Prova de Português 34 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca COMPERVE, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Acentuação Gráfica
- Coesão e Coerência
- Compreensão e Interpretação de Textos
- Concordância Nominal e Verbal
- Conjunções - Português
- Crase
- Emprego das Classes de Palavras
- Emprego dos Tempos e Modos Verbais
- Figuras de Linguagem
- Flexão Nominal e Verbal
- Fonologia
- Funções Morfossintáticas da Palavra SE
- Interpretação de Textos - Português
- Literatura - Português
- Ortografia e Semântica
- Pontuação
- Português
- Português - Geral
- Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
- Redação
- Redação Oficial
- Reescritura de Texto
- Regência Nominal e Verbal
- Relação de Causa e Consequência
- Significação das Palavras
- Sintaxe da Oração e do Período
- Tipologia Textual
- Vozes do verbo
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #18771
- Banca
- COMPERVE-UFRN
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Observe, no balão inserido no folheto, a fala do motorista. A relação semântica que, de modo implícito, o segundo período mantém com o primeiro é a mesma que se estabelece entre os períodos desta opção:
- a) Não esqueça o cinto de segurança. Não beba antes de dirigir.
- b) O motorista tinha experiência. Não conseguiu evitar o acidente.
- c) O motorista atropelou um pedestre. Prestou socorro à vítima.
- d) Não buzine defronte a um hospital. Isso perturba os pacientes
- #18772
- Banca
- COMPERVE-UFRN
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
No folheto, constata-se uma ambigüidade intencional quanto ao emprego da palavra
- a) ligação, que pode ser interpretada como combinação ou telefonema.
- b) direção, que pode ser interpretada como volante ou orientação.
- c) perigosa, que pode ser interpretada como arriscada ou deliberada.
- d) celular, que pode ser interpretada como telefone ou tecnologia.
- #18773
- Banca
- COMPERVE-UFRN
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
No slogan CELULAR: Não Fale no Trânsito, uma característica da função conativa da linguagem é
- a) a objetividade da informação transmitida.
- b) a manutenção da sintonia entre a STTU e o público-alvo.
- c) o esclarecimento da linguagem pela própria linguagem.
- d) o emprego do verbo no modo imperativo.
- #18774
- Banca
- COMPERVE-UFRN
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- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
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(1,0) 4 -
A transcrição da fala do motorista na qual as vírgulas estão empregadas conforme o padrão culto da língua é:
- a) Está bem, querida vou desligar. Falar ao celular no trânsito, sai muito caro!
- b) Está bem, querida, vou desligar. Falar ao celular, no trânsito, sai muito caro!
- c) Está bem querida, vou desligar. Falar ao celular no trânsito, sai muito caro!
- d) Está bem querida, vou desligar. Falar ao celular, no trânsito sai muito caro!
- #18775
- Banca
- COMPERVE-UFRN
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(1,0) 5 -
O folheto autoriza inferir-se que, ao usar aparelho celular enquanto dirige, o condutor do veículo
- a) deve ter, além de coordenação motora, bastante controle emocional.
- b) causa acidentes mais por inexperiência que por falta de precaução.
- c) põe em risco tanto a segurança de motoristas quanto a de pedestres.
- d) precisa redobrar sua atenção, principalmente em perímetros urbanos.
- #18776
- Banca
- COMPERVE-UFRN
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- Português
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- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
A respeito dos termos sublinhados na terceira linha do fragmento, é correto afirmar:
- a) Exercem, respectivamente, estas funções sintáticas: adjunto adverbial e adjunto adnominal.
- b) Exercem, respectivamente, estas funções sintáticas: adjunto adverbial e sujeito.
- c) Ambos desempenham, do ponto de vista sintático, a mesma função: sujeito.
- d) Ambos introduzem orações adjet ivas, daí exercerem a mesma função: adjunto adnominal.
- #18777
- Banca
- COMPERVE-UFRN
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- Português
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- . Concursos Diversos
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(1,0) 7 -
Considerando-se a coesão textual estabelecida no fragmento e a obediência ao padrão culto da língua, a oração que, aparentemente, lhe era estranho (l inha 3) poderia ser construída assim:
- a) que o era, aparentemente, estranho.
- b) que era-o, aparentemente, estranho.
- c) que, aparentemente, era estranho a ela.
- d) que, aparentemente, era estranho a ele.
- #18778
- Banca
- COMPERVE-UFRN
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
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- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
Seria correta a substituição das formas verbais compostas tinha publicado (l inha 4) e tinha experimentado (l inha 5) pelas respectivas formas simples:
- a) publicara e experimentara.
- b) publicou e experimentara.
- c) publicara e experimentou.
- d) publicou e experimentou.
- #18779
- Banca
- COMPERVE-UFRN
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
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- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
Na linha 2, arriscar a reputação diz respeito à
- a) descrença de Drummond em ainda reunir, num só livro, contos tão bem estruturados.
- b) inexperiência de Drummond no tocante à prosa, uma vez que ele, até então, produzira apenas poesia.
- c) possibilidade de Drummond não lograr, no âmbito da prosa, o mesmo êxito que obtivera como poeta.
- d) insistência de Drummond em não se contentar com o aparente sucesso já alcançado.
- #18780
- Banca
- COMPERVE-UFRN
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
Nesse fragmento, destaca-se, dentre outras, a intenção de
- a) fornecer ao leitor informações ou explicações sobre o livro bem como sobre o autor.
- b) sugerir ao leitor algumas estratégias de leitura que facilitem a compreensão da obra.
- c) deixar claro para o leitor que o livro marca o ingresso do autor no terreno da prosa.
- d) convencer o leitor de que deve ser menos exigente com quem se inicia na literatura.