(1,0)
"(...) contemplam financiamentos de longo prazo e custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercialização de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país, bem como para o incremento das exportações brasileiras. Contribui, também, para o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais." Disponível em: http://www.bndes.gov.br/empres....O campo de atuação do BNDES, brevemente descrito no texto acima, reflete o processo de mudança organizacional pelo qual, em virtude da globalização, muitas empresas brasileiras tiveram que passar.Nesse contexto, relaciona-se como principal variável para o sucesso desta premissa de gestão o "agente de mudança", que é compreendido por conjunto de
Para a avaliação de desempenho são apresentadas as afirmativas abaixo.
I. A avaliação de desempenho deve ser concebida como um instrumento gerencial.
II. Efeito halo se refere à valorização pelo avaliador de determinado fator de avaliação, podendo acarretar, de forma não consciente, que este contamine os demais fatores.
III. Uma das principais causas do fracasso da avaliação de desempenho deve estar baseada em aspectos comportamentais dos avaliados.
IV. O gerenciamento de desempenho é uma atividade cotidiana de gerência.
V. A avaliação de desempenho deve ser uma ferramenta a serviço da Remuneração Estratégica.
VI. Os resultados de avaliações devem ser usados como indicadores de performance das áreas.
VII. Avaliação de desempenho integra o padrão de gestão estabelecido pela norma ISO-9001:2000.
É correto o que se afirma APENAS em
Na avaliação de desempenho humano nas organizações, concentrar-se na determinação dos grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos extremos e sem analisar especificamente traços de personalidade, refere-se ao método
O método de avaliação de desempenho que se baseia no fato de que no comportamento humano existem características extremas capazes de levar a resultados positivos ou negativos é denominado
Quanto à avaliação de desempenhoI. é uma atividade cotidiana de gerência.II. é bem-sucedida nas organizações, se adotada formalmente.III. tem maiores chances de efetividade quando é baseada em comportamentos.IV. tem maiores chances de sucesso quando considera características pessoais do avaliado.V. deve ser concebida como um instrumento de gestão.VI. é uma ferramenta de RH para promover aumentos salariais.É correto o que se afirma APENAS em
Leia as afirmativas a seguir:
I. As barreiras ao acesso de tratamento de saúde, especialmente saúde mental e tratamento de abuso de substâncias, é um exemplo de fator sociocultural que reduz ou elimina o risco de suicídio.
II. Sabe-se que, no nascimento de uma criança com necessidades educacionais especiais, a família passa por diferentes fases de enfrentamento, como a fase de choque, que ocorre muito antes da família receber a notícia de que a criança tem uma deficiência.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Melhorar a comunicação e as relações entre os membros da família é um dos objetivos da terapia familiar.
II. A gravidez na adolescência pode trazer riscos para o desenvolvimento saudável do feto que vai nascer.
I. A violência psicológica contra a pessoa idosa inclui ações como chantagem e isolamento de amigos e familiares.
II. Conscientizar o indivíduo da importância de sua participação e responsabilidade nos grupos em que está inserido, como a família, a escola, o trabalho e a sociedade, não é uma das finalidades da psicologia escolar.
I. A participação do psicólogo na equipe multidisciplinar da instituição de ensino permite respaldá-la com conhecimentos e experiências empíricas desatualizadas na tomada de decisões no ambiente escolar.
II. Ao construir seu entendimento sobre novos conhecimentos, a criança tenta se adaptar ao mundo que a cerca.
I. As crianças e adolescentes, no ambiente escolar, deparam-se com diversos conceitos e premissas relacionadas com o próprio desenvolvimento pessoal, motor e social. Assim, no contexto educacional, o psicólogo deve propor ações que favorecem a construção de uma concepção do fracasso do aluno nas atividades escolares como algo individual, de responsabilidade exclusiva do discente, que deve ser evitado, pois causa decepção aos pais, aos professores e à comunidade como um todo.
II. A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes.
I. A gravidez é um processo que corresponde a um período, definido temporalmente, que medeia a concepção e o parto.
II. Para Piaget, o período sensório-motor é de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo.
I. As avaliações psicológicas não têm um limite em relação ao que é possível entender e prever. Ainda que as avaliações psicológicas estejam calcadas em métodos cientificamente sustentados, elas dificilmente chegam a respostas mais confiáveis que opiniões leigas no assunto ou o puro acaso.
II. A Educação Permanente em Saúde parte do pressuposto da aprendizagem significativa e problematizadora.
I. Favorecer mudanças construtivas de forma a harmonizar o ambiente familiar é um dos objetivos da terapia familiar.
II. Contribuir com o desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais é uma atividade vedada ao psicólogo na equipe multidisciplinar da instituição de ensino.
I. O psicólogo deve trabalhar visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades.
II. No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial não deverá acompanhar a ofendida para assegurar a retirada de seus pertences do local da ocorrência ou do domicílio familiar.
I. É muito importante que a futura mamãe tenha um acompanhamento médico pré-natal, que são orientações psicológicas e de assistência, pois a decisão de ter um filho envolve a iniciativa de novas atitudes e responsabilidades.
II. A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, não deve ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, pois implica a utilização de testes psicológicos de diferentes tipos.
Recuperar senha