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COMPROMISSO VASCULAR | CONCURSO

COMPROMISSO VASCULAR

SIMULADO TRE-RJ | ANALISTA JUDICIÁRIO – PSICOLOGIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso TRE-RJ para o cargo de Analista Judiciário – Psicologia .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CONSULPLAN para o concurso TRE-RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Judiciário – Psicologia , contendo Psicologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado TRE-RJ | Analista Judiciário – Psicologia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso TRE-RJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#118757
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Psicologia
Concurso
TRE-RJ
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(1,0) 1 - 

No que concerne às políticas e práticas em saúde mental no Brasil são necessárias habilidades e competências essenciais para a atuação de psicólogos junto às equipes interdisciplinares. Acerca dessas habilidades e competências, o psicólogo precisa

  • a) ser porta-voz da equipe em todas as comunicações com administradores ou com os responsáveis pela instituição em que atua.
  • b) ser capaz de realizar um bom atendimento clínico de todos os pacientes assistidos pela equipe, zelando pelo projeto terapêutico.
  • c) responsabilizar-se pela resolução de conflitos entre os membros da equipe atendendo às diretrizes na política nacional de humanização e educação em saúde.
  • d) preocupar-se com a formação de futuras gerações de profissionais, atuar frente às necessidades identificadas no público assistido e realizar a prática baseada em evidências.
#118758
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Psicologia
Concurso
TRE-RJ
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(1,0) 2 - 

Mediante os transtornos mentais por uso de substâncias é relativamente comum a adoção por parte dos profissionais da saúde, inclusive psicólogos no âmbito da saúde mental, do recurso da entrevista motivacional visando mudanças para prevenção e promoção de saúde. A entrevista motivacional consiste em

  • a) um modelo de psicoterapia que requer o desenvolvimento de pesquisas para ser utilizado por profissionais de saúde.
  • b) uma técnica ou estratégia simples, que não necessita de muito treinamento, podendo ser utilizada por qualquer profissional.
  • c) uma estratégia de saúde que requer treinamento supervisionado e que vem demonstrando resultados importantes para diversas condutas associadas à saúde de um modo geral.
  • d) um modelo amplamente divulgado com estudos consistentes e estabelecidos de modo que são dispensáveis pesquisas sobre a aplicabilidade, repertório de técnicas e resultados alcançados.
#118759
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Psicologia
Concurso
TRE-RJ
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(1,0) 3 - 

Ainda no que se refere à Resolução nº 007/2003 do Conselho Federal de Psicologia, que “Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica,” analise as afirmativas a seguir.

I. Abrangem princípios para a apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.

II. A avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos.

III. Por meio das diretrizes da Resolução há a abrangência de informações dos fatos ou situações objetivas relacionadas ao atendimento psicológico, com objetivos de fazer com que se compareça, estabeleça o acompanhamento do indivíduo e propicie a declaração de informações sobre as condições do acompanhamento.

IV. Os princípios éticos e técnicos da referida Resolução requerem cuidados em relação aos deveres do psicólogo nas suas relações com o sujeito assistido, ao sigilo profissional, às relações com a justiça e ao alcance das informações; bem como a consideração de que os objetos desse procedimento possuem aspectos históricos, sociais, econômicos e políticos no processo de subjetivação.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • a) I e II.
  • b) II e III.
  • c) III e IV.
  • d) II e IV.
#118760
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Psicologia
Concurso
TRE-RJ
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(1,0) 4 - 

A Resolução nº 07/2003 do Conselho Federal de Psicologia – CFP apresenta diretrizes no que concerne aos tipos, definições e maneiras de estruturação de documentos psicológicos para a emissão de documentos provenientes de procedimentos de avaliação e testagem psicológica, bem como para o auxílio de estruturação de psicodiagnóstico. Com base nessa informação, analise as afirmativas sobre as prerrogativas do CFP para emissão de documentos, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) As mais diversas questões podem ser explicitadas nestes documentos desde que respaldadas pelo Conselho Representante da Profissão de Psicólogo.

