Prova de Português 50 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da CESPE, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Acentuação Gráfica
- Coesão e Coerência
- Compreensão e Interpretação de Textos
- Concordância Nominal e Verbal
- Conjunções - Português
- Crase
- Emprego das Classes de Palavras
- Emprego dos Tempos e Modos Verbais
- Figuras de Linguagem
- Flexão Nominal e Verbal
- Fonologia
- Funções Morfossintáticas da Palavra SE
- Interpretação de Textos - Português
- Literatura - Português
- Ortografia e Semântica
- Pontuação
- Português
- Português - Geral
- Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
- Redação
- Redação Oficial
- Reescritura de Texto
- Regência Nominal e Verbal
- Relação de Causa e Consequência
- Significação das Palavras
- Sintaxe da Oração e do Período
- Tipologia Textual
- Vozes do verbo
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #18919
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- UERN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
O segmento "cuja existência" (L.24-25) refere-se ao antecedente
- a) "política questionada" (L.21).
- b) "negociações multilaterais" (lL.21).
- c) "lado filosófico" (L.22).
- d) "casos específicos" (L.22-23).
- e) "Organização Mundial do Comércio" (L.24).
- #18920
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- UERN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A forma verbal "têm" (L.12) concorda corretamente com o sujeito, oculto, que se refere ao seguinte termo antecedente
- a) "vinte anos" (L.2)
- b) "debilidades" (L.8).
- c) "nações" (L.8).
- d) "norte-americanos" (L.9).
- e) "chineses" (L.9).
- #18921
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- UERN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A expressão "desses segmentos" (L.19) retoma o antecedente
- a) "longo histórico de liderança" (L.12-13).
- b) "bom entendimento entre os dois países" (L.14).
- c) "pontos de convergência" (L.15-16).
- d) "produtores e exportadores" (L.17-18).
- e) "alimentos e matérias-primas" (L.18).
- #18922
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- UERN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
As opções a seguir apresentam trechos, sucessivos e adaptados, de texto publicado no jornal O Estado de S.Paulo de 13/3/2010. Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.
- a) O Brasil tem condições de aproximar-se dos líderes produtores agrícolas, pois os principais fatores que impulsionaram a produção brasileira, nos últimos anos, continuam presentes: a disponibilidade de recursos naturais, como terra, água e sol; a demanda dos países asiáticos; e o aumento da produtividade.
- b) A produtividade, por exemplo sustentada, principalmente, pelas pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária sobre variedades e métodos adequados a realidade brasileira e pela modernização da gestão no campo, continua a crescer.
- c) Problemas existem e não são desprezíveis. O principal desafio da agricultura brasileira, é a precária infraestrutura. As estradas são ruins e não atende importantes regiões. Os portos funcionam de forma insuficiente.
- d) Por causa dessa deficiência, o qual o governo não consegue eliminar, o custo do frete, representa quase metade do valor recebido pelo produtor de soja de Mato Grosso.
- e) Sem infraestrutura, os custos de produção não é competitivo e a agricultura não consegue se desenvolver em regiões cuja áreas poderiam ser agrícolas, como o norte de Minas Gerais.
- #18923
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- UERN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Clima favorável, investimentos em insumos e máquinas e otimismo do agricultor com as perspectivas do mercado externo são os fatores que explicam os seguidos aumentos das estimativas da safra de grãos que está sendo colhida no país. As mais recentes, que acabam de ser divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Companhia Nacional de Abastecimento, embora com pequenas discrepâncias decorrentes do uso de metodologias diferentes, indicam que, com 143,5 milhões de toneladas, esta pode ser a segunda maior safra da história. O ministro da Agricultura acredita que as próximas projeções podem confirmar uma safra recorde. É um cenário bem melhor do que o observado no ano passado, marcado pela crise econômica mundial, pelas incertezas quanto à demanda internacional, pela queda de preços e, em algumas regiões, sobretudo a Sul, por uma prolongada estiagem.
O Estado de S.Paulo, 13/3/2010 (com adaptações).
O texto em apreço é predominantemente
- a) persuasivo.
- b) dissertativo.
- c) descritivo.
- d) dialógico.
- e) narrativo.
- #18924
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- UERN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
As opções abaixo apresentam trechos, sucessivos e adaptados, de texto publicado no Correio Braziliense de 14/3/2010. Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.
- a) É preciso considerar como nacional, a riqueza do pré-sal, camada a mais de 300 km da costa brasileira que não pode ser reinvindicada exclusivamente por esse ou aquele estado, com o argumento de que é o produtor.
- b) Trata-se, indubitavelmente de patrimônio de todos os brasileiros, há ser explorado em regime de partilha, não de concessão, com os poços sob a propriedade da União. É justo que para a nova fortuna haja novas regras.
- c) E é imprescindível que elas garantam a melhor gestão, com transparência e total retorno a nação. Importante é que o Congresso apresente a nação modelo capaz de trazer das profundezas do oceano para a casa de cada brasileiro as riquezas recém-descobertas.
- d) É para melhorar a educação e a saúde, reduzir às desigualdades e propiciar os avanços tecnológicos e a infraestrutura que deve servir as imensas reservas de petróleo capazes de, bem exploradas, levar o Brasil ao Primeiro Mundo.
- e) O futuro está próximo, mas há uma porta a ser ultrapassada, e a chave para abri-la é um marco regulatório para exploração do petróleo da camada pré-sal escrito pelos parlamentares brasileiros.
