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Prova INSS - Administração Pública 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova INSS - Administração Pública 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso INSS.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Cespe, para nível Médio do cargo de Técnico do Seguro Social. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes INSS.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Administração Pública 2 do concurso INSS.

  1. Questões de Administração Burocrática E Administração Gerencial.
  2. Questões de Administração De Materiais.
  3. Questões de Administração De Recursos Humanos.
  4. Questões de Administração Direta.
  5. Questões de Administração Indireta.
  6. Questões de Administração Orçamentária.
  7. Questões de Administração Pública: Do Modelo Racional-Legal Ao Paradigma Pós-Burocrático.
  8. Questões de Agências Executivas.
  9. Questões de Agências Reguladoras.
  10. Questões de Agentes Públicos.
  11. Questões de Análise E Desenvolvimento Organizacional.
  12. Questões de Análise Swot.
  13. Questões de Anulação E Revogação Dos Atos Administrativos.
  14. Questões de Atendimento Ao Público.
  15. Questões de Atos Administrativos - Conceito, Requisitos, Elementos, Atributos, Classificação, Espécies.
  16. Questões de Auditoria E Fiscalização.
  17. Questões de Avaliação De Desempenho Funcional.
  18. Questões de Balanced Scorecard.
  19. Questões de Bens Público.
  20. Questões de Burocracia Ocidental Moderna.
  21. Questões de Capital Social.
  22. Questões de Características Básicas Das Organizações Formais Modernas: Tipos De Estrutura Organizacional, Natureza, Finalidades E Critérios De Departamentalização.
  23. Questões de Cartão De Pagamentos Do Governo Federal (Cpgf).
  24. Questões de Ciclo De Gestão Do Governo Federal.
  25. Questões de Ciclo PDCA.
  26. Questões de Ciência Política.
  27. Questões de Clima Organizacional.
  28. Questões de Código Civil.
  29. Questões de Código De Conduta Da Alta Administração Federal.
  30. Questões de Código De Ética Do Servidor Público Federal.
  31. Questões de Comunicação.
  32. Questões de Comunicacao Institucional.
  33. Questões de Comunicação Na Gestão Pública E Gestão De Redes Organizacionais.
  34. Questões de Comunicação No Serviço Público.
  35. Questões de Conceitos, Elementos E Poderes Do Estado.
  36. Questões de Contratos Administrativos: Conceito, Características E Formalização - Requisição.
  37. Questões de Controle Da Administração Pública - Tipos E Formas De Controle - Controle Interno E Externo - Controle Pelos Tribunais De Contas - Controle Judiciário.
  38. Questões de Convergências E Diferenças Entre A Gestão Pública E A Gestão Privada.
  39. Questões de Cultura Organizacional.
  40. Questões de Decreto 0027-2005.
  41. Questões de Decreto Nº 2.271-1997.
  42. Questões de Departamentalização.
  43. Questões de Descentralização Administrativa.
  44. Questões de Desconcentração.
  45. Questões de Desestatização.
  46. Questões de Despesas Públicas.
  47. Questões de Empreendedorismo Governamental.
  48. Questões de Empreendedorismo Governamental E Novas Lideranças No Setor Público.
  49. Questões de Entidades Políticas E Administrativas - Natureza Jurídica E Características.
  50. Questões de Entidades Políticas E Administrativas.
  51. Questões de Espécies Da Administração Indireta ? Características - Regime Jurídico, Classificação E Espécies.
  52. Questões de Estratégia De Crescimento.
  53. Questões de Estratégia De Sobrevivência.
  54. Questões de Estratégia Organizacional.
  55. Questões de Estrutura Administrativa: Conceito, Elementos, Poderes Do Estado.
  56. Questões de Estrutura Organizacional.
  57. Questões de Estruturação Da Máquina Administrativa No Brasil Desde 1930: Dimensões Estruturais E Culturais.
  58. Questões de Ética No Exercício Da Função Pública.
  59. Questões de Ética, Públicidade Da Administração Pública.
  60. Questões de Evolução Dos Modelos/Paradigmas De Gestão: A Nova Gestão Pública.
  61. Questões de Excelência Nos Serviços Públicos.
  62. Questões de Execução Do Contrato Administrativo: Direito E Obrigação Das Partes, Acompanhamento, Inexecução Do Contrato: Causas Justificadoras, Conseqüências Da Inexecução, Revisão, Rescisão E Suspensão Do Contrato.
  63. Questões de Experiências De Reformas Administrativas.
  64. Questões de Funçoes Do Governo.
  65. Questões de Fundamentos Do Setor De Telecomunicacoes.
  66. Questões de Garantia Contratual.
  67. Questões de Gerenciamento De Projetos.
  68. Questões de Gestão De Conflitos.
  69. Questões de Gestão De Conhecimento.
