Processando...

Prova IFSP - Pedagogia 4 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova IFSP - Pedagogia 4 - Questões e Simulados

📚 Simulado IFSP | IFSP | cód.2904

Você está a um simulado de distância da sua melhor versão. Treine para o concurso IFSP! 💡

 

🔗 Vejam mais simulados IFSP

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado IFSP foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: IFSP
  • 👔 Cargo: . Cargos Diversos
  • 📚 Matéria: Pedagogia
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: IFSP
  • ❓ Quantidade de Questões: 10
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos

⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado IFSP e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões IFSP

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso IFSP


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso IFSP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre IFSP


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso IFSP.

Ver apostilas para IFSP


📢 Concursos Abertos para IFSP

Veja os concursos abertos da instituição IFSP. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para IFSP


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#34477
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O documento base Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio, publicado pelo MEC, em 2007, indica, entre outros aspectos, que as escolas precisam de um projeto político-pedagógico. Assinale a alternativa que apresenta o que se pode chamar de primeiro fundamento de um projeto dessa natureza. 

  • a) Ser identificado por parte da escola como pertencente a esse grupo. 
  • b) Ter um texto formal. 
  • c) Ter o (a) diretor (a) da escola como principal autor. 
  • d) Seguir, estritamente, as normas dos sistemas de ensino. 
  • e) Ser construído coletivamente.
#34478
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 2 - 

Para a Professora Maria Ciavatta, o currículo deve “enfocar o trabalho como princípio educativo, no sentido de superar a dicotomia trabalho manual/trabalho intelectual, de incorporar a dimensão intelectual ao trabalho produtivo, de formar trabalhadores capazes de atuar como dirigentes e cidadãos.” (CIAVATTA, 2005, p. 84). O texto resume o currículo chamado:

  • a) multicultural. 
  • b) tradicional. 
  • c) tecnicista. 
  • d) integrado. 
  • e) bisimensional. 
#34479
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Para Ivani Fazenda a forma como foram pensados o ensino e a pesquisa no Brasil levaram ao surgimento de dois profissionais distintos: professores, de um lado, e pesquisadores, de outro. Assinale a alternativa que mostra o pensamento que levou a essa separação.

  • a) A teoria na prática é outra. 
  • b) A teoria na prática não é outra senão uma prática fundamentada. 
  • c) Por meio da pesquisa o professor pode recuperar aspectos de sua dignidade. 
  • d) O estudo das realidades que formam o cotidiano sempre foi visto por ópticas diferentes: uma delas o enxerga como vulgar e a outra como campo residual da vida. 
  • e) Os professores sempre foram tratados socialmente como pessoas de respeito, enquanto os cientistas foram considerados desviantes ou marginais.
#34480
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 4 - 

Para a professora Marli de André há um tipo de pesquisa que tem maior potencial para produzir conhecimentos úteis e interessantes para os docentes pois focalizam situações do cotidiano escolar. O termo que melhor conceitua esse tipo de pesquisa é:

  • a) etnográfica. 
  • b) documental. 
  • c) bibliográfica. 
  • d) experimental. 
  • e) survey. 
#34481
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 5 - 

Sérgio Antônio da Silva Leite e Samantha Kager apresentam um relato de aluno sobre a forma como um professor trata da avaliação: “O ruim desse professor é que ele sempre entregava as provas um dia antes da prova de recuperação e aí, sempre pegava a gente de surpresa [...] a gente queria saber onde a gente tinha errado, entende? O gabarito era só o resultado. Se a gente visse a prova um tempo antes, podia tirar nossas dúvidas. Só que ele não tava nem aí.” Essa postura caracteriza um sério problema nos processos de avaliação que é: 

  • a) a ausência de “feed-back”. 
  • b) a memorização sem sentido. 
  • c) a coerção.
  • d) a recuperação punitiva. 
  • e) o melhor aluno como parâmetro. 
#34482
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Pura Lucia Oliver Martins, citando Ives de La Taille, afirma que as pesquisas de Vygostsky indicam a motivação, inclinações, necessidades, interesses, impulsos, afeto e emoção como alicerces da cognição. 
Assim, pode-se afirmar que assume uma posição central na formação da pessoa e no seu desenvolvimento cognitivo a dimensão: 

  • a) didática.
  • b) motora. 
  • c) tradicional. 
  • d) tecnológica. 
  • e) afetiva. 
#34483
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Ghiraldelli afirma que os professores brasileiros chegaram ao século XXI guiando suas práticas por cinco tendências pedagógico-didáticas que seguem a inspiração de filosofia educacional de seus autores. De acordo com uma delas, os passos segundo os quais acontece o processo ensino aprendizagem, se resumem, sequencialmente, em: vivência, temas geradores, problematização, conscientização e ação política. Assinale o autor cujas ideias melhor caracterizam essa sequência.

  • a) Herbart. 
  • b) Dewey. 
  • c) Paulo Freire. 
  • d) Paulo Ghiraldelli Júnior. 
  • e) Demerval Saviani. 
#34484
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Assinale a alternativa que apresenta uma determinação legal que se aproxima mais do movimento curricular designado por vários autores como multiculturalismo. 

  • a) Obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. 
  • b) Obrigatoriedade de estudos de Língua Portuguesa e Matemática. 
  • c) Inclusão de Filosofia e Sociologia em todas as séries da educação básica. 
  • d) Obrigatoriedade de Educação Física nos currículos dos cursos superiores. 
  • e) Inclusão de Música como componente obrigatório no ensino médio. 
#34485
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

De acordo com a Lei nº 11.892/2008, constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica as seguintes instituições: 

  • a) Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e os Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET- RJ e o de Minas Gerais, CEFET-MG.
  • b) Os Institutos Federais de Educação, todas as Universidades Federais e escolas técnicas a elas vinculadas, os Centros Federais de Educação Tecnológica e o Colégio Pedro II.
  • c) Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, os Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e o de Minas Gerais (CEFET-MG), as escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II. 
  • d) As universidades federais, os Institutos Federais, os CEFET’s e o Colégio Pedro II. 
  • e) Os Institutos Federais, os CEFET’s e o Colégio Pedro II. 
#34486
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFSP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 - 

Assinale a alternativa correta sobre a caracterização da deficiência auditiva e de seus portadores estabelecida pelo Decreto nº 5.626/2005. 

  • a) Surda-muda é toda pessoa que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras. 
  • b) Caracteriza-se como pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras. 
  • c) A perda bilateral, parcial ou total, de cinquenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz, caracteriza a deficiência auditiva.
  • d) Somente a perda bilateral, parcial ou total, de setenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz pode ser considerada como deficiência auditiva. 
  • e) Pessoa surda-muda é aquela que, tendo perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio da Língua Brasileira de Sinais – Libras ou por qualquer outra linguagem que venha a estabelecer com sua comunidade.