- #18925
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- UERN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
As opções que se seguem apresentam trechos adaptados de um texto publicado no Jornal do Commercio (PE) de 15/3/2010. Assinale a opção em que o trecho adaptado apresenta grafia correta.
- a) A ampla maioria dos mosquitos desenvolve-se nos rescipientes de água parada localizados dentro dos quintais dos domicílios, e por isso o discurso oficial repete o mantra de que o cidadão precisa acordar para o perigo, fazendo a sua parte para previnir o surto.
- b) No entanto, não se podem deixar em segundo plano, principalmente nas áreas mais pobres, os terrenos e logradouros abandonados repletos de criatórios do mosquito da dengue. As residências e construções abandonadas devem ser vistoriadas regularmente.
- c) A responsabilidade pela saúde pública, em última instânscia, é dos governantes, e não do cidadão. É para isso que existem autoridades eleitas pelo povo.
- d) O Brasil é vunerável à ação do mosquito da dengue por uma razão simples: a precaridade das condições de vida, nos locais em que predomina o acúmulo de lixo, somada às deficiências na educação, são o cenário ideal para a multiplicação do inseto.
- e) Neste cenário favorável à epidemia, será preciso mais do que campanhas informativas para debelar o risco, já vislumbrado, de caus generalisado. Os postos e hospitais da rede pública e privada não têm capacidade para dar conta da demanda em momentos de crise epidemiológica.
- #18926
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- UERN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
As opções abaixo apresentam trechos, sucessivos e adaptados, de um texto publicado no jornal Estado de Minas de 15/3/2010. Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.
- a) Reconhecer e fazerem valer os direitos do consumidor é tarefa que certamente cabe a todos os envolvidos, mas não há como implementar-lhe sem que o Estado cumpra seu papel de estabelecer marcos legais e cuidar de fiscalizar sua aplicação.
- b) Não foi à toa que, na meca do liberalismo, coube ao governo central dos EUA à iniciativa de promulgarem os quatros direitos fundamentais do consumidor: informação, segurança, escolha e participação.
- c) No Brasil, a lei que instituiu o Código de Defesa do Consumidor fará 20 anos em 11 de setembro e são um dos maiores sucessos de aceitação populares.
- d) Ela animou o surgimento de combativas organizações civis e, desde então, o brasileiro médio aprendeu a observar a data de validade dos produtos, a veracidade das informações da embalagem e, principalmente, a reclamar de defeitos, atrasos na entrega e atendimento inadequado.
- e) Não faltou, o apoio da mídia. A verdade é que, sem vigilância, execração pública e punição exemplar vai haver, sempre alguém tentando fazer o consumidor de vítima.
- #18927
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- UERN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Para preservar a caatinga, será preciso mais do que fiscalização - sempre de difícil execução no país - ou mais do que a declaração de boas intenções. Um dos caminhos viáveis parece ser seguir a fórmula adotada na Amazônia, que possui 20% de seu território protegidos por lei. Na caatinga, esse percentual é de apenas 7%. A promessa do governo federal de utilizar metade do Fundo de Mudanças Climáticas para a recuperação do bioma e a perspectiva de criação de um Fundo Caatinga pelo Banco do Nordeste são notícias importantes, porém devem ultrapassar logo a fase dos discursos. A caatinga brasileira não tem mais tempo a perder.
Idem, ibidem (com adaptações).
Assinale a opção que está de acordo com as ideias do texto acima.
- a) A fiscalização é dispensável no processo de preservação da caatinga.
- b) Uma das soluções para o desmatamento da caatinga seria ampliar a área protegida por lei.
- c) O país tem larga experiência na fiscalização eficaz e bemsucedida contra o desmatamento.
- d) Já está em pleno funcionamento o Fundo Caatinga, criado no Banco do Nordeste.
- e) O governo federal já utilizou mais da metade do Fundo de Mudanças Climáticas para proteger a caatinga.
- #18928
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- UERN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Cada uma das opções seguintes apresenta um fragmento de texto de correspondência oficial. Assinale a opção correta quanto ao padrão de linguagem adotado no respectivo fragmento.
- a) Digníssimo Senhor, Conforme solicitação datada de 1/2/2010, expedida por Vossa Excelência a este departamento, encaminhamos a relação dos funcionários empossados na vigência deste Governo, estruturada em ordem cronológica de entrada no Órgão.
- b) Entre os dias 24 e 30 de abril, será realizado um Congresso para professores universitários em nossa cidade. Durante o evento, serão apresentadas pesquisas recentes de universidades renomadas nessa área. Encaminhamos cópia da programação das atividades que serão desenvolvidas, em face do seu admirável interesse pelas questões da área.
- c) Senhor Presidente, Segue anexo projetos de atos normativos para apreciação. Os objetos tratados dizem respeito à sanção por atos discriminatórios e à liberdade de expressão na mídia.
- d) A partir do próximo mês, todas as reuniões serão realizadas no turno da manhã, onde os assuntos deliberados já poderão ser colocados em prática na mesma data. A decisão procura agilizar o andamento dos processos e atender à pedidos dos funcionários da Casa.
- e) Magnífico Reitor, Em resposta ao seu telegrama, informo a Vossa Magnificência que as verbas para a realização das obras de ampliação do prédio principal da universidade já foram liberadas.