Prova IF-SE - Serviço Social 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso IF-SE.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca IF-SE, para nível Superior do cargo de Assistente Social. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes IF-SE.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Serviço Social 1 do concurso IF-SE.
- Questões de História do Serviço Social. A influência das principais correntes filosóficas e sociológicas no Serviço Social. A institucionalização do Serviço Social no Brasil. Lei de regulamentação da profissão (Lei 8662/93). O Serviço Social na contemporaneidade: desafios e possibilidades. O processo de trabalho do Assistente Social.
- Questões de A assistência social como política pública de direito. A história da Assistência Social na Sociedade Brasileira. A questão social. O movimento de reconceituação e suas implicações sobre a prática profissional.
- Questões de Ética e Serviço Social: fundamentos sócio-históricos. A ética profissional e sua aplicação no cotidiano do assistente social. O Código de Ética Profissional e o projeto ético político do Serviço Social. Resolução CFESS nº 273/93.
- Questões de Metodologia do Serviço Social: a importância do conhecimento no processo de intervenção. Instrumentos e técnicas do Serviço Social. O estudo social. Elaboração de projetos em Serviço Social. O lanejamento como instrumento de intervenção do Serviço Social.
- Questões de Legislação social básica e suas atualizações: Política Nacional de Assistência Social - PNAS. Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB (Lei 9.394/96). Acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência (Lei 10.048/00, Lei 10.098/00, Decreto- lei 5.296/04). A Constituição Federal e a Seguridade Social.
- Questões de Fundamentos da Política Social. O Estado Brasileiro e as políticas sociais. História das políticas sociais no Brasil. Estado, Política e Poder.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Serviço Social 1.
- #27738
- Banca
- IFSE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- IFSE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Assinale a alternativa verdadeira:
- a) O Serviço social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho.
- b) Questão social é apreendida como o conjunto das expressões da igualdade da sociedade capitalista moderna.
- c) A produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém público.
- d) O serviço social é considerado como uma especialização do trabalho e a atuação do assistente social uma manifestação de seu trabalho inscrito na em dimensões isoladas da realidade.
- e) O momento presente não obriga os assistentes sociais a se qualificarem para acompanhar, atualizar ou explicar as particularidades da questão social, visto que a formação acadêmica garante habilidades para decifrar tais questões.
- #27739
- Banca
- IFSE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- IFSE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
Somente poderão exercer a profissão de Assistente Social (Lei no 8.662, de 7 de junho de 1993):
- a) Os possuidores de diploma em curso de graduação em Serviço Social, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no País, devidamente registrado no órgão competente.
- b) Os possuidores de diploma de curso superior em Serviço Social, em nível de graduação ou equivalente, expedido por estabelecimento de ensino sediado em países estrangeiros, conveniado ou não com o governo brasileiro, desde que devidamente revalidado e registrado em órgão competente no Brasil.
- c) Os agentes sociais, qualquer que seja sua denominação com funções nos vários órgãos públicos, segundo o seu parágrafo único da Lei nº 1.889, de 13 de junho de 1953.
- d) Os possuidores de diploma de curso superior em Serviço Social, em nível de graduação ou equivalente, países estrangeiros, apenas os conveniados com o governo brasileiro, desde que devidamente revalidado e registrado em órgão competente no Brasil.
- e) Os possuidores de diploma em curso de graduação em Serviço Social, oficialmente reconhecido pelo governo federal, devidamente registrado no órgão competente.
(1,0) 3 -
Constituem competências do Assistente Social:
I. Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, empresas, entidades e organizações populares;
II. Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil; III.Encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população;
IV.Orientar indivíduos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos;
V. Planejar, organizar e administrar ações, projetos, benefícios e Serviços Sociais.
Podemos afirmar que:
- a) As alternativas I, II e IV são verdadeiras.
- b) São verdadeiras as alternativas II e III.
- c) As alternativas III e IV são verdadeiras.
- d) Todas as alternativas são verdadeiras.
- e) São falsas todas as alternativas.
(1,0) 4 -
Art. 2º A assistência social tem por objetivos (lei 8.742 de 7 de dezembro de 1993- LOAS):
I. A proteção à família, à infância, à adolescência e à velhice;
II. O amparo às crianças e adolescentes carentes;
III. A promoção da integração ao mercado de trabalho;
IV. A habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;
V.A garantia de 1 (um) salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.
Estão certos os itens:
- a) I e V.
- b) II, e III.
- c) I, II, e IV.
- d) I e IV.
- e) II, III e IV.
- #27742
- Banca
- IFSE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- IFSE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
O Estatuto da Criança e do Adolescente - 8069/90 de 13 de julho de 1990 considera aprendizagem a formação técnicoprofissional ministrada segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor, quais princípios essa formação técnicoprofissional deve obedecer?
- a) Direito de ser respeitado por seus educadores.
- b) De escolha de sua própria escola, valorizando a identificação como recurso pedagógico.
- c) Atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente.
- d) Horário previamente agendado para o exercício das atividades.
- e) Direito de organização e participação em entidades estudantis.
- #27743
- Banca
- IFSE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- IFSE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
Os estudantes que fazem parte do corpo discente do Instituto Federal de Sergipe, tem como uma das atividades acadêmicas: visitas técnicas. Baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente - 8069/90 de 13 de julho de 1990 marque quando a autorização para estas visitas não é exigida, no caso de menor de idade:
- a) Tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana.
