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Prova do DETRAN-SP - Português 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova do DETRAN-SP - Português 2 - Questões e Simulados

Questões ou Simulados conforme Edital DETRAN-SP 2013

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio do concurso do DETRAN-SP.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca VUNESP, para nível médio do cargo de Oficial de Trânsito - Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes do DETRAN-SP.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português do concurso do DETRAN-SP.

  1. Questões de Acentuação Gráfica.
  2. Questões de Adequação Vocabular: Antônimos, Sinônimos, Homônimos, Parônimos, Hiperônimos, Hipônimos.
  3. Questões de Anáfora E Dêixis.
  4. Questões de Coesão E Coerência.
  5. Questões de Compreensão E Interpretação De Textos.
  6. Questões de Compreensão Textual.
  7. Questões de Concordância Nominal E Verbal.
  8. Questões de Conjunção.
  9. Questões de Coordenação E Subordinação.
  10. Questões de Crase.
  11. Questões de Denotação E Conotação.
  12. Questões de Emprego Das Classes De Palavras.
  13. Questões de Emprego De Tempos E Modos.
  14. Questões de Emprego Do Sinal Indicativo De Crase.
  15. Questões de Estilística: Figuras De Estilo (De Palavras, De Sintaxe, De Pensamento); Estilística Do Som, Estilística Da Palavra, Estilística Da Frase, Estilística Da Enunciação.
  16. Questões de Estrutura Do Vocábulo.
  17. Questões de Estrutura E Organização Do Texto.
  18. Questões de Estrutura Interna Dos Gêneros: Ofício, Memorando, Requerimento, Relatório, Parecer.
  19. Questões de Figuras De Linguagem.
  20. Questões de Flexão Nominal E Verbal.
  21. Questões de Fonética E Fonologia: Relações Entre Ortografia, Fonética E Fonologia: Letras E Grafemas; Encontros Vocálicos E Consonantais; Dígrafos; Sílabas; Acento Tônico; Ortografia.
  22. Questões de Fonologia.
  23. Questões de Formação De Palavras Composição E Derivação.
  24. Questões de Frase: Discurso Direto, Discurso Indireto, Discurso Indireto Livre; Adequação Semântica E Adequação Sintática.
  25. Questões de Funções Morfossintáticas Da Palavra Se.
  26. Questões de Léxico-Semântica: Ambigüidade E Polissemia.
  27. Questões de Morfologia.
  28. Questões de Nexos Oracionais.
  29. Questões de Níveis De Linguagem: Língua Padrão, Coloquial E Vulgar.
  30. Questões de Organização Textual: Texto: Assunto, Tema, Tese, Título, Ponto De Vista, Argumentação; Coesão E Coerência; Referenciação.
  31. Questões de Ortografia E Semântica.
  32. Questões de Ortografia.
  33. Questões de Parágrafo: Construção E Desenvolvimento.
  34. Questões de Pontuação.
  35. Questões de Pronomes: Emprego, Formas De Tratamento E Colocação.
  36. Questões de Radicais E Afixos.
  37. Questões de Reconhecimento De Classe De Palavras, Nome, Pronome, Verbo, Preposições E Conjunções, Pronomes, Colocação, Uso, Formas Pronominais De Tratamento.
  38. Questões de Redação.
  39. Questões de Redação De Correspondências Oficiais.
  40. Questões de Redação Oficial.
  41. Questões de Reescritura De Frases: A Norma Culta De Língua Portuguesa.
  42. Questões de Reescritura De Texto.
  43. Questões de Regência Nominal E Verbal.
  44. Questões de Relação De Causa E Consequência.
  45. Questões de Semântica, Sinonímia E Antonímia.
  46. Questões de Separação De Sílabas.
  47. Questões de Significação Das Palavras.
  48. Questões de Sinonímia, Antonímia, Homonímia, Parônima, Hiperonímia, Hiponímia; Eponímia; Campos Semânticos E Famílias Lexicais. Neologismos. Estrangeirismos E Empréstimos.
  49. Questões de Sintaxe Da Oração E Do Período.
  50. Questões de Sintaxe.
  51. Questões de Técnica De Resumo De Frases E Textos.
  52. Questões de Termos Da Oração.
  53. Questões de Tipo De Predicação.
  54. Questões de Tipologia Textual.
  55. Questões de Uso Dos Pronomes De Tratamento.
  56. Questões de Valor Lógico E Sintático Das Conjunções.
  57. Questões de Variação Lingüística: Sistema, Norma E Uso.
  58. Questões de Vozes Do Verbo.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português.