( ) A prestação de um serviço deve ser realizada de modo responsável, independente dos processos de subjetivação, da demanda social, da dinâmica da comunidade científica e profissional e do uso de instrumentos.

( ) A recusa do uso de instrumentos, técnicas e da experiência profissional, em quaisquer condições, para corroborar modelos ideológicos e institucionais perpetuadores de segregação aos mudos de subjetivação, é imperativa.

( ) A prestação de um serviço deve ser realizada de modo responsável, de maneira que os princípios éticos sustem o compromisso clínico e experimental da psicologia, visto que as demandas são compreendidas como de grande complexidade.

( ) Independente da exigência do trabalho, as intervenções são sugeridas a partir da identificação de algum tipo de demanda e da construção de um projeto de trabalho que apontem para a formulação dos condicionantes do sofrimento psíquico.

A sequência está correta em

  • a) F, V, F, V, V.
  • b) V, F, V, F, F.
  • c) F, F, V, V, V.
  • d) V, V, F, F, F.
#118761
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Psicologia
Concurso
TRE-RJ
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(1,0) 5 - 

O psicodiagnóstico pode ser descrito como o procedimento por meio do qual o cliente poderá se expressar em um encontro proveniente da relação que estabelece com um profissional devidamente capacitado e que diz respeito ao seu modo de ser no mundo. Em outros termos, em um processo psicodiagnóstico, o psicólogo descreve o modo de ser no mundo do cliente a partir de seu encontro com o psicólogo e por meio do encontro. De acordo com essa definição e as características do psicodiagnóstico, assinale a afirmativa correta.

  • a) A função do psicólogo no psicodiagnóstico é a de evitar um clima propício para que o cliente possa entrar em contato com sua experiência, abstendo-se da percepção mais completa e congruente de si.
  • b) O retorno fornecido a um cliente em decorrência do psicodiagnóstico deve se referir à devolução de informação e à transmissão de resultados, mantendo a objetividade e a racionalidade de todo o processo que envolve, sobretudo, a tomada de dados.
  • c) Embora não se confunda com uma terapia, o psicodiagnóstico tem efeito terapêutico, visto que se pretende que o cliente recupere sua dimensão de liberdade, de sujeito que se apropria de suas experiências e as simboliza corretamente, sem necessidade de defender-se delas.
  • d) A comunicação da compreensão/retorno para o cliente ocorre apenas no final do processo, devendo ser evitadas as devolutivas parciais ao longo do processo, evitando os vieses que podem ocorrer se o psicólogo comunica ao cliente a compreensão que vai alcançando das vivências que este lhe traz.
#118762
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Psicologia
Concurso
TRE-RJ
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(1,0) 6 - 

O estudo da qualidade de vida no trabalho é assunto de extrema relevância e discussão no âmbito organizacional, visto o mercado altamente competitivo em que convivemos, o que exige a adoção e o desenvolvimento de ações para a melhoria do bem-estar biológico, psicológico e social dos trabalhadores. No que concerne à qualidade de vida no trabalho, é correto afirmar que:

  • a) Consiste em uma transcrição da maneira especial de pensar em relação às pessoas, do trabalho que desempenham e das organizações nas quais suas carreiras são realizadas.
  • b) Consiste em dramáticas mudanças nas organizações, as quais abrangem preocupação renovada de forma exclusiva com o alto desempenho em razão da tamanha competitividade.
  • c) O comportamento nas organizações é decorrente da agregação de indivíduos e grupos para exercerem sua força de trabalho de modo desprendido de indicadores de diversidades individuais.
  • d) O comportamento organizacional é essencial no ambiente de trabalho haja vista o respeito por diferenças como um tema-chave nas organizações cujas forças de trabalho são, crescentemente, diversas em termos de gênero, raça, etnia, idade e capacidade física.
#118763
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Psicologia
Concurso
TRE-RJ
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(1,0) 7 - 

O psicodiagnóstico constitui uma das atividades fundamentais do psicólogo. Além disso, envolve a possibilidade do uso de testes projetivos e objetivos, bem como a utilização de entrevistas. Considerando essa característica básica, assinale a alternativa correta.

