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Prova Polícia Militar-MS - Português 2 - Questões e Simulados (Edital 2013) | CONCURSO

Prova Polícia Militar-MS - Português 2 - Questões e Simulados (Edital 2013)

Questões ou Simulados conforme Edital do Concurso Polícia Militar (MS) 2013

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Polícia Militar (MS).

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Várias, para nível Médio do cargo de Soldado . Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Polícia Militar (MS).

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português 2 do concurso Polícia Militar (MS).

  1. Questões de Leitura e entendimento de textos.
  2. Questões de Encontros vocálicos e Leitura e entendimento de textos.
  3. Questões de Encontros vocálicos: hiato, ditongo, tritongo. Encontros consonantais. Dígrafos. Divisão silábica. Tonicidade.
  4. Questões de Ortografia. Acentuação gráfica.
  5. Questões de Reforma ortográfica 2009.
  6. Questões de Uso do acento indicador de crase.
  7. Questões de Sinais de pontuação: uso dos sinais de pontuação.
  8. Questões de Significação das palavras: sinônimos e antônimos, homônimos, parônimos e homógrafos, denotação e conotação.
  9. Questões de Formação de palavras. Classificação, flexão e emprego das palavras. Termos da oração: essenciais, integrantes e acessórios.
  10. Questões de Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal.
  11. Questões de Colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos.
  12. Questões de Forma e grafia de algumas palavras e expressões: por que/ por quê/ porque/ porquê; onde/aonde; mas/mais; a/há; demais/de mais; mal/mau.
  13. Questões de Coesão e coerência textual.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 2.

#24999
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-MS
Tipo
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difícil

(1,0) 1 - 

Assistir à televisão era algo especial, a começar pelo 

manuseio do aparelho. Frequentemente apenas uma pessoa ?

no geral, um adulto ? era competente para ligá-lo e regular a 

imagem. As crianças constituíam, desde o início, um segmento 

importante do público, mas ainda lhes era imposta certa distância do aparelho.

 

Introduzida nos lares, a televisão concedia prestígio social à família.

Mais que isso: a casa se tornava um centro de atração e convivência

para a vizinhança. Por isso, o público alvo incluía os televizinhos.

 

Havia ainda um misto de respeito e estranhamento diante da caixa

mágica e de seus mistérios. A posse do objeto que traz as imagens

para dentro de casa significava uma postura “moderna”, uma atitude

desinibida diante da nova tecnologia.

 

Antes do videoteipe (VT), a teledramaturgia transportava uma carga

de emoção que era única,semelhante à tensão típica de um espetáculo

teatral. O público recebia inconscientemente essa carga e participava

de algum modo dela. Se para Aracy Cardoso o uso do VT permite sobretudo

ao ator se ver e corrigir a interpretação, Roberto de Cleto enfatiza que a

introdução do vídeo teipe prejudicou a interpretação: perdia-se uma certa

eletricidade que emanava da interpretação ao vivo. A energia que vibrava

da vontade “de se fazer bem e certo, ao vivo” não estava mais presente.

 

As cartas dos leitores de revistas especializadas da época revelam que o

público se propunha a participar ativamente no desenvolvimento do

novo meio. Ele exercia a crítica com a intenção de modificar o que lhe

era apresentado: a programação, a escolha dos atores, a composição dos cenários.

 

 

(Adaptado de Marta Maria Klagsbrunn. “A telenovela ao vivo”.Sujeito, o lado oculto do receptor. S.Paulo: Brasiliense, 1995, p. 94-95)

Introduzida nos lares, a televisão concedia prestígio social à família

Mantém-se corretamente a crase empregada na frase acima caso o elemento sublinhado seja substituído por:

  • a) instituição familiar.
  • b) diversas famílias.
  • c) mais de uma família abastada.
  • d) determinada classe de pessoas.
  • e) uma parcela da população.
#25000
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-MS
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 2 - 

Assistir à televisão era algo especial, a começar pelo 

manuseio do aparelho. Frequentemente apenas uma pessoa ?

no geral, um adulto ? era competente para ligá-lo e regular a 

imagem. As crianças constituíam, desde o início, um segmento 

importante do público, mas ainda lhes era imposta certa distância do aparelho.

