Prova IFSP - Pedagogia 4 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso IFSP.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca IFSP, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes IFSP.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Pedagogia 4 do concurso IFSP.
- Questões de Pedagogia do IFSP.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Pedagogia 4.
- #34477
- Banca
- IFSP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFSP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
O documento base Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio, publicado pelo MEC, em 2007, indica, entre outros aspectos, que as escolas precisam de um projeto político-pedagógico. Assinale a alternativa que apresenta o que se pode chamar de primeiro fundamento de um projeto dessa natureza.
- a) Ser identificado por parte da escola como pertencente a esse grupo.
- b) Ter um texto formal.
- c) Ter o (a) diretor (a) da escola como principal autor.
- d) Seguir, estritamente, as normas dos sistemas de ensino.
- e) Ser construído coletivamente.
(1,0) 2 -
Para a Professora Maria Ciavatta, o currículo deve “enfocar o trabalho como princípio educativo, no sentido de superar a dicotomia trabalho manual/trabalho intelectual, de incorporar a dimensão intelectual ao trabalho produtivo, de formar trabalhadores capazes de atuar como dirigentes e cidadãos.” (CIAVATTA, 2005, p. 84). O texto resume o currículo chamado:
- a) multicultural.
- b) tradicional.
- c) tecnicista.
- d) integrado.
- e) bisimensional.
- #34479
- Banca
- IFSP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFSP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Para Ivani Fazenda a forma como foram pensados o ensino e a pesquisa no Brasil levaram ao surgimento de dois profissionais distintos: professores, de um lado, e pesquisadores, de outro. Assinale a alternativa que mostra o pensamento que levou a essa separação.
- a) A teoria na prática é outra.
- b) A teoria na prática não é outra senão uma prática fundamentada.
- c) Por meio da pesquisa o professor pode recuperar aspectos de sua dignidade.
- d) O estudo das realidades que formam o cotidiano sempre foi visto por ópticas diferentes: uma delas o enxerga como vulgar e a outra como campo residual da vida.
- e) Os professores sempre foram tratados socialmente como pessoas de respeito, enquanto os cientistas foram considerados desviantes ou marginais.
(1,0) 4 -
Para a professora Marli de André há um tipo de pesquisa que tem maior potencial para produzir conhecimentos úteis e interessantes para os docentes pois focalizam situações do cotidiano escolar. O termo que melhor conceitua esse tipo de pesquisa é:
- a) etnográfica.
- b) documental.
- c) bibliográfica.
- d) experimental.
- e) survey.
(1,0) 5 -
Sérgio Antônio da Silva Leite e Samantha Kager apresentam um relato de aluno sobre a forma como um professor trata da avaliação: “O ruim desse professor é que ele sempre entregava as provas um dia antes da prova de recuperação e aí, sempre pegava a gente de surpresa [...] a gente queria saber onde a gente tinha errado, entende? O gabarito era só o resultado. Se a gente visse a prova um tempo antes, podia tirar nossas dúvidas. Só que ele não tava nem aí.” Essa postura caracteriza um sério problema nos processos de avaliação que é:
- a) a ausência de “feed-back”.
- b) a memorização sem sentido.
- c) a coerção.
- d) a recuperação punitiva.
- e) o melhor aluno como parâmetro.
- #34482
- Banca
- IFSP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFSP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
Pura Lucia Oliver Martins, citando Ives de La Taille, afirma que as pesquisas de Vygostsky indicam a motivação, inclinações, necessidades, interesses, impulsos, afeto e emoção como alicerces da cognição.
Assim, pode-se afirmar que assume uma posição central na formação da pessoa e no seu desenvolvimento cognitivo a dimensão:
- a) didática.
- b) motora.
- c) tradicional.
- d) tecnológica.
- e) afetiva.
- #34483
- Banca
- IFSP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFSP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
Ghiraldelli afirma que os professores brasileiros chegaram ao século XXI guiando suas práticas por cinco tendências pedagógico-didáticas que seguem a inspiração de filosofia educacional de seus autores. De acordo com uma delas, os passos segundo os quais acontece o processo ensino aprendizagem, se resumem, sequencialmente, em: vivência, temas geradores, problematização, conscientização e ação política. Assinale o autor cujas ideias melhor caracterizam essa sequência.
- a) Herbart.
- b) Dewey.
- c) Paulo Freire.
- d) Paulo Ghiraldelli Júnior.
- e) Demerval Saviani.
- #34484
- Banca
- IFSP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFSP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
Assinale a alternativa que apresenta uma determinação legal que se aproxima mais do movimento curricular designado por vários autores como multiculturalismo.
- a) Obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
- b) Obrigatoriedade de estudos de Língua Portuguesa e Matemática.
- c) Inclusão de Filosofia e Sociologia em todas as séries da educação básica.
- d) Obrigatoriedade de Educação Física nos currículos dos cursos superiores.
- e) Inclusão de Música como componente obrigatório no ensino médio.
- #34485
- Banca
- IFSP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFSP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
De acordo com a Lei nº 11.892/2008, constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica as seguintes instituições:
- a) Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e os Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET- RJ e o de Minas Gerais, CEFET-MG.
- b) Os Institutos Federais de Educação, todas as Universidades Federais e escolas técnicas a elas vinculadas, os Centros Federais de Educação Tecnológica e o Colégio Pedro II.
- c) Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, os Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e o de Minas Gerais (CEFET-MG), as escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II.
- d) As universidades federais, os Institutos Federais, os CEFET’s e o Colégio Pedro II.
- e) Os Institutos Federais, os CEFET’s e o Colégio Pedro II.
- #34486
- Banca
- IFSP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFSP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
Assinale a alternativa correta sobre a caracterização da deficiência auditiva e de seus portadores estabelecida pelo Decreto nº 5.626/2005.
- a) Surda-muda é toda pessoa que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras.
- b) Caracteriza-se como pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
- c) A perda bilateral, parcial ou total, de cinquenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz, caracteriza a deficiência auditiva.
- d) Somente a perda bilateral, parcial ou total, de setenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz pode ser considerada como deficiência auditiva.
- e) Pessoa surda-muda é aquela que, tendo perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio da Língua Brasileira de Sinais – Libras ou por qualquer outra linguagem que venha a estabelecer com sua comunidade.