  • a) O processo de entrevista propicia menor grau de liberdade para o entrevistador.
  • b) Uma entrevista diretiva ou fechada é desprovida de programação, requer planejamento, o segmento de uma determinada sequência sem que haja alteração das perguntas.
  • c) A entrevista aberta ou não diretiva fornece ampla liberdade do entrevistador para realizar as perguntas e intervenções, possui caráter flexível e permite uma investigação profunda do entrevistado.
  • d) Uma entrevista diretiva é o procedimento por meio do qual o entrevistador possibilita a fala livre do entrevistado no sentido de esclarecer pontos obscuros ou confusos, para obter informações conforme os objetivos previamente designados.
#118764
Banca
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Psicologia
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TRE-RJ
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(1,0) 8 - 

A consciência é uma função psíquica por meio da qual o homem pode perceber a si mesmo, as outras pessoas e o contexto em que esteja inserido. Relaciona-se às demais funções psíquicas como a percepção e a sensação, dentre outras. Contudo, o estado de consciência pode variar, fazendo com que um sujeito experiencie outros tantos níveis ou estados, tais como perturbações e prejuízos em distintas dimensões da vida. Relacione adequadamente os termos aos conceitos.

1. Confusão mental.

2. Estreitamento.

3. Obnubilação simples.

4. Obnubilação oniroide.

( ) Define estados crepusculares, delírios, alucinações, agitação ou inibição psicomotora, intensas descargas emocionais, transe, sonambulismo, estereotipias, dentre outros.

( ) Conhecida também por turvação da consciência, ou ainda por amência, perde-se a relação entre os processos psíquicos na realização do pensamento, da memória e da percepção.

( ) Caracteriza-se por ausência de sintomas psicóticos, intensa sonolência, hipoprosexia, desorientação espaço-temporal, pensamento alentecido, hipoestesia, hipomnesia; apatia e inibição psicomotora.

( ) Envolve sintomas psicóticos, ilusões, pseudoalucinações visuais, ideias deliroides, dificuldade de concentração e exarcebação da atenção espontânea, desagregação de pensamento, desorientação temporoespacial, exaltação afetiva, dentre outros.

A sequência está correta em

  • a) 1, 2, 4, 3.
  • b) 2, 1, 3, 4.
  • c) 1, 3, 4, 2.
  • d) 2, 1, 4, 3.
#118765
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Psicologia
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TRE-RJ
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(1,0) 9 - 

As funções psicológicas superiores, dentre elas atenção, memória, imaginação, pensamento e linguagem são organizadas em sistemas funcionais, cuja finalidade é organizar adequadamente a vida mental de um indivíduo em seu meio. Além dessas, consideram-se também a consciência, a sensação e a percepção, a criatividade, a inteligência, a orientação etc. Em caso de disfuncionalidade desses sistemas e/ou demais funções, identifica-se o que se pode denominar por desorganização mental ou um transtorno psicológico. Tendo isso em vista e a respeito das alterações do pensamento, analise as afirmativas a seguir.

I. A ideação anancástica consiste em ideias, pensamentos, impulsos ou imagens persistentes, que irrompem subitamente a consciência.

II. Quando a ideação é do tipo suicida, revela um indivíduo desconfiado, com intensa raiva manifesta ou com antecedentes de violência.

III. A ideação tipo fóbica consiste em um medo irracional de situação ou coisa que irrompe subitamente na consciência do indivíduo, despertando intensos sentimentos de ansiedade.

