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Prova de Gestão de Pessoas 7 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Gestão de Pessoas 7 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca CESGRANRIO, tanto para nível médio como superior da matéria Gestão de Pessoas. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Função Do Órgão De Gestão De Pessoas: Atribuições Básicas E Objetivos, Políticas E Sistemas De Informações Gerenciais.
  2. Abordagem Comportamental.
  3. Absenteísmo.
  4. Administração De Recursos Humanos.
  5. Administração Pública.
  6. Ambiente Organizacional.
  7. Análise E Descrição De Cargos.
  8. Aprendizagem Organizacional.
  9. Atendimento Ao Público.
  10. Avaliação De Desempenho: Objetivos, Métodos, Vantagens E Desvantagens.
  11. Banco De Dados De Gestão De Pessoas.
  12. Bancos De Dados E Sistemas De Informações De Recursos Humanos.
  13. Benefícios E Serviços.
  14. Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
  15. Capital Intelectual.
  16. Cargos E Salários.
  17. Classificação Das Escolas De Administração.
  18. Clima E Cultura Organizacional.
  19. Clima Organizacional.
  20. Competência Interpessoal.
  21. Competências.
  22. Comportamento Organizacional.
  23. Comportamento Organizacional - Clima E Cultura Organizacional, Comunicação Organizacional, Liderança, Equipes De Trabalho.
  24. Comportamento Organizacional: Relações Indivíduo/Organização, Motivação, Liderança, Desempenho.
  25. Comunicação.
  26. Conceitos, Importância, Relação Com Os Outros Sistemas De Organização.
  27. Conflitos Organizacionais.
  28. Controle Da Administração Pública.
  29. Cultura Organizacional.
  30. Decisão.
  31. Departamentalização.
  32. Descentralização ? Delegação.
  33. Desenvolvimento E Treinamento De Pessoal: Levantamento De Necessidades, Programação, Execução E Avaliação.
  34. Desenvolvimento Organizacional ? DO.
  35. Desenvolvimento.
  36. Educação Corporativa.
  37. Eficácia, Eficiência E Efetividade.
  38. Empowerment.
  39. Endomarketing.
  40. Ensino À Distância.
  41. Equilíbrio Organizacional.
  42. Equipamentos De Proteção.
  43. Equipes.
  44. Ergonomia.
  45. Estatística.
  46. Estilos De Administração.
  47. Estratégias.
  48. Estrutura Organizacional.
  49. Ética Organizacional.
  50. Feedback.
  51. Fluxo De Informações.
  52. Gerenciamento De Conflitos.
  53. Gestão De Competências.
  54. Gestão De Conflitos.
  55. Gestão De Desempenho: Avaliação De Desempenho, Feedback, Reconhecimento, Elementos Que Favorecem Desempenho De Equipes.
  56. Gestão De Pessoas.
  57. Gestão De Pessoas Com Foco Em Resultados.
  58. Gestão De Processos.
  59. Gestão Do Tempo.
  60. Gestão Estratégica.
  61. Gestão Participativa.
  62. Gestão Por Competências - Mapeamento E Avaliação.
  63. Habilidade Conceitual.
  64. Legislação Trabalhista.
  65. Liderança.
  66. Motivação.
  67. Mudança Organizacional.
  68. O Papel Da Área De Recursos Humanos.
  69. Pensamento Sistêmico.
  70. Planejamento.
  71. Planos De Carreira.
  72. Poder.
  73. Política Nacional De Desenvolvimento De Pessoal.
  74. Principais Modelos De Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático, Nova Gestão Pública E Papéis Doestado.
  75. Processos Organizacionais.
  76. Psicologia Aplicada Às Organizações.
  77. Qualidade De Vida No Trabalho.
  78. Recrutamento E Seleção - Formas De Recrutamento, Perfil Do Candidato, Perfil Do Posto, Técnicas Seletivas.
  79. Recursos Humanos.
  80. Relação De Causa E Consequência.
  81. Relacionamento Interpessoal.
  82. Relações Humanas.
  83. Relatórios.
  84. Remuneração.
  85. Remuneração & Benefícios.
  86. Responsabilidade De Linha E Função De Staff.
  87. Rotatividade De Pessoas ? Turnover.
  88. Seleção De Pessoas.
  89. SIG - Sistema Integrado De Gestão.
  90. Sistemas Administrativos.
  91. Socialização Organizacional.
  92. Subsistemas De Rh.
  93. Teoria Da Burocracia.
  94. Teoria Das Organizações.
  95. Terceirização ? Outsourcing.
  96. Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#6902
Banca
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Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
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Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