  70. Questões de Gestão De Contratos.
  71. Questões de Gestão De Processos.
  72. Questões de Gestão De Qualidade.
  73. Questões de Gestão De Resultados Na Produção De Serviços Públicos.
  74. Questões de Gestão Do Desempenho.
  75. Questões de Gestão Estratégica.
  76. Questões de Gestão Publica.
  77. Questões de Gestão Pública Empreendedora.
  78. Questões de Gestão Pública Versus Gestão Privada.
  79. Questões de Governabilidade, Governança E Accountability.
  80. Questões de Governo E Administração Pública.
  81. Questões de Governo Eletrônico E Transparência.
  82. Questões de Implementação De Políticas Públicas.
  83. Questões de Improbidade Administrativa.
  84. Questões de Lei Complementar Nº 123-2006 - Estatuto Da Micro E Pequena Empresa.
  85. Questões de Lei N° 9.790-99 - Organizações Da Sociedade Civil De Interesse Público.
  86. Questões de Lei Nº 0811-04.
  87. Questões de Lei Nº 101-2000 - Lei De Responsabilidade Fiscal.
  88. Questões de Lei Nº 8666-93.
  89. Questões de Lei Nº 9.637-1998.
  90. Questões de Lei Nº 9.784-1999.
  91. Questões de Lei Nº 9.873-1999.
  92. Questões de Licitação.
  93. Questões de Liderança.
  94. Questões de Modelos Teóricos De Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático E Gerencial.
  95. Questões de Motivação.
  96. Questões de Mudanças Institucionais: Conselhos, Organizações Sociais E Oscip.
  97. Questões de Natureza Jurídica E Características.
  98. Questões de Noções De Cidadania.
  99. Questões de Noções De Processos Licitatórios.
  100. Questões de Novas Tecnologias Gerenciais E Organizacionais E Sua Aplicação Na Administração Pública.
  101. Questões de O Paradigma Do Cliente Na Gestão Pública.
  102. Questões de O Processo De Modernização Da Administração Pública.
  103. Questões de Orçamento Participativo.
  104. Questões de Orçamento Programa.
  105. Questões de Organização Administrativa Brasileira.
  106. Questões de Organização Administrativa Da União.
  107. Questões de Organização Administrativa: Centralização, Descentralização, Concentração E Desconcentração.
  108. Questões de Organização Do Estado E Da Administração Pública.
  109. Questões de Órgãos E Entidades Da Administração Federal - Natureza E Competências - Reformas Do Estado - Princípios E Instrumentos.
  110. Questões de Oscips.
  111. Questões de Parcerias Publico-Privadas.
  112. Questões de Planejamento Estratégico.
  113. Questões de Planejamento Organzacional.
  114. Questões de Plano Diretor Para A Reforma Do Aparelho Do Estado.
  115. Questões de Poder E Dominação.
  116. Questões de Poderes Administrativos (Vinculado, Discricionário, Hierárquico, Disciplinar, Regulamentar E De Polícia) - Características E Formas De Atuações.
  117. Questões de Poderes E Deveres Do Administrador Público.
  118. Questões de Polítca Nacional De Meio Ambiente.
  119. Questões de Política Fiscal; Contratos E Convênios; Plano De Contas.
  120. Questões de Políticas Públicas E Desenvolvimento Sustentável.
  121. Questões de Princípios Da Administração Pública.
  122. Questões de Princípios Fundamentais Da Administração Pública.
  123. Questões de Princípios Orçamentários.
  124. Questões de Procedimentos Com Correspondência.
  125. Questões de Processo Administrativo.
  126. Questões de Processo Administrativo No Âmbito Da Administração Pública Federal: Lei N.º 9.784/99.
  127. Questões de Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle E Avaliação.
  128. Questões de Programa Nacional De Gestão Pública E Desburocratização.
  129. Questões de Projetos.
  130. Questões de Protocolo E Correspondência.
  131. Questões de Qualidade Na Administração Pública.
  132. Questões de Qualidade Total.
  133. Questões de Recursos Humanos.
  134. Questões de Redação.
  135. Questões de Reengenharia.
  136. Questões de Reforma Administrativa.
  137. Questões de Reforma E Revitalizacao Do Estado.
  138. Questões de Regime Dos Servidores Públicos Federais: Admissão, Demissão, Concurso Público, Estágios Probatórios, Vencimento Básico, Licença, Aposentadoria.
  139. Questões de Relações Públicas.
  140. Questões de Resoluções.
  141. Questões de Resoluções Do Cnj.
  142. Questões de Responsabilidade Civil Da Administração Pública.
  143. Questões de Responsabilidade Socioambiental.
  144. Questões de Servidores Públicos - Regime Jurídico ? Características - Direitos E Deveres - Responsabilidades.
  145. Questões de Siape.
  146. Questões de Sistema Integrado De Administração De Serviços Gerais (Siasg).
  147. Questões de Tecnologia Da Informacao Na Administracao Publica.
  148. Questões de Transparência.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Administração Pública 2.

