(1,0)
A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.
Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue o próximo item, relativo à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.
O uso de tecnologias é imprescindível para proporcionar aos estudantes a oportunidade de interagir e trabalhar juntos em problemas e projetos significativos.
A educação a distância (ou virtual) caracteriza-se por ser um método de ensino e aprendizado desprovido de momentos presenciais.
A maioria dos municípios brasileiros não proporciona acesso à educação superior. Nesse sentido, a EaD surge como alternativa para preencher essa lacuna.
A prática da EaD tem sido concretamente uma prática educativa, ou seja, de interação pedagógica, cujos objetivos, conteúdos e resultados se identificam com aqueles que constituem, nos diversos tempos e espaços, a educação como projeto e processo humanos, histórica e politicamente definidos na cultura das diferentes sociedades.
Ambientes de aprendizagem interativa buscam promover a colaboração entre estudantes, professores, cientistas e educadores, funcionando, entre outras coisas, como fontes de informação, como ferramentas cognitivas e de colaboração, de apoio contextual e social.
Com o surgimento da pandemia de covid-19, o isolamento social promoveu alterações repentinas no processo de ensino e aprendizagem nas escolas brasileiras. Tendo essa situação como referência, julgue o item a seguir.
A utilização das TIC passou a ser uma necessidade de urgência, e isso fez que a educação básica adotasse a educação a distância como modalidade de ensino.
Uma vez que as novas tecnologias da informação e comunicação passaram a mediar o processo educativo, o professor deixou de controlar esse processo.
Acerca da metodologia de ensino de odontologia, especialmente quanto à organização didático-pedagógica e às suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, bem como à organização didático-pedagógica e ao ensino integrado de odontologia diante das exigências metodológicas de ensino e aprendizagem, julgue o item.O TBL (team based learning) é uma metodologia ativa que, para ser posta em prática, deve ser dividida em três grandes etapas: compreensão do problema; conflito cognitivo; e resolução.
Os jogos eletrônicos são elementos presentes no cotidiano e no imaginário das pessoas em diversos contextos; eles têm o potencial de educar, utilizando-se de uma metodologia diversa para aprimorar os conhecimentos dos estudantes em uma sociedade cada vez mais tecnológica e digitalizada. Em relação aos jogos eletrônicos e à sua aplicabilidade no processo de ensino e aprendizagem, julgue o próximo item.
Jogo e gamificação são termos que se assemelham, mas que possuem características distintas: o primeiro define-se na integração entre o processo lúdico e a ação prática; o segundo, na aplicação de elementos e mecânicas de jogos em contextos exteriores a eles, por exemplo, na educação.
Em um curso de EAD para professores de matemática, as estratégias de gamificação podem ser usadas para acrescentar recursos visuais ou sonoros ao processo de ensino e aprendizagem, a fim de torná-lo mais atraente e de promover a competitividade, habilidade essencial para a evolução dos cursistas.
Os objetos de aprendizagem são qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para promover a aprendizagem apoiada em tecnologia.
Wiley, 2002, citado em Coll, Monero & Coll, 2010, p. 252 (com adaptações).
Considerando os requisitos funcionais dos objetos de aprendizagem, julgue o item subsequente.
Acessibilidade econômica (affordability) é a flexibilidade para incorporação e utilização dos objetos de aprendizagem em diversos contextos educacionais.
Durabilidade diz respeito à compatibilidade dos objetos com diversas plataformas e ferramentas de informática.
Julgue o item a seguir no que se refere aos recursos e ferramentas projetadas para a construção de mapas conceituais.
Os recursos e ferramentas de construção de mapas conceituais possibilitam reordenar e reorganizar os conceitos no espaço por meio da quebra dos links.
Os recursos e ferramentas de construção de mapas conceituais limitam o modo de visualização ou a hierarquização dos mapas conceituais.
Os recursos e ferramentas para a construção de mapas conceituais possibilitam o uso de tags e links para relacionar conceitos e ideias.
Recuperar senha