Após um curso de desenvolvimento gerencial, João voltou à empresa em que trabalha empenhado em aplicar os conceitos que aprendeu a respeito de empowerment e delegação de autoridade. Para tanto, ele considerou que

  • a) quanto mais poder as pessoas têm para moldar suas vidas, mais se tornam autônomas, gerando menor comprometimento com a missão da empresa.
  • b) o comprometimento externo estabelece um tipo de contrato psicológico com o empregado e reforça o empowerment.
  • c) o resultado de um programa de mudança no qual as ações dos empregados são definidas de fora para dentro constitui uma fase decisiva do empowerment.
  • d) a coexistência do comprometimento externo e interno nas organizações é inviável, já que a forma como esses comportamentos são obtidos é crucial para o ulterior sucesso ou fracasso do empowerment.
  • e) para que os colaboradores assumam maior responsabilidade por seus próprios destinos, deve-se encorajar o desenvolvimento do comprometimento interno.
#6903
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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médio

(1,0) 2 - 

A empresa Alpha iniciou um diagnóstico da capacidade de desenvolvimento e crescimento das pessoas através da avaliação de seus potenciais. Para tanto, buscou-se

  • a) nalisar o comportamento real da pessoa, em face de uma expectativa ou um padrão de comportamento estabelecido pela organização.
  • b) definir o conjunto de entregas e resultados de determinada pessoa para a empresa ou negócio.
  • c) projetar a capacidade das pessoas de obter resultados nas funções que possam vir a executar.
  • d) compreender os comportamentos esperados das pessoas no desempenho de suas funções cotidianas.
  • e) compreender o envolvimento e o esforço empreendido pelo indivíduo no processo de trabalho e na busca de resultados.
#6904
Banca
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Gestão de Pessoas
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(1,0) 3 - 

A entrevista de avaliação de desempenho de um funcionário é uma etapa formal do que deve se constituir em um processo contínuo de acompanhamento. Deve ser uma oportunidade de fazer um balanço geral de um período e o momento para estabelecer novas metas. O clima em que a entrevista acontece é determinante para o seu bom andamento. Sobre esse aspecto é INCORRETO afirmar que a(o)

  • a) proximidade física inibe os participantes, dificultando que a entrevista transcorra de forma aberta e sem constrangimentos.
  • b) participação bilateral, em que avaliador e avaliado têm espaço para expressar o que pensam e dar sugestões sem receio, gera maior comprometimento.
  • c) adoção de uma atitude de superproteção prejudica o avaliado, pois não dá a ele a real dimensão de seu desempenho nem das questões a serem revistas para o seu crescimento.
  • d) foco na resolução de problemas e na definição de novos objetivos gera facilidade para estabelecer um clima orientado para uma relação profícua entre líder e subordinado.
  • e) incentivo ao avaliado para análise de seu desempenho, no que se refere a pontos fortes, propicia a autorreflexão e o consequente amadurecimento pessoal/profissional.
#6905
Banca
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Gestão de Pessoas
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1
médio

(1,0) 4 - 

Em um processo de avaliação de desempenho introduzido na empresa Y, objetivou-se aferir e analisar o resultado do trabalho por meio de acompanhamento, orientação e estímulo às equipes em termos de resultados e performance. O gestor, ao analisar o processo, identificou falhas e criticou o trabalho, EXCETO ao reconhecer que ele

  • a) obscurece os padrões de desempenho que seriam utilizados para avaliar as pessoas.
  • b) considera haver total neutralidade das pessoas que avaliam, sem a noção de que podem estar envolvidas emocionalmente com os colegas.
  • c) oferece feedback contínuo e utiliza a avaliação de desempenho como instrumento de recompensa e punição.
  • d) tira conclusões com base em aspectos comportamentais, como expressões faciais, atitudes, maneira de falar e dados informativos aleatórios.
  • e) apresenta como expectativa um comportamento padronizado que oblitera diferenças individuais.
#6906
Banca
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difícil

(1,0) 5 - 

Sistemas de remuneração têm como desafio o estabelecimento de padrões internos e externos de equidade e diferenciação. Os padrões internos de diferenciação NÃO são

  • a) coerentes e consistentes no tempo.
  • b) aceitos por todos como justos e adequados.
  • c) simples e transparentes a todos na organização.
  • d) adequados às demandas do mercado de trabalho.
  • e) mensuráveis pela organização e pela própria pessoa.
#6907
Banca
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(1,0) 6 - 