#21434
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Concurso
DETRAN-SP
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(1,0) 1 - 

Desde o surgimento da idéia de hipertexto, este conceito está ligado a uma nova concepção de textualidade, em que a informação é disposta em um ambiente no qual pode ser acessada de forma não-linear. Isto implica em uma textualidade que funciona por associação, e não mais por seqüências fixas previamente estabelecidas.

Quando o cientista Vannevar Bush, na década de 40, concebeu a idéia de hipertexto, pensava, na verdade, na necessidade de substituir os métodos existentes de disponibilização e recuperação de informações ligadas especialmente à pesquisa acadêmica, que eram lineares, por sistemas de indexação e arquivamento que funcionassem por associação de idéias, seguindo o modelo de funcionamento da mente humana. O cientista, ao que parece, estava preocupado também na criação de um sistema que fosse como uma "máquina poética" (Landow, 1995), algo que funcionasse por analogia e associação, máquinas que capturassem o brilhantismo anárquico da imaginação humana, segundo Landow.

Parece não ser obra do acaso, que a idéia inicial de Bush tenha sido conceituada como hipertexto 20 anos depois de seu artigo fundador, exatamente ligada à concepção de um grande sistema de textos que pudessem estar disponíveis em rede. Na década de 60, o cientista Theodor Nelson sonhava com um sistema capaz de disponibilizar um grande número de obras literárias, com a possibilidade de interconexão entre elas. Criou, então, o "Xanadu", um projeto para disponibilizar toda a literatura do mundo, numa rede de publicação hipertextual universal e instantânea. Funcionando como um imenso sistema de informação e arquivamento, o hipertexto deveria ser um enorme arquivo virtual.

(Disponivel em http://www.pucsp.br/~cimid/4lit/longhi/hipertexto.htm).

Assinale a alternativa em que a expressão entre parênteses substitui, com correção, a expressão destacada na frase.

  • a) ... a informação é disposta em um ambiente no qual pode ser acessada de forma não linear. (em que)
  • b) ... textos que pudessem estar disponíveis em rede. (cujos)
  • c) ... recuperação de informações ligadas especialmente à pesquisa acadêmica, que eram lineares... (aonde)
  • d) Isso acarreta uma textualidade que funciona por associação... (na qual)
  • e) ... esse conceito está ligado a uma nova concepção de textualidade, na qual a informação é disposta em um ambiente... (em cuja)
#21435
Banca
VUNESP
Matéria
Português
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DETRAN-SP
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(1,0) 2 - 

Desde o surgimento da idéia de hipertexto, este conceito está ligado a uma nova concepção de textualidade, em que a informação é disposta em um ambiente no qual pode ser acessada de forma não-linear. Isto implica em uma textualidade que funciona por associação, e não mais por seqüências fixas previamente estabelecidas.

Quando o cientista Vannevar Bush, na década de 40, concebeu a idéia de hipertexto, pensava, na verdade, na necessidade de substituir os métodos existentes de disponibilização e recuperação de informações ligadas especialmente à pesquisa acadêmica, que eram lineares, por sistemas de indexação e arquivamento que funcionassem por associação de idéias, seguindo o modelo de funcionamento da mente humana. O cientista, ao que parece, estava preocupado também na criação de um sistema que fosse como uma "máquina poética" (Landow, 1995), algo que funcionasse por analogia e associação, máquinas que capturassem o brilhantismo anárquico da imaginação humana, segundo Landow.

