(1,0)
De 1935 até agora, o sistema brasileiro para a eleiçãode deputados e vereadores traz essa característica que tanto odistingue dos modelos proporcionais empregados em todo omundo: a escolha uninominal, pelos eleitores, a partir de listasapresentadas pelos partidos.Sessenta e tantos anos decorridos da introdução dessemodelo de escolha uninominal no Brasil - desde a reformatrazida ao Código de 1932 e pela Lei n.º 48/1935 -, somam-seas queixas de políticos e estudiosos contra a experiência, no dizerde Giusti Tavares, "singular e estranha".Walter C. Porto. A mentirosa urna. São Paulo:Martins Fontes, 2004, p. 121 (com adaptações).A partir das informações do texto acima, julgue os itens que seseguem, acerca do sistema eleitoral brasileiro nas eleições paradeputado e vereador.No sistema proporcional de lista aberta, o eleitor, ao votar em um candidato, contribui para a eleição de todos os demais candidatos do mesmo partido.
De 1935 até agora, o sistema brasileiro para a eleiçãode deputados e vereadores traz essa característica que tanto odistingue dos modelos proporcionais empregados em todo omundo: a escolha uninominal, pelos eleitores, a partir de listasapresentadas pelos partidos.Sessenta e tantos anos decorridos da introdução dessemodelo de escolha uninominal no Brasil - desde a reformatrazida ao Código de 1932 e pela Lei n.º 48/1935 -, somam-seas queixas de políticos e estudiosos contra a experiência, no dizerde Giusti Tavares, "singular e estranha".Walter C. Porto. A mentirosa urna. São Paulo:Martins Fontes, 2004, p. 121 (com adaptações).A partir das informações do texto acima, julgue os itens que seseguem, acerca do sistema eleitoral brasileiro nas eleições paradeputado e vereador.Conforme as regras brasileiras, o voto conferido a um candidato é unipessoal e intransferível, e, por essa razão, não pode colaborar na eleição de outro candidato.
De 1935 até agora, o sistema brasileiro para a eleiçãode deputados e vereadores traz essa característica que tanto odistingue dos modelos proporcionais empregados em todo omundo: a escolha uninominal, pelos eleitores, a partir de listasapresentadas pelos partidos.Sessenta e tantos anos decorridos da introdução dessemodelo de escolha uninominal no Brasil - desde a reformatrazida ao Código de 1932 e pela Lei n.º 48/1935 -, somam-seas queixas de políticos e estudiosos contra a experiência, no dizerde Giusti Tavares, "singular e estranha".Walter C. Porto. A mentirosa urna. São Paulo:Martins Fontes, 2004, p. 121 (com adaptações).A partir das informações do texto acima, julgue os itens que seseguem, acerca do sistema eleitoral brasileiro nas eleições paradeputado e vereador.O candidato a vereador mais votado em uma cidade é eleito, independentemente do desempenho dos demais candidatos da mesma legenda.
Julgue os itens subsecutivos, acerca da Lei n.º 9.504/1997 (normageral das eleições) e respectivas alterações.A urna eletrônica exibe para o eleitor, primeiramente, os painéis referentes às eleições proporcionais e, em seguida, os referentes às eleições majoritárias.
ANALISE O ENUNCIADO DA QUESTÃOABAIXO E ASSINALE"CERTO" (C) OU "ERRADO" (E)A realização de prévias partidárias e sua divulgação pelos instrumentos de comunicação intrapartidária é considerada propaganda eleitoral antecipada pela Lei 9.504/1997.
A respeito das relações entre os sistemas eleitorais e os sistemas partidários, julgue o próximo item.O formato e a estrutura dos partidos políticos relacionam-se menos com a sua origem e história e mais com as condições de competição com outros partidos.
A respeito de aspectos diversos dos partidos políticos no sistema eleitoral brasileiro, julgue o item subsecutivo.Para a instituição de um partido político, basta a lavratura do registro de seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, pois a lei julga desnecessária a inscrição do partido nos modelos da legislação civil.
A respeito do sistema eleitoral adotado no Brasil, julgue o item a seguir.O Brasil adota sistema misto, inspirado no sistema eleitoral alemão, uma vez que aqui existem tanto eleições proporcionais, para vereadores e deputados, quanto majoritárias, para prefeito e governador.
A respeito do sistema eleitoral adotado no Brasil, julgue o item a seguir.O Brasil adota o sistema proporcional de listas abertas nas eleições parlamentares.
Com relação à contagem dos votos nas eleições proporcionais, julgue o item seguinte.O candidato mais votado para deputado estadual será considerado eleito, independentemente da quantidade de votos dos outros candidatos de seu partido.
A respeito dos partidos políticos e dos sistemas eleitorais, julgue o item a seguir.O sistema majoritário parte da consideração de que em uma assembléia representativa deve haver espaço para todas as necessidades, todos os interesses e todas as idéias que animam um organismo social.
A respeito dos partidos políticos e dos sistemas eleitorais, julgue o item a seguir.O sistema eleitoral brasileiro adota o mandato irrevogável, não admitindo formas de revogação do mandato por parte dos outorgantes (eleitores).
É correto afirmar que, no sistema eleitoral brasileiro,
Recuperar senha