#23861
Banca
CESPE
Matéria
Administração Pública
Concurso
INSS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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fácil

(1,0) 1 - 

Julgue os itens seguintes, que versam sobre reforma e revitalização do Estado.

 

A reforma do Estado restringe-se ao ajuste fiscal, que deverá devolver ao Estado a capacidade de definir e implementar políticas públicas.

#23862
Banca
CESPE
Matéria
Administração Pública
Concurso
INSS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
3
fácil

(1,0) 2 - 

Julgue os itens seguintes, que versam sobre reforma e revitalização do Estado.

 

Atualmente, o modelo vivenciado pelo Estado brasileiro é o da administração pública patrimonialista.

#23863
Banca
CESPE
Matéria
Administração Pública
Concurso
INSS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Quem, nos dias de hoje, não teve de enfrentar uma fila no

banco, em um supermercado, em uma repartição pública? Quantas

vezes não "roeu as unhas" na expectativa de que a fila andasse

rápido, pois outro compromisso urgente estava a sua espera? E

quantos, ao chegar o momento tão esperado do atendimento,

depararam-se com a informação do funcionário: "O senhor entrou na

fila errada..."? Mas, se tais situações são fonte de irritação e de

problemas para o usuário, a cada dia mais exigente, elas o são

também para os sujeitos encarregados do atendimento ao público.

Idem. Ibidem (com adaptações).

 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes.

 

No atendimento ao público, o tratamento de informações é embasado predominantemente no diagnóstico das exigências da situação, com base em critérios prescritos pela instituição, que orientam a tomada de decisões.

#23864
Banca
CESPE
Matéria
Administração Pública
Concurso
INSS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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fácil

(1,0) 4 - 

Quem, nos dias de hoje, não teve de enfrentar uma fila no

banco, em um supermercado, em uma repartição pública? Quantas

vezes não "roeu as unhas" na expectativa de que a fila andasse

rápido, pois outro compromisso urgente estava a sua espera? E

quantos, ao chegar o momento tão esperado do atendimento,

depararam-se com a informação do funcionário: "O senhor entrou na

fila errada..."? Mas, se tais situações são fonte de irritação e de

problemas para o usuário, a cada dia mais exigente, elas o são

também para os sujeitos encarregados do atendimento ao público.

Idem. Ibidem (com adaptações).

 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes.

 

 

O atendimento ao público pode ser visto como uma atividade rotineira complexa de tratamento de informações, marcada por procedimentos administrativos habituais, que podem, em muitas situações, ser estruturados em raciocínio do tipo Se... (tal situação ou evento se apresenta), então... (executa-se tal procedimento).

#23865
Banca
CESPE
Matéria
Administração Pública
Concurso
INSS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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fácil

(1,0) 5 - 

Quem, nos dias de hoje, não teve de enfrentar uma fila no

banco, em um supermercado, em uma repartição pública? Quantas

vezes não "roeu as unhas" na expectativa de que a fila andasse

rápido, pois outro compromisso urgente estava a sua espera? E

quantos, ao chegar o momento tão esperado do atendimento,

depararam-se com a informação do funcionário: "O senhor entrou na

fila errada..."? Mas, se tais situações são fonte de irritação e de

problemas para o usuário, a cada dia mais exigente, elas o são

também para os sujeitos encarregados do atendimento ao público.

Idem. Ibidem (com adaptações).

 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes.

 

A atividade de atendimento implica um conjunto de ações rotineiras, que incluem solicitação, identificação, cotejamento, pesquisa, registro, emissão, orientação e arquivamento de informações.

#23866
Banca
CESPE
Matéria
Administração Pública
Concurso
INSS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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médio

(1,0) 6 - 

Acerca do processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.

 

O balanço e o relatório financeiro são exemplos de controle estratégico.

#23867
Banca
CESPE
Matéria
Administração Pública
Concurso
INSS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Quem, nos dias de hoje, não teve de enfrentar uma fila no

banco, em um supermercado, em uma repartição pública? Quantas

vezes não "roeu as unhas" na expectativa de que a fila andasse

rápido, pois outro compromisso urgente estava a sua espera? E

quantos, ao chegar o momento tão esperado do atendimento,

depararam-se com a informação do funcionário: "O senhor entrou na

fila errada..."? Mas, se tais situações são fonte de irritação e de

problemas para o usuário, a cada dia mais exigente, elas o são

também para os sujeitos encarregados do atendimento ao público.

Idem. Ibidem (com adaptações).

 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes.

 

Em virtude da variabilidade de opções, é necessário que o servidor que atende ao público seja preponderantemente um executor de rotinas, o que envolve identificar situações e seguir instruções.

#23868
Banca
CESPE
Matéria
Administração Pública
Concurso
INSS
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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fácil

(1,0) 8 - 

Uma empresa pública em processo de reestruturação

elaborou um documento contendo um desenho gráfico que mostra

a disposição de cada integrante da empresa e sua vinculação a

uma área específica. Nesse documento, ficou evidente que a

autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que

existe uma integração entre as diversas áreas funcionais.

 

Acerca dessa situação e à luz dos fundamentos, escolas e metodologias de estruturas organizacionais, julgue os itens a seguir.

 

A estrutura informal da empresa está descrita, obrigatoriamente, nesse documento.