Parece não ser obra do acaso, que a idéia inicial de Bush tenha sido conceituada como hipertexto 20 anos depois de seu artigo fundador, exatamente ligada à concepção de um grande sistema de textos que pudessem estar disponíveis em rede. Na década de 60, o cientista Theodor Nelson sonhava com um sistema capaz de disponibilizar um grande número de obras literárias, com a possibilidade de interconexão entre elas. Criou, então, o "Xanadu", um projeto para disponibilizar toda a literatura do mundo, numa rede de publicação hipertextual universal e instantânea. Funcionando como um imenso sistema de informação e arquivamento, o hipertexto deveria ser um enorme arquivo virtual.

 

(Disponivel em http://www.pucsp.br/~cimid/4lit/longhi/hipertexto.htm)

Assinale a alternativa contendo a frase do texto na qual a expressão verbal destacada exprime possibilidade.

  • a) ... o cientista Theodor Nelson sonhava com um sistema capaz de disponibilizar um grande número de obras literárias...
  • b) Funcionando como um imenso sistema de informação e arquivamento, o hipertexto deveria ser um enorme arquivo virtual.
  • c) Isso acarreta uma textualidade que funciona por associação, e não mais por sequências fixas previamente estabelecidas.
  • d) Desde o surgimento da ideia de hipertexto, esse conceito está ligado a uma nova concepção de textualidade...
  • e) Criou, então, o “Xanadu”, um projeto para disponibilizar toda a literatura do mundo...
#21436
Banca
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Português
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(1,0) 3 - 

Desde o surgimento da idéia de hipertexto, este conceito está ligado a uma nova concepção de textualidade, em que a informação é disposta em um ambiente no qual pode ser acessada de forma não-linear. Isto implica em uma textualidade que funciona por associação, e não mais por seqüências fixas previamente estabelecidas.

Quando o cientista Vannevar Bush, na década de 40, concebeu a idéia de hipertexto, pensava, na verdade, na necessidade de substituir os métodos existentes de disponibilização e recuperação de informações ligadas especialmente à pesquisa acadêmica, que eram lineares, por sistemas de indexação e arquivamento que funcionassem por associação de idéias, seguindo o modelo de funcionamento da mente humana. O cientista, ao que parece, estava preocupado também na criação de um sistema que fosse como uma "máquina poética" (Landow, 1995), algo que funcionasse por analogia e associação, máquinas que capturassem o brilhantismo anárquico da imaginação humana, segundo Landow.

Parece não ser obra do acaso, que a idéia inicial de Bush tenha sido conceituada como hipertexto 20 anos depois de seu artigo fundador, exatamente ligada à concepção de um grande sistema de textos que pudessem estar disponíveis em rede. Na década de 60, o cientista Theodor Nelson sonhava com um sistema capaz de disponibilizar um grande número de obras literárias, com a possibilidade de interconexão entre elas. Criou, então, o "Xanadu", um projeto para disponibilizar toda a literatura do mundo, numa rede de publicação hipertextual universal e instantânea. Funcionando como um imenso sistema de informação e arquivamento, o hipertexto deveria ser um enorme arquivo virtual.

 

(Disponivel em http://www.pucsp.br/~cimid/4lit/longhi/hipertexto.htm).

Assinale a alternativa contendo frase com redação de acordo com a norma-padrão de concordância.

  • a) Pensava na necessidade de ser substituído de imediato os métodos existentes.
  • b) Substitui-se os métodos de recuperação de informações que se ligava especialmente à pesquisa acadêmica.
  • c) No hipertexto, a textualidade funciona por sequências fixas que se estabeleceram previamente.
  • d) O inventor pensava em textos que já deveria estar disponíveis em rede.
  • e) Era procurado por ele máquinas com as quais pudesse capturar o brilhantismo anárquico da imaginação humana.
#21437
Banca
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(1,0) 4 - 

Desde o surgimento da idéia de hipertexto, este conceito está ligado a uma nova concepção de textualidade, em que a informação é disposta em um ambiente no qual pode ser acessada de forma não-linear. Isto implica em uma textualidade que funciona por associação, e não mais por seqüências fixas previamente estabelecidas.

