básicos:
- a) tecnologia; produto/serviço; análise do trabalho; agrupamento de funções; custos e número de níveis de comando.
- b) divisão do trabalho; produtividade; segmento de negócio; tecnologia; distribuição das equipes e localização geográfica.
- c) mão de obra necessária; características dos clientes; amplitude do negócio; concentração do trabalho; funções essenciais e agrupamento das tarefas.
- d) especialização do trabalho; departamentalização; cadeia de comando; amplitude de controle; centralização/descentralização e formalização.
- e) foco do negócio; público alvo; mão de obra especializada; amplitude de controle; divisão de poder e distribuição geográfica.
- #11167
- Banca
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(1,0) 5 -
A estrutura organizacional na qual existem os órgãos principais de trabalho, que têm vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio funcional, permanentes, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados denomina-se
- a) departamentalizada.
- b) funcional.
- c) matricial.
- d) ivisional.
- e) setorial.
- #11168
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(1,0) 6 -
Unidade de Negócio é um conjunto de pessoas, processos e tecnologias que se unem para processar energia, informações e conhecimentos provenientes da sociedade e gerar produtos ou serviços para satisfazer às necessidades dessa sociedade. A respeito de Unidade de Negócio, considere: I. É uma unidade organizacional com hierarquia ou relação de poder. II. Não possui autoridade sobre os processos afins. III. Possui responsabilidade sobre os resultados. IV. Contribui para a realização da missão da empresa. V. Seus resultados não produzem alto impacto para os clientes. Está correto o que se afirma APENAS em
- a) IV e V.
- b) III, IV e V.
- c) II, III e V.
- d) I, III e V.
- e) I, III e IV.
- #11169
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(1,0) 7 -
No processo de elaboração do planejamento estratégico o gestor público identifica as variáveis controláveis e não controláveis originadas no ambiente em que se insere a organização. Nesse sentido, é correto afirmar que
- a) mbas variáveis originam-se no ambiente externo.
- b) as variáveis controláveis originam-se no ambiente externo, e as variáveis não controláveis no ambiente interno.
- c) as variáveis controláveis originam-se no ambiente interno, e as variáveis não controláveis no ambiente externo.
- d) ambas variáveis originam-se no ambiente interno.
- e) ambas variáveis são controláveis, desde que previstas no planejamento estratégico.
- #11170
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(1,0) 8 -
Tratando-se de ética profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal é correto afirmar:
- a) A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
- b) A moralidade da Administração Pública se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim nem sempre é o bem comum.
- c) O Servidor Público deve exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações não procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário.
- d) Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor poderá omiti-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.
- e) O Servidor Público não deve abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com a finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.
- #11171
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(1,0) 9 -
Na administração pública gerencial a estratégia fundamenta- se: I. na definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade. II. na garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados. III. no combate à corrupção e ao nepotismo patrimonialista tendo como princípios orientadores a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo. IV. na estrutura de controles rígidos dos processos da efetividade no controle dos abusos na prestação de serviços ao cidadão. V. no argumento de que a administração pública deve ser permeável à maior participação dos agentes privados e/ou das organizações da sociedade civil e deslocar a ênfase dos procedimentos (meios) para os resultados (fins). É correto o que consta APENAS em
- a) III e IV.
- b) IV e V.
- c) I ,II e III.
- d) I, II e V.
- e) II,III e IV.
- #11172
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(1,0) 10 -
O tipo híbrido de departamentalização no qual existem os órgãos principais de trabalho, que têm vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio funcional, permanentes, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados é denominado
- a) matricial.
- b) funcional.
- c) divisional.
- d) por produtos.
- e) staff.
- #11173
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(1,0) 11 -
A administração, ao usar o processo reativo de mudança,
- a) envolve muito planejamento e é vista pelos gestores como uma ameaça.
- b) conserva a organização em um ritmo constante e resolve os problemas à medida que surgem.
- c) muda a organização estabelecendo um novo curso e não apenas corrigindo o atual.
- d) antevê as mudanças nos ambientes externo e interno.
- e) nvolve atos deliberados para mudar o status quo.
- #11174
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(1,0) 12 -
O diagrama Ishikawa é uma ferramenta importante para o gestor no processo de tomada de decisão, porque
- a) categoriza o processo decisório primário e de apoio da organização relacionando-os a máquinas, mão de obra, materiais e métodos de trabalho.
- b) identifica, organiza e apresenta de modo estruturado o fluxo das informações de toda organização necessárias às decisões do gestor.
- c) define as atividades coordenadas que envolvem pessoas, procedimentos, recursos e tecnologia.
- d) identifica, organiza e apresenta de modo estruturado a causa do problema e seu efeito, relacionando-os a máquinas, mão de obra, materiais e métodos de trabalho.
- e) relaciona causa e efeito com o ciclo PDCA permitindo a gestão do processo decisório da organização.
- #11175
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(1,0) 13 -
Nas organizações, as decisões rotineiras e as decisões causadas por variáveis diversas são denominadas, respectivamente,
- a) contínuas e de informações gerenciais.
- b) de apoio a decisões e não-estruturadas.
- c) estruturadas e de apoio a decisões.
- d) recorrentes e de informações gerenciais.
- e) struturadas e não-estruturadas.
- #11176
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(1,0) 14 -
O processo de administração estratégica
- a) implementa uma estratégia que os concorrentes não conseguem copiar ou consideram custosa demais para imitar.
- b) formula e implanta com sucesso uma estratégia de criação de valor.
- c) o conjunto de compromissos, decisões e ações necessários para que a empresa obtenha vantagem competitiva e retorno acima da média.
- d) um conjunto integrado de ações tomadas para produzir bens e serviços com características aceitáveis pelos clientes ao menor custo em comparação com o dos concorrentes.
- e) um conjunto integrado de ações tomadas para produzir bens ou serviços (a um custo aceitável) que os clientes percebem como diferentes, de maneira que sejam importantes para eles.
- #11177
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(1,0) 15 -
Considere as afirmações abaixo: I. A gestão do conhecimento persegue o claro objetivo de implementar programas com os quais, mediante o correto fomento e administração do conhecimento, as empresas possam conseguir esse valor agregado que as distinga frente a seus competidores e que lhes permita sobreviver no meio ambiente. II. A gestão do conhecimento se caracteriza por apresentar, entre outros, dois aspectos fortemente definitórios: sua importante dimensão documental e sua profunda dependência do fator tecnológico.
- a) Ambas estão incorretas.
- b) Ambas estão corretas.
- c) A alternativa II está incorreta porque supervaloriza o papel da tecnologia na gestão do conhecimento.
- d) A alternativa II está incorreta porque se refere, na realidade, à gestão de conteúdos.
- e) A alternativa I está incorreta porque se equivoca ao afirmar que a gestão do conhecimento permite a obtenção de valor agregado que distinga as empresas de seus competidores.