Um gerente estabeleceu uma meta para a linha de montagem, visando a aumentar a motivação para o trabalho. Ele propôs a redução dos custos médios e informou que o alcance seria avaliado ao final do ano, para a concessão de premiações. Considerando-se a teoria do estabelecimento de metas, o critério que foi contemplado, no caso, foi o de

  • a) priorização, por tratar-se da única meta estabelecida para a equipe.
  • b) especificidade, pois as metas estabelecidas eram claras e concretas.
  • c) feedback, uma vez que o desempenho parcial seria acompanhado.
  • d) ificuldade, já que a probabilidade de alcance seria avaliada.
  • e) aceitação, pois o desafio foi pactuado com a equipe.
#6908
Banca
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(1,0) 7 - 

Para Chiavenato (2008), o processo de treinamento se dá em quatro etapas: transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de atitudes e desenvolvimento de conceitos. Qual dos objetivos abaixo se refere estritamente à etapa de transmissão de informações?

  • a) Habilitar para execução e operação de tarefas, manejo de equipamentos, máquinas e ferramentas.
  • b) Promover a mudança de atitudes negativas para atitudes favoráveis de conscientização e sensibilidade com os clientes internos e externos.
  • c) Fornecer informações sobre a organização, seus clientes, produtos e serviços, políticas e diretrizes, regras e regulamentos.
  • d) Desenvolver ideias e conceitos para estimular as pessoas a pensarem em termos globais para agir nos locais.
  • e) Desenvolver conceitos que conduzam as pessoas a raciocinarem de forma sistêmica a fim de habilitá-las à execução de tarefas complexas.
#6909
Banca
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médio

(1,0) 8 - 

A teoria organizacional identifica algumas respostas potenciais para lidar com o conflito nas organizações, em termos da combinação entre o grau de assertividade e o grau de cooperativismo utilizado na tomada de decisão. Nas situações a seguir, qual descrição evidencia o uso de alta assertividade e baixa colaboração?

  • a) Alguns países possuem leis de direitos autorais menos rígidas do que as dos Estados Unidos, o que acarreta uma proliferação de mercadorias falsificadas. A empresa Q utilizou uma resposta competitiva para o conflito, ao lidar com falsificadores, estabelecendo uma rede mundial para investigar e adotar ações legais con- tra qualquer organização que falsificasse suas merca- dorias.
  • b) A empresa K estava fechando o seu balanço anual e solicitou à sua equipe de três contadores que um deles trabalhasse no feriado. Com o objetivo de evitar conflito, um funcionário concordou em trabalhar no feriado para que os colegas pudessem ter folga.
  • c) A empresa W evitou conflitos ao se recusar a fazer negócios em países que admitem o suborno de funcionários públicos, deixando de lado tanto as suas reivin- dicações quanto as reivindicações destes países.
  • d) A empresa Z contratou e promoveu indivíduos que eram absolutamente leais à sua diretoria, a ponto de nunca questionar nenhuma das ações da organização.
  • e) Na última negociação sindical, o sindicato dos bancários aceitou um aumento de x ao invés de y, para mostrar a disposição de fracionar o objeto de conflito e aceitar uma solução que satisfizesse parcialmente os interesses de ambas as partes.
#6910
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(1,0) 9 - 

Na era da informação, as organizações precisam ser hábeis na gestão do conhecimento. A gestão por competências é uma proposta que visa a auxiliar no alcance desse objetivo. A gestão por competências envolve a

  • a) criação de um banco de talentos interno que inclua as habilidades e as lacunas de formação das pessoas da organização.
  • b) criação de um banco de informações e casos, em que os funcionários registram e compartilham suas infor- mações, experiências, ideias, problemas, soluções.
  • c) riação de um mapa de processos e competências, que pode ser feito pela equipe de trabalho e permite ampliar a visão sistêmica das tarefas realizadas.
  • d) formação de grupos de profissionais que se reúnem periodicamente para trocar ideias e experiências.
  • e) definição de um processo contínuo de disseminação e recuperação de informações para os diversos níveis e setores da organização.
#6911
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(1,0) 10 - 

Para o sucesso dos Programas de Desenvolvimento Gerencial, dos Planos de Carreira e Sucessão e dos Sistemas de Recompensas que dão suporte à gestão de Recursos Humanos, torna-se patente a necessidade de busca e reconhecimento dos indivíduos mais indicados para desenvolvimento e/ou promoção dentro da própria organização. A Avaliação de Potencial pode atender a essa necessidade

