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Com relação às bases teóricas que fundamentam os processos de ensino-aprendizagem, julgue o item subsequentes.
Para Wallon, além da cognição, a afetividade e o movimento também são mobilizados na aprendizagem, pois são indissociáveis da constituição do indivíduo.
A respeito da psicologia da aprendizagem, julgue o item a seguir.
Piaget destaca o desenvolvimento articulado com o conhecimento como função de atividades múltiplas em seus aspectos de exercícios, de experiência e de ação e afirma que o fator de regulação desempenha um papel preponderante no processo de desenvolvimento, colocando-se como alicerce de sua teoria.
Para Piaget, a epistemologia genética objetiva explicar a continuidade entre processos biológicos e cognitivos, sem tentar reduzir os últimos aos primeiros, o que justifica, e ao mesmo tempo delimita, a especificidade de sua pesquisa epistemológica.
Uma das premissas da teoria de Vigotsky é que o indivíduo é determinado nas interações sociais, ou seja, é por meio da relação com o outro, e por ela própria, que o indivíduo é determinado; é na linguagem, e por ela própria, que o indivíduo é determinado e é determinante de outros indivíduos.
A respeito das avaliações das necessidades especiais na aprendizagem, julgue o próximo item.
O psicólogo, em suas práticas avaliativas, deve considerar que o desenvolvimento e a aprendizagem humana têm natureza social, ocorrendo em contextos determinados nos quais são complexas e contínuas as relações das pessoas com objetos e entre si.
Com relação à psicanálise no contexto do ensino‐aprendizagem, julgue o item.Para a psicanálise, o indivíduo imerso em um contexto cultural tem seu desenvolvimento movido por mecanismos de aprendizagem acionados externamente, sendo que a matéria‐prima desse desenvolvimento é encontrada fundamentalmente no mundo externo, nos instrumentos culturais construídos pela humanidade.
Jean Piaget, Wallon e Vygotsky têm sido considerados como os representantes mais eminentes de um grupo de teóricos que procuram explicar a aprendizagem e o conhecimento humano dentro de uma linha histórica na qual o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e na reconstrução das estruturas cognitivas. Por isso, são considerados como interacionistas.A. Prado Netto e O. S. Costa. Fragmentos de cultura. Goiânia,v. 27, n.º 2, abr./jun. 2017, p. 216‐224 (com adaptações).A partir do texto acima, julgue o item.Piaget dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, sendo cada período caracterizado por aquilo que o indivíduo consegue fazer de melhor em determinadas faixas etárias.
Jean Piaget, Wallon e Vygotsky têm sido considerados como os representantes mais eminentes de um grupo de teóricos que procuram explicar a aprendizagem e o conhecimento humano dentro de uma linha histórica na qual o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e na reconstrução das estruturas cognitivas. Por isso, são considerados como interacionistas.A. Prado Netto e O. S. Costa. Fragmentos de cultura. Goiânia,v. 27, n.º 2, abr./jun. 2017, p. 216‐224 (com adaptações).A partir do texto acima, julgue o item.Para Vygotsky, desde o nascimento, deve‐se buscar e valorizar somente a interação da criança com outras crianças, pois será essa interação que promoverá o desenvolvimento da linguagem e do pensamento.
Jean Piaget, Wallon e Vygotsky têm sido considerados como os representantes mais eminentes de um grupo de teóricos que procuram explicar a aprendizagem e o conhecimento humano dentro de uma linha histórica na qual o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e na reconstrução das estruturas cognitivas. Por isso, são considerados como interacionistas.A. Prado Netto e O. S. Costa. Fragmentos de cultura. Goiânia,v. 27, n.º 2, abr./jun. 2017, p. 216‐224 (com adaptações).A partir do texto acima, julgue o item.No período pré‐operatório de desenvolvimento, segundo a teoria de Piaget, a criança consegue estabelecer relações de causa e efeito e de meio e fim, sequenciar ideias ou eventos, trabalhar com ideias simultaneamente e formar o conceito de números.
Jean Piaget, Wallon e Vygotsky têm sido considerados como os representantes mais eminentes de um grupo de teóricos que procuram explicar a aprendizagem e o conhecimento humano dentro de uma linha histórica na qual o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e na reconstrução das estruturas cognitivas. Por isso, são considerados como interacionistas.A. Prado Netto e O. S. Costa. Fragmentos de cultura. Goiânia,v. 27, n.º 2, abr./jun. 2017, p. 216‐224 (com adaptações).A partir do texto acima, julgue o item.Vygotsky considera as relações sociais como constitutivas das funções psicológicas do homem, dando ênfase ao processo de internalização com base na linguagem como mecanismo que intervém no desenvolvimento das funções psicológicas complexas.
Jean Piaget, Wallon e Vygotsky têm sido considerados como os representantes mais eminentes de um grupo de teóricos que procuram explicar a aprendizagem e o conhecimento humano dentro de uma linha histórica na qual o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e na reconstrução das estruturas cognitivas. Por isso, são considerados como interacionistas.A. Prado Netto e O. S. Costa. Fragmentos de cultura. Goiânia,v. 27, n.º 2, abr./jun. 2017, p. 216‐224 (com adaptações).A partir do texto acima, julgue o item.Para Piaget, os interesses dos adolescentes são diversos, mas imutáveis, por isso vivem dilemas cujo cerne se encontra no desejo de continuar dependendo do adulto e de romper com amigos, procurando, dessa forma, estabelecer sua moral individual, que tem como referência a moral dos adultos que o cercam.
Jean Piaget, Wallon e Vygotsky têm sido considerados como os representantes mais eminentes de um grupo de teóricos que procuram explicar a aprendizagem e o conhecimento humano dentro de uma linha histórica na qual o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e na reconstrução das estruturas cognitivas. Por isso, são considerados como interacionistas.A. Prado Netto e O. S. Costa. Fragmentos de cultura. Goiânia,v. 27, n.º 2, abr./jun. 2017, p. 216‐224 (com adaptações).A partir do texto acima, julgue o item.Para Vygotsky, o desenvolvimento é um processo que se dá de fora para dentro e é no processo ensino‐aprendizagem que ocorre a apropriação da cultura, a objetivação do homem, o consequente desenvolvimento do indivíduo e a transformação permanente do mundo.
Considerando a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner e as estratégias de gestão de pessoas, julgue o item subsequente.Na gestão de pessoas, a inteligência lógico-matemática apresenta-se na capacidade de reconhecer fatos, relacionar elementos controversos e obter resultados que tenham sentido com os fatos relacionados.
Os grupos de crianças e adolescentes que se encontram nas ruas vêm sendo melhor caracterizados a partir de diversos estudos que procuram especificar categorias de envolvimento do adolescente com a rua e a sua vinculação afetiva com a família de origem. Julgue o item que se segue, acerca das conclusões desses estudos.Avaliações do funcionamento emocional e cognitivo de uma amostra dessas crianças permitiu constatar que as crianças “de rua” revelam inteligência mais elevada do que se poderia esperar dada a sua origem, falta de escolaridade e circunstâncias de vida.
Os grupos de crianças e adolescentes que se encontram nas ruas vêm sendo melhor caracterizados a partir de diversos estudos que procuram especificar categorias de envolvimento do adolescente com a rua e a sua vinculação afetiva com a família de origem. Julgue o item que se segue, acerca das conclusões desses estudos.Existem as crianças de rua que não têm contato com a família, têm fortes tendências para atividades ilegais, muitos orgulham-se de seu “trabalho” como assaltantes ou ladrões, apresentando grande envolvimento com drogas.
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