Prova Diversos - Legislação Aplicada ao SUS 8 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso Diversos.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Diversas, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Diversos.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Legislação Aplicada ao SUS 8 do concurso Diversos.
- Questões de Legislação Aplicada ao SUS.
- Questões de O Sistema Único de Saúde: Aspectos históricos.
- Questões de Fundamentação Jurídica e organizacional do SUS: Princípios e Diretrizes do SUS ,Constituição Federal art. 196 a 200, Leis Orgânicas da Saúde:Lei Federal nº 8.080/1990, Lei Federal nº 8142/1990; Portaria GM nº 687/2006 – Aprova a Política de Promoção da Saúde
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Legislação Aplicada ao SUS 8.
- #33461
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
O Projeto da Reforma Sanitária, que influenciou a formatação do Sistema Único de Saúde - SUS parte do seguinte princípio:
- a) descentralização - que a política pública de saúde deve ser de maneira descentralizada, privilegiando o planejamento da esfera federal.
- b) integralidade - a compreensão do atendimento dicotômico entre a assistência preventiva e curativa.
- c) hierarquização - que os serviços de saúde sejam estruturados de maneira que haja uma ordenação da prestação de acordo com as demandas apresentadas.
- d) universalidade - a defesa de que toda pessoa que contribui financeiramente tem direito aos serviços privados e públicos de saúde.
- e) participação popular - a defesa da participação da sociedade civil na execução e implementação da política pública de saúde, portanto o exercício do controle social.
- #33462
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Quinze anos depois de sua criação, pode-se afirmar que o Sistema Único de Saúde (SUS) se transformou em um dos maiores sistemas de saúde do mundo. Com relação à implantação do SUS, assinale a opção incorreta.
- a) Trata-se de uma reforma completa do sistema de saúde, implantada como uma política de caráter universal e que se beneficia de um contexto de desenvolvimento econômico positivamente acelerado.
- b) A implantação do SUS trouxe avanços para a área de vigilância sanitária, embora a imprecisão na definição da responsabilidade de cada ente federado ainda permaneça, o que compromete a pretensa racionalidade sistêmica da ação governamental.
- c) O SUS promoveu a transferência regular de grande parte dos recursos da União para estados e municípios, os quais, entretanto, não ampliaram sua autonomia para elaborar projetos e modelos de atenção próprios, pois o Ministério da Saúde condiciona o repasse à execução de determinados projetos.
- d) A reorganização do sistema de saúde e a garantia de acesso e de atenção com qualidade entre as várias cidades e regiões de todo o país acontecem de forma desigual em função da heterogeneidade do contexto político e sanitário de cada uma delas, além da distinta capacidade de pressão da população.
- e) Houve uma real descentralização da responsabilidade pela execução da assistência à saúde, evidenciando-se a municipalização quase completa da atenção primária e a divisão de responsabilidade com os estados quando se trata do atendimento especializado ou hospitalar.
- #33463
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Uma das áreas de atuação profissional do assistente social nas políticas sociais é a saúde, palco de grandes mudanças no país, a partir dos anos 90, com a implementação do Sistema Único de Saúde - SUS, que tem como marca:
- a) a saúde como direito de todos e dever do Estado, a descentralização e a democratização da participação da sociedade.
- b) a centralização das ações de saúde nas mãos do Governo Federal e a desresponsabilização dos municípios das ações de saúde
- c) a definição de responsabilidades dos vários níveis de governo, cabendo ao nível federal as tarefas de alta complexidade e aos municípios, exclusivamente, as tarefas de vacinação e pré-natal.
- d) a construção de um modelo de atenção à saúde, que privilegia o atendimento hospitalar e a atenção privada à saúde.
- e) a obrigatoriedade de construção da estratégia de saúde da família nos municípios
- #33464
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A partir do texto constitucional de 1988, a Saúde é vista como direito de todos e dever do Estado, cujas ações e serviços são organizados de acordo com a característica de
- a) descentralização, com várias direções em cada esfera de governo.
- b) atendimento integral, com prioridade para atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.
- c) participação primordial dos gestores públicos.
- d) destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
- e) assistência à saúde livre para a iniciativa privada, que terá participação principal no SUS.
- #33465
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A Lei Estadual 11.064 de 1994, de Pernambuco, que dispõe sobre a substituição progressiva dos Hospitais Psiquiátricos por rede de atenção integral a saúde mental, estabelece que: 1. os direitos do portador de transtorno psiquiátrico, entre outros, são: tratamento humanitário e respeitoso, sem qualquer discriminação; proteção contra qualquer forma de exploração; espaço próprio, necessário à sua liberdade, com oferta de recursos terapêuticos; acesso aos meios de comunicação disponíveis para proteger-se contra quaisquer abusos; integração, sempre que possível, à sociedade, dos pacientes asilares. 2. Os serviços ambulatoriais e de emergência psiquiátrica no âmbito do SUS, quando funcionarem como porta de entrada do sistema assistencial de saúde mental, poderão ser oferecidos por instituições públicas e privadas. 3. O estado de Pernambuco substituirá, progressivamente, mediante planificação anual, os leitos psiquiátricos pelos recursos assistenciais alternativos. 4. Os recursos psiquiátricos a serem aplicados ao tratamento e assistência psiquiátrica, entre outros, são: atendimento ambulatorial; emergência psiquiátrica no pronto socorro geral; leitos psiquiátricos em hospital geral; hospital-dia e hospital-noite; centro de convivência, atelier terapêutico, oficina e pensão protegidas; unidade de desintoxicação em hospital geral.5. A implantação e manutenção da rede de atendimento integral em saúde mental será descentralizada e municipalizada, observadas as particularidades socioculturais, locais e regionais, garantida a gestão social destes meios, cabendo ao gestor estadual, a criação de todos os serviços alternativos. Estão corretas:
- a) 2, 3 e 5, apenas.