Quando o cientista Vannevar Bush, na década de 40, concebeu a idéia de hipertexto, pensava, na verdade, na necessidade de substituir os métodos existentes de disponibilização e recuperação de informações ligadas especialmente à pesquisa acadêmica, que eram lineares, por sistemas de indexação e arquivamento que funcionassem por associação de idéias, seguindo o modelo de funcionamento da mente humana. O cientista, ao que parece, estava preocupado também na criação de um sistema que fosse como uma "máquina poética" (Landow, 1995), algo que funcionasse por analogia e associação, máquinas que capturassem o brilhantismo anárquico da imaginação humana, segundo Landow.

Parece não ser obra do acaso, que a idéia inicial de Bush tenha sido conceituada como hipertexto 20 anos depois de seu artigo fundador, exatamente ligada à concepção de um grande sistema de textos que pudessem estar disponíveis em rede. Na década de 60, o cientista Theodor Nelson sonhava com um sistema capaz de disponibilizar um grande número de obras literárias, com a possibilidade de interconexão entre elas. Criou, então, o "Xanadu", um projeto para disponibilizar toda a literatura do mundo, numa rede de publicação hipertextual universal e instantânea. Funcionando como um imenso sistema de informação e arquivamento, o hipertexto deveria ser um enorme arquivo virtual.

 

(Disponivel em http://www.pucsp.br/~cimid/4lit/longhi/hipertexto.htm)

Embora se trate de um texto predominantemente informativo, é correto afirmar que o autor faz uma inferência, expressando sua opinião, ao dizer:

  • a) O cientista, ao que parece, importava-se com a criação de um sistema que fosse como uma “máquina poética”.
  • b) Criou, então, o “Xanadu”, um projeto para disponibilizar toda a literatura do mundo, numa rede.
  • c) Isso acarreta uma textualidade que funciona por associação.
  • d) A informação é disposta em um ambiente no qual pode ser acessada de forma não linear.
  • e) Desde o surgimento da ideia de hipertexto, esse conceito está ligado a uma nova concepção de textualidade.
#21438
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(1,0) 5 - 

Desde o surgimento da idéia de hipertexto, este conceito está ligado a uma nova concepção de textualidade, em que a informação é disposta em um ambiente no qual pode ser acessada de forma não-linear. Isto implica em uma textualidade que funciona por associação, e não mais por seqüências fixas previamente estabelecidas.

Quando o cientista Vannevar Bush, na década de 40, concebeu a idéia de hipertexto, pensava, na verdade, na necessidade de substituir os métodos existentes de disponibilização e recuperação de informações ligadas especialmente à pesquisa acadêmica, que eram lineares, por sistemas de indexação e arquivamento que funcionassem por associação de idéias, seguindo o modelo de funcionamento da mente humana. O cientista, ao que parece, estava preocupado também na criação de um sistema que fosse como uma "máquina poética" (Landow, 1995), algo que funcionasse por analogia e associação, máquinas que capturassem o brilhantismo anárquico da imaginação humana, segundo Landow.

Parece não ser obra do acaso, que a idéia inicial de Bush tenha sido conceituada como hipertexto 20 anos depois de seu artigo fundador, exatamente ligada à concepção de um grande sistema de textos que pudessem estar disponíveis em rede. Na década de 60, o cientista Theodor Nelson sonhava com um sistema capaz de disponibilizar um grande número de obras literárias, com a possibilidade de interconexão entre elas. Criou, então, o "Xanadu", um projeto para disponibilizar toda a literatura do mundo, numa rede de publicação hipertextual universal e instantânea. Funcionando como um imenso sistema de informação e arquivamento, o hipertexto deveria ser um enorme arquivo virtual.

 

(Disponivel em http://www.pucsp.br/~cimid/4lit/longhi/hipertexto.htm)

Assinale a alternativa contendo palavra do texto que é formada por prefixo.