 

Introduzida nos lares, a televisão concedia prestígio social à família.

Mais que isso: a casa se tornava um centro de atração e convivência

para a vizinhança. Por isso, o público alvo incluía os televizinhos.

 

Havia ainda um misto de respeito e estranhamento diante da caixa

mágica e de seus mistérios. A posse do objeto que traz as imagens

para dentro de casa significava uma postura “moderna”, uma atitude

desinibida diante da nova tecnologia.

 

Antes do videoteipe (VT), a teledramaturgia transportava uma carga

de emoção que era única,semelhante à tensão típica de um espetáculo

teatral. O público recebia inconscientemente essa carga e participava

de algum modo dela. Se para Aracy Cardoso o uso do VT permite sobretudo

ao ator se ver e corrigir a interpretação, Roberto de Cleto enfatiza que a

introdução do vídeo teipe prejudicou a interpretação: perdia-se uma certa

eletricidade que emanava da interpretação ao vivo. A energia que vibrava

da vontade “de se fazer bem e certo, ao vivo” não estava mais presente.

 

As cartas dos leitores de revistas especializadas da época revelam que o

público se propunha a participar ativamente no desenvolvimento do

novo meio. Ele exercia a crítica com a intenção de modificar o que lhe

era apresentado: a programação, a escolha dos atores, a composição dos cenários.

 

 

(Adaptado de Marta Maria Klagsbrunn. “A telenovela ao vivo”.Sujeito, o lado oculto do receptor. S.Paulo: Brasiliense, 1995, p. 94-95)

Considerados os necessários ajustes, a substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente foi realizada de modo correto em:

  • a) Ele exercia a crítica = Ele exercia-na
  • b) o uso do VT permite [...] ao ator = o uso do VT lhe permite
  • c) que traz as imagens = que lhes traz
  • d) As crianças constituíam [...] um segmento importante = As crianças constituíam-lo
  • e) a introdução do videoteipe prejudicou a interpretação = a introdução do videoteipe lhe prejudicou
#25001
Banca
. Bancas Diversas
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Português
Concurso
Polícia Militar-MS
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difícil

(1,0) 3 - 

Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo.

 

Não é ruim ter um carro. Não sou inimigo do carro. 

Eles são maravilhosos para viajar, sair ____ noite. 

Mas ____ um con? ito terrível pelo espaço da cidade 

que causa um dano ____ qualidade de vida. Se 

querem ter um carro, tudo bem, mas para tê-lo 

deveriam pagar muitos impostos pelo uso, não pela 

sua posse. Como cobrar pelo uso? Com pedágios, 

impostos sobre a gasolina, estacionamentos. ____ 

mobilidade e os engarrafamentos são dois problemas 

distintos que se resolvem de maneiras distintas. 

 

(Adaptado da entrevista de Enrique Peñalosa, urbanista e ex-prefeito de Bogotá, a Ricardo Ampudia. Vida Simples, setembro 2012, edição 122)

  • a) à - há - à - A
  • b) a - a - à - A
  • c) à - a - à - Há
  • d) à - há - a - Há
  • e) a - há - a - À
#25002
Banca
. Bancas Diversas
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Português
Concurso
Polícia Militar-MS
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médio

(1,0) 4 - 

O problema dos engarrafamentos não é nem 

o número de carros, mas o de viagens e sua 

distância. Se dez carros fazem uma viagem de um 

quilômetro, eles geram o mesmo volume de um 

carro que percorre 10. A maneira mais elementar 

de coibir o volume de carros é a restrição ao 

estacionamento. Em todas as constituições do 

mundo, inclusive na brasileira, há muitos direitos, 

mas em nenhuma delas está previsto o direito 

ao estacionamento. Então não é um direito 

constitucional. Não há nada legal que exija que 

os governantes doem esse espaço da rua a quem 

tem carro. Esse espaço é de todos, das crianças, 

dos idosos, de quem não tem carro. Então a 

sociedade pode decidir que aquele espaço pode 

ser utilizado de outra forma.