IV. Quando as alterações são do tipo obsessivo, caracterizam-se por ser inevitáveis e incompreensíveis e vivenciados como intrusivos e inapropriados, ocasionando ansiedade ou intenso desconforto.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • a) I e II.
  • b) II e III.
  • c) I, III e IV.
  • d) II, III e IV.
#118766
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Psicologia
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TRE-RJ
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(1,0) 10 - 

“Instrumentos de avaliação, que têm por objetivo medir a intensidade de sintomas de depressão, têm alcançado um papel de destaque no meio clínico e de pesquisa, por conseguirem avaliar sentimentos subjetivos e de autopercepção, aspectos importantes para auxiliar no diagnóstico formal da depressão e que são mais difíceis de serem observados apenas pela avaliação clínica.”

(Paranhos, Argimon & Werlang, 2010.)


Nessa perspectiva destacam-se o Inventário de Depressão de Beck, instrumento amplamente estudado e utilizado mundialmente, bem como demais escalas e baterias nacionais para identificação, rastreio e avaliação da gravidade de quadro depressogênicos, indicados pelo SATEPSI. Tendo isso em vista, a respeito do Inventário Beck de depressão é correto afirmar que

  • a) é uma escala de autorrelato, composto por 20 itens descritivos, com alternativas de respostas variando de nada a um pouco, moderadamente e gravemente.
  • b) uma escala de autorrelato constituído por 21 itens, dentre os quais os primeiros 19 apresentam três alternativas para respostas refletindo gradações da gravidade de desejos, atitudes e planos suicidas.
  • c) é um instrumento que possui 20 sentenças, nas quais o sujeito deve assinalar verdadeiro ou falso para cada afirmação apresentada e mede a dimensão do pessimismo ou da extensão das atitudes negativas frente ao futuro.
  • d) é um instrumento de autorrelato composto por 21 itens, cada um com 4 alternativas com escores de 0 a 3 que subentendem graus crescentes da depressão, utilizado para a medida da intensidade da depressão, sobretudo na área clínica e na pesquisa.
#118767
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Psicologia
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TRE-RJ
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(1,0) 11 - 

A afetividade é um tema de importância para a compreensão de psicopatologias. Os afetos consistem, pois, em estados psíquicos subjetivos que se caracterizam pela propriedade de serem agradáveis ou desagradáveis. Nesse sentido é possível afirmar que o conceito de afetividade abrange emoções, sentimentos, paixões e humor. Tendo em vista tais considerações sobre a afetividade, assinale a afirmativa correta.

  • a) Na mania ocorre, entre outras coisas, dificuldade do controle da raiva, labilidade e incontinência afetiva.
  • b) No transtorno de personalidade borderline ocorrem sintomas depressivos, ansiosos, irritabilidade e estados delirantes.
  • c) As contribuições da psicanálise são enfáticas e taxativas para o estudo da afetividade, haja vista que o afeto é expresso por mímica, olhar, gestos, postura e tom de voz.
  • d) Os comportamentos de apego podem ser verificados no primeiro mês após o nascimento e tendem a perdurar durante a vida toda, mas, considerando, sobretudo, as fases iniciais do protesto, desespero e distanciamento.
#118768
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Psicologia
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TRE-RJ
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(1,0) 12 - 

O Inventário de Habilidades Sociais – IHS é um instrumento que se pauta na compreensão de que as habilidades sociais consistem em classes de condutas existentes no repertório de comportamentos de um indivíduo, que compõem um desempenho socialmente aceito. Tendo isso em vista, analise as afirmativas a seguir.

I. A fidedignidade do IHS foi avaliada através de uma análise correlacional entre os escores das duas aplicações teste-reteste.

II. A validade concorrente do IHS foi avaliada através de uma análise correlacional entre os dados deste inventário e os da Escala de Assertividade de Rathus.

III. Uma avaliação ou julgamento a respeito da adequação do comportamento de uma pessoa e do efeito que produz em uma determinada situação é denominado por competência social.

IV. O aspecto analítico dos comportamentos verbais e não verbais necessários à competência social, inclusive a necessidade de autoafirmação e defesa dos próprios direitos, que pode ser entendida como assertividade, constituem o repertório de habilidades sociais.