- b) 1, 2 e 4, apenas.
- c) 3, 4 e 5, apenas.
- d) 1, 3 e 4, apenas.
- e) 1, 2, 3, 4 e 5.
- #33466
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
É consenso que a proposta do SUS que define entre outros as ações dos assistentes sociais está fundamentada em uma concepção moderna e ampliada de saúde. Acerca do assunto, julgue os itens a seguir. I Na concepção de saúde moderna, todos os fatores que não podem ser controlados pelos indivíduos estão excluídos do âmbito da promoção da saúde. II A concepção tradicional de saúde enfatiza que os programas e ações praticados estão concentrados em componentes educativos primariamente relacionados com riscos comportamentais cambiáveis. III A concepção ampliada de saúde permitiu superar o conceito de promoção da saúde referenciado no modelo da história natural da doença, que considera a saúde como ausência de doença. IV A concepção de saúde moderna envolve um campo de conhecimentos e práticas transversais a todas as ações e níveis de saúde, vinculando-os, especialmente, ao conjunto das políticas sociais. V A concepção moderna de saúde perpassa os diferentes níveis de complexidade específicos da atenção à saúde: a prevenção, a promoção e a cura; e entende a promoção da saúde como uma etapa anterior à prevenção ou à cura. Estão certos apenas os itens
- a) I, II e V.
- b) I, III e IV.
- c) I, IV e V.
- d) II, III e IV.
- e) II, III e V.
- #33467
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Promovida pelo Ministério da Saúde, no período de 2001 a 2006, a legitimação da política nacional de redução da morbimortalidade por acidente e violências não inclui o(a)
- a) publicação de portaria que torna obrigatória a notificação, por parte dos profissionais de saúde, das situações de suspeita, ou confirmação, de maus-tratos contra crianças e adolescentes.
- b) publicação de portaria do Ministério da Justiça que obriga o profissional de saúde a deter, em unidade de saúde, o autor de violência contra a mulher, mesmo que este seja membro da família da vítima.
- c) publicação de portarias que disponibilizam uma nova ficha de registro de entrada para pacientes no SUS, capaz de indicar os que foram vítimas de acidentes e violência, conforme as regras do Sistema de Informações em Saúde para Acidentes e Violência (SISAV)
- d) lançamento da matriz pedagógica para formação de redes de atenção integral para mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual.
- e) definição, por meio de uma portaria, das regras para o registro e o preenchimento da autorização de internação hospitalar (AIH)
- #33468
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Acerca dos eixos de ação que objetivam a institucionalização e a difusão da política nacional de humanização (PNH) do SUS, assinale a opção incorreta.
- a) A PNH deverá fazer parte do conteúdo profissionalizante na graduação, pós-graduação e extensão em saúde e estar vinculada aos pólos de educação permanente e às instituições de formação.
- b) A PNH estará expressa, exclusivamente, no plano nacional de saúde para garantir sua uniformidade em todo o território nacional, sem que haja necessidade da participação e interferência dos governos estaduais e municipais.
- c) Propõe-se a promoção de ações que assegurem a participação dos trabalhadores nos processos de discussão e decisão, fortalecendo sua motivação, autodesenvolvimento e crescimento profissional.
- d) Indica-se por meio de ação de mídia e discurso social amplo, a inclusão da PNH no debate da saúde.
- e) Sugere-se o acompanhamento e a avaliação sistemáticos das ações realizadas, estimulando a pesquisa relacionada às necessidades do SUS na perspectiva da humanização.
- #33469
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A política de saúde compõe o universo profissional na medida em que integra o conjunto das políticas públicas através das quais se materializam direitos sociais. Ela pressupõe uma visão ampliada da saúde, contida na Lei Orgânica da Saúde (8.080/92), que introduz o SUS (Sistema Único de Saúde) e dispõe de prerrogativas legais balizadoras da formulação de políticas de saúde em todos os níveis. Nesta lei compreende-se, em suas "Disposições Gerais", como determinantes e condicionantes a:
- a) saúde do trabalhador, a assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica, e as ações preventivas.
- b) vigilância sanitária, a garantia de recursos para o estudo dos impactos socioambientais e a realização de levantamentos das condições de vida da população.
- c) diferenciação das condições de vida das diversas classes sociais para a estruturação de políticas voltadas aos grupos mais vulnerabilizados socialmente.
- d) situação social dos trabalhadores nos meios urbanos e rurais, as condições de reprodução social que dispõem as famílias e a vigilância epidemiológica.
- e) alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
- #33470
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
De acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a afirmativa correta, a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS).
- a) O SUS deve colaborar com as ações de saúde do trabalhador.
- b) O SUS deve ser centralizado, com direção do governo Federal.
- c) As instituições privadas de saúde devem participar do SUS.
- d) Compete ao SUS controlar a proteção do meio ambiente.
- e) Compete ao SUS fiscalizar e inspecionar alimentos.