 

(Adaptado da entrevista de Enrique Peñalosa, urbanista e ex-prefeito de Bogotá, a Ricardo Ampudia. Vida Simples, setembro 2012, edição 122)

Preservam-se a coerência de sentidos e a correção gramatical do texto com a retirada de

  • a) “um”(L.4).
  • b) “nem”(L.1)
  • c) “em”(L,9).
  • d) “que”(L.11, segunda ocorrência).
  • e) “de”(L.16).
#25003
Banca
. Bancas Diversas
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Português
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Polícia Militar-MS
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difícil

(1,0) 5 - 

(Adaptada) Assinale a opção que, ao preencher a lacuna, provoca erro gramatical no texto abaixo.

 

O transporte público ideal é aquele ___(A)___você 

tenha as prioridades, ___(B)___ possa ter uma 

hierarquia. Como, por exemplo, o transporte ___

(C)___carrega um maior número de pessoas ter 

uma via exclusiva para ele. Em seguida, seria criada 

uma hierarquia até chegar ao pedestre, ___(D)___o 

carro passa por uma via especí? ca e a gente vai 

tendo uma valorização de espaços. A partir daí a 

gente vai gerar e? ciência no transporte público e 

com essa e? ciência a gente vai convidar as pessoas 

para ___(E)___ utilizem o transporte público. 

 

(Adaptado de Diogo Pires Ferreira, mestre em planejamento urbano, em http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/08/veja-o-papel-dasprefeituras-quanto-aos-problemas-do-transporte-coletivo.html, acesso em 4/12/2012)

  • a) em que
  • b) que
  • c) em que
  • d) do que
  • e) que
#25004
Banca
. Bancas Diversas
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Português
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Polícia Militar-MS
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difícil

(1,0) 6 - 

Na transcrição do fragmento de texto abaixo, foram desrespeitadas regras gramaticais da língua 

portuguesa. Assinale a opção em que a gra? a de palavra ou o uso de estrutura linguística está 

incorreto.

 

A intensa migração, o encarecimento dos terrenos 

centrais, mais bem(A) situados, e demais fatores 

criaram incentivos para a con? guração espacial 

das nossas metrópoles: as classes de menor 

poder aquisitivo acabam por se concentrar(B) 

nas periferias. Lá os preços dos terrenos são 

menores, compensando a baixa acessibilidade e a 

insu? ciência(C) de infraestrutura. Ou seja, a classe 

com menores condições reside distante dos locais 

de emprego, consumo e entretenimento. Além disso, 

essa classe depende de transporte público pouco 

e? ciente e de baixa qualidade, pois este não foi 

priorizado ao longo de décadas. Mais ainda, quando 

membros dessa classe conseguem obterem(D) 

crescimento de renda e acesso a(E) crédito, 

desprivilegiados que são em sua mobilidade, têm 

como principal impulso a aquisição de automóveis. 

Isso, por sua vez, somente agrava ainda mais 

o quadro de engarrafamentos em massa das 

metrópoles.

 

(Adaptado de Vladimir Fernandes Maciel, Problemas e desa? os do transporte público urbano. http://www.pucrs.br)

  • a) A
  • b) B
  • c) C
  • d) D
  • e) E
#25005
Banca
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Polícia Militar-MS
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difícil

(1,0) 7 - 

Assinale a opção que corresponde a erro gramatical na transcrição do texto abaixo.

 

A socialização global depende da veiculação e 

adoção de símbolos nacionais e internacionais, ou 

seja, de objetos que possam ser(1) reconhecidos 

e aceitos(2) por todas as culturas mundiais; e é a 

modernização técnico-cientí? ca destas sociedades, 

cristalizada em mercadorias palatáveis, o que 

supostamente vai garantir(3) a inserção do sujeito 

local em uma realidade universal. Em outros termos, 

a ? m de serem considerados(4) efetivos cidadãos 

globais, estes indivíduos devem ser capazes de 

produzir e se consumirem(5) os símbolos culturais 

globais que se coisi? cam em alimentos, roupas, 

calçados, brinquedos, instrumentos de trabalho, de 

lazer e outros.

