Prova do BACEN - Noções de Direito Constitucional 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio do concurso do Banco Central - BACEN.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca CESPE, para nível médio do cargo de Técnico do Banco Central – Noções de Direito Constitucional 2. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes do Banco Central - BACEN.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA -SIMULADO - QUESTÕES de Noções de Direito Constitucional 2.
1 - Questões de A Constituição da República Federativa do Brasil, de 5/10/88:
1.1 - Questões de Princípios Fundamentais.
1.2 - Questões de Direitos e Garantias Fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais.
1.3 - Questões de Administração Pública:
disposições gerais, servidores públicos civis.
1.4 - Questões de Poderes da União.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões Noções de Direito Constitucional 2.
(1,0) 1 -
No que concerne à gestão de recursos humanos, julgue os próximos itens.
É facultado ao presidente da República, por meio de decreto, o estabelecimento dos casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.
- #21745
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Constitucional
- Concurso
- BACEN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Entre os cargos vitalícios estipulados na CF, encontra-se o de defensor público, inserido na reforma trazida pela EC n. º 45/2004.
- #21746
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Constitucional
- Concurso
- BACEN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência são princípios constitucionais que regem a administração pública, traduzindo-se o princípio da impessoalidade no princípio da finalidade, que impõe ao administrador público o dever de praticar o ato administrativo apenas para o seu fim legal.
- #21747
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Constitucional
- Concurso
- BACEN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Para que uma servidora pública federal, que exerça o magistério no ensino superior possa reduzir em cinco anos os requisitos de idade para aposentadoria, ela deverá comprovar tempo de serviço exclusivo nessa função.
(1,0) 5 -
Acerca das normas constitucionais sobre administração pública, julgue os itens subsequentes.
A empresa privada prestadora de serviço público responde subjetivamente pela reparação do dano sofrido pelo usuário desse serviço, por ato praticado por funcionário dessa empresa.
(1,0) 6 -
Acerca dos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir.
A cooperação entre os povos para o progresso da humanidade é definida na Constituição como objetivo fundamental da República Federativa do Brasil.
(1,0) 7 -
Constitui princípio que rege a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais a concessão de asilo político, vedada a extradição.
(1,0) 8 -
Entre as inelegibilidades relativas estipuladas na CF, está previsto o impedimento relativo à capacidade eleitoral passiva previsto exclusivamente em lei complementar com o objetivo, entre outros, de proteger a probidade administrativa e a moralidade para exercício de mandato.
- #21752
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Constitucional
- Concurso
- BACEN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Para que um partido político tenha representação no Congresso Nacional, é suficiente que o partido tenha um só parlamentar em qualquer uma das Casas do Congresso.
(1,0) 10 -
Considere que Marcos, oficial da Aeronáutica há 8 anos, seja casado com Vânia, cujo irmão é senador pelo estado da Paraíba. Nesse caso, não há impedimentos para que Marcos se candidate a cargo eletivo no referido estado, desde que se afaste da carreira militar.