Prova do TJ(RJ) - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da CESPE, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Acentuação Gráfica
- Coesão e Coerência
- Compreensão e Interpretação de Textos
- Concordância Nominal e Verbal
- Conjunções - Português
- Crase
- Emprego das Classes de Palavras
- Emprego dos Tempos e Modos Verbais
- Figuras de Linguagem
- Flexão Nominal e Verbal
- Fonologia
- Funções Morfossintáticas da Palavra SE
- Interpretação de Textos - Português
- Literatura - Português
- Ortografia e Semântica
- Pontuação
- Português
- Português - Geral
- Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
- Redação
- Redação Oficial
- Reescritura de Texto
- Regência Nominal e Verbal
- Relação de Causa e Consequência
- Significação das Palavras
- Sintaxe da Oração e do Período
- Tipologia Textual
- Vozes do verbo
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #19309
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Infere-se do primeiro período do texto que algumas reminiscências
- a) não nos dão descanso, sejam boas, sejam dolorosas.
- b) não nos deixam em paz até causar muita dor.
- c) precisam vir a público, oralmente ou por escrito.
- d) são impublicáveis ou dolorosas.
- e) devem ser esquecidas de vez.
- #19310
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
No segundo parágrafo do texto, o autor usa o exemplo de quem passa a vida “na mesma casa de família” (L.10-11) para reforçar sua idéia de que
- a) a convivência rotineira favorece as lembranças de pessoas e fatos.
- b) ele próprio poderia ser um conviva de muito boa memória.
- c) a vida familiar faz lembrar somente as circunstâncias, e não os fatos.
- d) viver em casa de família ou em hospedarias faz mal à memória.
- e) viver em família com seus eternos móveis e costumes descansa a mente e estimula a memória.
- #19311
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
No terceiro parágrafo do texto, o autor explica por que escreveu “antes seja olvido que confusão” (L.17). De acordo com sua argumentação,
- a) livros confusos são mais fáceis de interpretar que os omissos.
- b) livros confusos despertam nele “idéias finas”.
- c) livros omissos despertam a imaginação dele.
- d) livros confusos podem ser melhorados com reflexões profundas.
- e) livros omissos são piores porque não é possível complementá-los.
- #19312
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Assinale a opção que apresenta uma frase narrativa do texto.
- a) “Há dessas reminiscências” (L.1)
- b) “Um antigo dizia arrenegar de conviva que tem memória” (L.2-3)
- c) “A vida é cheia de tais convivas” (L.3)
- d) “Não, não, a minha memória não é boa” (L.7)
- e) “Quantas idéias finas me acodem, então” (L.21-22)
(1,0) 5 -
Assinale a opção em que a supressão da palavra ou expressão sublinhada provoca erro na estrutura sintática ou incoerência textual.
- a) ”Não, não, a minha memória não é boa” (L.7)
- b) “A quem passe a vida (…) é que se lhe grava tudo” (L.10-12)
- c) “Como eu invejo os que não esqueceram a cor” (L.13)
- d) “Que de reflexões profundas” (L.22)
- e) “assim podes também preencher as minhas” (L.29-30)
- #19314
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A correção das estruturas do texto será prejudicada caso se substitua
- a) “tem” (L.3) por tivesse.
- b) “é” (L.3) por era.
- c) “era” (L.6) por é.
- d) “tivesse” (L.8) por tenha.
- e) “passe” (L.10) por passa.
- #19315
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
No texto, o conector “conquanto” (L.4) estabelece entre as orações que liga uma relação lógica de
- a) oposição.
- b) explicação.
- c) causa/conseqüência.
- d) condição.
- e) finalidade.
- #19316
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- TJ-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Quando o Poder Judiciário não consegue decidir em prazos razoáveis, dirimindo conflitos entre cidadãos, empresas e governos e esclarecendo ambigüidades de códigos, leis e decretos, não há o que juristas e economistas chamam de "ambiente de negócios saudável".
O Estado de S.Paulo, 16/3/2008.
Assinale a opção em que o texto acima está reescrito de forma correta e de acordo com as idéias originais.
- a) Não há o que juristas e economistas chamam de "ambiente de negócios saudável", dirimindo conflitos entre cidadãos, empresas e governos e esclarecendo ambigüidades de códigos, leis e decretos, quando o Poder Judiciário não consegue decidir em prazos razoáveis.
- b) Não há o que juristas e economistas chamam de "ambiente de negócios saudável", quando o Poder Judiciário não consegue decidir em prazos razoáveis, dirimindo conflitos entre cidadãos, empresas e governos e esclarecendo ambigüidades de códigos, leis e decretos.
- c) Quando o Poder Judiciário não consegue decidir em prazos razoáveis, não há o que juristas e economistas chamam de "ambiente de negócios saudável", dirimindo conflitos entre cidadãos, empresas e governos e esclarecendo ambigüidades de códigos, leis e decretos.
- d) Quando o Poder Judiciário não consegue, esclarecendo ambigüidades de códigos, leis e decretos, dirimindo conflitos entre cidadãos, empresas e governos, não há o que juristas e economistas chamam de "ambiente de negócios saudável", para decidir em prazos razoáveis.
- e) Quando o Poder Judiciário não consegue, não há o que juristas e economistas chamam de "ambiente de negócios saudável", dirimindo conflitos entre cidadãos, empresas e governos e esclarecendo ambigüidades de códigos, leis e decretos, decidir em prazos razoáveis.
(1,0) 9 -
Os trechos abaixo constituem parte de um texto adaptado de O Estado de S.Paulo de 16/3/2008. Assinale a opção em que há erro de sintaxe.
- a) O último balanço do desempenho dos tribunais superiores mostram a urgente necessidade de medidas processuais destinadas a descongestionar o Poder Judiciário.
- b) No STJ, desde o ano passado, estão sendo protocolados, diariamente, cerca de 1,5 mil processos, em média.
- c) E, no STF, verificou-se mais um recorde. Só em janeiro último, ele recebeu cerca de 18 mil novos recursos.
- d) Esse é o mesmo número de ações que a Corte protocolou durante todo o ano de 1988, quando foi promulgada a Constituição em vigor. Em 20 anos, o volume de processos no STF cresceu 500%.
- e) No ano passado, o STF julgou mais de 159 mil ações e recebeu cerca de 120 mil novos processos. Em média, cada ministro tem de relatar 10 mil ações por ano. A estimativa é de que esse número continue a crescer.
(1,0) 10 -
Os trechos abaixo são adaptados de O Globo de 19/3/2008. Assinale a opção que apresenta erro de grafia de palavra.
- a) A defesa e a preservação do meio ambiente são hoje uma preocupação mundial, e o Brasil, dono de vastos recursos naturais, procura também avançar nessa área.
- b) Uma boa parte da população se conscientizou da necessidade de agir para proteger fauna, flora, rios e outros bens da natureza.
- c) Movimentos foram criados, até na política, e órgãos federais, estaduais e municipais, além do Ministério Público, se mobilizaram.
- d) Há dez anos, foi aprovada a Lei Contra Crimes Ambientais, dando respaudo jurídico às ações de preservação e prevendo punições para os infratores.
- e) Na prática, existe enorme dificuldade para que os transgressores sejam punidos.