  • a) identificando o comportamento real da pessoa em face de uma expectativa ou um padrão de comportamento estabelecido pela organização.
  • b) identificando o conjunto de entregas e resultados de determinada pessoa para a empresa ou negócio.
  • c) implementando um processo contínuo de aferição e análise dos resultados e do processo de trabalho dentro de determinado período.
  • d) pesquisando apreciações quanto a realizações, cumprimento de metas, comportamentos esperados da pessoa no desempenho de suas funções e esforço empreendido.
  • e) diagnosticando a capacidade de desenvolvimento e crescimento das pessoas por meio da avaliação de suas habilidades, valores, características, realizações e interesses.
#6912
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(1,0) 11 - 

Recentemente, em consequência da grave crise financeira internacional, muitos bancos optaram por demitir funcionários e reestruturar os processos internos. Consequentemente, isso influenciou as atitudes dos funcionários perante o trabalho. Jorge, um analista de crédito de um banco comercial, expressa da seguinte forma os seus sentimentos: 'Essa crise fez-me enxergar o meu trabalho de uma nova forma. Estou muito insatisfeito com a forma como os bancos estão tratando os seus funcionários e, se tivesse uma oportunidade, mudaria de emprego imediatamente. Infelizmente, o mercado de trabalho está muito difícil e não existem oportunidades para que isso aconteça', continuando: 'por essa razão, espero continuar no meu trabalho atual até que o ambiente melhore.' Na sua intenção de se manter no seu atual emprego, Jorge expressa um comprometimento

  • a) instrumental.
  • b) afetivo
  • c) omportamental.
  • d) normativo.
  • e) técnico.
#6913
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médio

(1,0) 12 - 

Na última avaliação de desempenho, Guilherme se sentiu profundamente injustiçado. De acordo com ele, a sua avaliação não reflete o seu real desempenho. O seu chefe o descreveu como uma pessoa muito introvertida e pouco motivada, que não sabe impor suas opiniões e que não gosta de trabalhar em equipe. Guilherme discorda dessa avaliação e se defende dizendo que, apesar de ser tímido, se dá bem com seus colegas de trabalho e que consegue, sempre, superar as suas metas de desempenho. Se for verdade o que Guilherme está dizendo, seu superior está cometendo um erro típico de avaliação de desempenho conhecido como

  • a) preconceito.
  • b) estereótipo.
  • c) percepção seletiva.
  • d) efeito de halo.
  • e) feito de tendência central.
#6914
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(1,0) 13 - 

Na era da informação, as organizações precisam ser hábeis na gestão do conhecimento. A gestão por competências é uma proposta que visa a auxiliar no alcance desse objetivo. A gestão por competências envolve a

  • a) criação de um banco de talentos interno que inclua as habilidades e as lacunas de formação das pessoas da organização.
  • b) criação de um banco de informações e casos, em que os funcionários registram e compartilham suas informações, experiências, ideias, problemas, soluções.
  • c) riação de um mapa de processos e competências, que pode ser feito pela equipe de trabalho e permite ampliar a visão sistêmica das tarefas realizadas.
  • d) formação de grupos de profissionais que se reúnem periodicamente para trocar ideias e experiências.
  • e) definição de um processo contínuo de disseminação e recuperação de informações para os diversos níveis e setores da organização.
#6915
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(1,0) 14 - 

Remuneração é o processo que envolve todas as formas de pagamento e recompensas aos funcionários decorrentes do seu emprego, sendo as recompensas os valores efetivamente pagos (CHIAVENATO, 2004). A esse respeito, considere as seguintes variáveis: I - férias, gorjetas e comissões; II - gratificações, 13o salário e adicionais; III - férias, prêmios e decorrências dos benefícios. As variáveis que representam recompensas financeiras indiretas estão corretas SOMENTE em

  • a) I
  • b) II
  • c) III
  • d) I e II
  • e) II e III
#6916
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(1,0) 15 - 

A liderança é um fenômeno tipicamente social, relacionado à influência interpessoal e ao processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Vários estudiosos se manifestam sobre estilos de liderança, destacando-se a autocrática, a liberal e a democrática. Qual das afirmações abaixo descreve uma característica da liderança liberal?

  • a) A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus colegas de atividades.
  • b) A participação do líder no debate limita-se à apresentação ao grupo de alternativas variadas, e ao esclarecimento de que pode fornecer informações, desde que sejam pedidas.
  • c) O líder é quem decide e fixa as diretrizes, prescindindo da participação do grupo na tomada de decisões.
  • d) O líder determina as providências para a execução das tarefas, de forma gradativa e previsível, à medida quese tornam necessárias.
  • e) O líder determina qual tarefa cada um deverá executar e qual deverá ser o seu companheiro de trabalho.