Prova Diversos - Legislação Aplicada ao SUS 6 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado Legislação Aplicada ao SUS gratuito | cód.2790
Você está a um simulado de distância da sua melhor versão. Treine para o concurso . Concursos Diversos! 💡
🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Legislação Aplicada ao SUS
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões . Concursos Diversos
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso . Concursos Diversos
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.
Ver apostilas para . Concursos Diversos
📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos
Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para . Concursos Diversos
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #33441
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde - SUS, a execução de ações de
- a) incremento, em sua área de atuação, do desenvolvimento social e educacional.
- b) formação de recursos humanos na área social.
- c) controle e fiscalização de serviços, produtos e substâncias de interesse social.
- d) fiscalização e inspeção de alimentos para consumo animal.
- e) assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.
- #33442
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
As ações e serviços de saúde executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada, em níveis de complexidade crescente. No nível municipal, o SUS poderá organizar-se em distritos para
- a) criar comissões permanentes de integração entre os serviços de saúde e as instituições de ensino médio.
- b) articular políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva áreas compreendidas no âmbito do SUS.
- c) integrar e articular recursos, técnicas e práticas voltadas para a cobertura total das ações de saúde.
- d) propor prioridades, métodos e estratégias para a formação de recursos sociais do SUS.
- e) desenvolver em conjunto ações e serviços socioassistenciais.
- #33443
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O SUS Sistema Único de Saúde é estruturado pela ......, em vez de sua efetivação linear e igualitária; pela ...... de suas diversas instâncias operacionais, sob comando único; e pela ...... dessas instâncias em nível nacional, estadual e municipal, mas não se deve perder de vista a sua ......, pois deve guiar-se por diversos níveis de direção administrativa. Preenche corretamente as lacunas, respectivamente,
- a) hierarquização; regionalização; descentralização; integração.
- b) regionalização; hierarquização; integração; descentralização.
- c) descentralização; integração; hierarquização; regionalização.
- d) regionalização; integração; descentralização; hierarquização.
- e) hierarquização; descentralização; regionalização; integração.
- #33444
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Sobre os princípios que regem a organização do SUS, assinale a alternativa incorreta:
- a) O princípio da Regionalização e Hierarquização preconiza que a rede de serviços do Sistema Único de Saúde deve ser organizada de forma regionalizada e hierarquizada para que se tenha um conhecimento maior dos problemas de saúde da população de uma determinada área.
- b) A Complementaridade do Setor Privado é definida pela Constituição Federal de 1988 em caso de insuficiência do setor público.
- c) O acesso da população à rede de serviços do Sistema Único de Saúde deve se dar por intermédio dos serviços de nível terciário de atenção.
- d) São princípios organizativos do Sistema Único de Saúde a Regionalização e Hierarquização, a Resolutividade, a Descentralização, a Participação dos Cidadãos e a Complementaridade do Setor Privado.
- e) O princípio da Resolutividade exige que o indivíduo seja atendido pelo serviço correspondente à sua necessidade e que este esteja capacitado para enfrentá-lo e resolvê-lo no nível de sua complexidade.
- #33445
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 5 -
Assinale a alternativa incorreta sobre os princípios doutrinários do SUS:
- a) O Sistema Único de Saúde deve tratar desigualmente os desiguais.
- b) O Sistema Único de Saúde deve oferecer o mesmo atendimento a todas as pessoas, da mesma maneira, em todos os lugares.
- c) O princípio da Universalidade prevê que todas as pessoas têm direito ao atendimento de saúde, independentemente de cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego, renda, etc.
- d) Os serviços de saúde devem funcionar atendendo o indivíduo como um ser humano integral.
- e) Todo cidadão é igual perante o Sistema Único de Saúde e deve ser atendido conforme as suas necessidades.
- #33446
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 2
(1,0) 6 -
Assinale a alternativa incorreta:
- a) O Sistema Único de Saúde (SUS)
- b) O SUS é um novo sistema em processo de construção.
- c) O SUS tem como objetivo dar assistência à população baseada no modelo da promoção, proteção e recuperação da saúde.
- d) O SUS pode ser entendido como uma nova formulação política e organizacional para o reordenamento dos serviços e das ações de saúde.
- e) O SUS tem sua formulação política e organizacional estabelecida pela Constituição Federal de 1988 e posteriormente pelas leis que a regulamentam.
- #33447
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O trabalho do Assistente Social na saúde deve estar articulado aos princípios dos projetos da reforma sanitária e ético-política do serviço social. Considerando estas referências, cabe ao serviço social na área da saúde entre outras,
- a) estar articulado e sintonizado com os trabalhadores, usuários e funcionários que não lutam pela efetivação do SUS.
- b) facilitar o acesso de todo e qualquer usuário aos serviços de saúde da instituição e submeter a operacionalização de seu trabalho aos arranjos propostos pelos governos em relação ao SUS.
- c) construir e ou efetivar conjuntamente com outros profissionais, espaço nas unidades de saúde que garanta a participação popular nas decisões a serem tomadas.
- d) estar disposto a articular a construção de um projeto democrático nas unidades de saúde e permitir que exclusivamente os profissionais do serviço social o defenda.
- e) reduzir a ação exclusiva sobre as questões subjetivas vividas pelo usuário e pela defesa de uma particularidade do trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais no SUS.
- #33448
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A continuidade da reforma gerencial do Estado brasileiro, iniciada na década de 1990, manifesta-se, na atualidade, por meio de políticassociais que oferecem "(...) uma rede de proteção social focalizada nos segmentos populacionais mais pobres sem qualificação para ingressarprioritários ao aumento da renda e do consumo dos mais pobres, encontram-se o(a):
- a) previdência social e o voluntariado.
- b) empreendedorismo familiar e as cotas universitárias.
- c) planejamento familiar e o Bolsa-Família.
- d) SUAS e o SUS.
- e) microcrédito e a reforma agrária.
- #33449
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Nos termos da Lei nº 8.080/1990, que dispõe sobre o Sistema Único de Saúde (SUS): 1) o Estado deve garantir a saúde através da formulação e da execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos. 2) o estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde, é dever do Estado. 3) o SUS é constituído pelo conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta, e das fundações mantidas pelo Poder Público, e pelas instituições privadas de saúde. 4) um dos princípios do SUS é o da equidade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. 5) a assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional está incluída no campo do SUS. Está(ão) correta(s) apenas:
- a) 2
- b) 1 e 2
- c) 3 e 5
- d) 3 e 4
- e) 1, 2 e 5
- #33450
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Legislação Aplicada ao SUS
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A Lei 8.080/1990 estabelece que:
- a) a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, em seu âmbito administrativo, têm a atribuição de organizar e coordenar o sistema de informação de saúde.
- b) à direção nacional do SUS, compete executar serviços de vigilância epidemiológica e sanitária.
- c) é objetivo do SUS a identificação e a divulgação dos fatores condicionantes e determinantes das doenças.
- d) a responsabilidade pela formulação e execução de ações de saneamento básico ultrapassa o campo de ação do SUS.
- e) a participação da população economicamente ativa nos órgãos de gestão da política de saúde, no âmbito municipal, é um dos princípios do SUS.