- b) A criança estiver acompanhada de um irmão mais velho menor de 18 anos.
- c) Possuir ascendente, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco.
- d) De pessoa maior, expressamente autorizada apenas pela mãe ou responsável.
- e) A autoridade judiciária poderá, a pedido de apenas um responsável, conceder autorização válida por dois anos.
- #27744
- Banca
- IFSE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- IFSE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade (art. Art. 2º, Lei nº 8.069, de 13 de JULHO de 1990), com base nas definições acima seus direitos fundamentais, contidos na mesma lei são:
- a) A criança e o adolescente gozam dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
- b) A criança e o adolescente gozam dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
- c) A criança e o adolescente gozam dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
- d) A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
- e) A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
- #27745
- Banca
- IFSE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- IFSE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
Sabe-se que o assistente social dispõe de relativo poder de interferência na formulação e/ou implantação de critérios técnicos sociais que regem o acesso dos usuários aos serviços prestados pelas instituições e organizações sociais e públicas. Entende-se pelo enunciado o princípio da:
- a) Seletividade.
- b) Universalidade.
- c) Regionalidade.
- d) Acessibilidade.
- e) Uniformidade.
(1,0) 9 -
Em consonância com o disposto na LOAS, capítulo II, seção I, artigo 4º, a Política Nacional de Assistência Social rege-se pelos seguintes princípios democráticos:
I. Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;
II. Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;
III. Respeito à dignidade do cidadão, ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade;
IV. Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais;
V.Divulgação ampla dos benefícios, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão;
Estão certos os itens:
- a) I e V.
- b) I, II, e III.
- c) I, II, e IV.
- d) I e IV.
- e) I, III e V.
(1,0) 10 -
São princípios fundamentais do código de ética profissional dos assistentes sociais aprovado em 15 de março de 1993 com as alterações introduzidas pelas resoluções CFESS n.º 290/94 e 293/94:
I. Posicionamento em favor da eqüidade, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;
II. Empenho na eliminação das formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças;
III. Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso intelectual; IV.Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem exploração de classe, etnia e gênero;
V. Articulação com os movimentos sociais e profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos trabalhadores;
Podemos afirmar que:
- a) As alternativas I, II e IV são verdadeiras.
- b) São verdadeiras as alternativas II e III.
- c) As alternativas III e IV são verdadeiras.
- d) Todas as alternativas são verdadeiras.
- e) São falsas todas as alternativas.
- #27748
- Banca
- IFSE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- IFSE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 11 -
Com base no artigo 10º do código de ética do assistente social, são deveres do assistente social:
- a) Repassar ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho.
- b) Mobilizar sua autoridade funcional, ao ocupar uma chefia, para a liberação de carga horária de subordinado, para fim de representação ou delegação de entidade de organização da categoria e outras, dando igual oportunidade a todos.
- c) Incentivar, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar e multidisciplinar.
- d) Respeitar as normas e princípios éticos das outras profissões e representações.
- e) Ao realizar crítica pública a colega, fazê-lo sempre de maneira objetiva, construtiva e comprovável, assumindo sua inteira responsabilidade.
(1,0) 12 -
O SUAS foi a principal deliberação da IV Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em Brasília (DF), em 2003, e se inscreve no esforço de viabilização de um projeto de desenvolvimento nacional, que pleiteia a universalização dos direitos à Seguridade Social e da proteção social pública com a composição da política pública de assistência social em nível nacional. Esse novo modelo de gestão supõe um pacto federativo, com a definição de competências e responsabilidades dos entes das três esferas de governo (federal, estadual e municipal). Está sendo implementado por meio de uma nova lógica de organização das ações, com a definição de níveis de complexidade do sistema:
- a) Proteção Social Básica (PSB) e Proteção Social Especial (PSE), com a referência no território, considerando as especificidades das regiões.
- b) Proteção Social Básica (PSB) e Proteção Social Especial (PSE) de média e alta complexidade, com a referência no território, considerando as especificidades das regiões e portes de municípios e com centralidade na família.
- c) Proteção e Situação Básica (PSB) e Proteção e Situação Especial (PSE) de média e alta complexidade, com a referência no território, considerando as especificidades das regiões e portes de municípios.
- d) Proteção Social Básica (PSB) e Proteção Social Especial (PSE) de média e alta complexidade, com a referência no território, considerando as especificidades das regiões e portes de municípios.
- e) Proteção e Situação Básica (PSB) e Proteção e Situação Especial (PSE) de média e alta complexidade, com a referência no território, considerando as especificidades das regiões e portes de municípios e com centralidade na família.
- #27750
- Banca
- IFSE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- IFSE
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- Múltipla escolha
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(1,0) 13 -
O SUAS define e organiza os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da política de assistência social possibilitando a normatização dos padrões nos serviços, qualidade no atendimento, indicadores de avaliação e resultado, nomenclatura dos serviços e da rede socioassistencial e, ainda, os eixos estruturantes e de subsistemas conforme descritos, exceto:
- a) Matricialidade Sócio-Familiar.
- b) Descentralização político e administrativa.
- c) Novas bases para a relação entre Estado e Sociedade Civil.
- d) Financiamento.
- e) Controle Social.