-
O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.
“A Bateria de Provas de Raciocínio BPR-5 é um teste psicométrico que originou-se da Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial construída por Almeida (1986, 1988) e se propõe a medir habilidades cognitivas diferenciadas. Sendo, pois, um importante instrumento para uso também em contexto do trabalho e organizações no processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas.”
(1,0) 1 -
Com base nas informações sobre a BPR-5, analise as afirmativas a seguir.
I. Trata-se de um teste que se fundamenta nas principais e mais recentes concepções fatoriais de inteligência, avaliando, simultaneamente, o fator g de Thurstone (1938) e nos fatores específicos de Sperman (1927).
II. O subteste RA associa-se à inteligência fluída e à inteligência cristalizada, o que permite a um sujeito definir a extensão e a profundidade do conhecimento de linguagem.
III. O subteste RM associa-se parcialmente à inteligência fluída e aos conhecimentos práticos mecânicos, os quais são adquiridos principalmente no cotidiano e permite integrar informações em textos com ilustrações de situações-problema.
IV. Todos os subtestes da BPR-5, exceto o RM, possuem formato que requerem o emprego de raciocínio indutivo e conhecimentos de procedimentos, tais como a codificação da informação, os quais consistem na recuperação ou seleção de atributos relevantes.
V. Os estudos de validade da BPR-5 (Primi e Almeida, 2000) evidenciaram que os coeficientes apresentam níveis aceitáveis, os quais podem ser melhorados se o limite de tempo para resposta for aumentado, o que já ocorreu na atual edição do teste.
Estão corretas apenas as afirmativas