Prova PETROBRAS - Governança de TI 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso PETROBRAS.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Cesgranrio, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes PETROBRAS.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Governança de TI 1 do concurso PETROBRAS.
- Questões de Noções de Governança de TI e COBIT 4.1.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Governança de TI 1.
- #32643
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Governança de TI
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
Um projeto bem estruturado tem por finalidade alcançar a solução para um problema exposto, dentro de algumas características fundamentais, em que NÃO se inclui aquela que se refere a
- a) incerteza.
- b) singularidade.
- c) recursos ilimitados.
- d) administração específica.
- e) relação entre o usuário e o fornecedor.
- #32644
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Governança de TI
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
O ITIL é composto por vários processos. Dentre eles, o de Suporte Técnico, que se refere a
- a) criação e melhoria das soluções de TI.
- b) estruturação e sustentação de outros processos para garantir os serviços implantados.
- c) operação e manutenção diária da infraestrutura de TI.
- d) implantação de soluções de TI ou de negócios.
- e) planejamento e implantação de treinamentos aos usuários da TI.
- #32645
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Governança de TI
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 3 -
Diversos processos da área tecnológica são documentados pela metodologia COBIT, que padroniza e estabelece métodos para nortear esses processos. Com relação à COBIT, analise as afirmativas abaixo.
I - A relevância da implantação dos métodos COBIT em uma empresa está ligada à necessidade de redução de custos independente do escalonamento e da disponibilidade dos recursos de TI.
II - Os documentos COBIT definem métodos para testes de qualidade dos softwares e da maturidade tecnológica de uma empresa.
III - Os processos para a Segurança da Informação são definidos pelas equipes de TI de cada organização, pois o mapeamento de seus métodos poderia comprometer a eficácia dos mesmos.
Está correto APENAS o que se afirma em
- a) I.
- b) II.
- c) III.
- d) I e II.
- e) II e III.
- #32646
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Governança de TI
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 4 -
Qual termo do ITIL versão 2 é definido como "qualquer evento que não faz parte da operação padrão de um serviço e que causa, ou pode causar, uma interrupção ou uma redução na qualidade deste serviço"?
- a) Incidente.
- b) Problema.
- c) Solução de contorno.
- d) Solicitação de serviço.
- e) Requisição de mudança.
- #32647
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Governança de TI
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 5 -
Considere o conceito de disponibilidade definido pelo ITIL versão 2. Sabendo que o tempo acordado para um serviço foi de 24h nos 7 dias da semana e que o tempo total de falha em uma semana foi de 10 horas, a disponibilidade desse serviço foi, aproximadamente, de
- a) 60%
- b) 80%
- c) 90%
- d) 95%
- e) 99%
- #32648
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Governança de TI
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
Considere a figura acima e a disciplina de gerenciamento de nível de serviço do ITIL versão 2. Quais devem ser os acordos especificados por I, II e III, respectivamente?
- a) I - Contrato de apoio, II - Acordo de nível de serviço e III - Acordo de nível operacional.
- b) I - Contrato de apoio, II - Acordo de nível operacional e III - Acordo de nível de serviço.
- c) I - Acordo de nível de serviço, II - Acordo de nível operacional e III - Contrato de apoio.
- d) I - Acordo de nível de serviço, II - Contrato de apoio e III - Acordo de nível operacional.
- e) I - Acordo de nível operacional, II - Contrato de apoio e III - Acordo de nível de serviço.
- #32649
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Governança de TI
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 7 -
A figura abaixo representa a ordem de execução de um conjunto de 5 tarefas de um projeto. As setas do grafo representam as precedências do tipo término para início entre as atividades (numeradas e representadas pelos vértices).
A tabela a seguir indica a duração de cada atividade do grafo acima, o dia de início mais cedo da atividade I (que é o início do dia 0) e o dia de término da última atividade (que é o final do dia 10). Observe que, como a duração da atividade I é de três dias, e como, no caso da alternativa mais cedo, esta atividade começa no início do dia 0, seu dia de término é o fim do dia 2. Os demais dados da tabela são calculáveis a partir do método do caminho crítico descrito pelo PMBOK e, por isso, não são apresentados na tabela.
Sabendo-se que não existem outras restrições para a execução dessas atividades e que não haverá alterações de data decorrentes de fatos não ilustrados no enunciado, os valores dos dias de início mais tarde das atividades I e III, respectivamente, são:
- a) 0 e 4
- b) 1 e 4
- c) 1 e 5
- d) 2 e 5
- e) 2 e 6
- #32650
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Governança de TI
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
Com relação aos domínios de processos do COBIT, associe os domínios da coluna da esquerda com seus respectivos processos descritos na coluna da direita.
- a) I - M, II - P, III - Q, IV - O.
- b) I - M, II - Q, III - P, IV - N.
- c) I - O, II - Q, III - M, IV - P.
- d) I - O, II - M, III - Q, IV - N.
- e) I - P, II - N, III - O, IV - M.
- #32651
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Governança de TI
- Concurso
- PETROBRAS
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
A presença da TI (Tecnologia da Informação) nas organizações tornou-se uma realidade incontestável. O conceito de Governança Tecnológica define a TI como um
- a) fator essencial para a gestão financeira e estratégica de uma organização e não apenas como um suporte a ela.
- b) núcleo gerador de processos e despesas que não pode ser dispensado na gestão do negócio.
- c) organismo independente dentro da empresa, não participando da gestão dos demais departamentos.
- d) processo indispensável na gestão da empresa, devendo ser gerido pelos departamentos administrativos.
- e) sistema de gestão empresarial, composto por Banco de Dados poderosos, que organizam as informações de empresa.