(1,0)
De acordo com a LDB, a educação escolar brasileira se compõe de
O tempo é elemento estruturante da educação escolar, sendo alvo da regulação da LDB, tal como se verifica na instrução de
São premissas da educação profissional definidas pelo Decreto-Lei n. 5.154/2004:
A estruturação de cursos deverá observar as áreas que preferencialmente “maior sintonia guardarem com as demandas de nível local e regional, de forma a contribuir com o fortalecimento das estratégias de desenvolvimento socioeconômico e cultural.” (Parágrafo único do Decreto n. 5.840, de 13 de julho de 2006). A preocupação explicitada deve pautar a criação de cursos cujo objeto é a educação
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento no qual se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos. O tratamento conferido aos dados e informações da instituição deve situar: 1º) dimensão, 2º) categoria de análise, 3º) respectivo indicador (Disponível em: <http://www2.mec.- gov.br/sapiens/Form_PDI.htm>. Acesso em: 28 fev. 2018). Num texto de PDI, constitui, respectivamente, dimensão, categoria de análise e indicador:
“Nos arredores da Universidade de Stanford, conheci outra universidade, não tão grande, que dá cursos de obediência. Os alunos, cães de todas as raças, cores e tamanhos, aprendem a não ser cães. Quando latem, a professora os castiga com um beliscão no focinho ou com um doloroso tirão na coleira de agulhões de aço. Quando calam, a professora lhes recompensa o silêncio com guloseimas. Assim se ensina o esquecimento de latir.” (GALEANO, E. De pernas pro ar: a escola do mundo avesso. (Porto Alegre: L&PM Editores, 2009. p. 230). O fragmento acima constitui uma metáfora do modelo de avaliação que contraria a humanização e promove a
Na sociedade de consumo há o deslocamento do poder do Estado para o poder do mercado, o que traz consequências para o cotidiano em âmbitos diversos e inclui a convivência na família, na escola, dentre outros.
O discurso publicitário difunde a necessidade da constante diferenciação individual, o gosto se torna estilo. O quê e como se consome assumem relevância na qualificação do indivíduo. Neste contexto, cabe às instituições educacionais:
Até o ano de 2011 havia 115 milhões de pessoas com idade acima de 10 anos que possuíam celular (IBGE, 2013). Existe tanto pressão como resistência à inserção de smartphones e congêneres nas salas de aula. Algumas das desvantagens podem ajudar a entender a resistência de professores ao seu uso. Constituem, respectivamente, vantagem e desvantagem do uso de smartphones em sala de aula:
O fragmento a seguir é de autoria de Carlos Drummond de Andrade.[...] Deus que livre vocês de decorar sem entender, nomes, datas, fatos...Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos "prontos", mediocremente embalados nos livros didáticos descartáveis.Deus que livre vocês de ficarem passivos, ouvindo e repetindo, repetindo, repetindo...Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, a cooperar, a respeitar, a esperar, a saber viver [...]A leitura do fragmento leva a pensar que
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, são modalidades da educação básica:
São referências conceituais que baseiam o projeto nacional de educação veiculado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação:
A etapa de ensino da educação básica que tem maior duração é
Os princípios básicos que devem pautar a Educação Infantil são: 1) princípios éticos; 2) princípios políticos; 3) princípios estéticos. Constituem, respectivamente, exemplos desses princípios:
De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental, os componentes curriculares obrigatórios serão organizados em relação às áreas de conhecimento da seguinte maneira:
A educação especial é modalidade educativa que perpassa todos os segmentos da escolarização, constituindo-se como desafio relevante para a escola. A educação inclusiva abrange as seguintes deficiências: 1º) deficiência visual e auditiva, 2º) deficiência intelectual, 3º) deficiência física, 4º) transtorno global, 5º) altas habilidades. Cada uma delas caracteriza necessidades educacionais especiais (NEE) que garantem ao aluno a requisição de benefícios específicos. De acordo com a ordem em que foram apresentadas as cinco deficiências constantes na educação inclusiva, constituem, respectivamente, apoios especializados:
Recuperar senha