Processando...

Prova EBSERH - Administração Geral 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova EBSERH - Administração Geral 1 - Questões e Simulados

📚 Simulado EBSERH | IADES | cód.2474

Quer ser destaque no concurso EBSERH? Comece por este simulado agora mesmo! 🎓

 

🔗 Vejam mais simulados EBSERH

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado EBSERH foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado EBSERH e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões EBSERH

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso EBSERH


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso EBSERH. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre EBSERH


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso EBSERH.

Ver apostilas para EBSERH


📢 Concursos Abertos para EBSERH

Veja os concursos abertos da instituição EBSERH. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para EBSERH


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#30641
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Uma organização de aprendizagem tem a capacidade de criar, adquirir e transmitir conhecimento. Ela modifca o seu comportamento em resposta aos novos conhecimentos adquiridos. Sobre o tema cultura organizacional e aprendizagem nas empresas, assinale a alternativa correta.

  • a) Os empregadores devem construir organizações de aprendizagem com foco nos gerentes, que são o grupo hierárquico responsável pela transmissão dos valores e que interpretam o ambiente externo.
  • b) A identifcação de novas oportunidades e a detecção de problemas são vedadas aos funcionários de linha.
  • c) Treinamento intensivo em técnicas avançadas de tomada de decisão deve ser aplicado na semana de boas vindas aos funcionários gerenciais recém contratados.
  • d) Prover treinamento continuado aos funcionários em técnicas de tomada de decisão permite maior empowerment e ajuda a construir uma organização de aprendizagem.
  • e) Convênios com instituições externas de ensino devem ser restringidos, sob pena de haver contaminação da cultura organizacional.
#30642
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Assinale a alternativa que contem prática a ser observada por organizações que desejam criar vínculos fortes com os usuários dos seus serviços e com a comunidade.

  • a) Realizar na alta direção o planejamento e o gerenciamento do processo de satisfação de clientes.
  • b) Evitar a criação de novos produtos e serviços, sob pena de prejudicar o relacionamento com os clientes e os usuários dos serviços.
  • c) Restringir o acesso dos clientes e usuários dos serviços ao pessoal apropriado da organização para expressarem suas necessidades, percepções e reclamações.
  • d) Integrar a opinião dos usuários dos serviços, para capturar suas necessidades nas decisões organizacionais.
  • e) Controlar e restringir o acesso ao banco de dados sobre as necessidades, as preferências os contatos e a satisfação individual dos clientes; mantendo as informações sob sigilo e confdencialidade.
#30643
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

O quadro de indicadores de controle apresenta de forma sintética e integrada informação sobre os principais índices de evolução de cada unidade ou da organização como um todo e refere-se à situação interna da própria organização ou de variáveis externas. Sobre o tema gestão organizacional, assinale a alternativa correta.

  • a) A utilização de indicadores permite prever e comparar a evolução dos negócios da organização, mas torna ainda mais complexo o processo de controle.
  • b) Os indicadores selecionados para controlar a evolução da capacidade competitiva da organização devem ser um refexo das variáveis-chaves, ou seja, dos aspectos internos e externos mais relevantes da gestão.
  • c) O uso de indicadores difculta a identifcação das prioridades para as unidades organizacionais.
  • d) O comportamento dos responsáveis pelas unidades é imune aos resultados apresentados pelos indicadores.
  • e) Cada indicador deve refetir a evolução de cada variável-chave e inibir a mensuração e comparação de resultados entre as unidades organizacionais, de forma a criar ambiente interno harmônico na organização.
#30644
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

Dentre os diversos conceitos de qualidade, envolvendo a fgura do cliente, destaca-se o conceito de que “Qualidade é adequação ao uso” (PALADINI, 2006). Esta abordagem expressa o entendimento

  • a) do TQC - Total Quality Control (Controle da Qualidade Total), segundo o qual a qualidade é um instrumento estratégico que deve envolver todos os trabalhadores.
  • b) de que, realmente, o que faz com que o consumidor adquira um produto é o fato de o produto atender às suas necessidades.
  • c) da importância de evitar desperdícios, conforme o conceito do denominado just in time.
  • d) da busca da melhoria contínua, com incentivo à inovação.
  • e) do denominado “zero-defeito” , ou seja, de fazer certo da primeira vez, evitando o retrabalho.
#30645
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

Dentre as ferramentas de gerenciamento do desempenho organizacional, destaca-se o Balanced Scorecard (BSC), defnido como um sistema de medição de desempenho que traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis. Considerando que o BSC, é baseado em quatro perspectivas, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma dessas perspectivas.

