(1,0)
Caso clínico 3A3AAA
Um paciente do sexo masculino, com trinta e oito anos de idade, 1,75 m de altura e peso de 195 kg, hipertenso, índice de massa corporal (IMC) de 63 kg/m2 , desempenha no trabalho atividade considerada por ele de muita responsabilidade, associada a alto nível de estresse e se alimenta em restaurantes do tipo self-service ou consome sanduíches e refrigerantes de redes de fast-food. Esse paciente aceitou a indicação médica para cirurgia bariátrica pela técnica de bypass gástrico e foi assistido por equipe interdisciplinar.
A partir do caso clínico 3A3AAA, julgue o item que se segue.
O IMC aferido, de acordo com critérios internacionais, caracteriza a obesidade do paciente como mórbida, predispondo-o a se beneficiar de cirurgia bariátrica.
Ao preparar esse paciente para a cirurgia, o psicólogo deve priorizar a redução da hipertensão, deixando a modificação do comportamento alimentar para o pós-operatório.
O tratamento do paciente mencionado requer assistência psicológica e psiquiátrica, uma vez que casos de obesidade mórbida ocorrem simultaneamente à depressão maior, o que demanda intervenção especializada e medicamentosa.
Para esse paciente, é necessária a intervenção psicológica no controle do estresse, visto que, entre outros fatores, a exposição continuada ao estressor rebaixa as funções protetoras do sistema imunológico, com o consequente aumento da vulnerabilidade do organismo para doenças.
Ainda no que se refere ao caso clínico 3A3AAA, julgue o item subsequente.
O treino para modificação do comportamento alimentar no período pré-operatório favorecerá a perda de peso inicial do paciente, mas a finalidade principal da mudança de hábitos alimentares é o sucesso do pós-operatório em médio e longo prazo.
A indicação de cirurgia para casos de obesidade semelhantes ao apresentado depende de variáveis psicológicas, neurológicas e comportamentais que indiquem ou contraindiquem as técnicas a serem utilizadas nos pacientes.
Sob o ponto de vista da análise do comportamento, a gastroplastia bem sucedida, com grande perda de peso nos primeiros meses do pós-operatório, não é reforçador suficiente para que o paciente mantenha o comportamento alimentar apropriado em longo prazo
Sob o enfoque da análise do comportamento, a ingesta de alimentos como fast-food é um reforçador positivo imediato que costuma ter maior controle sobre o comportamento alimentar do paciente do que a perda de peso obtida pelo controle da dieta.
Na modificação do comportamento alimentar, o paciente em questão deve ser treinado a comer devagar, uma vez que a sensação de saciedade depende não só da quantidade de alimento ingerida, mas também do tempo gasto para mastigar e engolir o alimento.
Julgue o item seguinte, referente a métodos e estudos utilizados por psicólogos.
Em estudos nos quais se pretende avaliar a relação entre o programa de reforço e a frequência do comportamento, consideram-se como variável independente o programa de reforço e como variável dependente a frequência do comportamento.
Acerca dos processos de aprendizagem, julgue o item a seguir.
A punição negativa é caracterizada pela ruptura da contingência entre comportamento e reforço negativo.
No condicionamento clássico, dois estímulos condicionados devem ser emparelhados para que uma resposta condicionada seja instalada.
A extinção operante decorre da remoção do estímulo incondicionado antecedente à emissão da resposta.
Na contingência de três termos, o estímulo discriminativo antecede o comportamento operante e o estímulo reforçador o sucede
Um serviço ambulatorial iniciou um programa preventivo contra câncer de mama e fez ampla divulgação dele pela imprensa local, oferecendo assistência semanal em grupo para mulheres interessadas. Nesse grupo, eram propostas mudanças no estilo de vida, adoção de hábitos saudáveis como alimentação adequada, redução de estresse, abstenção de fumo e autoexame de mama. Algumas mulheres implementaram as mudanças, outras adotaram algumas ou nenhuma das orientações e uma delas, mesmo adotando as mudanças, teve câncer de mama ainda durante o programa. Após o diagnóstico dessa participante, houve significativo aumento na adesão de outras mulheres ao grupo, mas outras desistiram de participar.Com base nessa situação hipotética, julgue o item subsequente à luz do modelo de crenças de saúde.O trabalho em grupo é vantajoso, porque permite às participantes ouvir diferentes experiências e se motivarem mutuamente para alcançar as mudanças propostas, além de ter custo reduzido para o serviço e atingir simultaneamente um número maior de pessoas.
Recuperar senha