  • a) Máquina.
  • b) Brilhantismo.
  • c) Hipertexto.
  • d) Textualidade.
  • e) Arquivamento.
#21439
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fácil

(1,0) 6 - 

Para responder a esta questão, considere as palavras destacadas nas seguintes passagens do texto:

Desde o surgimento da idéia de hipertexto...

informações ligadas especialmente à pesquisa acadêmica...

Quando o cientista Vannevar Bush, na década de 40...

20 anos depois de seu artigo fundador...


As palavras destacadas que expressam ideia de tempo são:

  • a) algo, especialmente e Quando.
  • b) Desde, especialmente e algo.
  • c) especialmente, Quando e depois.
  • d) Desde, Quando e depois.
  • e) Desde, algo e depois.
#21440
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(1,0) 7 - 

Desde o surgimento da idéia de hipertexto, este conceito está ligado a uma nova concepção de textualidade, em que a informação é disposta em um ambiente no qual pode ser acessada de forma não-linear. Isto implica em uma textualidade que funciona por associação, e não mais por seqüências fixas previamente estabelecidas.

Quando o cientista Vannevar Bush, na década de 40, concebeu a idéia de hipertexto, pensava, na verdade, na necessidade de substituir os métodos existentes de disponibilização e recuperação de informações ligadas especialmente à pesquisa acadêmica, que eram lineares, por sistemas de indexação e arquivamento que funcionassem por associação de idéias, seguindo o modelo de funcionamento da mente humana. O cientista, ao que parece, estava preocupado também na criação de um sistema que fosse como uma "máquina poética" (Landow, 1995), algo que funcionasse por analogia e associação, máquinas que capturassem o brilhantismo anárquico da imaginação humana, segundo Landow.

Parece não ser obra do acaso, que a idéia inicial de Bush tenha sido conceituada como hipertexto 20 anos depois de seu artigo fundador, exatamente ligada à concepção de um grande sistema de textos que pudessem estar disponíveis em rede. Na década de 60, o cientista Theodor Nelson sonhava com um sistema capaz de disponibilizar um grande número de obras literárias, com a possibilidade de interconexão entre elas. Criou, então, o "Xanadu", um projeto para disponibilizar toda a literatura do mundo, numa rede de publicação hipertextual universal e instantânea. Funcionando como um imenso sistema de informação e arquivamento, o hipertexto deveria ser um enorme arquivo virtual.

 

(Disponivel em http://www.pucsp.br/~cimid/4lit/longhi/hipertexto.htm)

Assinale a alternativa em que a forma verbal destacada, que substitui a original nos parágrafos indicados entre parênteses, apresenta regência de acordo com a norma-padrão.

  • a) ... planejava também na criação de um sistema... (2.º)
  • b) Isso ocasiona em uma textualidade que funciona por associação... (1.º)
  • c) ... Vannevar Bush, na década de 40, idealizou pela ideia de hipertexto... (2.º)
  • d) ... o cientista Theodor Nelson ansiava em um sistema... (3.º)
  • e) ... o cientista Vannevar Bush [...] cogitava, na verdade, sobre a necessidade de substituir os métodos existentes... (2.º)
#21441
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(1,0) 8 - 

Os seres humanos não podem viver sem ficções - mentiras que parecem verdades e verdades que parecem mentiras. E, graças a essa necessidade, existem criações maravilhosas como as belas artes e a literatura, que tornam mais suportável a vida das pessoas. Mas há as ficções benignas, como as que saíram dos pincéis de um Goya ou da pena de um Cervantes, e aquelas malignas, que negam sua natureza subjetiva, ideal e irreal e se apresentam como descrições objetivas, científicas, da realidade.

