Processando...

Prova PETROBRAS - Governança de TI 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova PETROBRAS - Governança de TI 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso PETROBRAS.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Cesgranrio, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes PETROBRAS.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Governança de TI 2 do concurso PETROBRAS.

  1. Questões de Noções de Governança de TI e COBIT 4.1.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Governança de TI 2.

#32652
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Segundo o Cobit 4.1, tratar com informação relevante e pertinente ao processo de negócio, entregando-a a seus clientes em tempo, de maneira correta, consistente e utilizável, refere-se a qual critério da informação?

  • a) Confiabilidade
  • b) Disponibilidade
  • c) Eficiência
  • d) Excelência
  • e) Efetividade
#32653
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Um usuário identificou uma falha no funcionamento de um sistema e ligou para reportar ao Service Desk. O atendente do Service Desk, que está em contato com o usuário, já havia recebido outras chamadas acerca da mesma situação. 

O que deve fazer o atendente primeiramente, nesse caso, segundo as recomendações do ITIL v2?

  • a) Verificar as outras ocorrências, registrá-las como problema vinculado e encaminhar para a gerência de problemas para buscar uma solução definitiva.
  • b) Verificar se o tratamento de incidentes já prevê um RFC para tratar esse problema e informar ao usuário sobre as medidas em andamento.
  • c) Registrar, verificar se o problema está cadastrado como erro conhecido e se há workaround para ele.
  • d) Evitar a interrupção dos serviços de TI que afetam o negócio, resolvendo o problema rapidamente.
  • e) Encaminhar ao segundo nível de atendimento rapida- mente e registrar na base de dados que um item de configuração apresenta falhas.
#32654
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Com relação às influências organizacionais nos projetos, verifica-se que as organizações matriciais 

  • a) fracas mantêm idênticas características de organizações funcionais e organizações projetizadas.
  • b) fracas possuem mais características de uma organização projetizada. 
  • c) fortes mantêm mais características de uma organização funcional. 
  • d) balanceadas desconhecem a necessidade de um gerente de projetos.
  • e) são uma combinação de características de organizações funcionais e projetizadas. 
#32655
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Entre os fatores críticos de sucesso para o gerenciamento do nível de serviço, segundo o ITIL v2, incluem-se:

  • a) aderir aos níveis de serviço, controlar a entrega de serviços e manter uma cultura de serviços de TI.
  • b) definir metas de níveis de serviço com cliente, prover serviços que agreguem valor ao negócio e oferecer suporte no horário compatível com o negócio.
  • c) manter um service desk único, manter inventário de TI e prover manutenção evolutiva e corretiva.
  • d) garantir aderência aos níveis de serviço, atender às necessidades dos clientes e manter a base de clientes atualizada.
  • e) definir o catálogo de serviços, fazer levantamento de contratos e validar requisitos na entrega de sistemas.
#32656
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

De acordo com a ISO 9001:2008, as informações recebidas como entradas para a revisão do sistema de gerenciamento de qualidade pela gerência de alto nível, incluem

  • a) mudanças no desempenho do processo e nas recomendações de auditoria
  • b) recomendações de melhorias e status das auditorias
  • c) resultado das auditorias e necessidades de recursos
  • d) status das ações de auditoria e recomendações de mudanças no sistema de gerência de qualidade
  • e) status das ações preventivas e corretivas e resultado das auditorias
#32657
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Em relação aos conceitos utilizados nos processos do ITIL, analise as afirmativas a seguir. 

I - Um erro conhecido, uma chamada realizada para a central de serviços e um manual técnico de um software são exemplos de itens de configuração.
II - Garantir a segurança dos empregados e visitantes, assegurar a rápida ativação dos processos de negócio críticos, minimizar os danos imediatos e perdas em uma situação de emergência são objetivos de um Plano de Continuidade do Negócio. 
III - CAPEX é todo o dinheiro que a área de TI gasta transformando o seu inventário (infraestrutura de TI) em ganho, item no qual são incorporados gastos como salários dos diretores, mão de obra direta, luz, água, impostos, depreciação e seguros. 

Está correto o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#32658
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Ao apresentar o resultado de sua consultoria para uma empresa que está implantando um modelo baseado no CobiT, um consultor destacou a necessidade de a empresa ter um sistema justo e equitativo de alocação de custo de TI para o negócio, o que requer avaliação precisa dos custos de TI e acordo com os usuários do negócio sobre uma alocação razoável. Segundo o relatório, um sistema de alocação justo permite à empresa tomar decisões mais embasadas sobre o uso dos serviços. Qual domínio do CobiT contém processos que podem contribuir para a construção e a operação de um sistema para capturar, alocar e reportar os custos de TI aos usuários dos serviços?

  • a) Entregar e Suportar.
  • b) Planejar e Organizar.
  • c) Monitorar e Avaliar.
  • d) Gerenciar e Operar.
  • e) Adquirir e Implementar.
#32659
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

Ao apresentar o cronograma de um projeto à diretoria da empresa, o gerente foi informado de que a data de término do projeto deverá ser antecipada em 3 meses. Esta exigência implicará, necessariamente, em

  • a) refazer as estimativas de esforço para uma ou mais tarefas do projeto.
  • b) reduzir a duração do caminho crítico do projeto.
  • c) alocar mais recursos ao projeto.
  • d) fazer entregas diferentes das especificadas.
  • e) aumentar o custo do projeto.
#32660
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

A Estrutura Analítica do Projeto - EAP (em Inglês Work Breakdown Structure - WBS) inclui

  • a) estimativas de prazos.
  • b) estimativas de custos.
  • c) entregas internas e externas.
  • d) alocação dos recursos às tarefas.
  • e) estratégias para mitigação dos riscos.
#32661
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Governança de TI
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

São enumeradas a seguir algumas métricas colhidas para determinado intervalo de tempo ao longo da vida de um projeto. 

I - Custo orçado do trabalho previsto. 

II - Custo orçado do trabalho realizado. 

III - Custo real do trabalho previsto. 

IV - Custo real do trabalho realizado. 

A técnica de Gerenciamento de Valor Agregado - GVA (em Inglês, Earned Value Management - EVM) se baseia nas métricas

  • a) I e II, apenas.
  • b) I e III, apenas.
  • c) II e IV, apenas.
  • d) I, II e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.