V. O IHS demonstra fidedignidade e estabilidade temporal, já que os estudos com método do teste-reteste evidenciaram correlação alta e significativa, sobretudo corroborando estudos anteriores, quando a administração do instrumento foi em amostra menor e não aleatória.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • a) I e III.
  • b) II e IV.
  • c) I, III e V.
  • d) II, III e V.
#118769
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(1,0) 13 - 

As qualidades psicométricas de um instrumento psicológico são fundamentais para o planejamento da avaliação e testagem psicológica. A respeito das qualidades da BPR-5, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É um instrumento que se mantém com seu propósito, avaliando uma única dimensão a partir de diferentes conteúdos. ( ) A BPR-5 quando utilizada em amostra estudantil em nível universitário permite obter coeficientes de correlação e estrutura fatorial distintos dos estudos desenvolvidos em amostras com estudantes de ensino fundamental e médio. ( ) A BPR-5 possui um único fator responsável pela maior parte da variação entre os escores nos subtestes, o qual se associa a uma medida composta por processamento visual, habilidade quantitativa e inteligências fluída e cristalizada. ( ) Nos subtestes da BPR-5 foi possível verificar que, em relação à validade de critério, as correlações são altas com todo o desempenho escolar, embora, em alguns momentos, 29% da variância das notas seja compartilhada com as semelhanças de raciocínio. ( ) O subteste da BPR-5 que demonstra maior associação com as notas escolares é o RA, o que sugere coerência, visto que o componente específico avaliado por ele é a inteligência cristalizada, que se refere à extensão e à profundidade do conhecimento adquirido.
A sequência está correta em

  • a) V, F, V, V, F.
  • b) F, F, V, F, V.
  • c) V, V, V, F, F.
  • d) F, F, F, V, V.
#118770
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(1,0) 14 - 

Com base nas informações sobre a BPR-5, analise as afirmativas a seguir.

I. Trata-se de um teste que se fundamenta nas principais e mais recentes concepções fatoriais de inteligência, avaliando, simultaneamente, o fator g de Thurstone (1938) e nos fatores específicos de Sperman (1927).

II. O subteste RA associa-se à inteligência fluída e à inteligência cristalizada, o que permite a um sujeito definir a extensão e a profundidade do conhecimento de linguagem.

III. O subteste RM associa-se parcialmente à inteligência fluída e aos conhecimentos práticos mecânicos, os quais são adquiridos principalmente no cotidiano e permite integrar informações em textos com ilustrações de situações-problema.

IV. Todos os subtestes da BPR-5, exceto o RM, possuem formato que requerem o emprego de raciocínio indutivo e conhecimentos de procedimentos, tais como a codificação da informação, os quais consistem na recuperação ou seleção de atributos relevantes.

V. Os estudos de validade da BPR-5 (Primi e Almeida, 2000) evidenciaram que os coeficientes apresentam níveis aceitáveis, os quais podem ser melhorados se o limite de tempo para resposta for aumentado, o que já ocorreu na atual edição do teste.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • a) I, II e III.
  • b) I, IV e V.
  • c) II, III e IV.
  • d) III, IV e V.
#118771
Banca
CONSULPLAN
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Psicologia
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TRE-RJ
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(1,0) 15 - 

A avaliação psicológica se remete quase invariavelmente aos testes psicológicos. Porém, não se restringe a eles, abarcam entrevistas, observação de comportamentos e dinâmicas de grupos visando maior conhecimento acerca do indivíduo ou grupo avaliado. No que tange aos instrumentos psicológicos, a sua preparação exige algumas condições necessárias para assegurar a qualidade e uso seguro desses instrumentos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas condições.

    • a) Adaptação de itens, estudos de pertinência e de utilização.
    • b) Adaptação de itens, estudos de validade, pertinência e padronização.
    • c) Elaboração de itens, estudos de pertinência, normatização e utilização.
    • d) Elaboração e análise de itens, estudos de validade, precisão e padronização.