 

(Deise N. de C. Mesquita & Heloísa A. B. de Melo, Sociedade global, Englishes e bilinguismo Glocal. Polifonia, vol. 13, p. 50, com adaptações)

  • a) 1
  • b) 2
  • c) 3
  • d) 4
  • e) 5
#25006
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Matéria
Português
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Polícia Militar-MS
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médio

(1,0) 8 - 

Assinale a opção que corresponde a erro gramatical inserido no texto.

 

 Queiram governantes ou não, há temas que se 

impõe(1) às agendas dos países, sob o risco de 

haver crises abissais(2). Por exemplo, se não forem 

feitos ajustes periódicos nas regras previdenciárias, 

para adaptá-las(3) ao novo per? l demográ? co da 

população, cuja tendência é o envelhecimento, as 

contas públicas serão tragadas por aposentadorias 

e pensões. A regra vale para o mundo, não se 

trata(4) de algum peculiar desvio de caráter deste 

ou daquele governo. Reformas como esta são 

politicamente difíceis, e por isso (5) costumam ser 

feitas em momentos especiais, nas crises ou quando 

chega ao poder alguém com visão de prazo mais 

longo e disposto a arriscar a popularidade em troca 

do lançamento de bases mais sólidas para o país.

 

(O Globo, 27/7/2010, com adaptações)

  • a) 1
  • b) 2
  • c) 3
  • d) 4
  • e) 5
#25007
Banca
. Bancas Diversas
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(1,0) 9 - 

Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de O Estado de S. Paulo, de 26/7/2010. Assinale a opção em que o trecho foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

  • a) Apesar das melhoras dos últimos anos, o Brasil, na comparação com os demais países, têm a terceira pior situação do mundo.
  • b) O que torna a questão muito mais grave é o fato de que, nas últimas décadas, as várias ações colocadas em práticas pelos diferentes governos, sob diferentes regimes políticos, não conseguiram evitar que os problemas da desigualdade e da pobreza se repetissem de uma geração para a outra.
  • c) Um dos aspectos mais dramáticos do relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre o nível de desenvolvimento humano dos países da América Latina não é a confirmação de que, quanto à distribuição da renda, a região continua sendo à mais desigual do planeta.
  • d) Imperam na região uma espécie de lei social perversa, por meio da qual, como diz o documento do Pnud: “a desigualdade reproduz desigualdade, tanto por razões econômicas como de economia política, e gera um acesso desigual ao sistema de representação política e à possibilidade de se fazer ouvir”.
  • e) Os níveis de escolaridade ou de renda de uma geração está correlacionado com o da geração anterior. É como se filho de pai pobre já nascessem condenados a viver na mesma situação de seus ascendentes.
#25008
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-MS
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Múltipla escolha
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(1,0) 10 - 

Os trechos a seguir constituem um texto adaptado de O Estado de S. Paulo, de 29/7/2010. Assinale a opção em que na transcrição do trecho foram inseridos erros gramaticais.

  • a) Existem diversos meios para avaliar a situação do setor industrial: analisar a evolução do volume da produção, verificar a utilização da capacidade de produção (UCI), avaliar os estoques. Nos três casos, relatório da Conferência Nacional da Indústria (CNI) mostra resultados positivos.
  • b) É interessante apontar quais são os principais problemas que a indústria enfrenta: em primeiro lugar, é a elevada carga tributária, e, em segundo lugar, a competição acirrada que tem origem na importação. A falta de trabalhadores qualificados é a terceira preocupação dos empresários, que continuam otimistas para os próximos meses.
  • c) É importante verificar que a indústria continua a considerar que as perspectivas são favoráveis, tanto para a demanda doméstica, que todas as decisões dos últimos meses fazem prever como crescentes, quanto para as exportações.
  • d) A indústria está se preparando para responder à demanda criada pelos investimentos públicos, embora se mostre prudente no que se refere à possibilidade de serem todos realizados como planejado.
  • e) O crescimento da produção física constatam- se em todos os setores. Apenas se notam que as pequenas empresas enfrentam maiores dificuldades e que o crescimento é mais concentrado do que no primeiro trimestre, quando foi generalizado. Isso tem, certamente, algo que ver com o aumento da importação de componentes.