Processando...

Prova IFAL - Pedagogia 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova IFAL - Pedagogia 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso IFAL.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca CEFET-AL, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes IFAL.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Pedagogia 1 do concurso IFAL.

  1. Questões de Pedagogia da IFAL

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Pedagogia 1.

#34227
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

O processo de organização escolar, na gestão democrática participativa, dispõe de funções que são propriedades comuns ao sistema organizacional de uma instituição, a partir das quais se definem as ações e as operações necessárias ao seu funcionamento. Em relação às funções dos elementos da organização e gestão escolar é correto afirmar que: 

  • a) A função da organização é a comprovação do funcionamento da escola, tendo como base o processo avaliativo realizado pela gestão escolar.
  • b) A função do planejamento, para a gestão democrática participativa, é a explicitação de objetivos e antecipação de decisões para orientar a instituição, prevendo-se o que se deve fazer para atingi-los.
  • c) A função da avaliação desenvolve a operacionalização e racionalização dos recursos humanos, físicos, materiais, financeiros, criando e viabilizando as condições e modos para que o planejamento seja executado.
  • d) Por se tratar da gestão democrática participativa, as funções dos elementos da organização e gestão escolar não são definidos, pois o trabalho é coletivo, em que todos os sujeitos envolvidos desenvolvem as mesmas tarefas institucionais.
  • e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
#34228
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

O artigo 12 da LDB 9.394/96 atribui às escolas incumbências que podem revelar certa autonomia. Dentre essas incumbências, podemos relacionar: 

I. Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; 

II. Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; 

III. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas; 

IV. Prover meios para recuperação dos alunos de menor rendimento; 

V. Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente. 

São afirmativas corretas: 

  • a) Apenas as alternativas I, II, e V estão corretas;
  • b) Apenas as alternativas II, III, IV, e V estão corretas;
  • c) Todas as alternativas estão corretas;
  • d) Apenas as alternativas III e IV estão corretas;
  • e) Apenas as alternativas II e III estão corretas.
#34229
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
2
médio

(1,0) 3 - 

Considerando a tendência pedagógica liberal tecnicista, é falso afirmar que: 

  • a) O tecnicismo educacional ganhou autonomia enquanto tendência pedagógica nos anos 60, inspirada na teoria behaviorista da aprendizagem e na abordagem sistêmica do ensino.
  • b) A tendência tecnicista está interessada na racionalização do ensino, no uso de meios e técnicas mais eficazes, prevalecendo o uso de manuais de caráter instrumental.
  • c) Os livros didáticos utilizados nas escolas que adotam essa tendência são elaborados com base na tecnologia da instrução.
  • d) A tendência tecnicista foi imposta às escolas pelos órgãos oficiais do governo populista, por ser compatível com a orientação econômica, política e ideológica vigente nesse período.
  • e) No tecnicismo, o professor é um administrador e executor do planejamento, que é organizado com objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação.
#34230
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade educacional, visando transformá-la. A partir dessa perspectiva, análise os itens abaixo: 

I. A avaliação emancipatória está situada numa vertente político-pedagógica cujo interesse primordial é analisar a participação ativa do individuo no seu processo avaliativo, permitindo que ele copie os modelos educacionais existentes. 

II. Os conceitos básicos envolvidos nessa proposta de avaliação são: emancipação, conformação, decisão democrática, transformação, reprodução e crítica educativa. 

III. Os procedimentos da avaliação emancipatória caracterizam-se por métodos dialógicos e participantes, fundamentados pela ótica da abordagem educacional qualitativa. 

IV. Nessa perspectiva de avaliação, a emancipação prevê que a consciência crítica da situação e a proposição de alternativas de solução para a mesma constituam-se em elementos de luta transformadora para os diferentes participantes da avaliação. 

Tendo como base os itens acima descritos, é correto afirmar que: 

  • a) Apenas I e IV são verdadeiras;
  • b) Apenas II e IV são falsas;
  • c) Apenas II e III são falsas;
  • d) Apenas I e III são verdadeiras;
  • e) Apenas I e II são falsas.
#34231
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

A partir da constatação do trabalho como práxis humana que possibilita criar e recriar, não apenas no plano econômico, mas no âmbito da arte e da cultura, da linguagem e dos símbolos, do mundo humano como resposta às suas múltiplas e históricas necessidades “[...] é que o trabalho se constitui em direito e dever e engendra um princípio formativo ou educativo (FRIGOTTO, 2012). Assim sendo, podemos afirmar que: 

I. O trabalho como princípio educativo é uma técnica didática ou metodológica no processo de aprendizagem, sem relação com o princípio ético-político; 

II. A pedagogia das competências constitui-se em um aparato ideológico que sustenta a concepção do trabalho enquanto princípio educativo; 

III. Da compreensão do trabalho como princípio educativo deriva a ideia de que é fundamental socializar, desde a infância, o princípio de que a tarefa de prover a subsistência, e outras esferas da vida pelo trabalho, é comum a todos os seres humanos, evitando-se, desta forma, criar indivíduos ou grupos que exploram e vivem do trabalho de outros; 

IV. O trabalho como princípio educativo surge do fato de que todos os seres humanos são seres da natureza e, portanto, têm a necessidade de alimentar-se, proteger-se das intempéries e criar seus meios de vida.

São afirmações corretas: 

  • a) Apenas I e II;
  • b) Apenas II e IV;
  • c) Apenas III e IV;
  • d) Apenas I e IV;
  • e) Todas as alternativas estão corretas.
#34232
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Em relação à formação docente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, podemos dizer que: 

I. A formação inicial realiza-se em cursos de graduação e programas de licenciatura ou outras formas, em consonância com a legislação e com normas específicas definidas pelo Conselho Nacional de Educação. 

II. Aos professores graduados, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docente ou aprovados em concurso público, não é assegurado o direito de participar ou ter reconhecidos seus saberes profissionais em processos destinados à formação pedagógica ou à certificação da experiência docente. 

III. A formação inicial esgota as possibilidades de qualificação profissional e desenvolvimento dos professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, não cabendo aos sistemas e às instituições de ensino a organização e viabilização de ações destinadas à formação continuada de professores. 

É correto afirmar que:

  • a) Apenas I e II são verdadeiras;
  • b) Apenas II e III são verdadeiras;
  • c) Apenas III é verdadeira;
  • d) Apenas II é verdadeira;
  • e) Apenas I é verdadeira.
#34233
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

As organizações de ensino e educacionais que tenham o objetivo de reproduzir a lógica da competição e das regras do mercado buscam a instalação de uma prática de ensino que valoriza a concorrência e a eficiência dos resultados. Essas organizações podem ser caracterizadas através: 

I. Da atenção à eficiência dos alunos em relação à qualidade, ao desempenho e as necessidades básicas da aprendizagem; 

II. Da supervalorização de algumas disciplinas, tais como Matemática e Ciências, em virtude da sua importância para um país em desenvolvimento tecnológico; 

III. Do repasse das obrigações do poder público às empresas e à comunidade; 

IV. Da ênfase e criação de sistemas de avaliação de controle dos resultados educacionais; 

V. Do estabelecimento de formas inovadoras de treinamento de professores. 

São afirmativas corretas: 

  • a) Apenas as alternativas II e III;
  • b) Apenas as alternativas I e IV;
  • c) Todas as alternativas;
  • d) Apenas as alternativas II, III e V;
  • e) Apenas as alternativas III e V;