 

Mais recentemente, tivemos muitas oportunidades de ver os efeitos perniciosos das ficções malignas, disseminadas por alguns gurus, que dizem respeito principalmente à economia como um todo. A mais recente é a de Paul Krugman que, em sua coluna no New York Times, anunciou um próximo "corralito" na economia espanhola, o que por acaso contribuiu para acelerar a fuga de capitais da Espanha e deve ter deixado estupefatos muitos dos seus admiradores que ainda não tinham percebido que também os ganhadores do Nobel de Economia, quando se transformam em ícones da mídia, às vezes dizem bobagens.

Analise as afirmações sobre o texto.


I. Aponta recente coluna de Krugman como exemplo do que denominou “peça ficcional benigna”. 


II. Constrói uma explicação depreciativa para o destempero verbal do economista. 


III. Manifesta certa condescendência para com o economista, pelo fato de este já haver merecido um prêmio Nobel.


Segundo afirmações do autor sobre o texto, está correto o contido em

  • a) I, II e III.
  • b) I e III, apenas.
  • c) II, apenas.
  • d) II e III, apenas
  • e) III, apenas.
#21442
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(1,0) 9 - 

Os seres humanos não podem viver sem ficções - mentiras que parecem verdades e verdades que parecem mentiras. E, graças a essa necessidade, existem criações maravilhosas como as belas artes e a literatura, que tornam mais suportável a vida das pessoas. Mas há as ficções benignas, como as que saíram dos pincéis de um Goya ou da pena de um Cervantes, e aquelas malignas, que negam sua natureza subjetiva, ideal e irreal e se apresentam como descrições objetivas, científicas, da realidade.

 

Mais recentemente, tivemos muitas oportunidades de ver os efeitos perniciosos das ficções malignas, disseminadas por alguns gurus, que dizem respeito principalmente à economia como um todo. A mais recente é a de Paul Krugman que, em sua coluna no New York Times, anunciou um próximo "corralito" na economia espanhola, o que por acaso contribuiu para acelerar a fuga de capitais da Espanha e deve ter deixado estupefatos muitos dos seus admiradores que ainda não tinham percebido que também os ganhadores do Nobel de Economia, quando se transformam em ícones da mídia, às vezes dizem bobagens.

Quanto às “ficções benignas”, a ideia que está por detrás do jogo de palavras – ... mentiras que parecem verdades e verdades que parecem mentiras... –, é a de criações de situações

  • a) improváveis, sem qualquer contato com a realidade.
  • b) reconhecíveis, embora revestidas de aparência fantasiosa.
  • c) enganosas, mas com final feliz e satisfatório aos desejos humanos.
  • d) baseadas em mentiras, mas que recuperam considerável valor moral em seu final.
  • e) que, apesar de trazerem entretenimento, têm como fundamento o enganar.
#21443
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(1,0) 10 - 

Os seres humanos não podem viver sem ficções - mentiras que parecem verdades e verdades que parecem mentiras. E, graças a essa necessidade, existem criações maravilhosas como as belas artes e a literatura, que tornam mais suportável a vida das pessoas. Mas há as ficções benignas, como as que saíram dos pincéis de um Goya ou da pena de um Cervantes, e aquelas malignas, que negam sua natureza subjetiva, ideal e irreal e se apresentam como descrições objetivas, científicas, da realidade.

 

Mais recentemente, tivemos muitas oportunidades de ver os efeitos perniciosos das ficções malignas, disseminadas por alguns gurus, que dizem respeito principalmente à economia como um todo. A mais recente é a de Paul Krugman que, em sua coluna no New York Times, anunciou um próximo "corralito" na economia espanhola, o que por acaso contribuiu para acelerar a fuga de capitais da Espanha e deve ter deixado estupefatos muitos dos seus admiradores que ainda não tinham percebido que também os ganhadores do Nobel de Economia, quando se transformam em ícones da mídia, às vezes dizem bobagens.

Em – Mas há as ficções benignas, como as que saíram dos pincéis de um Goya ou da pena de um Cervantes... –, a figura de linguagem empregada no termo destacado é

  • a) metonímia.
  • b) ambiguidade.
  • c) antítese.
  • d) anáfora.
  • e) hipérbole.