  • a) Pesquisa e desenvolvimento.
  • b) Fornecedores.
  • c) Processos externos.
  • d) Aprendizado e crescimento.
  • e) Planejamento estratégico.
#30646
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Performance Prism é uma modelo para medição da performance e um framework inovador. Sobre esta ferramenta de gerenciamento do desempenho organizacional, assinale a alternativa correta.

  • a) São identifcados os indicadores para satisfazer os stakeholders e somente depois é formulada a estratégia da organização.
  • b) O foco é tipicamente nos acionistas e clientes.
  • c) Estratégias, processos e capacidades devem estar alinhados e integrados, de forma a entregar valor somente aos clientes, por serem estes a manter a organização.
  • d) As organizações e seus stakeholders têm que reconhecer que seus relacionamentos não são de reciprocidade.
  • e) A estratégia da organização é formulada e depois é projetado um conjunto de medidas de performance.
#30647
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Na gestão pública, os indicadores de desempenho não são simplesmente números, ou seja, são atribuições de valor a objetivos, acontecimentos ou situações, aos quais possam ser aplicados critérios de avaliação, como, por exemplo, efcácia, efetividade e efciência. Sobre os indicadores de desempenho, assinale alternativa correta.

  • a) Não se propõem a mensurar os resultados e gerir o desempenho, por não conseguir descrever o caráter real dos acontecimentos.
  • b) Por suas especifcidades, inviabilizam a análise comparativa do desempenho da organização e do desempenho de diversas organizações, atuantes em áreas ou ambientes semelhantes.
  • c) O conceito de desempenho é comum a todas as organizações e, justamente por isso, não possibilita que as organizações utilizem um modelo que atenda, caso a caso, o seu próprio conceito de desempenho.
  • d) Um dos critérios básicos, na elaboração de um indicador, é que todas as informações devem ser mensuradas, independentemente dos benefícios gerados em relação ao ônus despendido.
  • e) Uma de suas funções consiste em analisar as informações presentes, com base nas anteriores, de forma a realizar proposições valorativas.
#30648
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

Os indicadores devem ser especifcados por meio de métricas estatísticas, comumente formados por porcentagem, média, número bruto, proporção e índice. Assinale a alternativa correta sobre os componentes básicos na construção de indicadores.

  • a) A meta é uma grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classifcar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas.
  • b) A fórmula é um padrão matemático que expressa à maneira de realização do cálculo.
  • c) O padrão de comparação é o valor de um indicador em determinado momento.
  • d) O índice é orientado por um indicador em relação a um padrão de comparação a ser alcançado durante certo período.
  • e) A medida é um índice arbitrário e aceitável para uma avaliação comparativa de padrão de cumprimento.
#30649
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

Sobre a gestão estratégica da qualidade, assinale a alternativa correta.

  • a) Na gestão da qualidade, a ferramenta que auxilia o gestor a visualizar a alteração sofrida por uma variável, quando outra se modifca, é denominada de histograma.
  • b) O benchmarking é uma ferramenta criada com intuito de replicar os procedimentos de um concorrente para aprimorar o processo produtivo e, por isso, deve ser utilizado em organizações que atuam no mesmo ramo de negócios.
  • c) Os processos de melhoria contínua contribuem para, gradualmente, reduzir os limites de variabilidade dos processos.
  • d) As variações aleatórias são estranhas ao processo e, a eliminação de tais variações, é o principal objetivo do Controle Estatístico do Processo.
  • e) As variações causais são inerentes ao processo e não podem ser eliminadas.
#30650
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 - 

O processo decisório envolve decisões programadas e decisões não programadas. Sobre as decisões programadas assinale a alternativaincorreta. 

  • a) Aplicam-se a situações que não têm precedentes.
  • b) Ocorrem com frequência na organização.
  • c) São as mais fáceis de serem tomadas.
  • d) São mais fáceis de serem estruturadas em etapas.
  • e) São repetitivas.